MMJoy/MMjoy2

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Post Reply
-BOLELAS-
Posts: 59
Joined: 18 Jan 2013 17:07
Location: Portugal, Sintra

MaRS sensor.

Post by -BOLELAS- »

Qual é a diferença entre o sensor TLE5011 e os sensores MaRS usados pelos Russos? São ambos magneto-resistores?
Vou encomendar os pedais da VKB (pedalT MkII), Acham que vale a pena aproveitar os portes e comprar também uma placa NJoy32 com um conjunto dos tais sensores MaRS?
Ou é mais vantajoso iniciar-me com o arduino no MMJoy?

Para o throttle que estou construindo vou usar a BU0836A com Hall sensor, mas para o joystick queria algo melhor e como o Sokol já falou do sensor TLE5011, agora tenho andado mais atento. Em breve vou começar a ler este fórum Acerca do MMJoy e depois de tudo estudado volto com as questões.

Mais uma vez, obrigado a todos, em especial ao Sokol.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

W

Post by 21_Sokol1 »

Pelo que sei todos são "magneto resitor", a vantagem do TLE5011 é estar tudo num "pacote" só - sensor e amplificador de sinal - usando o KMZ31
precisa de um chip amplificador à parte.

Outra vantagem do TLE5011 é operar no modo digital, igual ao sensor MaRS da VKB (que só funciona na NJoy32 devido ao firmware).

As vantagens da NJoy32 é ser um projeto já desenvolvido, com atualizações de firmware, suportar eixos no modo digital, encoder e mais de 100 botões.

O MMjoy é um "eterno Wip" - o desenvolvedor ora adiciona alguma coisa, ora tira, os novos firmwares são lançados "Beta", sem muito testes. :P

A vantagem é o baixo custo e o DIY. :)
-BOLELAS-
Posts: 59
Joined: 18 Jan 2013 17:07
Location: Portugal, Sintra

Re: MMJoy

Post by -BOLELAS- »

Decidi não mandar vir o NJoy32, achei muito caro. Placa + 2 sensores MaRS+placa de expansão para 16 botões(com todos os cabos incluidos e já com o imposto) ficava em cerca de(falando em Reais) 240 Reais. Afinal, acho que o MMjoy faz practicamente o mesmo e consegue a mesma precisão com o tal sensor TLE5011.(certo?). Soldar não é problema para mim, por isso acho que vou poupar uns trocados...
A placa para o MMJoy já traz botões incluidos, certo? (só necessito comprar um programador uma vez- o tal com o cristal longitudinal à placa, correcto?)

Ui, qualquer dia vocês apertam-me o pescoço, de tão puxa-saco que sou... :!:
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy

Post by 21_Sokol1 »

As entradas de um MMjoy combinadas em matrix com diodos permitem usar até 64 botões, depende da versão do Arduino PRO MICRO que comprar - se for estes clones da China considere 32 botões. No SimHQ tem uns desenhos bem explicativos de cada versão.

São mais caras, mas as versões PRO MICRO da Sparkfun ou da Teensy tem qualidade.

Você não precisa de cabo programador, as PRO MICRO tem bootloader, grava-se o firwmare através do cabo USB de conexão com o micro.
-BOLELAS-
Posts: 59
Joined: 18 Jan 2013 17:07
Location: Portugal, Sintra

Re: MMJoy

Post by -BOLELAS- »

Sokol, mais umas perguntas: AS placas para o MMJoy suportam quantos eixos, 6?
Era bestial se conseguissem suporte para aquele sensor Hall 3D usado no joystick thrustmaster 16000. Já há alguém interessado em criar tal compatibilidade?
A resolução dos eixos é para 10 bit, certo? (1024 "degraus") Qual a sua opinião relativamente a este tipo de resolução para joystick? (a mim parece-me + do que suficiente...)
O engine do jogo Cliffs of Dover consegue ler 12 bits para os inputs dos controlos do joystick?
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy

Post by 21_Sokol1 »

8 eixos (12 bits = 4096 pontos de resolução), mas você pode desabilitar eixos os que não for usar, desde que deixe pelo menos o X e Y (necessários para o Direct Imput "ver").

