Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by 21_Sokol1 »

A Flightsimcontrols linkada acima é a representante da VKB na Europa, fica na Holanda, envia a NJoy32 para o Brazil, zil, zil.
O frete fica em 26 euros, com tracking e seguro (vide o calculador no Cart).

Com relação a dimensão é até menor que o Bu0836 (550x320mm):

Njoy32: 395х275мм

A Njoy 32 fica "maior" - mais alta com a placa de expansão acoplada.

Neste vídeo mostra uma NJoy32 sendo instalada num Joystick Cobra M5, bem como sensor MaRS no eixo do leme (g@y).

http://vimeo.com/62687349#at=0

BTW - A versão "normal" (10 bits) do Bu0836 foi descontinuada.

=================================================================
@ BOLELAS

Tem duas versões da NJoy32, a "Lite" e a "PRO".

A Lite - custa 25 Euros - permite usar:

8 eixos (12 bits de resolução)
HAT (de 8 ângulos)
32 botões *

O firmware "PRO", e 4 placas de expansão da NJoy32 são vendidos à parte - não informam os preços no site da Holanda e no da Russia esta "russo" de entender. :P

================================================================

Até recentemente um "defeito" do Bu0836 era absoluta falta de suporte, o Leo Bodnar simplesmente não respondia emails ("empresa" de uma pessoa só) - e o forum criado tinha sido desativado (parece que ele esteve doente), embora isso não fosse maior problema, face a "knowledge base" dos usuários espalhados pelos foruns por ai.
Agora o site foi reformulado (enviam até para o Brazil, zil, zil. :P , o forum reativado - deve ter mais pessoas trabalhando com ele, pode ser que isso tenha mudado.

Uma referência de qualidade do BU0836 é o fato de ser nos produtos da CST, da SimAvitik
Era usado também pela (RiP) Tarmac Aces... :(

Já a VKB mantem um contato próximo com seus usuários, através de forum próprio e do Forum Sukhoi (UIV) - em russo naturalmente - sanando dúvidas, atualizando firmware... ;)

*Curiosidade: Estes "32 botões" é uma limitação do rWindows (Direct Imput), caso o controlador permita usar mais (ex.Mjoy16 = 112) é preciso emular teclas (teclado virtual) para os botões acima de 32 - o que a NJoy32 faz pelo firmware - usando um programa como o SVMapper, JoyTokey, Xpadder...

Sokol1
=AN=Apache

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »

-BOLELAS- wrote:Obrigado Sokol, não conhecia esta. Mas, o preço dela já inclui a expansão dos botões? Ela tem 32 botões nativos?(no site não fala nada...) Fica-me ao mesmo preço da Bu0836A, apesar de ter umas quantas coisas melhor, no meu caso acho que não irei utilizar para já, mas vou ficar com ela debaixo de olho.

Só conheço mesmo a do LeoBodnar (tenho duas BU0836A), e não comprei a versão + simples (BU0836) porque a diferença de preço não era muita, e porque ouvi dizer que esta última tinha problemas de compatibilidade com o windows 7. Ora sendo a versão A com 12 bits em vez de 10, acho que vale a pena.(para os aceleradores nem tanto, mas para joystick acho melhor).
Ainda não a apliquei mas já fiz uma dúzia de testes com ela.

O que chateia é o tipo de ligações dos botões: para + de 12 botões já precisa de usar um montão de diodos-1 por botão(apesar dos diodos serem super baratos é chato de ligar tudo), e o facto de não se usar apenas um fio comum (negativo ou massa, não sei como vocês lhe chamam)para todos botões. A cada 6 botões temos de puxar um novo fio comum. Mas no geral a placa é boa.

Em relação aos encoders, comprei os meus na farnell, todos com "push-button", mas vou mandar vir uns quantos sem este botão de pressão, pois não vou usar em todos. Acho que os encoders que vendem no site do Leobodnar são muito caros.(não duvido que sejam bons mas acho que não justifica material tão caro!). Tenho encoders da Bourns e vou encomendar da Alps.

