FaceTrackNoIR mini tutorial

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

FaceTrackNoIR mini tutorial

Post by 44_Santo »

O FaceTrackNoIR, para quem não sabe, é um programa gratuito que faz a mesma coisa que o FreeTrack, porém não se utiliza de leds mas somente a imagem do seu rosto.
Por isso também não é necessário nenhum trabalho com eletrônica, elétrica e nem mesmo modificar sua webcam.

Para instalar basta baixar no endereço:
http://facetracknoir.sourceforge.net/in ... wnload.htm

Baixe tudo o que está na área de Stable version(s), no dia deste tutorial tinha:
v130
v150
Fix

Estas versões não são cumulativas, então instale normalmente na seqüência a v130, v150 e o Fix.
Mesmo quem usa o Win7, não precisa se preocupar com a pasta.
No meu micro instalei normalmente na pasta padrão (Program Files (x86)).
Após instalar, no caso do Win7, apenas clique com o direito no ícone criado na área de trabalho e marque para executar como administrador.

Agora basta configurar...
Abra o programa pelo ícone na área de trabalho.
Verifique se ele reconheceu sua câmera como desejado, o nome dela aparece acima do "Profile".
Logo abaixo uma configuração de IL-2 para você se basear, depois você pode modificar de acordo com o seu gosto:
Image
Não fique com o rosto muito perto da webcam, direcione a webcam de forma que o seu rosto fique no centro da imagem, olhe na direção do centro do seu monitor e clique em Start em "Tracker Source".
Ele leva um pouco de tempo para reconhecer seu rosto pela primeira vez.
Assim que reconhecer, vão aparecer as linhas de mapeamento do seu rosto, verifique se estão alinhadas com ele, caso fiquem desalinhadas o sistema não responderá devidamente dentro dos jogos. Para resolver isso basta tapar a imagem com uma das mãos e retirar em seguida, assim o programa vai tentar rastrear novamente.

Configure uma tecla para centralizar o movimento no menu "Options", "Keyboard Shortcuts".
"Center" é a tecla para centralizar, eu marquei "Shift", "Ctrl" e escolhi NUMPAD5.
Assim, sempre que eu achar que estou olhando para frente mas a vista no IL-2 não está para frente basta eu segurar Shift+Ctrl+5 do teclado numérico que ele alinha dentro do IL-2.
Também é bom configurar uma tecla para parar e iniciar o sistema, eu coloquei Shift+Ctrl+Back space.

No IL-2, não se esqueça de ativar o trackir no conf.ini, se estiver com zero "0" coloque "1":
[rts]
trackIRUse=1

Pronto! Basta minimizar o programa e iniciar o seu IL-2 ou HL.

Dica:
Além das configurações, os FPS da câmera influenciam bastante na questão de ficar balançando a vista no IL-2.
O mínimo utilizável é 20, o desejável é 30, mas com uma câmera de Play Station você pode chegar a 60FPS em 640x480 e ter um movimento bem suave e a resposta bem rápida.
Para aumentar os FPS da câmera, utilize num local muito bem iluminado, quanto mais iluminado melhor ou diminua o tempo de exposição da sua câmera nas configurações da câmera (cada uma pode ser diferente).


Leia isto apenas se o seu computador tem uma placa de captura interna e você deseja usar a webcam USB:
Caso seu computador tenha uma placa de captura de vídeo e uma webcam, o programa vai escolher automaticamente a que foi instalada primeiro e você não tem a opção de mudar.
Pode ocorrer do programa escolher a placa de captura e você desejar usar a webcam, neste caso é simples...
Feche o programa, abra o gerenciador de dispositivos, clique com o direito no dispositivo que foi escolhido pelo programa e escolha desativar, abra novamente o programa.
Depois de usar simplesmente volte no Gerenciador e ative novamente o dispositivo, você terá que fazer isso sempre que for usar o FacetrackNoIR.


É isso aí! Senta a Pua!


santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: FaceTrackNoIR mini tutorial

Post by 28_Condor »

S!

Valeu, santo!
No IL-2, não se esqueça de ativar o trackir no conf.ini, se estiver com zero "0" coloque "1":
[rts]
trackIRUse=1
Será que no CLoD e RoF tem que fazer algo parecido?

Qual o uso de CPU desse aplicativo? Tem uma polêmica que gira entre 0% e 15% (alguns dizem mais)...



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: FaceTrackNoIR mini tutorial

Post by 21_Sokol1 »

28_Condor wrote:S!
Será que no CLoD tem que fazer algo parecido?
Of course, Conf.ini:
[rts]
tickLen=15
ProcessAffinityMask=3
maxTimerTicksInRealTick=20
; 0 - not use, 1 - show cursor and not capture, 2 - not show cursor, and capture
mouseUse=2
; 0 - not use, 1 - use if hardware exist
joyUse=0
; 0 - not use, 1 - use if hardware exist
trackIRUse=0 <<<<<<<=================================<<<<<<<<<<
DisableIME=0
culture=en-GB
Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: FaceTrackNoIR mini tutorial

Post by 28_Condor »

S!

