VKB T-Rudder MK II review

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Mensagens: 15485
Registrado em: 01 Ago 2003 21:00
Localização: Uberaba-MG

Re: VKB T-Rudder MK II review

Mensagem por 21_Sokol1 »

Testando o "Joe brakes" em eixos virtuais - emulados pelo eixo do leme do T-Ruder no TF51-D - DCSW 1.50 Beta.

https://www.youtube.com/watch?v=p-Ra1-70U7U[/video]

Não achei vantagem sobre frear com botões, aliás achei a resposta do freio "sluggish". :P

Tive que reduzir a "Y sensitivity" dos freios por causa do "super rudder" do TF51-D - vira o avião sem usar freio a 5 KMH... Eita, "detailed simulation" (deve ser para "casual player"). :?:

BTW - Os "Warbirds" (for air show) estão mais agradáveis de voar no DCSW 1.50 Beta, mais "na mão" (e pés). :P
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Mensagens: 15485
Registrado em: 01 Ago 2003 21:00
Localização: Uberaba-MG

Re: VKB T-Rudder MK II review

Mensagem por 21_Sokol1 »

21_Sokol1 escreveu: (e pés). :P
:hainhein:

https://www.youtube.com/watch?v=O8JKYevrNfs[/video]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Mensagens: 15485
Registrado em: 01 Ago 2003 21:00
Localização: Uberaba-MG

Re: VKB T-Rudder MK II review

Mensagem por 21_Sokol1 »

Arumei mais um uso para o único eixo do T-Rudder. :)

Baixar flaps no BF 109 K-4 (ou qqr outro 109) é um pé no s@c0... com o aperta e segura o comando por looooooooooooooongos ~15 segundos. :P

Pé? Imagem

YES! Pressionando e segurando o LWin, pisando no leme para a esquerda o flap começará a baixar, soltando o LWin o flap continuará baixando até o final do curso pois a implementação do eixo (flaps e trim) no DCSW é um "ON/OFF", enquando isso pode usar o leme... para leme. 8)

Imagem
DHRF
Mensagens: 83
Registrado em: 20 Out 2015 02:07
Localização: Argentina
Contato:

Re: VKB T-Rudder MK II review

Mensagem por DHRF »

LuisF escreveu:Nas palavras do president Jason Williams da Stratojet Flight Controllers. :P
Shipping to you is a huge amount. $206 USD. So your total would be $415.99. Not very economical and you might have to pay duties and taxes on top of that.
Ou seja, eles até enviam, mas já até sabem da mordida da Dilma em tudo o que vem de lá de fora. |(

Imagem


To argentina from VKB FSC Europe


1 T-rudder Mk.II pedals USB 1
Products total: € 179,00
Shipping total: € 34,00
Total:€ 213,0
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Mensagens: 15485
Registrado em: 01 Ago 2003 21:00
Localização: Uberaba-MG

Re: VKB T-Rudder MK II review

Mensagem por 21_Sokol1 »

T-Link - software de configuração simplificado (para gringo chorão) para habilitar o "Joe Brakes" no T-Rudder.

Imagem

Parece que um "shift", botão ou tecla permitirá alterar entre leme e freios.
Avatar do usuário
40_Griffon
Ala
Ala
Mensagens: 1667
Registrado em: 17 Dez 2005 21:00
Localização: Santos/SP

Re: VKB T-Rudder MK II review

Mensagem por 40_Griffon »

E ai, já testou? Tem um amigo que está indo pra Califórnia e estava interessado em trazer uns pedais pois o Saitreko dele foi pro saco. Ai passei o contato do Jason pra ele encomendar um TRudder para entregar no hotel, mas ele não gostou muito por justamente não ter toe brakes, já que ele gosta mais de jogar FS do que sims de combate. Vou passar essa novidade pra ele. :)
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Mensagens: 15485
Registrado em: 01 Ago 2003 21:00
Localização: Uberaba-MG

Re: VKB T-Rudder MK II review

Mensagem por 21_Sokol1 »

Ainda não liberaram, esta em Beta Test.

Mas para quem passa mais "taxiando do que voando" acho melhor comprar um MFG Crosswind, vai estranhar o "fake Joe brakes". :P
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Mensagens: 15485
Registrado em: 01 Ago 2003 21:00
Localização: Uberaba-MG

Re: VKB T-Rudder MK II review

Mensagem por 21_Sokol1 »

Virtual Toe-Brakes for T-Rudder Pedals

VKB is also excited to announce that development of “virtual toe-brakes” for all marks of the T-Rudder has now reached the beta testing phase.
This will allow users to press a button on their joystick, throttle or keyboard to activate the toe-brake feature on the T-Rudder.
You can assign keystrokes to either pedal and when you press the pedals a braking signal will be sent to your game for either the left or right wheel.
The amount of braking force applied will be determined by the deflection of the pedals.
This will allow the VKB T-Rudder to have all the functionality of its bigger, bulkier cousins with physical toe-brakes.
Virtual toe-brakes are just another example of VKB’s ingenuity and quality engineering.
Avatar do usuário
40_Griffon
Ala
Ala
Mensagens: 1667
Registrado em: 17 Dez 2005 21:00
Localização: Santos/SP

Re: VKB T-Rudder MK II review

Mensagem por 40_Griffon »

Tio Sokol você tinha razão, esse T-Rudder é realmente um hardware excelente.

