Como usar a Bombsight Table 2

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Como usar a Bombsight Table 2

Mensagem por 28_Condor » 24 Out 2007 11:58

S!

Usar a BT2 é muito fácil! veja como:

1- Primeiro baixe o programa aqui:

http://www.checksix-fr.com/bibliotheque ... il&ID=2547

2- Instale o progrma.

3- Abra-o. Obs.: para não se atrapalhar abra-o antes de entrar no HL ou o Il2 no off-line. Depois pode-se chamar o programa à vontade através do Ctrl+Page/Up. Mas posicione-o longe dos "huds" direito e esquerdo.


Os comandos são os seguintes:

SHIFT + PAGE UP: Altitude + (+ altitude)
SHIFT + PAGE DOWN: Altitude - (- altitude)
CTRL + PAGE UP: setting IAS + (+ velocidade)
CTRL + PAGE DOWN: setting IAS - (- velocidade)
Alt + PAGE UP: setting Distance +
Alt + PAGE DOWN: setting Distance -
SHIFT + PAUSE/BREAK: show / hide program window

Você pode conseguir valores para os seguintes tipos de bombardeio: nivelado manual(B-25, A-20C, Ju88, H111, Pe2, Betty), nívelado automático, e nivelado manual do TB (sem ângulo de mira regulável).

Procedimentos para nivelado manual:

Imagem

1-Insira a altitude que seus vôo nivelado alcançou (lembre-se de descontar a altitude em que o alvo está, caso este não esteja no nivel do mar).

2-Insira a velocidade indicada.

3-O resultado (no círculo) é o ângulo que você precisa inserir no gunsight de sua mira de bombardeio. Agora é só observar a cruzeta da mira chegar no alvo e soltar as bombas!


Obs: As miras de bombardeio não vem configuradas por default, o usuário precisa configurá-las. Dicas para essa configuração (e outras de bombardeio nivelado) você acha neste site:

http://www.cockpitnews.com.br/

Procure em Técnicas -> Tecnicas de bombardeio nivelado.


Procedimentos para nivelado automático:

Imagem

1- Insira também a a altitude e a velocidade indicada.

2- Você terá calculados, na terceira linha de valores, a velocidade TAS (True Airspeed), que é a velocidade indicada nos mostradores mais a velocidade presumida do vento em certa altitude.

É esse valor TAS que o calculador automatico de lançamento de bombas pede para inserir. Siga as dicas do site indicado acima para esse tipo de bombardeio.


Procedimentos para nivelado manual do TB:

Imagem

1-Insira a altitude e a velocidade indicada na BT2.

2-Como resultado você terá a velocidade TAS em Kmph.

3-Nos comandos de sua mira de bomba insira a altura de bombardeio e a velocidade TAS calculada pela BT2. Você verá no gunsight da mira de bomba uma linha se movendo. Terminando de inserir esses dados você terá um ponto em cruz. Quando chegar no alvo espere essa cruz passar em cima dele, e solte suas bombas!

Pronto, este é, em linhas gerais, o funcionamento de sua Bombsight Table 2. Qualquer dúvida adicional, poste aqui ;)


BOMBS AWAY!



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Mensagem por 21_Sokol1 » 24 Out 2007 12:47

1-Insira a altitude que seus vôo nivelado alcançou (lembre-se de descontar a altitude em que o alvo está, caso este não esteja no nivel do mar).
Mmm, com é que o "N00biKOV" sabera qual a altitude em que o alvo esta,
exemplo bombardeando com A-20 alvos japoneses na Trilha Kokoda?

:-P

Sokol1
Shinke
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Mensagem por Shinke » 24 Out 2007 13:10

S!

que beleza eihn condor?! :ok

sokol1, esta informação não estaria no briefing?!!? aliás,

COMO SABER?!?! :lol: :lol: :cry: :lol: :lol:

abraço
Abraços,
Krauthein
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Mensagem por 28_Condor » 24 Out 2007 13:51

21_Sokol1 escreveu:
1-Insira a altitude que seus vôo nivelado alcançou (lembre-se de descontar a altitude em que o alvo está, caso este não esteja no nivel do mar).
Mmm, com é que o "N00biKOV" sabera qual a altitude em que o alvo esta,
exemplo bombardeando com A-20 alvos japoneses na Trilha Kokoda?