Procure encoders de 2 canais(no of channels:2), são os utilizados aqui para a nossa simulação. (corrijam-me se estou errado)
Melhor você comprar os tais encoders (incremental encoders, ou rotary encoders) com rosca e porca de fixação, existem uns bem mais baratos, mas para aplicar exclusivo em placas electronicas já preparadas, e são mais tramados de aplicar.
Veja também quantos P.P.R tem(pulse per rotation), ou seja quantas vezes numa volta de 360º os contactos são acionados. Eu comprei com 24. Mas qualquer de 12, 18, 24 ou 30 serve.
E se tem ou não detents: são aqueles trincos ou clics que sentimos ao girar o botão. Hão uns sem detents, outros com 12, com 18 , 24...
O tipo de haste ou veio do encoder e o comprimento dele. O mais comum é o redondo com um dos lados plano.Image

Depois você tem também de ver as rodinhas, ou as maçanetas(não sei bem o nome, em inglês é knobs) para aplicar nele.
Por ex, eu tenho cá uns knobs que eram de uma aparelhagem velha dos anos 70, têm apoio para o veio com estrias, por isso vou encomendar uns encoders com este tipo de veio para poder aplicá-los.

Desculpem estar a massacrar só com este assunto dos encoders, mas assim pode ser que se evitem compras desnecessárias.

É com grande honra minha que participo aqui no vosso fórum, agradeço a troca de ideias, e por favor, se houver algo que eu tenha dito que esteja errado, me corrijam.
Obrigado a todos!
Muito bom Bolelas obrigado por suas dicas, ja que eu realemten penso em adquirir também esses tipos de knobs...

Valeu mesmo abraços

Apache
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by 21_Sokol1 »

Falando de knobs, um que fica bom em "cockpits WWII" é o "cabeça de galinha" (chicken head):

http://www.ebay.com/itm/3pcs-Rotary-Swi ... 2a21dd6476

Outros com aparência "vintage" são knobs para fogão a gás - requer uma adaptação no encaixe do eixo - e de TV "véia"...

Um "Diode Matrix 4 Dummie's" (útil na confecção de button box, painéis...):

http://www.escuadron69.net/v20/foro/ind ... nar/page-1

Sokol1
=AN=Apache

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »

Perfeito.... Acredito que já tenho dicas o suficiente pra mandar ver... muito obrigado

Se pintar dívidas que com certeza irão surgir no momento da exução do trampo eu perguntarei aqui além de ir por o passo a passo da evolução do trabalho

vlw
=AN=Apache

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »

21_Sokol1 wrote:O sensor HALL tem que ser do típo "radiométrico linear" o que o Allegro A1302 vendido pelo Leo Bodnar é.
É o modelo usado pelo TcheLoko em seus projetos.

Outro seria o Honeywell SS495A - vide na Farnell:

http://www.farnellnewark.com.br/searchr ... 999&type=2

Uma opção melhor seria comprar MagRES montado:

Image
21 x 37 mm

É um sensor montado num circuito amplificado, fica mais fácil de montar e calibrar - é vendido pelo GVL224 na... Ucrania. :P

O email dele é [email protected]

Sokol1
ESTOU MEIO PERDIDO COM O LANCE DOS SENSORES HALLS

Voltando ao lance dos sensores hall, gostaria de mais informações se houver e se for possível, sobre a questão que falou de facilidade de montagem e calibragem... dai eu pergunto: Pelas minhas contas terei que comprar 4 placas dessas correto ? No meu caso 2 eixos do Joy mais 2 eixos do Throtltle. E o termo amplificado quer dizer que seja melhor que o SS495A ?

O Colega Bolelas falou de sensores da marca Alegro, e falaou de de uma unidade de medida que p[ra mi e desconhecido termo técnico que não tenho conhecimento, irei pesquisar (estudar) para entender melhor.

Dai eu pergunto : Quanto maior a unidade melhor ?
Exemplo: o modelo (A1321 - 5,0 mV/G) e melhor que o (A1322 - 3,125 mV/G)
Bolelas wrote:Olá, boas! Finalmente consegui entrar no vosso forum! Parece mais difícil entrar aqui do que no site do pentágono!!! (se calhar não deixam entrar Português burro! :lol: ) Pergunta: Se ficar alguns meses sem entrar no forum, a conta fica inactiva?