A resolução do joystick não tem relação com os engines dos jogos, é apenas a quantidade de "pontos de leitura" enviados do joy para o Windows.

O problema do Melexis 3D (TM,16000M, Warthog) é que ele precisa ser programado, e o programador necessário custa uns tantos 1000 doláres. :P

Se não me engano o firmware do Hempstick tem suporte para este sensor, mas as placas para o qual ele desenvolveu o firmware são caras, a Atmel SAM4S XPLAIN Pro é mais de 100$.
Esse firmware cria um joy thrustmaster "pirata" nestas placas, compatíveis com o T.A.R.G.E.T.

http://www.hempstick.org/The_Official_H ... lcome.html

Recentemente um sujeito perguntou se o VKB Gladiador (WiP) seria "mais preciso" que o Tm T.16000M.

Eu respondi que eletronicamente não veria diferença, com uma resolução de 12 bits, cada movimento de 0,03m é registrado, a mão de pessoas comuns consegue perceber isto? ;)

Então dependeria da mecânica, o gimbal (cruzeta) do josytick, que no Tm T.16000M não tem nada de especial é plástico (assim com a do Warthog :P ) e tem suas folgas.

O UIV da VKB respondeu a mesma questão no forum russo:
Physics of the sensor is the same. "E-accuracy" of sensors in hundredths of a degree is higher than the possibility of a person adequately control.
But joystick - it's not just electronics. This is a bunch of electronics + mechanics.
In T16000 one sensor takes values ​​on both axes at the same time, our joysticks - each axis use one sensor.
When you play in the centering mechanism, "the central sensor" of T16000 will react to it.
This is expressed in the non-linearity of response.
With the scheme "one-axis, one-sensor" looseness in one axis have less impact on the value of the other.
X and Y in order not to inflate the dispute.
When taken statement and it is taken from the most extreme case and begins to argue that it is not.
My post only says that the solution is more demanding on the quality of the gimbal of the joystick.
This does not mean that the backlash joystick will start to "draw diamonds."
The quantitative value of the error to get better on the test bench. But anyone not need to spend time on it.
Meio confuso, mas em resumo, num joy com sensor 3D como o usado pela Tm, erros/movimentos indesejados em um eixo influencia o outro, isso não aconteçe num joy com um sensor para cada eixo (solução mais cara).

E mais do que sensores/circuitos, a qualidade da "mecânica" é que determinará o resultado final, claro que um uma ótima mecância (aço, rolamentos) não melhora um sensor ruim e vice versa.

Isso não quer dizer que o Melexis não seja um ótimo sensor, a MFG passou a usar em seu pedal Crosswind, justamente pela facilidade de programação que faz com faça sua leitura de acordo com o movimento total do pedal, e não precisa adequar o movimento do pedal a leitura, por ex. de um sensor HALL, em que acaba se perdendo parte da resolução, dada a dificuldade de casar o ângulo de movimento do pedal com ângulo de leitura do sensor.

Artigo do Hempstick sobre resolução, questionado a propaganda de "16000" da Tm.

http://www.hempstick.org/download/artic ... lution.pdf
Ecosta
Posts: 113
Joined: 23 Jun 2013 16:57

Re: MMJoy

Post by Ecosta »

@Bolelas
Você viu o Njoy 32 à venda em qual endereço? Eu pesquisei no site da VKB da Europa (Holanda) e não encontrei disponível para venda... Além da placa, qual a outra placa necessária para o funcionamento com botões e eixos?

@Sokol
O problema dos MMJOY é se você aumentar o valor do filtro dos eixos os encoders não funcionam pelo que andei verificando no site do MMJOY, ele largou mão de atualizar frmware para os ATMEGAs e tem voltado mais para os controladores baseados em Arduino.

