SimPit - projeto de longo prazo

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
tityus
Posts: 37
Joined: 10 Sep 2013 19:43

SimPit - projeto de longo prazo

Post by tityus »

Pessoal,

Acompanho há bastante tempo diversos sites sobre a montagem de home cockpits e passei a cogitar montar um projeto meu. Um destes que levará anos para ser concluído :-)
Penso que a expertise coletiva pode ser de boa valia. Resolvi postar aqui algumas perguntas, pois apesar de fazer minha lição de casa, acho que esta troca pode ser legal.

Specs e informações complementares para ajudar a balizar as respostas:
  • projeto de prazo bastante longo (como diversos destes);
  • Muitos eixos (15+) (desejado contactless, imaginado Hall Sensors);
  • Muitos Switches (50+); (alguns momentaneos, DTDP,STDP e etc...)
  • alguns encoders;
  • Em fase futura, Painel glassinstruments atrás de máscaras (ainda não definido);
  • Alguns leds de saída;
  • - expertise necessária para a montagem/"integração" (soldagem, mecânica, TI) disponível;
  • - Dou preferência a não escrever código e usar o tempo na parte mecânica e eletrônica;
Gostaria de saber o que pensam. Seguem as perguntas para reflexão conjunta:

começando pelas entradas.
- Considerando a logística para se obter os componentes no Brasil, na sua análise, qual seria uma escolha de bom custo benefício para a montagem deste projeto?
(placa interface e sensor hall)

UHID, Leo Bonar's BU0836, Arduino Joy, Freejoy*, MMjoy2* ou ainda outro??

Pensando na aplicação, na sua opinião, qual sensor hall tornaria o conjunto melhor?

Sei que não há placa que apenas uma únidade amostre todas estas entradas. Assim, coexistir no mesmo sistema que outras, enumeradas ou não, deve ser fator.

BTW, @sokol1, te mandei uma mensagem privada.

Abraço
tityus
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: SimPit - projeto de longo prazo

Post by 21_Sokol1 »

Como voce quer LEDS, o BU0836 e o MMJoy2 não servem para essas funções, são basicamente para Iinputs.

O FreeJoy controla 24 LED's, e como é desenvolvimento recente, fica mais interessante que o MMjoy2, basicamente "abandonware".

Para o DCS existe o DCS Bios, usando placas Arduinos para funções, I/O, mas fica exclusivo para este game.

Como esta no Brasil, o mais viável é começar com os Arduinos (clones Chineses), que são baratos.

Não solde nada nos Arduinos a não ser barra de pinos, faça placa "shields" (PCB) de suporte para o Arduino, assim se ele pifar é só desencaixar deste PCB e colocar um novo.

Exemplo de "shield" para o FreeJoy, com Shift Register (CD4021) para 24 botões.

Image

Arquivos: https://drive.google.com/file/d/1yJwnLx ... sp=sharing
tityus
Posts: 37
Joined: 10 Sep 2013 19:43

Re: SimPit - projeto de longo prazo

Post by tityus »

Podemos considerar que, já que o MMjoy2 deixou de ser desenvolvido, para quem vai começar agora um simpit, o FreeJoy tornou-se a melhor opção com ou sem LEDs?

Na sua opinião, qual seria o hall sensor de bom custo benefício para os principais eixos?
(lembrando que nenhum deles precisa de mais de 90o de arco)

Uma abordagem que penso é a integração incremental:
1) INPUT: eixos e switches principais
2) INPUT: eixos e switches secundários
3) OUTPUT: LEDs, anunciadores etc...
4) OUTPUT: Instrumentos, painel etc...

Por enquanto no esboço temos:
  • arduino clone
  • FreeJoy
té mais
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: SimPit - projeto de longo prazo

Post by 21_Sokol1 »

Sim, por exemplo, o ultimo firmware MMJoy2 tem um bug em certas aplicações, acho que quando usado muitos botões, ano passado o MegaMOZG prometeu um novo firmware MMJoy2 corrigido e adicionando features (ex. mais encoders, limitados a 6), mas com o advento do FreeJoy provavelmente vai "esquecer".

O FreeJoy tem os bugs detectados corrigidos rapidamente, bem como são adicionadas novas características solicitadas pelos "testers", e pelo hardware (o STF32) ter mais memoria isto se torna mais fácil, também suporta uma gama maior de sensores.