Acompanho quase diariamente o progresso do forum, e quero desde já agradecer a todos os os membros, e em especial ao Sokol, que tanta ajuda me têm dado! Espero em breve postar fotos das minhas engenhocas e também bombardear o pessoal com perguntas. :)

Em relação aos sensores hall, conheço os da Allegro, e aconselho (caso tenham acesso a) a utilizarem um tipo de sensor com mais sensibilidade do que a do A1302. Isto porque, com um mais sensível podemos torná-lo menos sensível (basta afastar um pouco mais o iman), com um menos sensível temos sempre de girar bastante. Com esse A1302 o iman tem quase de girar quase 180 graus para utilizar todo o potencial do sensor!
Portanto, e falando apenas da marca Allegro,que são os que já testei, (também com a placa da Leobodnar, BU0836A):

A1302 - 1,3 mV/G (sensibilidade, em milivolt/gravidade, acho que é assim o termo...)
A1301 - 2,5 mV/G
A1322 - 3,125 mV/G
A1321 - 5,0 mV/G

Penso que o 5,0 mV/G é ideal para joysticks que tenham pouco ângulo de rotação. Mas quem compra o 1,3mV/G vai ficar um pouco de mãos atadas acerca das possibilidades de construção. Nem sei porque no site da Leo bodnar anunciam estes. Pelo menos peguem o de 2,5 mV/G.

Comprei os meus sensores na Farnell.
Queria saber também sobre algum tipo de potenciometro que seja do tipo "Slider"

Estou contabilisando o que preciso para efetuar as compraassss.. hehehe

Vlw galera
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by 21_Sokol1 »

Vair precisar de quatro sensores, um para cada eixo (X, Y) do josytick e dois para os dois eixos do throttle, mais os imãs de neódimio.

Por experiência com o throttle SFS da Suncon digo não é fácil adaptar sensor HALL nele(*), se os pot's originais estiveram bons mantenha-os enquando puder (K.I.S.S. ;) )

No joy tambem é difícil, mas por falta de opção de potenciometro para reposição e com o guia do Doc'Flyer de montagem do HALL torna-se uma altenativa válida.
No caso do sensor MaRS (o KMZ41) o "amplificado" é porque para funcionar tem que ser associado a um circuito amplificador - os outros componentes na placa. O HALL não precisa.

A diferença entre um HALL e um MaRS é a forma que usam o campo magetico.

O HALL mede a força do campo magnético. Por isso a montagem pode sofre interferências de peças metálicas (exemplo rolamento no eixo). Requer super imâ (de neodímio).

O MaRS mede a direção do campo magnético. É imune a estas interferências e pode ser usado com imãs de ferrite.

Obs. Devido as peculiaridades do gimbal (oscilante) do Suncom F-15 praticamente não tem como usar um MaRS como o da foto, tem que ser HALL montado seguindo o esquema Doc'Flyer.

Sokol1
-BOLELAS-
Posts: 59
Joined: 18 Jan 2013 17:07
Location: Portugal, Sintra

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by -BOLELAS- »

21_Sokol1 wrote:...
A diferença entre um HALL e um MaRS é a forma que usam o campo magetico.

O HALL mede a força do campo magnético. Por isso a montagem pode sofre interferências de peças metálicas (exemplo rolamento no eixo). Requer super imâ (de neodímio).

O MaRS mede a direção do campo magnético. É imune a estas interferências e pode ser usado com imãs de ferrite.
Desconhecia. Mas faz todo o sentido, visto que com o HALL (não conheço o MaRS), quando afastamos o imã também é alterado o output do sensor. Ou seja, quer rodemos o imã face ao sensor, quer o afastemos a voltagem sai alterada. Isso também se usa para calibrar. Se quisermos mais angulo afastamos um pouco o sensor do imã.

Duas coisas:
1- Ensaiei os HALL com vários tamanhos de imã, todos eles de neodimio. Pensava que, pelo que tinha lido em alguns fóruns, os cubos de 5mm eram demasiado fracos para os sensores, mas funcionam muito bem. (também ensaiei com cubos de 7mm, de 10mm, e outro de 15x8x5mm.) Da próxima vez que encomendar neodímios serão todos cubos de 5mm.

2-Quanto às interferências de que o Sokol fala, fiz alguns ensaios e não encontrei nenhuma. Fui aproximando objectos metálicos do imã/sensor, e nada. Aluminio, ferro, coisas até grandes e nada. (não testei com ouro, porque cá em casa é escasso). Será que não fiz o teste da maneira correcta?