[]`s

Ecosta
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy

Post by 21_Sokol1 »

A NJoy32 suporta até 128 botões e não precisa placa adicional. Claro, no Windows precisa de software para superar a limitação de 32 botões do DImput, o VKB Config é keymaper e tem funções que nem os dev's sabem para que serve. :)

Tem em desenvolvido (a longo tempo e nunca fica definidos/prontos) uns painéis com botões, encoders... para plugar nela que seriam PnP, mas é acessório, tipo aquela botãozeira que tem na base de alguns versões do joy Mamba, coisas que os russos pedem.

A Njoy32 só comprando direto dos Russos, na Flightsimcontrols só teve disponível uma vez.

Já tem um bom tempo que o MMjoy não suporta mais ATMEGA8/16 devido a pouca velocidade de clock/ limitação de memória e como um Arduino PRO Micro (ATMEGA32u) clone custa uns 8 doláres, nem justificaria.

Mas é bom estar ciente de que um MMjoy é "beta" sempre "WiP", ora o maluco adiciona suporte para uma coisa que ninguem entende/usa, na atualização seguinte remove para colocar outra mais exótica no lugar... :)

Vide os tais zoom, stop, relative axis... Ultimamente apareceu suporte para curvas de respostas, que são realmente úteis.
-BOLELAS-
Posts: 59
Joined: 18 Jan 2013 17:07
Location: Portugal, Sintra

Re: MMJoy

Post by -BOLELAS- »

Ecosta, o Njoy 32 ainda não está à venda. Contudo e devido a uma encomenda com a VKB da Holanda, acabaram-me propondo o envio (exclusivo) do controlador para mim. Recusei (devido ao preço), e apenas mandei vir os pedais da VKB, (aqueles que o Sokol tem), e que recebi ontem :)
As informações que recebi acerca do NJoy32 nas várias trocas de correio-electrônico foram:

"NJoy32 is only available in Pro version. There is no Light versions available anymore." ( apenas haverá a versão PRO para venda)
"NJoy32 controller supports 8 axis (digital or analog). Each expansion board supports 16 buttons". (pelo que sei a placa só por si não suporta botões, e cada placa de expansão -que não são nada baratas- suportam 16 botões.

"Here is a price list as promised. The prices are in euro and includes VAT:

NJoy32 + adaptor board+interface cables + MaRS cables 45,2
MaRS + magnet+MaRS cables 4,5
expansion board + cables + interface cables 22,6

Portanto, isto incluiria 2 sensores MaRS + os imãs, a placa em si, e a placa de expansão (16 botões), com os respectivos cabos. (IVA incluido), sem contar com portes. (Para Reais aprox 237)
Então pedi ajuda para o Sokol, e mudei as minhas atenções para as placas de arduino.
Acho que a NJoy32 tem muita qualidade, mas fica um bocado fora do meu orçamento...

Outra coisa que o sujeito referiu, foi que em breve as placas estarão disponiveis para venda ao público, por isso se estiver interessado, vá espreitando o site.

Como é isso dos encoders não funcionarem aumentando o valor do filtro dos eixos? (é também para Arduino?) Pena que a PRO Micro apenas suporte 4 encoders...
Last edited by -BOLELAS- on 29 Apr 2015 20:34, edited 1 time in total.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy

Post by 21_Sokol1 »

"NJoy32 controller supports 8 axis (digital or analog). Each expansion board supports 16 buttons". (pelo que sei a placa só por si não suporta botões, e cada placa de expansão -que não são nada baratas- suportam 16 botões.
Então isso confirma que sem as placas de expansão não a suporte a botões (meu entedimento era que funcionava com matrix como as outras).

Então para o básico do Windows - 32 botões, precisara de duas destas placas, levando o preço para 100 Euros (Njoy32+2 placas expansão)....
Ecosta
Posts: 113
Joined: 23 Jun 2013 16:57

Re: MMJoy

Post by Ecosta »

-BOLELAS- wrote:
Como é isso dos encoders não funcionarem aumentando o valor do filtro dos eixos? (é também para Arduino?) Pena que a PRO Micro apenas suporte 4 encoders...
Bolelas

