Melhorias para Logitech G940

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
thejsergio

Melhorias para Logitech G940

Post by thejsergio »

Fala rapaziada, bem consegui um hotas logitech g940, ele e muito bom porem por ser usado estou tento algumas falhas nos sensores do pedal do throttle, fiz recentemente uma gambiarra no manche a sua coifa estava ressecada e rascada comprei a coifa de carro pra substituir o original ate que ficou bom mais se alguém tiver uma ideia melhor agradeço referente as sensores também estou aberto a sugestão principalmente ideias pra melhora o meu g940 qualquer ideia pra melhora-lo.
desde já agradeço.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Melhorias para Logitech G940

Post by 21_Sokol1 »

O problema são os pot' que com o uso desgastam e passam a falhar.

Pode-se dizer que o G-940 for retirado de linha devido a estes pot' de baixa qualidade e fios curtos, pois quem comprava da Amazon devolvia.

O que pode tentar é abrir a caixa do pot e lavar tudo com alcool isopopílico.

Se não ficar bom, veja essa solução aplicada ao pot' dos pedais do Logitech G-25, pode usar a mesma no G-940:

http://foro.gtros.es/viewtopic.php?f=23&t=1195

pot' = potênciometros.
thejsergio

Re: Melhorias para Logitech G940

Post by thejsergio »

Mais nao teria nenhuma forma de melhorar exemplo compra outros sensores melhores outra problema que estou tendo e referente ao trim1, 2 e 3 no manche r1 e r2 do throttle, ajuda muito no dcsworld mais queria por uma rodinha tipo scrol do mouse pra ter mais controle na hora de usar, qualquer ideia pessoal
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Melhorias para Logitech G940

Post by 21_Sokol1 »

Voce pode comprar sensor HALL pronto para usar no lugar dos pot' do pedal, o modelo mais barato custa 18,38 dolares na Digikey:

http://www.digikey.com/product-search/e ... 0L.5&v=987

Mas precisara fazer alguma adaptação, pois o sensor não tem exatamente o mesmo tamanho e formato do pot' que vai substituir. O eixo tem diametro/encaixe/comprimento diferente... etc.

Se comprar outro pot' de marca melhor (Bourns, Spectrol, Alps...) tera o mesmo problema com tamanhos diferente, além da questão do "ângulo elétrico".

Em resumo, jeito tem, mas não tem jeito "facil, rápido, barato". :)

Para essa roda tipo scroll de mouse precisa de um encoder, o que precisa de um controlador compativel, o do G-940 throttle não deve ser, out já viria com um scroll tipo saitek X-5x.

Se tiver ruim mesmo, poderia remover os circuitos originais, instalar um MMjoy2 que é barato e tem suporte para encoder, mas vai dar um bom trabalho. ;) Exemplo - clica no terceiro SPOILER:

http://forum.il2sturmovik.ru/topic/4664 ... ntry435884
thejsergio

Re: Melhorias para Logitech G940

Post by thejsergio »

Vamos tenta resumir por etapa.
1- o hall do pedal se eu for troca teria que ser um melhor certo, qual seria o melhor ? suponto que coloquei o sensor no pedal na parte do funcionamento eu teria que usar um programa pra ele funcionar ou não precisa, pasta soltar o novo sensor e pronto?

2- os sensores do throttle ( sensor de aceleração) e do pedal (sensor do freio) teria um melhor pra substitui ?

3- ja na parte do trim123 (fica no manche) e no r1 e r2 (fica no throttle) são uma rodinha que não tem um tipo de click igual a do scroll do mouse na hora de girar, teria a possibilidade de por algo parecido ?

4- já no throttle também estou com problema na hora da aceleração pois ele interfere um com o outro exemplo : quando acelero um lado o outro também mexe não muito mais interfere, o que podeira ser ? se troca os sensores fica bom?

