MMJoy/MMjoy2

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Post Reply
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy

Post by 21_Sokol1 »

Baixa tudo, ai é que tem os drivers da COM, separa numa pasta para ficar mais fácil de usar.
User avatar
32_Mariocar
Engrenado
Engrenado
Posts: 2717
Joined: 18 Jan 2005 21:00
Location: Rio de Janeiro

Re: MMJoy

Post by 32_Mariocar »

Consegui. :) Agora vamos tentar entender como a coisa funciona. A minha idéia é construir ... a longo prazo, uma caixa de comandos. :) E se o tempo permitir, entender um pouco mais sobre o arduino e fazer outros projetos.
SP!
Mariocar
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy

Post by 21_Sokol1 »

Eita, então é mais fácil do que pensei. :)

Aqui tem alguma coisa sobre programar seu próprio código:

http://arduino.cc/en/Tutorial/InputPullupSerial
User avatar
32_Mariocar
Engrenado
Engrenado
Posts: 2717
Joined: 18 Jan 2005 21:00
Location: Rio de Janeiro

Re: MMJoy

Post by 32_Mariocar »

E se o tempo permitir... :rofl:
SP!
Mariocar
User avatar
32_Mariocar
Engrenado
Engrenado
Posts: 2717
Joined: 18 Jan 2005 21:00
Location: Rio de Janeiro

Re: MMJoy

Post by 32_Mariocar »

Muito interessante e gratuito. ;)

https://www.youtube.com/watch?v=Hxhd4HKrWpg
SP!
Mariocar
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy

Post by 21_Sokol1 »

Vai descobrir que montar estas coisas - mesmo fazendo o PCB e soldando os componentes - é facil e divertido. ;)
User avatar
32_Mariocar
Engrenado
Engrenado
Posts: 2717
Joined: 18 Jan 2005 21:00
Location: Rio de Janeiro

Re: MMJoy

Post by 32_Mariocar »

Exatamente Sokol. Assisti a palestra (achei excelente) do link abaixo, de um dos desenvolvedores do Arduino, e ficou evidente o potencial da plataforma. :)

http://www.ted.com/talks/massimo_banzi_ ... magination

* tem opção de legendas em português.
SP!
Mariocar
User avatar
32_Mariocar
Engrenado
Engrenado
Posts: 2717
Joined: 18 Jan 2005 21:00
Location: Rio de Janeiro

Re: MMJoy

Post by 32_Mariocar »

Apanhando muito aqui... Algumas dúvidaS; esse MMjoy pode ser usado para controlar o X52? Em caso positivo eu tenho que usar os drivers do X52? Pelo que entendi, tenho que gravar o firmware que baixei na placa do arduíno. No meu caso tenho que baixar um programa (não entendi qual) e usar a própria USB da placa, ou tenho que esperar a outra placa chegar? Grato pela paciência Sokol. :)

* Acho que o fórum russo está com problemas. Não consigo acessar.
SP!
Mariocar
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy

Post by 21_Sokol1 »

Se você tem um X-52 que "morreu" (não é mais detectado pelo Windows) pode usar o MMjoy para ressusita-lo - mas precisa refazer a fiação interna de acordo com o novo controlador - e neste caso não usará mais os drivers/programas da Saitek porque agora ele sera um
"Mario'stick". :lol:

Igual aqueles exemplos (Fhrustmaster FCS, SaitekX-36) mostrados no SimHQ, ou estes aqui:

http://forum.il2sturmovik.ru/topic/2668 ... i-cobram5/

O firmware MMjoy do Mega_Mozg) é que fará com que a placa Arduino seja vista pelo Windows como um dispostivo USB e após configurado com o programa JoySetup seja visto como um joystick.

1º passo: instalar os drivers COMxx (em 8 segundos) :P
2º passo: instalar o firware MMjoy
3º passo: configurar os parametros do joystick no JoySetup.

A outra placa que comprou (USBASP) serve para gravar firwmware em Arduino, mas não é necessária para o PRO Micro pois este tem "bootloader" (permite usar só o cabo USB), ou seja permite usar dois metódos (cabo USB ou USBASP).

A vantagem do "bootloader" é que permite atualizar uma nova versão do firware (MMjoy) sem abrir o dispositivo (button box, joystick) para conectar a USBASP em pinos específicos.
User avatar
32_Mariocar
Engrenado
Engrenado
Posts: 2717
Joined: 18 Jan 2005 21:00
Location: Rio de Janeiro

Re: MMJoy

Post by 32_Mariocar »

Bom, esse primeiro e segundo passo está complicado. O firmware eu baixei conforme você indicou, mas esses drivers COMxx, eu não encontrei. Também não entendi qual o procedimento que tenho que fazer em 8 segundos. Desculpa a minha ignorância no assunto. Você tem algum link que mostre um passo a passo sobre isso? :)
SP!
Mariocar
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy

Post by 21_Sokol1 »

Pior que não, só esse post confuso do mega-mogz (ele não entende ingles, usa translator) que coloquei acima:

Nestes aquivos que baixou do Mega_Mozg tem uma pasta drivers, nela tem um Pro micro.inf que acredito ser o o driver da COMxx.