@Apache: essa unidade (milivolt/gravidade) também nunca tinha ouvido falar, e não tenho a certeza se é o termo correcto.
Sensor para o joystick pegue o A1321 (5,0mV/G), ou o A1322 (3,125mV/G). Para o throttle tanto faz, pode até pegar um dos outros de 1,3 mV/G para testar a diferença entre eles.

Para saber a orientação do campo magnético dos imãs eu costumo fazer o seguinte: Pego numa agulha ou coisa parecida e vou passando o bico pelo imã. Você vai sentir que em duas das faces o bico da agulha fica parado bem no centro (penso que esses sejam os polos.) Nas restantes 4 faces o bico da agulha fica fugindo do centro a todo o custo; e por essas 4 faces você pode riscar uma linha divisória. (Distinguir o polo norte do polo sul, isso eu não sei, mas penso que para os nossos sensores HALL não faz diferença.)

Quanto ao potenciómetro deslizante você tem de saber quais os valores que a sua nova placa aceita. No caso da BU0836A ela aceita qualquer valor desde 1Kohm até 100kohm. (o mais utilizado penso que seja 10kohm). Compre material suplente (ex: 3 unidades) pois este tipo de potenciómetros tem uma vida útil menor que os pots de rodar, e mais tarde você pode querer trocar e não encontrar igual. Veja também o comprimento dele. Muito curto não dá tanta sensibilidade. (eu comprei com ~10cm).
=AN=Apache

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »

Show de bola Sokol e Bolelas... Já estou com o material aqui todo na lista agora estou procurando o potenciômetro deslizante... Alguém poderia me dar uma dica? Basta eu procurar com os termos: "potenciômetro deslizante" ???

Outra dúvida que tenho é sobre os encoders: por exemplo, em rádios VHF e ADF em aeronaves reais existem esses encoders com duas etapas um no knob mais "gordo" e outro no knob mais "magro" ou seja , um ajusta a centena e outro o decimal , esse encoder que você comentou BOLELAS tem essa função? Já que na especificação dele fala que são dois canais ?
Bem volto a convidar a todos a se sentirem a vontade de entrarem em nosso TS da CCT (ts3.combatetatico.com.br) ou no TS do Agulhas Negras (ts.agulhas-negras.com:6303)
Ou se preferirem por favor me passem o TS que vocês costumas se reunir pra eu se puder me juntar a vocês pra poderemos trocarmos ideias sobre esses assuntos...


Abraços...
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by 21_Sokol1 »

=AN=Apache wrote: Basta eu procurar com os termos: "potenciômetro deslizante" ???
Isso mesmo, mas tem um detalhe, o tipo de potenciometro para usar em joysticks tem que ser do tipo linear (esse linear é referente à curva de resposta), os mais comuns no mercado são do tipo logarítimo (curva de resposta), usados em aparelhos de som.

Este é adequado:

http://www.soldafria.com.br/potenciomet ... -2753.html
... esse encoder que você comentou BOLELAS tem essa função? Já que na especificação dele fala que são dois canais ?
Não, os 2 "canais" no caso são: girando o encoder para a direita 1 canal, girando para a esquerda o segundo canal.

O que voce quer são dois encoders de dois canais montandos num mesmo eixo.

Esse encoder que voce se refere é o tipo duplo concentrico, vai ser díficil achar no comercio local, procure no eBay ou em páginas internacionas que vendam acessórios para FSX.

Aqui o cara fala da dificuldade de encontrar um adequado.
http://overkillsystems.com/id12.html

Achou o ELMA VT-6330-1

http://www.elma-mektron.co.uk/Admin/Pro ... Series.pdf

O Leo Bodnar tem, inclusive os knobs.

http://www.leobodnar.com/shop/index.php ... beb1ecf0cb

Sokol1
-BOLELAS-
Posts: 59
Joined: 18 Jan 2013 17:07
Location: Portugal, Sintra

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by -BOLELAS- »

Opss, esqueci de mencionar que o potenciómetro deslizante tinha de ser linear :$ Se bem que os pots algoritmicos também funcionam, mas não existe uma relação directa. Acho que fica algo do gênero:

0-10--20---30----40-----50-------60--------70-----------80--------------90----------------100
A meu ver só serve se quisermos usar para o prop pitch, naqueles aviões em que a zona mais usada é dos 100 aos 70, ficando assim com extra sensibilidade nessa zona.
Em inglês eles usam o termo "slider pot" para designar o potenciómetro deslizante.


