TAS no IL-2

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44_Santo
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TAS no IL-2

Post by 44_Santo »

O tio Sokol encontrou uma equação na internet muito similar à que eu cheguei, porém com valores mais precisos e para altitudes em pés neste post:
viewtopic.php?f=51&t=13431&p=153257&sid ... c0#p153257

Então eu corrigi os valores da minha equação que foi feita para altitude em metros e também vou compartilhar a equação para altitudes em pés aqui:

Para altitudes em pés já simplificada:
TAS = IAS . ( 1 + Altitude / 50000)
Na prática:
Somar 2% ao IAS a cada 1000ft
Somar 10% ao IAS a cada 5000ft

Para altitudes em metros:
TAS = IAS . ( 1 + Altitude / 15240)
Na prática:
Somar 2% ao IAS a cada 304m
Somar 10% ao IAS a cada 1524m



santo.



Post antigo:
______________________________________________________________________________________________________________
Como não tenho o Bombsight Table 2, então baseado nas imagens do Condor eu fiz alguns cálculos e cheguei à seguinte conclusão:
TAS = IAS . ( 1 + Altitude / 15000)

Na prática isso significa que a cada 1500m de altitude você deve acrescentar 10% à sua velocidade indicada (IAS).
É um cálculo meio por cima, por isso pode apresentar diferenças.

Alguém poderia verificar se o cálculo se aproxima do Bombsight Table 2 por favor?
Condor? :geek:

Algumas velocidades aleatórias para verificar no Bombsight Table 2:
IAS Altitude TAS
350 3500 431
250 3000 300
400 5500 547
300 4000 380

Caso a diferença seja muito grande, vou tentar outro cálculo e este tópico poderá ser excluído.


santo.
Last edited by 44_Santo on 04 Jan 2012 00:44, edited 2 times in total.
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Re: TAS no IL-2

Post by 21_Sokol1 »

Santo,

Não seria mais fácil usar as várias tabelas já copiladas para o IL-2 (pre BBT 2) - inclusive compensando um bug do B-25, que tem na Airwarfare?

Em todo caso achei algumas "Rule of the thumb" sobre TAS em alguns foruns aeronáuticos:

At 5,000' TAS = IAS + 9%
At 10,000' TAS = IAS + 16%
At 15,000' TAS = IAS + 25%
At 20,000' TAS = IAS + 36%
At 25,000' TAS = IAS + 49%
At 30,000' TAS = IAS + 64%

Outra:

TAS = IAS + (2% IAS per 1000 ft altitude).

Aqui tem várias outras:

http://www.flightsimaviation.com/rule-o ... d_TAS.html

O calculo correto na RL é mais complicado, pois involve tambem pressão, temperatura...

Ou, compre no eBay um E6B: :)

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/e ... -front.jpg

Tempos atras achei numa página de IL-2 por ai (que já virou poeira de bits) um "E6B" caseiro, feito com um estojo para CD, um CD e uma tabela com valores pre-calculados, assim girando o CD na janela é mostrado- por exemplo - a TAS para a altitude de 2000 metros para 250 - 300 - 350 - .../KMH.

Image

O angu sera desenhar a tabela para colar no CD.

EDIT - lembrei, use a Wonder Woman View - nela é mostrado a TAS.
Assim fica mais fácil voce copilar sua tabela.

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Re: TAS no IL-2

Post by 44_Santo »

Eu não pretendo fazer uma tabela, tio Sokol. :)
Eu pretendo calcular de cabeça só o TAS do IL-2 (não RL) para poder carregar menos programas possíveis e deixar a mesa limpa, hehe.
Se eu achar uma base aproximada para o cálculo, fica fácil, hehe. ;)
No caso do IL-2 parece que ele segue uma lógica bem simples porque na RL o pessoal tinha toda uma equipe e aparelhos para fazer isso.