5- se por acaso nenhuma opção ter certa qual manche e pedal vocês indica( hotas wartog, saitekx55 ou 65) ja o pedal ( saitek ou outro melhor )

:!:
thejsergio

Re: Melhorias para Logitech G940

Post by thejsergio »

merda de corretor e soldar não soltar, der não ter kkkkkkkkkkkk mals
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Melhorias para Logitech G940

Post by 21_Sokol1 »

1 - Veja, o que tem atualmente no pedal, acelerador e rotaries do G-940 não são sensores tipo HALL, são potenciometros (e de baixa qualidade, baratos), deste tipo no leme:

http://i1208.photobucket.com/albums/cc3 ... erpot2.jpg

E deste tipo no throttle, rotaries, brakes:

http://i1208.photobucket.com/albums/cc3 ... lepot2.jpg

PROBLEMA: Eles são pot' de joystick, que não é igual pot' de loja de eletronica, embora pareçam iguais.
O de joystick tem uma trilha eletrica de angulo limitado, 30 a 60 graus.
Pot' de loja é 270~300 graus e por isso não é subistituto (a não ser que use um circuito amplificador de voltagem para compensar a diferença angular).

Pode colocar sensor HALL no lugar, pode, mas não sera "tira um, põe o outro", precisa adaptar.
Se comprar só o sensor, sem ser montado como um pot' (o Bi-Tech de 18,38$ do link) custara 3 ou 4 dolares (eBay) e precisará de um imã de neodimium para girar com o eixo e servir de referencia para o sensor.

Mas, isso precisa ser adaptado, já que não tem o formato de um pot' e seim de um transistor.
Veja o perrengue do Airwolf para acertar o posicionamento dos dois, sensor e imã neste tópico: :)

http://www.gavca.com/phpBB3/viewtopic.php?f=49&t=22566

2 e 3 - É a mesma coisa do explicado acima para o leme.

4 - Os rotaries (123) na base do throttle tambem usam potenciometros, do tipo vermelho.
Não pode substituir por um Encoder, que é o que tem em roda de scroll de mouse e se move por passos, e tem click para baixo.

Como disse inicialmente, isso exige um circuito eletronico compatível.

3 - O problema no throttle se chama "Reverse Bug": como a Logitech usou pot' baratos, já sabiam que ia dar problema, então tentou compensar no firmware, criando um programa que fizesse uma média do movimento, mas que no fim causa o movimento em "bacadas" e as vezes até de "marcha a ré" (o porque do "reverse do bug".

Ai são usados o pot' vermelho, a foto mostra dentro do throttle, trocar é a mesma história acima.

Tudo isso pode ser "consertado" por você mesmo, mas exige saber fazer soldagems, ter ferramentas, paciência, comprar componentes no eBay (no Brazil não tem praticamente nada) e passar horas calibrando (vide Airwolf). :)
5- se por acaso nenhuma opção ter certa qual manche e pedal vocês indica( hotas wartog, saitekx55 ou 65) ja o pedal ( saitek ou outro melhor )
Todos estes listados tem seus problemas, os Saiteks por usar pot' tipo Logitech.
Principalmente os modelos X-55 que usam fiação interna curta (tipo Logitech G-940) e com o uso vão quebrando os fios do dentro causando falhas diversas.

De um modo geral a melhor opção é o Warthog, mas além de caro - tem o custo escondido que é o de um pedal, já que não tem leme "twist" também não é perfeito, algumas partes podem quebrar se usado sem cuidado.
Mas de forma geral pelo menos da para consertar, ou com peças da Tm ou melhores desenvolvidas pelos usuários.

Os pedais de leme baratos (nos USA) são os CH, Logitech ( que comprou a Saitek e vai continuar vendendo os models que a Saitek fabricava), Thrustmaster, todos usam pot' e por isso mais cedo ou mais tarde vão dar os mesmos problemas do G-940.
A eletronica deles é OK 10/12 bits com exessão do CH, que é 8 bits e portando obsoleta.
Preços de 80 a 180 dolares.