:-P

Sokol1
Cada um com seus problemas :lol:

Bem, na guerra havia departamentos de inteligencia com cartografos pra resolver essa questão... como não temos improvisamos :-P

Se o alvo está perto da base inimiga, dê um refly nela e anote a altura.
Se não der, pouse no local, mesmo aos trancos e barrancos, e anote rapidamente a altura, antes que alguém te mate :lol:

Ou chute! Geralmente dou 50mts pra morrinhos, 100 pra morros, e 500 pra lugares mais altos... o IL2 não foge muito disso não :-P

Bem, pode deixar de calcular, mas o resultado não vai ser preciso :roll:


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Mensagem por Nabakov » 10 Nov 2007 16:27

21_Sokol1 escreveu: Mmm, com é que o "N00biKOV" sabera qual a altitude em que o alvo esta,
exemplo bombardeando com A-20 alvos japoneses na Trilha Kokoda?

:-P

Sokol1
A desculpa dele agora pra perguntar as coisas, sem passar vergonha, sou eu. :evil:
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Re: Como usar a Bombsight Table 2

Mensagem por 28_Condor » 18 Mai 2011 23:46

S!

Pessoal,

Quem quiser usar a BT2 com o win7 vai ter que mudar o IL2 para DirectX, senão fica impossivel colocar a tabela aberta por cima da tela aberta do IL2 :tmi:

Funcionando aqui com o DirectX :)



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Re: Como usar a Bombsight Table 2

Mensagem por 42_Hildebrand » 19 Mai 2011 08:34

S!

Imagem

SP!
O "Aerolula" da Argentina é um EMBRAER Lineage 1000! Eita!!!
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Re: Como usar a Bombsight Table 2

Mensagem por 44_Santo » 19 Mai 2011 13:46

:D :D :D


santo.
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Re: Como usar a Bombsight Table 2

Mensagem por 28_Condor » 24 Dez 2011 17:19

S!

Fazendo a BT2 funcionar com o CLoD:

O procedimento é simples, mas requer um pouco de paciência.

1) Antes de abrir o CLOD abra a BT2 e deixe-a aberta.

2) Abra o CLOD (a BT2 não vai aparecer sobreposta).

3) Com o CLOD aberto use a tecla windows de seu teclado. Minimize o CLOD clicando em "mostrar área de trabalho" (fig. abaixo).

Imagem

4) Agora clice no icone do CLOD na barra de inicialização rápida. A BT2 deve ser agora visualizável (e funcional) dentro do CLOD.

Imagem

5) Atenção: dependendo de qual janela do CLOd você utilize primeiro para este procedimento, pode ser que você tenha que repitir o procedimento em outra janela, especialmente a do jogo online.


SP!
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Re: Como usar a Bombsight Table 2

Mensagem por 21_Sokol1 » 03 Jan 2012 11:42

Alternativa menos "complicada".

Arrume uma calculadora de camêlo (para que não tem iPad :P ) - se quiser fixe no seu "kneeboard".
Cole na mesma a seguinte fórmula:

TAS = (IAS x 0,02 x ALTITUDE/1000) + IAS

Exemplo, IAS 200 MPH, altitude 3000 pés.

TAS = (200 x 0,02 x 3000/1000) + 200

TAS = 12 + 200

TAS = 212

Se quiser conferir: http://www.csgnetwork.com/tasinfocalc.html

A "rule of the thumb" é TAS = acrescentar 2% da IAS para cada 1000 pés.