Santo,

O fps tá muito baixo!, 8-10, quais tuas configurações de camera? A minha é uma VX-2000, então o programa é o mesmo..



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: FaceTrackNoIR mini tutorial

Post by 44_Santo »

Realmente está muito baixo.
Quanto mais iluminado o ambiente, menor será a exposição automática da câmera, por isso que aumenta os FPS.
Caso você tenha acesso à configuração de exposição da sua câmera, basta tirar do automático e ir diminuindo até chegar nos 30FPS.
Na minha fica perto dos 30 durante o dia e fixa nos 20 durante a noite.
Isso porque a VX-1000 não permite que eu altere o tempo de exposição manualmente, mesmo modificando ela sempre volta para o automático.

Descobri como ganhar mais alguns FPS... :P
Por sorte, a lâmpada da minha sala fica logo atrás de mim, então apontei a câmera de modo a pegar o meu rosto e a lâmpada.
Ficou em 24FPS de noite com essa jogada. :D


santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: FaceTrackNoIR mini tutorial

Post by 28_Condor »

S!

Opa, agora consegui ter 30 fps cravados: é só desligar a compensação de luz da câmera :)

Dei uma limpadinha da lente e também parece mais estável na configuraçao da imagem (sumia ao virar a cabeça)...



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: FaceTrackNoIR mini tutorial

Post by 44_Santo »

É bom não se aproximar menos que 40cm da câmera, porque assim ela pega todos os detalhes do seu rosto e qualquer movimento mínimo faz a vista balançar.
Eu costumo manter a cadeira um pouco afastada porque não posso colocar a câmera mais longe.
Ajuste também o foco, basta girar a lente da câmera. ;)


santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Helberth10

Re: FaceTrackNoIR mini tutorial

Post by Helberth10 »

Funciona com o mesmo tempo de resposta do FreeTrack?
A capturas dos movimentos é boa?
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: FaceTrackNoIR mini tutorial

Post by 44_Santo »

Sim, este sistema pode substituir o FreeTrack e te proporcionar a mesma experiência.
Tudo depende da configuração correta da sua câmera e da claridade do ambiente, quanto mais claro melhor.


santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Helberth10

Re: FaceTrackNoIR mini tutorial

Post by Helberth10 »

44_Santo wrote:Sim, este sistema pode substituir o FreeTrack e te proporcionar a mesma experiência.
Tudo depende da configuração correta da sua câmera e da claridade do ambiente, quanto mais claro melhor.


santo.
Vlw pelo retorno, cara!!!
Vou testar isso ae :D

Controle de Wii também é melhor? Assim como no IR?

Abração.
MaGOid

Re: FaceTrackNoIR mini tutorial

Post by MaGOid »

A câmera do PS3 serve como webcam comum? Pode ser utilizada nesse programa?
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: FaceTrackNoIR mini tutorial

Post by 44_Santo »

Helberth10 wrote:Controle de Wii também é melhor? Assim como no IR?
Não sei dizer, o que sei é que se o dispositivo puder capturar imagens nítidas como uma webcam, então ele pode ser usado.
Tenho uma placa de captura e se eu ligar uma filmadora nela, funciona normalmente. ;)

MaGOid wrote:A câmera do PS3 serve como webcam comum? Pode ser utilizada nesse programa?
Sim, funciona normalmente com um driver alternativo.
Existem inúmeros tutoriais na internet explicando como fazer isso.
Um dos mais completos é esse aqui:
http://forum.jogos.uol.com.br/_t_486714

Caso você tenha uma, não perca tempo, usufrua de tudo que ela pode te proporcionar.
Caso você não tenha nenhuma webcam, não pense duas vezes, ela custa a mesma coisa que as outras de marcas conhecidas (não ching ling :lol: ), mas tem o dobro ou 4x o FPS das outras dependendo da resolução.
Assim que sobrar uma verba vou trocar minha MS VX-1000 por uma PS Eye. :P


santobr.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: FaceTrackNoIR mini tutorial

Post by 28_Condor »

S!
Alêm do preço, algumas outras características interessantes do Playstation Eye são:
- Microfone com 4 canais de áudio.
- Resolução de 640 x 480 com 60 frames/segundo ou 320 x 240 com 120 frames/segundo.
- Não sobrecarrega o PC, o processamento é feito na câmera.
Puutzzz, não sabia disso não, senão tinha gasto uns escorpiões a mais nessa :(

Aqui está dando ques está excedendo os recursos do sistema, mesmo com o IL2 vanilla :sweat:



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: FaceTrackNoIR mini tutorial

Post by 44_Santo »

Ué Condor, a sua não é M$?
Já atualizou os drivers?


santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
32_Mariocar
Engrenado
Engrenado
Posts: 2717
Joined: 18 Jan 2005 21:00
Location: Rio de Janeiro

Re: FaceTrackNoIR mini tutorial

Post by 32_Mariocar »

MaGOid wrote:A câmera do PS3 serve como webcam comum? Pode ser utilizada nesse programa?

viewtopic.php?f=49&t=16878&start=45

;)
SP!
Mariocar
Post Reply