Em vez de comprar um destes novo é mais negocio reformar o seu pedal do G-940 (caso tenha a necessária habilidade DIY).

Existem o que informalmente chamamos de "Next Gen" pedais:
VKB, MFG Crosswind, Baur BRD, Slaw Viper.

São fabricados em metal ou composite (MFG) usam rolamentos nos eixos, sensores sem contato (HALL ou Mg'Res'), eletrônica moderna 12 ou 14 bits. E até agora tem se mostrado "bullet proof".

Preços de 200 a 600 dolares, mais frete do Leste Europeu, fila de espera para comprar...
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Melhorias para Logitech G940

Post by 21_Sokol1 »

Basendo no exposto, alternativa para continuar com o que voce tem é fazer um "overhauling" de tudo - se tiver a necessária habilidade DIY (faça você mesmo) e ferramentas:

Pedal - Instale um controlador Arduino PRO Micro + MMJoy2 e use sensor TLE50x no leme e freios.
Vai passar a funcionar independente do Throttle.

Throttle - remova o que tem dentro, instale um Arduino PRO Micro+ MMjoy2 e novos sensores ou pot (1), mas esse vai dar um belo trabalho refazendo a fiação interna e também não tera como usar aquele "keypad" multi colorido.. :)

Joy - Se o Force Feedback e sensores (são HALL nos eixos X e Y) estão OK deixe como está, no maxímo é substituir os pot' dos rotaries (1)., ou ignore-os, já que a localização não é muito conveniente.

(1) O jeito mais fácil de conseguir pot' "de josytick" do tipo do vermelho para usar como substituição é comprando mini-stick (thumb-stick) de PS2, XBox e removendo o pot' dele, tem 2 em cada, são do mesmo tipo de 30~60 graus. Mas isso se o eixo não tiver formato diferente...

E também da mesma qualidade... então já sabe mais cedo ou mais tarde vai ter que trocar novamente. :)
thejsergio

Re: Melhorias para Logitech G940

Post by thejsergio »

Certo entendi valeu pela explicação Sokol agradeço.
Vamos supor que faço overhauling ( não sei bem que significa kkkk) você ou outra pessoal faria pra mim, compraria as peças mandaria o g940 e pagaria a mão de obra (não seja muito caro) ou com ajuda do fórum tentaria fazer. :wasntme:
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: Melhorias para Logitech G940

Post by airwolf »

Vamos supor que faço overhauling ( não sei bem que significa kkkk) você ou outra pessoal faria pra mim, compraria as peças mandaria o g940 e pagaria a mão de obra (não seja muito caro) ou com ajuda do fórum tentaria fazer. :wasntme:
Olá thejsergio,

Falo por mim, mas, acho pouco provável que alguém consiga tempo para fazer a modificação para vc.

Eu, por exemplo, tenho diversos gadgets que eram/são gameport, ou seja, não funcionam nos pc's novos, com usb.
Fui, nos momentos de folga, estudando e obtendo informações por aqui e pesquisando em outros fóruns, para saber como fazer as alterações necessárias.

Não é algo que qualquer pessoa consiga fazer. Dá muito trabalho e toma bastante tempo. Mas, também não é impossível.

No meu caso, acabei tomando gosto pela coisa e posso te dizer que o mundo DIY (do it yourself - faça vc mesmo) é um hobby à parte da simulação.

Se vc não tem a disposição de esperar para utilizar os games, sugiro que adquira um novo conjunto.

Se vc tiver muita paciência e muita vontade, pode ir estudando a alteração do seu hotas, postando fotos da parte de dentro e trocando ideias.

A sugestão do Sokol, de limpeza dos pot's com álcool isopropílico, pode te dar mais um bom tempo de uso com o seu conjunto. Eu fiz isso no meu CH Flighstick PRO e tive bons resultados.