Copie para uma nova pasta em C:\ e renomeie esta pasta 1 ficando c:\1

Tente assim:

Abra o Painel de Controle (do Windows) > Sistema > Gerenciador de Dispositivos.

Localize as "Portas (COM e LPT), clique para expandir a lista.

Plug o cabo USB da PRO Micro

Vai aparecer uma nova COM na lista, click nela com botão direito e "Atualizar drivers" > Procurar soft de driver no computador, e indique a pasta C:\1.
User avatar
32_Mariocar
Engrenado
Engrenado
Posts: 2717
Joined: 18 Jan 2005 21:00
Location: Rio de Janeiro

Re: MMJoy

Post by 32_Mariocar »

Assim não deu certo, mas quando mandei instalar a partir da pasta drivers do MMjoy funcionou, e agora aparece como Arduino Leonardo na COM4. Quanto ao firmware, achei alguma coisa no final dessa página abaixo, mas estou com receio de fazer. :(


https://learn.sparkfun.com/tutorials/pr ... okup-guide
SP!
Mariocar
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy

Post by 21_Sokol1 »

Se aparece como Arduino Leonardo não instalou os drivers da COMMxx (bootloader) - então não tem como transferir o firmware - ai tem que resetar apertando os botões e tentar de novo. Veja os relatos no SimHQ.
0) Conecte a PRO Micro numa USB, o Windows detecta e pergunta por drivers.
Use os drivers da pasta JoySetup > Drivers.

1) Abra o Gerenciador de Dispositivos (do Windows), Portas (COM/LPT). Localize a "Arduino Leonardo COmxx". Atenção: COMxx.

2) Clique no botão "reset" (da PRO Micro) duas vezes, e remova o "Arduino Leonardo COMxx" do gerenciador de dispositivos, o Windows vai detectar novamente e perguntar por drivers.

3) No Gerenciador de Dispositivos, em Portas (COM/LPT) vai aparecer um novo "Arduino Leonardo bootloader". Atenção, na porta COMyy.

Lembre-se que o modo "bootloader" fica ativo por apenas 8 segundos, depois disso a PRO Micro reseta automaticamente para "Arduino Leonardo".

Para atualizar o firmware (MMjoy) é preciso que esteja ativo o estado "Arduino Leonardo bootloader COMyy".

4) Inicie o JoySetup, e manualmente selecione:
Chip: "atmega32u4",
Firmware file: "Firmware_lufa_[MMJOY2.ATMEGA32U4].hex"
Bootloader type: "Arduino",
Porta COMyy, onde "COMyy" - bootloader porta numero "YY" (vide Gerenciador de dispositivos).
5)Novamente clique no botão "reset" duas vezes.
6)Quando o campo porta estiver verde estará pronto para a transferência, clique em "Upload firmware".
Image
User avatar
32_Mariocar
Engrenado
Engrenado
Posts: 2717
Joined: 18 Jan 2005 21:00
Location: Rio de Janeiro

Re: MMJoy

Post by 32_Mariocar »

Quando eu baixei os arquivos, o Joy setup ficou em uma pasta que só contém um executável JoySetup, que ao ser clicado mostra uma janela do MMyjoy em russo sem possibilidade de versão em inglês. Na outra pasta MMjoy2 aparecem vários arquivos e pastas, sendo uma pasta drivers (que eu apontei ao instalar a placa arduino) , mas não tem nenhum COMxx, dentro da pasta principal também tem um executável Joysetup, que ao ser clicado abre uma janela semelhante a do outro Joysetup, mas com possibilidade de configurar para uma versão em inglês. A minha placa arduino não tem botão para resetar, embora eu tenha visto que em outros arduinos esse botão existe, e essa é uma das minhas dúvidas para fazer o bootloader.

:)
SP!
Mariocar
User avatar
32_Mariocar
Engrenado
Engrenado
Posts: 2717
Joined: 18 Jan 2005 21:00
Location: Rio de Janeiro

Re: MMJoy

Post by 32_Mariocar »

Não sei se fiz certo, mas resetei ao ligar as conecções de GND e RST, e mandei instalar o firmware. A janela do MMJoy ficou assim.

Image

Qual a maneira mais fácil de testar?

:)
SP!
Mariocar
Post Reply