;)

Sokol1
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Re: Como usar a Bombsight Table 2

Mensagem por 44_Santo » 03 Jan 2012 14:43

Humm... :geek:

Transformando para metros:

TAS = (IAS x 0,02 x 0,3048 x ALTITUDE/1000) + IAS
TAS = (IAS x 0,02 x ALTITUDE/304,8) + IAS
...
Ou seja, somar 2% a cada 304m

Simplificando a equação...
TAS = IAS . ( 1 + Altitude / 15240)
Ou seja, 10% a cada 1524m

Valeu tio Sokol, vou atualizar o meu post com esse novo valor.
Eu até consegui chegar numa equação muito próxima, com uma diferença de 1% no resultado para altitudes em metros. :)



santo.
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Re: Como usar a Bombsight Table 2

Mensagem por 21_Sokol1 » 14 Jan 2012 16:37

Ok, esqueceu de comprar a calculadora de camelô (e não tem iPad :P ), mas tem um "androide"?

"Tcharammm"!

ImagemImagem
http://www.escuadron69.net/v20/foro/ind ... o-android/

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Re: Como usar a Bombsight Table 2

Mensagem por 36_Killer-Ants » 14 Jan 2012 18:07

S!

Roda bem no Galaxy S e no TAB! Pô, preciso reformar logo o apto novo, estou com todos os jogos comprados e sem lugar para armar o micro...

:drink:
K-A
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Re: Como usar a Bombsight Table 2

Mensagem por 21_Sokol1 » 31 Out 2012 17:05

Condor,

Estava analizando e no Blenheim usar o Bombsight Table não tem lá muita utilidade - face a complicação de mostra-lo na tela:

No 1946 o Bombsight Table é necessário pois calcula o ângulo de lançamento a ser inserido no bomsight.

No CloD a mira Wimperis do Blenheim se ajusta para o ângulo coreto, baseado nos valores da velocidade (MPH) TAS e a altitude (pés) setados na mesma.

Alem disso esta mira só aceita incrementos de 10 em 10 MPH para a IAS e de 1000 em 1000 pés para a ALTITUDE.

Basta usar a calculadora "de camelô" para transformar IAS em TAS, usando a regra dos 2% - que simplificando:

2x IAS x TAS = para facilitar, entrar com os números desprezando os zeros.

Ex. IAS 200MPH, ALTITUDE 3.000 pés (minima ajustável na Wimperis CSBS) => 2x2x3 = 12

200 + 12 = 212 MPH TAS, como a Wmperis só aceita regulagem de 10 em 10 entre com 210.

Aliás, para "bombar" a 3.000 com o Blenheim nem precisaria fazer conta, a "Rule of the thumbs" para esta altitude é acrescer 10 na IAS.
IAS - ALT. -- VAR. - TAS -- ARREDONDADO
160 - 3000 - 9,6 - 169,6 = 180
170 - 3000 - 10,2 - 180,2 = 180
180 - 3000 - 10,8 - 190,8 = 190
190 - 3000 - 11,4 - 201,4 = 200
200 - 3000 - 12,0 - 212,0 = 210
210 - 3000 - 12,6 - 222,6 = 220
220 - 3000 - 13,2 - 233,2 = 230
A correção da altitude do alvo, se inferior a 100 metros não influencia no cálculo, e online os alvos para a RAF na França em geral estão proxímos da costa, dentro desta faixa de altitude.

O ruim para o "level bomber" no CloD é que se o alvo for parte do mapa, como hangares, torre de radar... ele só vai "nascer" quando já estiver muito próximo, limitando o tempo de alinhamento/correções de curso, altitude, TAS.

Já se for um objeto acrescentado ao mapa, como um famigerado caminhãozinho :lol: o ícone deste será visível desde a Torre de Londres, inclusive através das (parcas) nuvens... :^)

Sokol1
Editado pela última vez por 21_Sokol1 em 16 Dez 2012 23:07, em um total de 2 vezes.
36_Killer-Ants
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Re: Como usar a Bombsight Table 2

Mensagem por 36_Killer-Ants » 02 Nov 2012 12:16

Tem um app para tablet ou smartphone que evita esse entra e sai da tela. Vou ver se acho e posto aqui.

:drink:
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