Quanto aos encoders, quando referi os 2 canais significa que ele vai operar com duas teclas do seu joystick/placa, e não o facto de ele ser 2 encoders em 1. Esses duplos só vi no site os que o sokol referiu, os Elma E37, mas nunca testei nenhum. Portanto, 2 canais ex: trim+ e trim-,e se for 2 canais + interruptor de pressão, opera com 3 teclas do seu joy ou placa. ex: trim+, trim-, trim neutral. Para o nosso caso não nos serve de nada ter um encoder com 3 ou 4 canais, simplesmente não utilizariamos mais de 2 canais.


Quanto a irmos conversar no TS, acho uma optima ideia, mas de momento para mim não dá porque o meu sistema operativo anda em guerra com o microfone, e aquilo não funciona por nada deste mundo. Quando eu re-instalar o PC terei todo o gosto em bater um papo com vocês.

Devo desde já avisar que não percebo muito de electrônica, não sou nenhum einstein ou inventor, apenas curioso e faço muitas perguntas. (portanto, um chato mesmo!).

Já agora, por enquanto estou com um PC muito velhinho e que não me serve para jogar:
AMD1800 single core, grafica AGP de 256MB(radeon 9600XT), RAM DDR400 1,5 GB.
Meu objectivo é ter o meu "material de vôo" pronto e só depois comprar computador. Como sou muito lento a construir, vamos ver no que isto vai dar... :yawn:
Quero construir: um joystick, uns pedais(tipo heli), um quadrante(já começado, 4 alavancas + um slider+ 5 encoders), um colectivo de helicóptero, e um freetrack. Por este andar daqui a 20 anos tenho a coisa pronta, he he! :lol:
=AN=Apache

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »

21_Sokol1 wrote:
=AN=Apache wrote: Basta eu procurar com os termos: "potenciômetro deslizante" ???
Isso mesmo, mas tem um detalhe, o tipo de potenciometro para usar em joysticks tem que ser do tipo linear (esse linear é referente à curva de resposta), os mais comuns no mercado são do tipo logarítimo (curva de resposta), usados em aparelhos de som.

Este é adequado:

http://www.soldafria.com.br/potenciomet ... -2753.html
... esse encoder que você comentou BOLELAS tem essa função? Já que na especificação dele fala que são dois canais ?
Não, os 2 "canais" no caso são: girando o encoder para a direita 1 canal, girando para a esquerda o segundo canal.

O que voce quer são dois encoders de dois canais montandos num mesmo eixo.

Esse encoder que voce se refere é o tipo duplo concentrico, vai ser díficil achar no comercio local, procure no eBay ou em páginas internacionas que vendam acessórios para FSX.

Aqui o cara fala da dificuldade de encontrar um adequado.
http://overkillsystems.com/id12.html

Achou o ELMA VT-6330-1

http://www.elma-mektron.co.uk/Admin/Pro ... Series.pdf

O Leo Bodnar tem, inclusive os knobs.

http://www.leobodnar.com/shop/index.php ... beb1ecf0cb

Sokol1
Sokol voce e fodss, explica tudo nos minimos detalhes e tudo muito bem organizado. muito obriado por toda sua paciencia e dedicacao paracom seus posts.

Acredito que agora fecho a lista, agora e só gastar $$$$.
-BOLELAS- wrote:Opss, esqueci de mencionar que o potenciómetro deslizante tinha de ser linear :$ Se bem que os pots algoritmicos também funcionam, mas não existe uma relação directa. Acho que fica algo do gênero:

0-10--20---30----40-----50-------60--------70-----------80--------------90----------------100
A meu ver só serve se quisermos usar para o prop pitch, naqueles aviões em que a zona mais usada é dos 100 aos 70, ficando assim com extra sensibilidade nessa zona.
Em inglês eles usam o termo "slider pot" para designar o potenciómetro deslizante.