Boa sorte!
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Melhorias para Logitech G940

Post by 21_Sokol1 »

É isso que o Airwolf disse, é coisa do "Faça você mesmo".

Como soldar fios é tedioso, calibração de HALL PITA, ter que ficar "inventando soluções" para as coisas, adaptando material, quase nenhuma opção de compra no país... tornaria o custo de alguém fazer isso para desinteressante, para você e para quem fizesse.

Além do que sua expectativa pode não ser entendida/correspondida.

O que algums Russos fazem é vender controles (Joy/Hotas) em que fizeram "overhauling" (reformulação/melhorias), mas depois de prontos, segundos suas idéias, não por encomenda.

Para testar a "idéia", poderia tornar o pedal idependente, instalado um MMjoy2, sensores.
Como são só 3 eixos e cinco fios não seria díficil e te daria uma boa idéia de como é.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Melhorias para Logitech G940

Post by 21_Sokol1 »

Thesergio,

Esta foto de dá uma boa idéia do que é um "overhauling" no pedal do G-940:

Image

- Foi instalado um Arduino PRO Micro + MMjoy2 firmware.

- Foi instalado um sensor TLE5010 na carcassa do pot original, assim o eixo to pot é usado para girar o imã necessário.

Aparentemente nos pedais foram mantidos os pot' originais, pois continua o cabo de 3 fios.

O botão em cima a esquerda - com fios verdes - deve ser para acionar o reset do MMjoy2 e permitir atualizar o firmware sem precisar abrir o pedal.
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: Melhorias para Logitech G940

Post by airwolf »

Poxa, ficou muito bom!!

Essas ideias do TLE no pot e do botão de reset foram excelentes!!
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
thejsergio

Re: Melhorias para Logitech G940

Post by thejsergio »

Interessante,como eu sou leigo nesse asunto estou pesquisando mais ta dificil e pra ajudar o joystick(gimbal) estragou simplesmente o forcefdback comeu os dentes, increvel que a logitech faz um sistema que usa um motor com as engrenagem de ferro pra força a peça do joystick de acrílico, lado bom que eu não comprei esse manche ganhei então estou ainda no lucro, tentei concerta ele criando uma peça feita de durepox que pra minha surpresa funcionou mais com dificuldades de movimentos tanto pro lado esquento como lado direito, ate achei na internet essa peça pra impressora 3d mais estão comprando 45 mais o envio bem de qualquer maneira estou sem um bom manche.
Agora o interessante esse sistema CAM gostei muito, vocês que são como deuses do manche pra mimkkkk, seria possível adaptar esse sistema no g940 utilizando os sensores dele ?
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: Melhorias para Logitech G940

Post by airwolf »

O Deus dos joysticks é ...
EDIT - Tchiiii. Fui quotar e escrevi em cima da mensagem (o que não é a primeira vez |( ), so vi hoje.
Desculpe ai, escreva de novo. :tmi:

Esse negócio de "secretario" do Admin (Condor) requer cuidado. :)
Porra Sokol, tu é foda... :@ :rofl: kkkk

Pior que eu nem lembro o que escrevi... :D

Thejsergio,

Acho que dá para fazer um gimbal para o seu stick, inclusive com o sistema do CAM, mas, não sei se dá para aproveitar os potenciômetros.

Só que a criação de um gimbal é um passo muito largo para quem tá no início.

Eu segui um conselho do Sokol (dentre vários) e comecei com algo simples, comprei um joystick usado, com preço bom e fiz apenas a usberização com arduino (http://www.gavca.com/phpBB3/viewtopic.php?f=49&t=24079). Fazer esse tipo de tarefa dá para te dar um noção da dificuldade e serve para vc saber se terá disposição para outros tipos de modificação.

Boa Sorte!!
Last edited by airwolf on 11 Dec 2016 12:52, edited 1 time in total.
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
Post Reply