O sensor sem contato mais recomendado seria o TLE5010/11, porém ou compra o PCB pronto na China, ou faz o seu próprio.

O único sensor HALL 'pronto para uso" que conheço é o BI-TECH 6127, pois tem o formato de um potenciometro, mas custa quase $20.

Para montagens DIY o Allegro A1324LUAT, Honeywell SS495A1 são os mais usados, mas ambos tem o inconveniente de posicionar o imã manualmente, via tentativa e erro.

Para eixos secundários pode usar potenciometro convencional, apenas cuide para que sejam faceis de remover caso precise trocar, quando apresentarem spikes.
tityus
Posts: 37
Joined: 10 Sep 2013 19:43

Re: SimPit - projeto de longo prazo

Post by tityus »

Também penso ser interessante migrar para o FreeJoy. Posteriormente dedicarei tempo a entender melhor seus detalhes.

Andei lendo a respeito do TLE5010/11 e me parece aedquado. Aparentemente, custa cerca de 30% mais caro que o SS495A1, mas se for melhor, ficamos com ele, uma vez que a quantidaed não será grande.
Aqui no Brasil há algum lugar que venda ou o ideal é comprar da China? Neste caso, ele já vem no PCB ou temos que comprar os dois separados? Algum fornecedor com boa reputação?

Com relação ao cabeamento dos switches e afins, eu costumava usar cabo manga. Contudo, pela facilidade de futura eventual manutenção, cabo de rede destinado a PoE++ pode ser uma alternativa mais interessante.
Com isto em mente, penso em usar dois CAT. 6A F/UTP 23AWGX4P (PoE++) substituindo um cabo manga 16x22 AWG. Além de que, quando na extremidade não houver muitos destinos, desperdiçamos menos.
Considerações?

Por enquanto no esboço temos:
  • Arduino clone
  • FreeJoy
  • TLE5010/11
té mais
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: SimPit - projeto de longo prazo

Post by 21_Sokol1 »

tityus wrote: 12 Jul 2020 03:34 Aqui no Brasil há algum lugar que venda ou o ideal é comprar da China? Neste caso, ele já vem no PCB ou temos que comprar os dois separados? Algum fornecedor com boa reputação?
Bom, talvez ache no site da Mouser - mas como vem de fora o frete começa em $35, além de garantidos os 60% de II + ICMS e taxas de Correio ou Courier.

Na Aliexpress voce pode comprar o TLE5010/11 avulso - o quem requer fazer PCB, e precisa comprar resistor e capacitor SMD, vide no MMJoy2 download a lista.
https://pt.aliexpress.com/wholesale?cat ... xt=tle5011

Ou comprar (de um "simuleiro" Chinês) na Aliexpress o TLE5010 já montado num PCB, com cabos, imã e parafuso/suportes necessários.
https://pt.aliexpress.com/item/32634095245.html
tityus
Posts: 37
Joined: 10 Sep 2013 19:43

Re: SimPit - projeto de longo prazo

Post by tityus »

Estava tentando localizar o diagrama do circuito para usar o TLE5010 com freejoy, mas não estou tendo sucesso.
Sei que o Rel4y fez um layout para PCB e disponibilizou na OSHPark, mas queria o circuito para testar um outro layout.

alguem se lembra onde conseguir?

té mais
tityus
Posts: 37
Joined: 10 Sep 2013 19:43

Re: SimPit - projeto de longo prazo

Post by tityus »

tityus wrote: 27 Nov 2020 23:53 Estava tentando localizar o diagrama do circuito para usar o TLE5010 com freejoy(...)
alguem se lembra onde conseguir?
Acho que a solução será fazer eng rev na placa disponibilizada na OSHPark. Alguma outra ideia?