Quanto aos encoders, quando referi os 2 canais significa que ele vai operar com duas teclas do seu joystick/placa, e não o facto de ele ser 2 encoders em 1. Esses duplos só vi no site os que o sokol referiu, os Elma E37, mas nunca testei nenhum. Portanto, 2 canais ex: trim+ e trim-,e se for 2 canais + interruptor de pressão, opera com 3 teclas do seu joy ou placa. ex: trim+, trim-, trim neutral. Para o nosso caso não nos serve de nada ter um encoder com 3 ou 4 canais, simplesmente não utilizariamos mais de 2 canais.


Quanto a irmos conversar no TS, acho uma optima ideia, mas de momento para mim não dá porque o meu sistema operativo anda em guerra com o microfone, e aquilo não funciona por nada deste mundo. Quando eu re-instalar o PC terei todo o gosto em bater um papo com vocês.

Devo desde já avisar que não percebo muito de electrônica, não sou nenhum einstein ou inventor, apenas curioso e faço muitas perguntas. (portanto, um chato mesmo!).

Já agora, por enquanto estou com um PC muito velhinho e que não me serve para jogar:
AMD1800 single core, grafica AGP de 256MB(radeon 9600XT), RAM DDR400 1,5 GB.
Meu objectivo é ter o meu "material de vôo" pronto e só depois comprar computador. Como sou muito lento a construir, vamos ver no que isto vai dar... :yawn:
Quero construir: um joystick, uns pedais(tipo heli), um quadrante(já começado, 4 alavancas + um slider+ 5 encoders), um colectivo de helicóptero, e um freetrack. Por este andar daqui a 20 anos tenho a coisa pronta, he he! :lol:
Mais uma vez obrigado por sua resposta e por está acompanhandoestd tópico. O seu projeti
o e show de bola hein... eu ja tenho em mente um coletivo para helicopro , porem irei comprar um da gs produtos e e depois irei ustomiza-lo tb... realmente aproveitando somente o corpo.

Entao e isso obrigado e maos a obras, abraços
=AN=Apache

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »

Pessoal estou de volta .
Quero saber dos amigos se podem me dizer a diferença entre esses controladores :

BU0836-LC
http://www.leobodnar.com/shop/index.php ... cts_id=183

x

BU0836A
http://www.leobodnar.com/shop/index.php ... cts_id=204

Grato
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by 21_Sokol1 »

BU0836-LC = é um "BU" 0836 standart mas com um conector para uma célula de carga (tipo usada em balança digital), esta versão é para construtores de controles para simuladores de corrida, que usam este conector para uma célula usada no freio.

BU-0836A é a versão "standard" do BU (o BU0836 "vanila" de 10 bits foi descontinuado).

08 = 8 eixos
36 = 36 botões = 32 momentaneos + 4 formando o HAT (a diferença é que apertando dois próximos ao mesmo tempo gera um botão na diagonal, assim o HAT tem 8 ângulos fixos).
A = significa a versão de 12 bits (4096 pontos de precisão). Esses bits são exponenciais, 1 a mais no código significa o dobro de resolução em relação ao anterior (10 bits 1024, 11 bits 2048, 12 bits 4096...)

Resumo da Ópera, para seu joystick "frankestein" o que voce precisa é um BU0836A.

Sokol1
=AN=Apache

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »

21_Sokol1 você é demais, paciência de jó,extrema dedicação e alto detalhe em seus posts, muito obrigado por nos proporcionar todo esse se conhecimento.

Desculpas por seu tão leigo nesse assunto, mas aos poucos estou estudando e aprendendo.

Abraços
=AN=Apache

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »

Pessoal ja estou com praticamente tudo para iniciar o projeto que alem da customização do GRip do Sucom para Hall irei fazer o mesmo pra o throtlle. Se parar por na ponta do Lapis daria pra eu comprar um Hotas Warthog , dai penso será que fiz um bom negocio ... hehehehe

Bem mas vamos ao que interessa.... Me surgiu u m simples dúvida !

Qual a diferença entre esses sensores Allegro A1302KUA-T e Allegro 1321-EUA-T ?

Eu comprei o Allegro A1302KUA-T pois segui as peças do LeoBodnar.

Além desse projeto vou desenvolver uma caixa de comandos com rotary enconders, sliders, duplo enconders entre outros...

Abaços a Todos
Post Reply