Fita de impressôra para cablagem alavancas.

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Post Reply
-BOLELAS-
Posts: 59
Joined: 18 Jan 2013 17:07
Location: Portugal, Sintra

Fita de impressôra para cablagem alavancas.

Post by -BOLELAS- »

Quero partilhar a maneira como usei as fitas das impressôras e scaners para fazer a cablagem dos botões nas manetes dos aceleradores. Provavelmente esta ideia já foi utilizada antes, mas eu nunca vi.

Essas fitas são bem finas e passam despercebidas no caso de a alavanca ser uma fina barra (3mm no meu caso).
Para a fita não se cortar contra a carenagem, usei uma chapa de metal das disquetes, colada por cima, fica discreto em pouco aumenta a espessura e é bem resistente.
Aqui a dificuldade é soldar os fios. Raspei com uma lâmina um dos lados da fita, a seguir apliquei um nadinha de pasta de soldar e fssst, já está. Depois envolve-se com cola quente para não quebrar. (a cola é aplicada em cima de uma qualquer barra de aluminio e antes da cola quente secar esmago outra barra de aluminio contra a cola para que esta fique plana)

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
=AN=Apache

Re: Fita de impressôra para cablagem alavancas.

Post by =AN=Apache »

Show hein ???
Será quer precisarei dessas fitas para meu projeto ?

hahehehe se precisar ja sei o que usar pra omizar espaço.... muito bom estou de olho no post
-BOLELAS-
Posts: 59
Joined: 18 Jan 2013 17:07
Location: Portugal, Sintra

Re: Fita de impressôra para cablagem alavancas.

Post by -BOLELAS- »

Obrigado Apache! Pensava que ninguem tinha gostado..., he he!
Se puder ajudar ou partilhar experiencias e erros, é so dizer.
Este mês estou sem internet(hoje em casa da minha irmã). Mas em junho já terei uma ligação de internet mais rápida do que a anterior net móvel, e nos veremos por aí.
devilmagu

Re: Fita de impressôra para cablagem alavancas.

Post by devilmagu »

Bolelas, estou construindo um cockpit genérico também, inclusive com integral ajuda dos textos do Sokol e das demais referências presentes aqui no sítio. bem, estou fazendo duas alavancas do pitch e a idéia da fita de impressora seria perfeita no meu projeto para o acelerador, teria como voce colocar uma foto da alavanca encaixada no potenciometro bem como a articulação da fita, ou seja como voce a prendeu dentro do botoeira sem que ela se quebre com o movimento nos pots. parabéns pelo excelente projeto.
-BOLELAS-
Posts: 59
Joined: 18 Jan 2013 17:07
Location: Portugal, Sintra

Re: Fita de impressôra para cablagem alavancas.

Post by -BOLELAS- »

Olá Devilmagu, assim que puder posto umas fotos. As alavancas com as pegas verdes ainda não foram utilizadas, mas a alavanca com o punho de madeira já está a ser usada faz + de um ano e continua impecável. Esse quadrante fiz para um colega, por isso se quiser fotos tenho de passar em casa dele.(fica apenas a 4km) Não usei potenciómetros, mas sim sensor magnético HALL (coisas que o Sokol ensinou), e é bem + fácil de aplicar e dura uma vida.
Ao longo dos últimos... talvez 5 anos, apesar de não ter produzido muita coisa tenho feito muitos ensaios, e no que diz respeito a alavancas para quadrantes acho que posso dar umas ideias. Neste momento tenho 4 alavancas já em fase bastante adiantada, quando puder posto fotos da minha maneira de contrução e da maneira de colocar o sensor.

Na fita de impressôra deixei uma folga em jeito de argola, presa a apenas uns 2 cm do eixo e ficou ok.
Nos eixos das alavancas estou usando teflon (PTFE, ou poli-tetra-flúor-etileno) para fazer as anilhas de fricção.(estou usando com 1,5mm espessura) Dos muitos materiais que testei acho que é o melhor, não desgasta e permite uma força constante, sem o problema que dá com o nylon que prende e depois arranca repentino. O único problema é que o teflon é um pouco caro.

Até breve.
User avatar
SK_Senshi
Posts: 163
Joined: 06 Dec 2007 21:00

Re: Fita de impressôra para cablagem alavancas.

Post by SK_Senshi »

Daqui há uns anos vou montar o meu tb...hehehehe
-BOLELAS-
Posts: 59
Joined: 18 Jan 2013 17:07
Location: Portugal, Sintra

Re: Fita de impressôra para cablagem alavancas.

Post by -BOLELAS- »

He he! Temos de fazer as coisas com muito cuidado. Você já imaginou se o controlador tem algum problema e o aviâo cai? :lol:
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Fita de impressôra para cablagem alavancas.

Post by 21_Sokol1 »

BOLELAS

Uma "botonera" prima da sua:

Image


http://www.escuadron69.net/v20/foro/ind ... twaffe-v2/

Gostei da musiquinha. :Headphones_anim: :)

Sokol1
Post Reply