MMJoy/MMjoy2

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
-BOLELAS-
Posts: 59
Joined: 18 Jan 2013 17:07
Location: Portugal, Sintra

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by -BOLELAS- »

Como não é para joystick, posso usar os 4 botões do hat para outra coisa! :)
Valeu Sokol.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by 21_Sokol1 »

ECS "reworked" com nova base + MMjoy2. 8)

Image
wpessi

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by wpessi »

Boa noite pessoal. Sou novo aqui... Gostaria de saber se há alguma maneira de utilizar um desses encoders absolutos de 600 p/r como um eixo através desse programa e um arduino leonardo...
Image

Outra dúvida é se tem como configurar um force feedback nele. Vi que numa versão antiga tinha uma caixa para marcar "adapt ffb joy"... agora não encontro em lugar algum (segue a imagem de referência). Muito obrigado!

Image
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by 21_Sokol1 »

Esse Encoder ai tem 4 fios de conexão o que indica outro tipo de codificação protocolo, deve requerer um código espécifico para o Arduino. De uma olhada em foruns de robótica.

O MMjoy2 é apenas um controlador USB HID, ou seja um "joystick" comum, ele vê encoders como botões.

Ha um adaptador baseado em ATMEGA (ou Arduinos) para antigos Microsoft Force Feedback PRO gameporte funcionar em USB, talvez este "adapt-ffb-joy" seja relacionado. Até onde sei o MMjoy2 não cria joystick Force Feedback (assunto complexo).

Poste estas questões no SimHQ, o Mega_Mozg pode esclarecer melhor.
wpessi

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by wpessi »

21_Sokol1 wrote:Esse Encoder ai tem 4 fios de conexão o que indica outro tipo de codificação protocolo, deve requerer um código espécifico para o Arduino. De uma olhada em foruns de robótica.

O MMjoy2 é apenas um controlador USB HID, ou seja um "joystick" comum, ele vê encoders como botões.

Ha um adaptador baseado em ATMEGA (ou Arduinos) para antigos Microsoft Force Feedback PRO gameporte funcionar em USB, talvez este "adapt-ffb-joy" seja relacionado. Até onde sei o MMjoy2 não cria joystick Force Feedback (assunto complexo).

Poste estas questões no SimHQ, o Mega_Mozg pode esclarecer melhor.

Entendi... Na verdade consegui fazer o arduino reconhecer um encoder como eixo mas a library de joystick só reconhece 255 posições, o que deixa a desejar... E não faço ideia de como alterar isso na library. :?:

Ok! Entendi a questão. Vou tentar programas de extração como o X-sim. Talvez consiga comunicar com o arduino e fazer o ffb.

Muito obrigado pelas dicas. Se tiver algum progresso interessante sobre o assunto, volto a postar! :)
petersondsz

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by petersondsz »

Olá colegas.... gostaria de saber se alguem tem a placa pronta que conecta o PRO MICRO com 6 axis e 32 botoes ou algo parecido ou se existe algum modelo (tipo fritzing) de fazer uma com placa perfurada. Obrigado.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by 21_Sokol1 »

Voce quer uma placa de expansão dos pinos da PRO Micro, para não usar os pinos direto na PRO Micro?

Exemplo:

Image
https://forum.warthunder.ru/uploads/mon ... 416835.jpg

3 pinos (Sinal, +, -) para cada eixo?

E as conexões para botões com ou sem a matrix de diodo?
petersondsz

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by petersondsz »

Seria isso mesmo.... usando o Pro MICRO pirata + uma placa de conexao com matrix de 32 botoes + 6 axis (pode ser menos botoes até) pois vou fazer 2 projetos.
Um cockpit de aviao e um de corrida com volante/embreagem/freio/acelerador/ cambio H de 9 posições e / botoes para marcha borboleta / dentre outros.

Link do Pro MICRO que pretendo comprar: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... bo-usb-_JM

Outras 2 perguntas....
1. no volante eu poderia colocar um rotary encoder pra chegar nos 900 graus ?
2. Você conhece algum exemplo de matrix pra ser usado que de pra montar numa placa tipo perfurada ou protoboard ?
A nao ser que a placa matrix seja baratinha nem compensaria fazer de placa perfurada. Se é que algue vende isso aqui no BR.

Agradeço desde já.
Muito obrigado pelo suporte.... eu estou pesquisando muito aqui sobre isso e vi que você tem muita experiência e coletividade nos outros fóruns como o SimHQ :clap: :clap: :clap: .
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by 21_Sokol1 »

Atualizado o PDF sobre o procedimento de gravação do firmware, anexo:

viewtopic.php?f=49&t=22542&p=167973#p167973
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by 21_Sokol1 »

MMJoy2 "pirata" - e todo explicado: :P

Image
http://world.taobao.com/item/5205088416 ... tmH#detail
Destructorbr
Posts: 11
Joined: 16 Mar 2016 19:01

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by Destructorbr »

Boa noite, sou novo neste fórum e também nesse ramo de cockpit, e gostaria de tirar uma dúvida sobre os botoes do mmjoy2.
Esses 32 botoes podem ser usados ao mesmo tempo? estou querendo montar um buttonbox e me veio essa duvida.
obrigado desde já!
Ecosta
Posts: 113
Joined: 23 Jun 2013 16:57

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by Ecosta »

Destructorbr wrote:Boa noite, sou novo neste fórum e também nesse ramo de cockpit, e gostaria de tirar uma dúvida sobre os botoes do mmjoy2.
Esses 32 botoes podem ser usados ao mesmo tempo? estou querendo montar um buttonbox e me veio essa duvida.
obrigado desde já!
Boa noite e seja bem-vindo!

Como assim usar os 32 botões simultaneamente? ligar o 32 de uma só vez?

[]`s

Ecosta
Destructorbr
Posts: 11
Joined: 16 Mar 2016 19:01

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by Destructorbr »

Ecosta wrote:
Destructorbr wrote:Boa noite, sou novo neste fórum e também nesse ramo de cockpit, e gostaria de tirar uma dúvida sobre os botoes do mmjoy2.
Esses 32 botoes podem ser usados ao mesmo tempo? estou querendo montar um buttonbox e me veio essa duvida.
obrigado desde já!
Boa noite e seja bem-vindo!

Como assim usar os 32 botões simultaneamente? ligar o 32 de uma só vez?

[]`s

Ecosta
usar ao mesmo tempo, no caso não seriam os 32 de uma só vez, mas pelo menos uns 4 ao mesmo tempo caso necessario.
Ecosta
Posts: 113
Joined: 23 Jun 2013 16:57

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by Ecosta »

Sim!
Tem como usar!
Você pode programar o mmjoy via software próprio para configuração. Pode utilizar chaves push button, chave de alavanca, etc.

Você pode acompanhar novidades e dúvidas no link abaixo:
http://simhq.com/forum/ubbthreads.php/topics/3899105/3

Você pode verificar os recursos no site do mmjoy(em russo, necessita um tradutor):
https://sites.google.com/site/mmjoyproject/

ou

https://github.com/jelivor/mmjoy

ou acompanhar as dicas do mestre SOKOL que é referência mundial em conhecimento dr joysticks "Do it Self" :Bow:

[]`s

Ecosta
Destructorbr
Posts: 11
Joined: 16 Mar 2016 19:01

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by Destructorbr »

Bom saber disso, pois eu ja comprei a placa micro arduino e ja coloquei o firmware, agora esse fds vou ver se consigo montar alguma coisa e simular...
Muito obrigado!
Post Reply