ID do Mjoy16 no windows 7 64 bits

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Post Reply
Ecosta
Posts: 113
Joined: 23 Jun 2013 16:57

ID do Mjoy16 no windows 7 64 bits

Post by Ecosta »

Olá Pessoal!

Recentemente eu troquei de PC e instalei o windows 7 64 bits.
Durante a conexão dos joysticks e placas controladoras, o windows 7 passou a identificar a MJOY16 apenas com a letra "Ù", conforme a imagem abaixo:
Por isso eu pergunto se alguém passou por situação semelhante e o que fez para corrigir.

Image

Percebi que após a instalação da MJOY 16 no Win 7 64 bits ,ela ficou mais estável quanto aos eixos dos potenciômetros, em compensação, a placa começou a fechar os contatos dos botões por conta própria (efeito ghost).

[]`s

Ecosta
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: ID do Mjoy16 no windows 7 64 bits

Post by 21_Sokol1 »

Pelo que me lembro isto as vezes acontece com Mjoy desde os primeiros de 2004.
No tópico relacionado do extinto(?) forum Sukhoi falam em que editar uma chave no registro nestes casos.

Procure no Regedit um destes outros controladores (Tm, Saitek), a chave do Mjoy (Ú) estará na mesma árvore, achando tente editar o nome.

Sokol1
Ecosta
Posts: 113
Joined: 23 Jun 2013 16:57

Re: ID do Mjoy16 no windows 7 64 bits

Post by Ecosta »

Olá Sokol
Obrigado pela ajuda! Vou fazer uma verificação no registro do windows e depois eu volto a relatar.
Eu encontrei outra pessoal reportando o mesmo problema na NET e uma das soluções apresentadas era colocar a MJOY 16 conectada num HUB USB.
De fato, eu utilizava a MJOY16 no antigo PC (Win 7 32) conectada num HUB USB com alimentação externa e a a placa era reconhecida pelo nome.

[]'s

Ecosta
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: ID do Mjoy16 no windows 7 64 bits

Post by 21_Sokol1 »

É tem isso também, o Mjoy é muito sensível a qualidade da alimentação, quando comecei a montar estas placas
tinha vários micros antigos à disposição para testar, os que tinha fonte ruim dava xabu.

Tive a oportunidade de testar 3 Mjoys diferentes em 5 computadores, as vezes um funcionava em um, já em outro não era reconhecido.

Imagino que possa ser também a má qualidade dos resistores usadas na parte da conexão USB, não mantendo voltagem no padrão necessário.

Sokol1
Ecosta
Posts: 113
Joined: 23 Jun 2013 16:57

Re: ID do Mjoy16 no windows 7 64 bits

Post by Ecosta »

Fiz os seguintes testes:
- Executei o registro e as entrada contendo os controladores:
HKEY_CURRENT_USER\System\CurrentControlSet\Control\MediaProperties\PrivateProperties\Joystick\OEM\VID_0000&PID_0002
A Mjoy 16 é identificada pelo OEMNAME "Ù". alterei todas os registros encontrados para "MJOY16", fechei o registro, depluguei e pluguei novamente a MJOY 16 na porta USB. O Windows identificou a MJOY 16 com a ID "Ù~16", ou seja, não alterou em nada. Restaurei o registro para um ponto anterior, reiniciei a máquina e o windows passou a reconhecer a MJOY pela ID "Ù~16", porém todos os programas reconhecem a MJOY pela ID "Ù" ou seja, não houve efetividade.
Eu também instalei um HUB USB com alimentação externa e também não houve nenhuma alteração.

O problema reside agora que a MJOY 16 começou a apresentar o efeito "ghost button", algo que não estava ocorrendo antes. Como a placa está sendo reconhecida corretamente, não vou ficar quebrando cabeça tentando alterar o seu "rótulo" e vou tentar resolver o problema de ghost.

Salute!

Ecosta
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: ID do Mjoy16 no windows 7 64 bits

Post by 21_Sokol1 »

Bem, só para constar o Win7/64 não tem culpa. Tenho três Mjoy's plugados aqui, note que no "Dispositivos" apenas uma é reconhecido pelo nome, já no "Controladores de Jogos" os três aparecem corretamente.

Image

O MPED é um firmware do Servio para controlar pedal, tem apenas os eixos e Z rotação Y e rotação Z.

BTW- Um "controlador" com esta disposição de eixos não é reconhecido em jogos antigos (90's) e no "espacial" Elite Dangerous, porque nestes os programadores usaram uma rotina que espera que qualquer joystick conectado tenha os eixos X e Y.