No inicio do ano passado, quando eu estava finalizando o meu painel baseado numa Mjoy 16 (projeto do Sundowner na qual está incluso o ATMEGA e a matriz de botões no mesmo PCB), eu comprei um ATMEGA 32 e gravei o firmware do MMJOY para poder aproveitar os recursos, como por exemplo, desligar os eixos não necessários e configurar os 64 botões para funcionarem como momentâneos ou como toggle switch, além do ajuste de noise filter com a finalidade de atenuar o ruído congênito dos eixos analógicos presentes no projeto Mjoy16.
Como o MMJOY tem suporte para 4 encoders também, seria a opção perfeita, porém, a medida que você seleciona os eixos analógicos (no meu caso apenas o Rx, Ry e Rz) juntamente com os encoders e faz o settings de filtro dos pots, os encoders deixam de funcionar, ou seja, ou funciona os eixos ou funciona os encoders, ambos habilitados apresentavam problemas.
Eu relatei tal situação e todo o processo de verificação aqui no fórum (fevereiro do ano passado). Fiz um vídeo e relatei para o Mega Mozg o que estava acontecendo e fiquei aguardando uma definição por quase um mês. Como era a ultima etapa antes de tornar o meu painel operacional e em razão da demora, eu coloquei o ATMEGA 16 original na MJOY 16 e finalizei o painel. Depois disso, eu fui viajar em razão do serviço e não houve oportunidade para testar os outros firmware.
O problema ocorreu com firmware para MJOY16 e eu não sei se tal situação ocorre com os firmware para os Arduinos.

[]`s

Ecosta
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy

Post by 21_Sokol1 »

No forum da VKB diz que a Njoy32 não usa matrix, mas circuitos "shifters" - por isso é compatível "PnP" com grip do Warthog e Cougar (e Cobra M5).

Esquema de "shifters registers" com o 74HC165 (para MMjoy):

https://forum.warthunder.ru/index.php?/ ... try4396340

Neste projeto com o MMjoy é usdo 4 encoders, 3 no throttle e 1 no grip. BTW - usa o "Doc'Flyer" Suncom HALL pot' MOD. :)

http://simhq.com/forum/files/usergals/2 ... g_3928.jpg
http://simhq.com/forum/files/usergals/2 ... g_3916.jpg

Não usou placa Arduino (ou clone), montou com o esquema publicado pelo Mega_Mozg usando o ATMEGA32u, o que no fim é a mesma coisa de uma PRO Micro.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy

Post by 21_Sokol1 »

Interessante montagem de um "MagREZ" (KMZ41+MCP...) para "twist rudder".

Image

http://forum.warthunder.ru/index.php?/t ... try4046352
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy

Post by 21_Sokol1 »

"Receita" para montar um sensor de ângulo "MagREZ" (nome informal) digital para usar com o MMjoy2 (Arduino PRO Micro, Teensy 2.0...):

Image

Componentes:

Resistor R1-R4 - 10-100 OHM, opcional - como proteção no caso de usar cabos de conexão longos.
Resistor R5-R6 - 1-10 kOHM, requerido.
Capacitor C1 - 0.1uF (cerâmica 104), requerido.
Capacitor C2 - 10uF (tântalo A), opcional, como filtro supressor para picos e transientes.

Sensor de ângulo TLE5010 ou TLE5011 - o TLE5011 é mais recente e melhor.

Quem quiser comprar a placa montada do Mega_Mozg (não sei se usa PayPal, veja no SimHQ).

"1 pcs - 10$ + registered mail shipping (~5$)"

Comprei 5 TLE5010 no eBay, mas não estou achando aqui em Terra Brasilis os benditos SMD nos valores apropriados e que não seje preciso compra em lote de 100... :(
O jeito vai ser testar com componentes convencionais mesmo...
-BOLELAS-
Posts: 59
Joined: 18 Jan 2013 17:07
Location: Portugal, Sintra

Re: MMJoy

Post by -BOLELAS- »

Valeu Sokol, mais uma vez obrigado. Para já ainda só ando a reunir informações. No primeiro teste talvez use materiais convencionais. Fiquei sem perceber a resposta do Mega_Mozg em relação aos rotary encoders, mas parece-me que são 6 (pelo menos pelas fotos do programa MMJoy.)
Post Reply