Joystick de R$ 99,89

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Post Reply
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Joystick de R$ 99,89

Post by 21_Sokol1 »

Não é nenhum "HOTAS Warthog" - e nem um "Clone" - mas esta sem o " tradicional" custo BraZil.

Image
http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum ... tag=saitek

Bonus: adaptável para canhotos.

Sokol1
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Joystick de R$ 99,89

Post by 44_Santo »

Pela primeira vez um joystick de verdade com um preço justo vendido no Brasil. :)
Melhor até tirar umas screenshots para recordação desse momento histórico. :P :D



santobr.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
40_Griffon
Ala
Ala
Posts: 1667
Joined: 17 Dec 2005 21:00
Location: Santos/SP

Re: Joystick de R$ 99,89

Post by 40_Griffon »

Meu primeiro Joystick de qualidade e foi até mesmo o Tio Sokol que me recomendou :lol:
O único problema dele é o fato do botão do gatilho ser muito frágil, eu sempre tive cuidado com os meus joysticks, mas infelizmente com o ST-290 o gatilho foi um problema.

De resto, a "pegada" é muito boa e não tive que mexer nos ajustes, o de fábrica já estava de bom tamanho. Quem tem o polegar curto pode ter dificuldades com os botões laterais, mas creio que subindo um pouco o apoio do grip fica perfeito.
O acelerador dele é show de bola, bem preciso, da para ir subindo a potência de 1% a 1% na boa.
E um detalhe legal, não sei se você sabe Sokol, mas ele tem um tencionador, aquela base preta menor ali na coifa gira e deixa a mola um pouco mais mole, no começo achei ele muito durão, mas ai dei umas giradas ali e ficou tão bom quanto o meu Sidewinder Precision Pro.

O meu está em casa encostado, se alguém se interessar pra ficar e arrumar ou até fazer um canibalismo :D é só pagar o frete.

Abraço

Luis Felipy
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Re: Joystick de R$ 99,89

Post by DocFlyer »

Sokol

Por curiosidade andei procurando detalhes do joy, mas talves você possa responder.

Qual é o tipo de sistema sensor dos eixos?

E o mecanisno?

Pela aparência achei bem barato :o :o :o, mas você acha próximo ao T1600?

DOC
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
User avatar
MadMax
Posts: 91
Joined: 21 Apr 2003 21:00

Re: Joystick de R$ 99,89

Post by MadMax »

Luis, se não tiver ninguem na frente e tu quiser me mandar eu aceito, calcula o frete pro CEP 96060-460

:D
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Joystick de R$ 99,89

Post by 21_Sokol1 »

Doutor,

O Saitek ST-290 usa potenciômetros convencionais - afinal é um modelo "entry-level" de projeto "antigo" (+ 5 anos):

Image
Image

Este potenciometro com caixa de metal de ~20 mm visto acima tende a ser melhor/mais durável que que os atuais usados pela indústria em geral, um modelo quadrado de 11x11mm:

Image
Aqui visto num Saitek Throttle Quadrant.

O de cima, por ter uma area de contato maior sofre menos com as folgas do gimbal (cruzeta) de plástico, o que se traduz nos famiregerados "spikes".

Na aparencia geral e construção interna, diria que o ST-290 até melhor que um T16.0000M, mas este último leva vantagem por usar sensor HALL nos eixos X e Y o que o coloca em uma classe a parte - e só por isso.

De resto o ST-290 é um josytick com 6 botões - todos no topo - HAT, acelerador rotativo e leme g@ay.

Destaquei o anúncio porque joystick de "marca" aqui no BraZil, Zil, Zil sempre foi vendido acima de R$ 200,00, mesmo sendo modelos "entry-level". Nos IUSEI um T.16000M custa ~$ 40 - tente achar um por aqui por menos de R$ 200,00.

100,00 R$ no mercado local, tem sido o preço de genéricos como os "Clone", Leadership, Thrust, com uma eletrônica abaixo da crítica.

O problema no gatilho relatado pelo Luis Grifon é fácil de resolver, basta trocar este micro-swtich - tipo usado em mouse - visto na parte superior da foto, à direita, caso ocorra falha.

Image

Sokol1
User avatar
40_Griffon
Ala
Ala
Posts: 1667
Joined: 17 Dec 2005 21:00
Location: Santos/SP

Re: Joystick de R$ 99,89

Post by 40_Griffon »

Sem brema MadMax, passe seu endereço por MP para eu fazer o calculo certinho. Meu armário agradece. :D

No aguardo.

Luis Felipy

PS: Lembrei que faltam mais dois botões, os do alcance do polegar na lateral :lol: Mas para estripar está mais que perfeito. :)
User avatar
MadMax
Posts: 91
Joined: 21 Apr 2003 21:00

Re: Joystick de R$ 99,89

Post by MadMax »

Mandei a MP, fico no aguardo do valor.

Abraço

Max
User avatar
VF-1_BRAVO
Posts: 209
Joined: 23 Apr 2006 21:00

Re: Joystick de R$ 99,89

Post by VF-1_BRAVO »

Meu primeiro Joystick foi o saitek cyborg evo..muito parecido com esse...exelente joy..bacana ver esse preço...
Post Reply