Sokol1, você que está em tudo quanto é forum pensa em algo diferente?

abraço
té mais
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: SimPit - projeto de longo prazo

Post by airwolf »

tityus wrote: 27 Nov 2020 23:53 Estava tentando localizar o diagrama do circuito para usar o TLE5010 com freejoy, mas não estou tendo sucesso.
Sei que o Rel4y fez um layout para PCB e disponibilizou na OSHPark, mas queria o circuito para testar um outro layout.

alguem se lembra onde conseguir?

té mais
Olá Tityus,

Não dá para usar o diagrama da TLE 5010 do MMjoy2?
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: SimPit - projeto de longo prazo

Post by 21_Sokol1 »

A unica coisa que pode mudar para o Freejoy é a ordem dos pinos do cabo de conexão, o que não depende do desenho do PCB do TLE5010/11 e sim do conector, não a porque um PCB TLE5010/11 não funcione com ambos.
tityus
Posts: 37
Joined: 10 Sep 2013 19:43

Re: SimPit - projeto de longo prazo

Post by tityus »

Olá Tityus,
Não dá para usar o diagrama da TLE 5010 do MMjoy2?
Opa, Airwolf

Era o que eu estava imaginando, mas não sei onde consegur o danado.
A mensagem que perguntei se alguém lembrava onde tinha, ficou 2 semanas sem resposta.

Por isso concluí que a solução seria fazer eng rev na PCB para conseguir o diagrama.

Se vc o tiver será show!

té mais
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: SimPit - projeto de longo prazo

Post by airwolf »

Olá Tityus,

Vá nesse site:
https://sites.google.com/site/mmjoyproj ... skacivania

baixe o arquivo da mesma denominação abaixo:
MMJOY2 [v20161101].rar

Extraia o conteúdo em algum lugar que você vá encontrar.
No arquivo tem várias pastas. Vá na pasta "PCB" e dentro desta tem a pasta "pcb_legacy" na qual há vários layouts, sendo que há um específico para TLE 5010/5011.

Este arquivos de layout requerem programa próprio para visualizar. Um deles é o sprin-layout. Procure na internet e baixe o programa para poder visualizar os layouts das placas.
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: SimPit - projeto de longo prazo

Post by 21_Sokol1 »

No pacote MMjoy2, na pasta "PCB" tem layout's - em diversos formatos, para o TLE5010/11, criados ou pelo MegaM0ZG ou pelo Sergeype, "master minds" em eletrônica.

Para visualizar os layouts, imprimir, use o SprintLayout Viewer.

Se quiser mandar algum serviço de confeção fazer (ex. na China, poque aqui cobram bem caro) vai ter que converter para Gerber. Esta parte não sei como é, mas deve achar na Web.

Se precisar de um formato diferente, por exemplo com distancia entre os furos de fixação maior ou menor (até certo limite) eu acho que posso modificar. O SprintLayout é tipo Sketchup, fácil para leigo usar.

E na OSPark (serviço de confecção de PDC) tem layouts criados pelo Debolestis e pelo Ral4y, ambos já testados por diversas pessoas.

https://oshpark.com/profiles/Debolestis
https://oshpark.com/profiles/rel4y
tityus
Posts: 37
Joined: 10 Sep 2013 19:43

Re: SimPit - projeto de longo prazo

Post by tityus »

airwolf wrote: 17 Dec 2020 14:16 Vá nesse site:(...) Vá na pasta "PCB" e dentro desta tem a pasta "pcb_legacy" na qual há vários layouts, sendo que há um específico para TLE 5010/5011.
Acho que domingo conseguirei tempo para dar uma olhada.
Quem sabe de um destes layouts fica mais amigável extrair o diagrama do circuito.
21_Sokol1 wrote: 17 Dec 2020 14:19 E na OSPark (serviço de confecção de PDC) tem layouts criados pelo Debolestis e pelo Ral4y, ambos já testados por diversas pessoas.
https://oshpark.com/profiles/Debolestis
https://oshpark.com/profiles/rel4y
O do Rel4y está bem feitinho. Por enquanto é o benchmark.

Vejamos o que acho nos arquivos que vocês sugeriram.

Obrigado Airwolf e Sokol1. Quem sabe consigo mexer em algo nas férias que planejei para janeiro

té mais
User avatar
SK_Senshi
Posts: 163
Joined: 06 Dec 2007 21:00

Re: SimPit - projeto de longo prazo

Post by SK_Senshi »

Ola!
Gostaria de pedir licenca para aproveitar o topico e tirar algumas duvidas. Ja tenho um arduino com ATMEGA32U4, por isso pretendo utilizar o MMJOY2, mesmo sabendo que ele foi descontinuado. Nesse caso, seria possivel utilizar esse teclado:
https://www.banggood.com/5V-Button-Keyp ... gK3gPD_BwE

Obrigado!
Post Reply