Joystick F31 U da Genius - Me ajudem por favor!!!!!!

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Post Reply
ascarvalho1

Joystick F31 U da Genius - Me ajudem por favor!!!!!!

Post by ascarvalho1 »

Olá todos.
Tenho um joystick F31U da genius e percebi que de uns dias para cá, torna-se necessário a todo momento realizar a calibração. Ele simplesmente perde a calibração que eu havia feito anteriormente, ou seja, ao menor toque no joystick, o avião faz movimentos bruscos. O que está ocorrendo?? Percebo que este tempo em que o joystick demora para perder a calibração é muito variável. Tem momentos que jogos +- 40 minutos sem dar problema, como também já aconteceu com menos de 2 minutos de jogo.
Por favor me ajudem!!!!
O meu windows é o XP professional com service pack 2.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

A excessão de alguns joysticks da Microsof, como o FF PRO que usa sensores óticos ou do obscuro AVB, ou do Saitek X52 que usa sensores HAL, a grande maioria usa POTENCIOMETROS (pots) - como por exemplo o M$ ForceFeedback2 (ao contrário da crença popular que acha que este modelo usa sensores óticos).

Existem pots blindados e extemamentes precisos e duráveis, mas nenhum joy os usa. Geramente são usados em joystics indutriais ou de aplicações militares. Afinal mover uma grua ou um lançador de mosseis requer alta confiabilidade.

Image
Joystick industrial.

Até o caro TM Cougar usa pots de qualidade duvidosa, vide os caros (>100U$)mods para sensores hall disponíveis para ele.
Os pots de qualidade reconhecida são os usados pela CH Products, custam U$ 9,99 a unidade de reposição.

Uma vantagem dos pots são sua resolução, mas estão sujeitos a desgates, acúmulo de poeira - geralmente os fabricantes colocam graxa sobre as trilhas, ótimo chamariz para poeira.

Um joy descalibrando, dando pulos (spykes), é indício de pots precisando
limpeza. E preciso remover a base do joy, remover os pots e limpa-los com um spray a base de alcool isopropílico. Alguns pots, como os da CH são facilmente desmontáveis, outros não abrem de jeito nenhum.

Image
Pot de um CH Force FX desmontado para limpesa, por Sokol1.

OBS - desnecessário dizer que o usuário que for fazer esta manutenção devera ter skil para tal, sob o risco de estropiar de vez o joy. Alguns joys permitem remover facilmente os pots, como os da CH que nem usam solda e sim encaixe para os fios, outros precisam que se desmonte metade do joy. Não toque as partes internas do circuito do joy, para evitar danos por eletricidade estática.

Feito isto, remova e reinstale os drivers do joy, calibre e teste.

Diria que joys são como mouses: Não existe mouse barato que preste.
Nem por isso o TM Cougar de R$ 1800,00 (Subarino) é recomendável
nestas latitudes.

Boa sorte.

SP!

Sokol1




e
ascarvalho1

Então quer dizer que não deve ser defeito??

Post by ascarvalho1 »

Obrigado pela resposta e riqueza de detalhes.
No meu caso então, não deve ser problemas no joystick?? Deve ser sujeira mesmo??
Será que um técnico em informática consegue desmontar e limpar o meu joystick?
Aguardo a resposta.
hawkice

Post by hawkice »

Já fiz isso com o meu da LeaderShip (Intruder) e está funcionando legal, acho que se vc já fez algum curso de manutenção de computadores ou eletrônica básica consegue fazer isso na moleza.
User avatar
MadMax
Posts: 91
Joined: 21 Apr 2003 21:00

Post by MadMax »

:-D

Aproveitando o topico, se nao tiver spray a base de alcool isopropilico poderia se fazer a limpeza banhando as peças no alcool isopropilico e depois deixando secar bem?
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

MMax,

Sim, pode usar o líquido sem problemas, citei o spray por ser mais facil de manipular, e tambem de encontrar pois é vendido em casas de material eletyronico, como limpa contatos.

Só tome cuidado de não inalar pois estes alcoois especiais são altamente tóxicos, vide metanol.

Os pots que limpei geralmente foi banhando mesmo e esfregando com um pincel, depois de seco apliquei uma fina camada de lubrificante no eixo e na superficie de contato do pot, usei estes de spray anti-ferrugem, embora tenha ouvido que ha material mais adequado, mas não me lembro se era graxa para impressora...

No caso do spray sequei bem a trilha de carvão do pot com papel toalha, para não deixar resíduo que pudesse atrair poeira. Tem durado mais de ano cada "manutenção".

Image
Exemplo de trilha antes e depois de limpar.

Pena que neste lado do Equador não se ache sensores HALL adequados, senão iria tentar uma substituição. Os encontrados são os automotivos, tipo o de acelerador de Fiat Palio, mas alem de caros tem poucos pontos de resolução.

SP!

Sokol1
User avatar
MadMax
Posts: 91
Joined: 21 Apr 2003 21:00

Post by MadMax »

:-D

Obrigado pela resposta rapida, agora eh mao na massa e ver no que da!

Valeu!
Post Reply