Meu amigo voltou de viagem ontem e me chamou pra ver a surpresinha que ele tinha trazido da Califórnia, mandou o Jason enviar pro hotel dele um T-Rudder Mk.III que chegou certinho via UPS. Ele pegou a versão com o BoS, é mesma que eu comprei na Best Buy em Orlando que vem com o mapa na frente e a silhuetas dos aviões no verso.

Setei o IL-2 BoS pra ele no Steam e depois da instalação fizemos alguns vôos e ai eu fui testar os pedais, achei eles EXCELENTES!

A resposta é bem precisa MESMO, você tem o controle total do leme, preciso, direto, sem ter que mover muito os pés, resumindo, achei muito bom e ele gostou. Ele testou no FSX e curtiu também, pegou um Caravan e disse que o controle de taxi ficou bem melhor com o T-Rudder.

Como "pagamento" pela minha consultoria de hardware, tomei de assalto o chaveiro que veio com os pedais, nada mais justo, chaveirinho show de bola! :)
Imagem

Até sair o tal dos virtuals toe brakes, ele vai se virando com os botões do X52 Pro dele. Já eu, não troco meus CH Pro Pedals Sokolz Edition por nada :D
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Mensagens: 15485
Registrado em: 01 Ago 2003 21:00
Localização: Uberaba-MG

Re: VKB T-Rudder MK II review

Mensagem por 21_Sokol1 »

Tira onda e diz que esse "trigger" foi removido de um Bf 109 abatido na Russia. :)

Esse "virtual 'Joe' Brakes" deve sair só ano que vem, a VKB esta enrrolada montando a linha de produção do Gladiator.

Por hora vá usando o Axis2Button que da conta do recado muito bem.

Baixe o VKB Configuration software: : http://ftp.vkb-sim.pro/Programms/

- Execute e em "Settings" marque o "Expert Mode", feche e abra novamente o programa.

- Click em "Save" e salve em alguma pasta a configuração atual do T-Rudder, ex. "T-Rudder default".

- Em "ACTIONS" na aba "GLOBAL" marque "AB" e na linha de baixo, em #"But" digite 3 - que será o numero de botões emulados.

Imagem

- Agora na aba "PROFILE" (embaixo), na aba "Common-n-Axis" (em cima, a esquerda), aba vertical "Axes2Buttons" (em cima, a direita) ajuste desta forma:

Imagem

- CLique em "SET" (ícone de joystick) para salvar esta configuração na memória do Tiny Box.

Esta pronto, agora o movimento do eixo de leme do pedal emulará os botões 1, 2, 3.

Imagem
photo uploading

Nos jogos, para aviões com "Toe Brakes" selecione o freio direito/esquerdo e mova o pedal para estes lados para assignar os botões.

Atenção que em jogos como DCS/CLoD tem que ser na aba "Buttons" e não "Axis".

No CLoD, que requer muito leme na decolagem (devido a "ausencia" de peso dos aviões no solo) é bom colocar um modificador (botão ou tecla) para habilitar os botões só quando for fazer curvas no solo, "desligando" na corrida para decolagem.

No BoS o freio direito não reconhece o botão 3 - acho que o jogo só "vê" quando o botão é liberado e acaba reconhecendo o 2 (pedal centralizado).
Deixe desse jeito mesmo, salve e saia do jogo, vá em:

...\IL-2 Battle of Stalingrad\data\input e abra com o Notepad ou (melhor) Notepad++ o

"Current.actions" e localize (Ctrl+F)

Código: Selecionar todos

rpc_wheel_brakes_left,      joy1_b0,               0| // Left wheel brakes
rpc_wheel_brakes_right,     joy1_b1,               0| // Right wheel brakes
Mude o joy1_b1 para joy1_b2. Salve e pronto.

Aproveitando que esta nesta pasta, selecione o "current.actions" e tecle "Ctrl+C, Ctrl+V" isso salvará uma cópia do arquivo na mesma pasta, para usar no caso de algum "pluga-despluga" de joystick de alguns "cabeça de bagre" e/ou picuínhas do Windows 8/10 renumere o joystick/pedal/throttle, ocorrência comum.

