MMJoy/MMjoy2

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
saville
Posts: 48
Joined: 18 Nov 2019 15:33
Location: Rio de janeiro

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by saville »

Olá !!!,por favor
airwolf, por favor voce pode me ajudar ?
Como fazer as ligações dos fios(6fios), do PCB do TLE 5010,e como fazer a ligação dos fios do grip(5fios),como como configurar MMjoy no Pro Micro,eu tenho uma Teensy 2.0 ++ voce acha que vale usar ela,ou usa o Pro Micro ?
Eu só estou com o Joy,o Throttle no momento não se encontra comigo !!
Estou anexando fotos !!!
https://mega.nz/#F!aeoC1STS!UTayO1XHO_KSgdfJQxnZGQ
https://mega.nz/#F!aeoC1STS!UTayO1XHO_KSgdfJQxnZGQ
Obrigado !!!
" Somos o que fazemos,mas somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos..."
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by airwolf »

Caramba... quanta coisa meu filho... :D

esquema de ligação das pcbs no Pro Micro:
http://simhq.com/forum/ubbthreads.php/u ... _micro.jpg

Nunca usei Teensy.

Com a Pro Micro funciona muito bem. Eu tenho uns 7 controles diversos com essa PCB.

Antes da configuração do MMJoy2 vc tem que gravar o firmware. O Sokol tem um manual disponível aqui no forum. Deve estar neste mesmo post que vc colocou a mensagem

Os fios do grip eu não sei porque eu nunca mexi com o Cougar. O Sokol talvez saiba.
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by 21_Sokol1 »

A ligação dos fios que vem do grip do Cougar (e F16FLCS, F22PRO) é no padrão serial, vide:

Imageupload image on internet

Exemplo, usando um Arduino PRO Micro, bem como a configuração no MMjoySetup:

Image

Ignore as descrições de pinos no PCB do Arduino e siga as tabelas que tem aqui:

https://github.com/MMjoy/mmjoy_en/wiki/ ... se-boards)

Mesma coisa se optar pela Teenst ++ 2.0, veja mais embaixo ai neste link.

Bom, da para perceber que vai ter que compartilhar vários pinos do Arduino com os dois TLE501x, e com o Shift Register do grip.
Por isso se usar uma placa perfurada compartilhando os pinos do Arduino, fica mais fácil.

Teste primeiro só conectando os dois TLE, depois com o Shift Register.
saville
Posts: 48
Joined: 18 Nov 2019 15:33
Location: Rio de janeiro

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by saville »

Olá Sokol,
Acho que não serei capaz de faze-lo,fico até com medo,de provocar algum curto !!
Vou tentar com a Pro Micro,vou conectar os fios de acordo com as cores como da foto acima,que é a fiação do Grip,certo?,vou soltar os fios do terminal branco,acho que está faltando comprar alguns terminais !
Tem problema emendar fios ?

Obrigado !!!
" Somos o que fazemos,mas somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos..."
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by 21_Sokol1 »

Primeiro conecte os eixos (teste), depois o grip (Shift Register).
Sem um PCB de conexão auxiliar tem que emendar fios - use heatshrink (tubo termo retrátil) no isolamento, pois os fios destes pinos serão compartilhados:

VCC - 3 fios (1 para o TLE X, 1 para o TLE Y e 1 para o Shift Register)

GND - 3 fios (1 para o TLE X, 1 para o TLE Y e 1 para o Shift Register)

SPI/SCK - 3 fios (1 para o TLE X, 1 para o TLE Y e 1 para o Shift Register)

MISO - 2 fios (1 para o TLE X, 1 para o TLE Y)

GEN - 2 fios (1 para o TLE X, 1 para o TLE Y)

Pinos não compartilhados - usar pinos individuais no Arduino:

CS - eixo X

CS - eixo Y

CS (Shift register)

Data (Shift Register)

Acho que é isso - mas confira umas 3 vezes antes de fazer. :)

Image

Um PCB auxiliar de conexão poderia ser assim:

Imagequinn name meaning

Então faria 3 tomadas com barra de pinos PCI femea, uma com 5 pinos para o Shift Register e duas com 7 pinos para os TLE, porem 1 pino em cada não teria conexão.
saville
Posts: 48
Joined: 18 Nov 2019 15:33
Location: Rio de janeiro

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by saville »

Olá Sokol,
Eu tenho essa placa,serve,o ruim é que ela não está comigo,só para o Joystick !
Por favor olhe a captura de tela !!
Vai demorar um pouco,são seis fios do PCB do TLE 5010 !!!
https://mega.nz/#!bHAl0AhR!5VDVdR-2x7rK ... 5mk-SpKhmY
Ela serve ??
Obrigado,pela sua paciência comigo !!!
" Somos o que fazemos,mas somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos..."
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by 21_Sokol1 »

O seu link do mega.nz não mostra nada.

