FaceTrackNoIR mini tutorial

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: FaceTrackNoIR mini tutorial

Post by 28_Condor »

S!
44_Santo wrote:Ué Condor, a sua não é M$?
Já atualizou os drivers?
santo.
É uma VX-2000....
Vou dar uma atualizada, ainda não fiz isso, pra instalar rapidamente usei os do dvd que veio junto...

Mas acho que não é isso não, o Freeface está usando uns 20-30% do processador e uns 120 mgb de RAM, isso quando ligo, não sei que passa no auge de um dogfight, teria que ver o historico da CPU :(

Quais tuas configurações de camera? Mesmo diminuindo a resolução para o minimo não vi ganhos de fps ou economia no uso de memoria e cpu :worried:

SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: FaceTrackNoIR mini tutorial

Post by 44_Santo »

A minha também dá uns 20% ou 30% naquela tela do FaceTracknoIR (não verifiquei no sistema), mas meu micro é datado e mesmo assim não vejo a menor diferença dentro do IL-2.
Acho que o motivo é que o gargalo do IL-2 no meu micro é a placa de vídeo.
Acho que não dá para diminuir a resolução para o FaceTracknoIR, só consigo modificar fora e quando entro novamente volta para a resolução máxima.
Minha webcam não dá opções de configuração, ela é a segunda mais simples da M$.



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: FaceTrackNoIR mini tutorial

Post by 28_Condor »

S!

Mas voce usa o win7? Não entendo o aviso de que o sistema está no limite :eusa_think:




SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: FaceTrackNoIR mini tutorial

Post by 44_Santo »

Estou usando o Win7 e apenas 2GB de RAM.
Realmente estranho esse aviso, talvez não tenha muito a ver com o FaceTracknoIR, pode ser algum problema no SO mesmo ou nos drivers do processador.

Meu hardware:
Athlon 64 X2 5200+ 2,7Ghz
2GB RAM DDR2
Radeon HD3450 256MB
M$ VX-1000

Se eu consigo, todo mundo consegue! :P :lol:
Meu Win7 roda melhor que o XP rodava nesta mesma máquina.


santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: FaceTrackNoIR mini tutorial

Post by 28_Condor »

S!

Como faço para dedicar um core pro FaceTrackNoIR e outro pro IL2? :wasntme:




SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: FaceTrackNoIR mini tutorial

Post by 21_Sokol1 »

Gerenciador de tarefas > processos > definir afinidades.

:P

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: FaceTrackNoIR mini tutorial

Post by 28_Condor »

S!

Caramba, não me acostumo :(

O problema mais chato (que não sei se é possivel anular) é o balanço constante, mesmo que mínimo, da visão.

O segundo, mais grave porque faz parte do sistema, é assumir que a visão corresponde ao movimento da cabeça. Abordagem erronea (também existente nos outros freetrack). A visão se contrói contra o movimento, não só da cabeça, mas de todo o corpo. O cérebro corrige continuamente o campo visual para mantê-lo estável como nas imagens tradicionais de filmes. Aquele negocio (que ficou popular em filmes como Cloverfield) que a camera tremendo toda é que seria realista é uma balela pos-moderna. O correto seria o aparelho captar apenas o movimento dos olhos, mas acho que a tecnologia para isso deveria ser muito mais sofisticada (deve ter lá nos F-22). Muito chato por exemplo, voce fazer uma flexaozinha no seu pescoço e o campo visual entortar todo. Se o aparelho seguisse os olhos isso não aconteceria.

Recoloquei o Newview, porque justamente com ele coordenamos dedo e olho, a visão é muito mais estável e natural, inclusive, acho, imersiva... Infelizmente não tem versões melhoradas que trabalhem com dois games ao mesmo tempo, por isso ainda não sei o que vou fazer com o CLOd quando puder voar nele. O RoF tem um sistema nativo do hat que é bem razoavel.


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: FaceTrackNoIR mini tutorial

Post by 44_Santo »

Condor.

Estive analisando o seu problema e talvez tenha uma solução.
Tenta aumentar um pouco a neutralzone nos gráficos, coloca qualquer coisa maior que zero.
Como o meu quase não se mexe, eu deixei com zero de neutralzone.
Experimenta também aumentar o smoothing e veja como fica.
O neutralzone cria uma área bem na frente onde a visão não se mexe e o smoothing diminui a sensibilidade sem diminuir o alcance, porém perdendo um pouco em tempo de resposta.


Edit: engraçado como cada um é bem diferente do outro, eu nunca me acostumei com o hat, várias vezes empurrava o hat para direção errada por confundir com movimento do manche, cheguei até a perder totalmente o controle e cair, hehe. :P :D



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: FaceTrackNoIR mini tutorial

Post by 28_Condor »

S!

Não está abrindo o programa, dá uma mensgaem de "fail to open APIscope" :(

A camera está funcionando normalmente.


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: FaceTrackNoIR mini tutorial

Post by 44_Santo »

Você está com a versão 1.5?
Esse problema geralmente é causado por outro programa estar usando a câmera primeiro (MSN, Skype, etc), se estiver com algum desses aberto tente fechar, se já fechou então tente reiniciar o micro.

Verifique também se o FTnoIR está com a opção de rodar como administrador ativada, na minha máquina só funciona assim.



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: FaceTrackNoIR mini tutorial

Post by 28_Condor »

S!

Não vi nada aberto no gerenciador de tarefas... coloquei permissão total nesses arquivo e rodo o exe como admin, e nada :(

Já reinstalei 2 vezes também :tmi:


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: FaceTrackNoIR mini tutorial

Post by 44_Santo »

Você reinstalou todas as atualizações?
É que nenhuma é cumulativa, tem que instalar todas.
O mais estranho é que estava funcionando e do nada parou de funcionar, que coisa! :^)



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: FaceTrackNoIR mini tutorial

Post by 28_Condor »

S!

Descobri!

http://facetracknoir.sourceforge.net/ma ... issues.htm
New CPU (i5 or i7) and APIScope error:
The current version of FaceTrackNoIR (1.5) uses an older version of faceAPI, which does not support some of the latest CPU's available. This may cause the APIScope to fail.

This issue will be solved in update 1.6, which is currently 'under construction'. Some alpha-testers (who had received the alpha after donating) have confirmed that the new version of faceAPI indeed solves the issue.

Keep 'up-to-date' by following the news-page or by donating.
Ou seja, pra rodá-lo terei que dar uma "doação" para poder obter o alpha :^)


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: FaceTrackNoIR mini tutorial

Post by 28_Condor »

S!

Bem, pe(a)guei a versão $ei$ e agora funfa :D

O uso da cpu diminuiu bastante, de 20~30 % para 5, assim o track agora é plenamente estável. Mas isso deve estar mais por conta do meu hardware novo...

Há novas funcionalidades, que ainda tenho de decobrir para que são :drunk:

O chato é que o uso Face trava o newview (que gosto mais). Felizmente é facil reverter no profile...

Mas será que alguem sabe um jeito de usar os dois juntos? Parece que tem, mas não tem manual em ingles do NV, e na tentativa e erro vou demorar uma eternidade :yawn:


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: FaceTrackNoIR mini tutorial

Post by 44_Santo »

O newview simula um Trackir via hat não é?
Se assim for, não tem jeito mesmo, um puxa para um lado o outro para o outro.

Usando o FTnoIR, qual funcionalidade você ainda precisa do newview? Quem sabe não dá para substituir pelo JoytoKey?



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Post Reply