O número do joy1 pode aparecer diferente em diferentes computadores, pois depende do número de controladores plugados, versão do Windows e do jogo.

BTW - Para certos jogos os números de joystick e botões começa em 0, por isso os botões que no Painel de Controle do rWindows são 1, 2, 3 no jogo aparecem como 0, 1, 2, e o pedal - dispositivo número 2 é visto como Joy1.
Editado pela última vez por 21_Sokol1 em 06 Out 2020 14:58, em um total de 1 vez.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Mensagens: 15485
Registrado em: 01 Ago 2003 21:00
Localização: Uberaba-MG

Re: VKB T-Rudder MK II review

Mensagem por 21_Sokol1 »

Como "Vir'pilov casual" morre de medo :shock: de mecher em config's, aternativa para o "Joe Breikes" com o JoyToKey. :P :lol:

Imagem
image upload

Sete o eixo do rudder - Stick1 - que o JoyToKey divide automaticamente em duas partes:

de 50-0% para pressionar uma tecla, ex. <
de 50-100% para pressionar outra, ex. >

Nos jogos assigne estas duas teclas para o freio direito e para o freio esquerdo. :arcadefreak:
Editado pela última vez por 21_Sokol1 em 06 Out 2020 14:57, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
40_Griffon
Ala
Ala
Mensagens: 1667
Registrado em: 17 Dez 2005 21:00
Localização: Santos/SP

Re: VKB T-Rudder MK II review

Mensagem por 40_Griffon »

Do "feice"
Stratojet only has one (1) T-Rudder set left in stock. After this one is gone it is going to be a couple months (maybe longer) until they are back in stock. If you or someone you know wants a set, now is the time to order.
Ficaram "popzinhos" estes pedais heim? Será que começaram a vender mais depois da declaração dos futuros toe brakes? :P
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Mensagens: 15485
Registrado em: 01 Ago 2003 21:00
Localização: Uberaba-MG

Re: VKB T-Rudder MK II review

Mensagem por 21_Sokol1 »

Tinha um lote na Amazon, mas já esgotou...

Este "toe brake" virtual virou "tertúlia flácida para acalentar bovinos"*, nem uma versão alfa foi disponibilizada para os que se inscreveram como testers...

Não entendo esta frescurite, os caras parece achar que freios (das rodas) é a coisa mais importante no avião, no ED tem um mané defendendo que até para o Ka-50 - que tem uma manete de "freio de bicicleta" no manche - precisa de "toe brakes"... :P

* Aliás, todos os "lançamentos" da VKB - para não variar - estão errolados, na melhor das hipoteses sai alguma coisa (Gladiator) lá pelo final do Q1 2016...
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Mensagens: 15485
Registrado em: 01 Ago 2003 21:00
Localização: Uberaba-MG

Re: VKB T-Rudder MK II review

Mensagem por 21_Sokol1 »

"Tunando" o T-Rudder.

A distenção da mola centralizadora do T-Rudder, que é bem forte, causa um "Kiii Kiii" irritante. :P

Desconfio que o problema é originado onde a mola engata na alavanca movel, pois o local é furado reto e o ângulo da borda faz a mola escorregar durante a distenção causando o ruído.

Dei uma arredondada no local com uma lima redonda* :P e recobri com um pedaço de tubo de silicone para combustível R/C "glow", bem como no gancho da mola.

No lado oposto coloquei um "heat srink" (pois o pedaço do tubo de silicone era curto e fiquei com preguiça de procurar outro na caixa de "coisas inúteis que um dia podem servir" :rofl: - aliás primeiro teria que procurar a caixa... :P

Como estavam à mão, enchi o centro da mola com um pedaço destes panos descartáveis para limpeza e vesti no lado de fora um tubo de "heat srink" mas sem encolher com calor.

Ficou "Kiii Kiii'less". :)

https://www.youtube.com/watch?v=qEzE1sZaq-E[/video]

* Aproveitei e limei também as bordas do apoio dos pés, pois os cantos ficam "vivos" com a prensagem da peça, e como geralmente uso "barefoot" melhor prevenir.

Imagem
how to screenshot on windows
Avatar do usuário
40_Griffon
Ala
Ala
Mensagens: 1667
Registrado em: 17 Dez 2005 21:00
Localização: Santos/SP

Re: VKB T-Rudder MK II review

Mensagem por 40_Griffon »

O dia que eu testei esses pedais ai, mesmo usando meias não gostei por conta do parafuso de cor prata no apoio dos pés, achei ele bem alto e depois de um tempo (e olha que eu só joguei por uns 30min) começa a incomodar no calcanhar. Com os Pro Pedals da pra jogar na boa sem usar meias.
Responder