Use o https://postimages.org/pt-br/ para mostrar fotos em forums.
saville
Posts: 48
Joined: 18 Nov 2019 15:33
Location: Rio de janeiro

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by saville »

segue a foto,link abaixo !
https://i.postimg.cc/JnWycrMP/Capturar-74hc165.jpg
espero que tenha ficado visivel !!
" Somos o que fazemos,mas somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos..."
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by 21_Sokol1 »

Este PCB ai é um Shift Register, como dentro do grip Cougar já tem um semelhante,nem simplifica a conexão no Arduino, não tem utilidade para esta conversão. Guarde para um futuro projeto, como um "button box".
saville
Posts: 48
Joined: 18 Nov 2019 15:33
Location: Rio de janeiro

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by saville »

Bom dia !
Sokol ,por favor você teria o arquivo Gerber desse PCB auxiliar de conexão,na captura de tela que postou acima ?
Se sim, por favor poderia enviar para meu e-mail,para fabricar na PCBWay !!
Vou ter que comprar alguns materiais na China,você gostaria de dar opinião no que comprar de terminais(tipo JST 2.54 mm, barra de pinos PCI femea teria que comprar cabos blindados?) ? Vai atrasar um pouco por causa do coronavírus !
Bom Domingo !!!
Obrigado !!!
saville
" Somos o que fazemos,mas somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos..."
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by 21_Sokol1 »

Eu gosto da barra de pinos PCI 40 pinos, macho e fêmea para estes DIY porque basta soldar os fios nos terminais e encapar com termo retrátil e pode cortar do tamanho que quiser o conector, 2 pinos, 3, 7.... Só precisa tomar cuidado para não plugar invertido.

No caso dos conectores JST 2.54 - mesma distância dos pinos no Arduino, não precisaria de uma ferramentar para crimpar os cabos dos conectores macho?

https://pt.aliexpress.com/item/10000000 ... b201603_55


A vantagem do JST é ser a prova de inversão e ter trava entre os conectores.

Vou dar uma revisão no PCB que fiz e disponibilizo o arquivo.
Mas pensei numa coisa, o ideal seria fazer um PCB com os conectores para o Arduino, eixos e shift Register que aparafusasse no lugar do original, neste caso você tem como medir sua dimensões, bem como a posição dos furos?

Acho que não precisa de cabo blindado para os TLE, pois o sinal sai deles para o Arduino no formato digital.
saville
Posts: 48
Joined: 18 Nov 2019 15:33
Location: Rio de janeiro

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by saville »

Sokol,vai estar complicado fazer compras na China,por causa do coronavírus,ao que me parece as empresa voltam a operar a partir do dia 15/02 !!!
Vou ver se acho algum material por aqui !!
Por favor assim que voce puder disponibiliza o Gerber !
Obrigado !!!
" Somos o que fazemos,mas somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos..."
saville
Posts: 48
Joined: 18 Nov 2019 15:33
Location: Rio de janeiro

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by saville »

Oi Sokol !!!
Essa imagem que você postou é a certa,Mensagem por 21_Sokol1 » 01 Fev 2020 12:23,Um PCB auxiliar de conexão poderia ser assim: ??
Eu comprei umas barras de pinos na ELETRODEX,eu tenho uma placa de flenolite,vou soldar os fio de acordo com esse desenho !
Espero que chegue até sexta,Barroso está a 280 KM do Rio de janeiro,o Correio mandou para BH,para depois vir para Rio,essa logística é boa !!
Continuamos a nos, falar !
Obrigado !!!!
" Somos o que fazemos,mas somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos..."
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by 21_Sokol1 »

Cougar PCB.zip
Cougar PCB Arduino
(5.39 KiB) Downloaded 220 times
Eu acho que o PCB será uma complicação desnecessária.

Em todo caso, redesenhei o layout baseado no que o Debolestis fez, tem o arquivo na OSPark, porem o dele não serve porque é para eixos analógicos, com 3 pinos de conexão ao invés de 6 do TLE5011. Veja no Cougar dele:

Image

Então ficou assim:

Image

Na parte de baixo tem o conector de 5 pinos para os fios do Shift Register do grip.
E na parte de cima os dois conectores de 6 pinos dos cabos para os TLE5011 X e Y.

Note que os pinos estão na mesma ordem dos esquemas postados acima, por isso as 3 pontes (azul) no PCB, tem que unir estes pontos com um pedaço de fio.

O que não tenho certeza é a posição dos furos para os parfusos, por isso tem aqueles dois circulos grandes para determinar a posição.

Outra questão é ver primeiro de debaixo do PCB haverá espaço para o macho e femea da barra de pinos PCI, se não tiver é inviável, pois ficarão na vertical. O Debolestis usou pinos a 90 graus.

Se quiser tentar é só imprimir em impressora de toner o arquivo em PDF anexo, já esta na escala 1:1 em papel fotográfico (Glossy) e decalcar com com ferro de passar roupa.
Pode transferir também só com acetona+alcool:
https://www.youtube.com/watch?v=HBIxvwZ_0og
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by 21_Sokol1 »

Uma alternativa é:

Prender o Arduino com dupla face numa das paredes laterais (ex. direita, fixo por baixo), e distribuir os fios a partir de um conector PCI femea plugado nele.
Post Reply