Legal a sua dica da Mulher Maravilha, vou testar isso e ver no que vai dar.
BTW, consegui bombardear um aeródromo com esses cálculos que fiz e acertei alguns aviões estáticos, hehe. :P
Estava a 3000m e 400km/h IAS o que deu 480km/h TAS.
Ou seja, 10% a cada 1500m no IL-2. ;)



santo.
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Re: TAS no IL-2

Post by 21_Sokol1 »

No caso do IL-2 parece que ele segue uma lógica bem simples porque na RL o pessoal tinha toda uma equipe e aparelhos para fazer isso.
Não deve ser tão simples não, já que o Shturman leva em conta a temperatura do mapa (do IL-2), a altitude do alvo...

Na RL até a decada de 60 os pilotos usavam estas reguas de cálculo como a E6B.

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Re: TAS no IL-2

Post by 28_Condor »

S!

Isto me lembra que ainda não reinstalei o BT2 :P

De bate pronto, no IL2 tem a altura do alvo, alem da velocidade, que influi bastante, e agora no 4.10, o vento :tmi:

Não analisei o calculo santo, mas de quanquer maneira não é para ataques de precisão, porque aí as munucias contam. Pra um "carpet bomb" pode ser (6x250, ou mais no caso do TB :P ).



SP!
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Re: TAS no IL-2

Post by 44_Santo »

Legal, o negócio seria testar no inverno e ver se muda alguma coisa.
Com o TB-3 basta diminuir 10km no TAS final.
Tentei acertar um único avião estacionado jogando apenas 2 bombas de 250 (não da para jogar uma, hehe).
Diminuindo 10Km acertei quase todas as vezes.
Agora cada bomba tem uma tragetória mais dispersa, às vezes acertava uma antes e outra depois ou uma de cada lado e não destruía o bichinho.
Tentei à 3000m e a 1500m e 180Km/h.
Depois, com as bombas que sobravam tentava destruir uma ponte logo a frente, jogando todas as bombas de uma vez para dificultar um pouco (se errar, erra todas e se acertar, acerta quase todas).
Resultado, acertei em cheio todas as vezes.

Não da para fazer um bombardeio cirúrgico, mas até que ficou próximo quando usei a Mulher Maravilha para as velocidades e altitudes mais comuns, hehe.
Valeu pela dica Sokol! :hai:



Condor.

É mais osso ainda porque tem o vento e também tem a dispersão! :whew:
Na Bagration, por exemplo, aproximando a noroeste do aeródromo, tinha que mirar na pista para acertar o pátio. :P
Mas ficou bem mais desafiador também! :rock:


santo.
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Re: TAS no IL-2

Post by 21_Sokol1 »

E como é que voce calcula o ângulo?

Monta um programinha ai para uma calculadora científica (achei uns programas para IPhone)...

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Re: TAS no IL-2

Post by 44_Santo »

Acho que a minha calculadora científica não faz isso não, mas seria bem legal. :geek:

Não estou calculando o ângulo, estou apenas colocando os valores no bombsight.
Por exemplo, no PE-2 e no TB-3, jogo os valores e quando o alvo passa pela mira eu solto as bombas.
Com o Norden é mais fácil, ele solta sozinho as bombas.
Desculpe a minha ignorância, mas qual avião o cálculo do ângulo é manual?



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Re: TAS no IL-2

Post by 21_Sokol1 »

Acho que em nenhum é só manual - embora todos possam ter o ângulo ajustado manualmente.

É que sempre usei manual, acho que o sistema automático tem uma tendência de lançar antes do ponto mirado.

Ajustando o ângulo e lançando as bombas manualmente já acertei um navio (em movimento) no Pacific Islands.

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Last edited by 21_Sokol1 on 17 Feb 2011 17:45, edited 1 time in total.
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Re: TAS no IL-2

Post by 44_Santo »

Puxa! Direct hit num navio em movimento! :o
Hehe, acho que esses cálculos que fiz não vão chegar a tanto, é mais para bombardear uma fábrica, posições de defesa, aeródromos, pontes e navios estáticos.
Apesar que agora os navios são afetados por near miss também. :geek:


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Re: TAS no IL-2

Post by 44_Santo »

Atualizei o primeiro post com os valores encontrados pelo tio Sokol. ;)



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