Sokol1
Ecosta
Posts: 113
Joined: 23 Jun 2013 16:57

Re: ID do Mjoy16 no windows 7 64 bits

Post by Ecosta »

Valeu Sokol.
Refazendo os testes com o antigo PC (Win 7 32 bits), a MJOY 16 é reconhecida como "controlador USB" e na janela "Controladores de Jogos" a Mjoy16 aparece identificada corretamente, ou seja, "MJ16".
Interessante observar que testei a MJOY16 no PC antigo (ASUS PK-5 De Luxe) e plugando nas diversas portas USB 2.0 da própria MOBO, apenas uma das portas reconheceu corretamente a placa. As outras postas informavam que o dispositivo não havia sido reconhecido.

Salute

Ecosta
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: ID do Mjoy16 no windows 7 64 bits

Post by 21_Sokol1 »

As outras postas informavam que o dispositivo não havia sido reconhecido.
Acho que é porque já tem a informação do Mjoy16 no registro numa determinada porta, teria que limpar
antes de plugar. Notei isso quando testava o firmware MMjoy inventando nomes para o controlador, o Windows só aceitava um nome novo gravado no firmware se removesse o registro do antigo.

Sokol1
Ecosta
Posts: 113
Joined: 23 Jun 2013 16:57

Re: ID do Mjoy16 no windows 7 64 bits

Post by Ecosta »

Bem

Como limpar então o registro dos "Human Interface Devices" (principalmente os registros dos dispositivos de entrada USB/ Controladores de jogos)? Existe algum software específico?

[]'s

Ecosta
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: ID do Mjoy16 no windows 7 64 bits

Post by 21_Sokol1 »

Sempre limpei pelo Regedit procurando as chaves relacionadas (Ctrl+F, F3).
Por exemplo para o MRUS listado acima aqui tem registro em 5 chaves.

Sokol1
Ecosta
Posts: 113
Joined: 23 Jun 2013 16:57

Re: ID do Mjoy16 no windows 7 64 bits

Post by Ecosta »

Sokol
Além do nome alterado e os constantes ghosts que eram inexistentes, pode ter ocorrido algo que tenha corrompido o firmware ou algum componente passivo que esteja apresentando algum problema?
[]`s

Ecosta
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: ID do Mjoy16 no windows 7 64 bits

Post by 21_Sokol1 »

Imagino que se esta usando diodos e aparece "ghost" deve ser alguma coisa no ATMEGA, tenta gravar o firmware novamente, já que um diodo pifado deveria apenas interromper parte da sequência de botões.

Sokol1
Ecosta
Posts: 113
Joined: 23 Jun 2013 16:57

Re: ID do Mjoy16 no windows 7 64 bits

Post by Ecosta »

sokol et all

Depois de uma semana de testes, cheguei a alguns fatos observados:
Por conta de uma "barbeiragem de atenção" na semana passada, eu arrumei um vírus que contaminou todos os executáveis do meu sistema. Resolvi formatar novamente e instalei o win 7 64 bits. Nesta instalação, o windows resolver identificar a MJOY 16 como "+J16" . Em testes com outros computadores, a MJOY 16 foi identificada até como "112 botões e 9 eixos". Nas diversas portas USB existentes nos computadores testados, hora a placa é reconhecida, ou não é reconhecida. Em diversas portas USB testada num mesmo PC, nem sempre a MJOY16 é reconhecida em todas as portas.

Em contato com o Jorge (vendedor desta versão de MJOY 16 do SUNDOWNER) e ele me relatou sobre problemas de alimentação, via porta USB, para a correta energização da placa e sugeriu o uso de HUB USB, com fonte externa ou não.
De fato, eu utilizei um HUB USB com alimentação externa em 5 Volts e não obtive sucesso.
Eu coloquei um ATMEGA 16 gravado com o firmware MMJOY no lugar do ATMEGA 16 gravado com o firmware padrão e o windows reconheceu corretamente a placa.
Minha hipótese diz respeito à correta alimentação da placa em associação com o conjunto ID VENDOR/ ID PRODUCT. Outra hipótese pode ser o esquema do PCB da placa (placa + matriz integradas). Vou montar um novo conjunto e verificar.

Quanto ao problema do "ghost buton", eu solucionei substituindo a fonte de alimentação de uma das placas eletrônicas do meu painel (a placa que controla as luzes do trem de pouso). Não como uma fonte chaveada de 5V pode interferir na MJOY 16...

Para identificar e/ ou desinstalar registros de dispositivos USB anteriormente plugados no PC, pode ser utilizado o programa USBDeview v2.36, localizado no site abaixo:
http://www.nirsoft.net/utils/usb_devices_view.html



Salute
Ecosta
Post Reply