HOTAS WARTHOG (Comportamento, Dicas e Opiniões)

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Re: HOTAS WARTHOG (Comportamento, Dicas e Opiniões)

Post by DocFlyer »

Obrigado Cmte. Skol :beer: :lol:

BRAVO
Essa peça "batente" é removida com uma chave "allen" que vem junto do joy.
Nos comentários que fiz lá em cima, esta foi uma das minhas críticas.
Esta trava é muito chata pois se o você coloca o HW na altura da mesa você tem de fazer muita força e as vezes desloca até o conjunto.
Esta trava também é o responsável pelo mecanismo aparentar um pequeno balanço.

Este vai ser meu 1º MOD no HW, assim que passar o prazo de garantia.
O ideal seria como o Hotas Cougar, apenas um leve "clic".

Att. DOC
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
User avatar
VF-1_BRAVO
Posts: 209
Joined: 23 Apr 2006 21:00

Re: HOTAS WARTHOG (Comportamento, Dicas e Opiniões)

Post by VF-1_BRAVO »

chegou meu joy aqui... extremamente pesado,..so~o throtlle deve pesar uns 5 Kg.. sensacional o joy.... estou configurando ele..vou fazer um video no il2 e posto aqui

abra~cos
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Re: HOTAS WARTHOG (Comportamento, Dicas e Opiniões)

Post by DocFlyer »

Grande Cmte. Bravo
PARABÉNS
Antes alguns conselhos: vale a pena previnir
-Faça um aterramento comprando
2-parafusos com porca 6mm de diâmetro e 12 a 15mm de comprimento.
2-cabos pretos de 2metros de fio flexível 3mm de diâmetro incluindo a capa.
4-terminais redondos de fio com capa preta
Image
*Compra e Montagem
Tanto os fios como os terminais você encontra em auto elétrica
Pede para o cara montar os terminais nas pontas dos dois cabos
*Montagem no Computador (desligue da tomada)
-Geralmente as tampas laterais do gabinete, na parte de trás tem 2 parafusos de remover com a mão
-Remova os parafusos e prenda os terminais redondos
-Agora com uma chave de fenda raspe um pouco um dos buracos da chapa base do joy e do manete para remover a tinta e melhorar o contato dos parafusos. (pode fazer, não há perda da garantia por isso)
-Finalmente prenda as outras pontas dos terminais com os parafusos nestes furos que raspou, um na base do joy e o outro logicamente no manete.
*Obs.
-Instale os parafuso das bases com a cabeça para baixo, senão eles logicamente vão ficar mais altos que os pés.
-Na ponta dos parafusos, se sobrar, corte ou lime ou coloque um pedaço de tampa de caneta preta, evitando acidentes pois as roscas de parafusos são cortantes.

2ª Dica-Use os conectores USB de preferência da parte de tráz do gabinete pois a corrente está mais perto e forte. Os conectores USB frontais podem apresentar falha.

3ª Dica
-Baixe o ùltimo Firmware dos Hotas (drivers)
-Baixe o último TARGET. (você controla até as luzes do painel pelo software ou script) 8)

Add. Fiz um RampStart outro dia ;) Bom divertimento
DOC
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: HOTAS WARTHOG (Comportamento, Dicas e Opiniões)

Post by 44_Santo »

O conector USB já é aterrado no PC, você acha necessário mais um aterramento?
A parte de fora da USB foi projetada para descarregar a estática na carcaça antes dos pinos internos se conectarem no micro, assim quando você conecta a USB, a parte de fora toca primeiro e descarrega e, na medida que você empurra o conector, somente depois os pinos se conectam com o PC.
É uma prática comum em conectores da indústria aeroespacial.
Claro que tudo isso é inútil se não tiver aterramento na tomada. :P :D


santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: HOTAS WARTHOG (Comportamento, Dicas e Opiniões)

Post by 21_Sokol1 »

Santo,

A questão é que vários throttles do Warthog simplesmente viram tijolos de uma hora para outra (a uns poucos casos relatados de queima do Cougar, acho que durante a atualização de firmware).

Suspeita-se que seja devido a caixa de metal do Warthog (tal como o Cougar), levando a ESD do usuário para o circuito.

Já tentaram quantizar os casos por numero de serial, por placa mãe usada, se estava usado ou não HUB USB com alimentação própria... sem chegar a uma provável causador. Já aconteceu também em MAC.

Um gringo recomenda usar tapete de borracha condutiva sob o joy/throttle e aterrar (verdadeiramente) estes tapetes...

Portanto, até folha de arruda debaixo deles esta valendo. :P

Imagine o cust de mandar de mandar um trambolho deste peso para troca lá no hemisfério norte.

Sokol1
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: HOTAS WARTHOG (Comportamento, Dicas e Opiniões)

Post by 44_Santo »

Certo. :D
Pode ser que haja alguma falha de projeto e o sistema não esteja aterrado corretamente pela USB.
Mas se o sistema estiver aterrado corretamente pela USB, outro aterramento não fará diferença, neste caso o problema deve ser outro, talvez até lote defeituoso.


santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Re: HOTAS WARTHOG (Comportamento, Dicas e Opiniões)

Post by DocFlyer »

Pra quem ainda está com medo de adquirir o Hotas Warthog

Cmtes.
Algumas dicas abaixo para aqueles que ainda estão com receio de comprar um HW. Andei vasculhando vários fóruns e postei "a minha opinião". Afinal não é coisa pouca, e como dizia um amigo piloto: -Vamos ficando velhos e os nossos brinquedos caros.


Você pode até não ter aterramento entre a rede e seu computador e o joy não queimar.
No entanto se houver o mínimo de resistividade entre o joy e o computador há muito mais chance de queimar.
Isto pode ocorrer a qualquer equipamento, principalmente nos HIDs onde colocamos as mãos.
Existe uma capacidade resitiva mesmo no cabo USB e também nas finíssimas trilhas da MOBO.
Já houve casos do antigo Hotas Cougar também queimar.
Quantos HDs externos, celulares e I-pods já foram pro brejo quando ligados numa USB frontal com defeito ou em Hubs?

Preferencialmente compre com garantia e siga alguns cuidados:
1-Fonte do computador com energia sobrando para tudo que você tem ligado e pretende ligar.
2-Evite ligar o Hotas Warthog em HUBs - USB
3-Sempre conecte o Hotas Warthog na USB traseira da CPU, onde a energia é mais limpa e forte. Deixe as USBs frontais para teclado, mouse, fone, etc
4-Baixe e instale as últimas atualizações de firmware e drivers, seguindo atentamente as instruções de instalação.

Os casos até hoje relatados são poucos.
Esses vários foram resolvidos com o firmware e ou procedimentos de limpeza de registro do computador, reinstalação e outros procedimentos normais da nossa tecnologia. Plug and Pray ;)

DOC
Last edited by DocFlyer on 22 Sep 2011 21:44, edited 2 times in total.
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Re: HOTAS WARTHOG (Comportamento, Dicas e Opiniões)

Post by DocFlyer »

RELATÓRIO DO HW - DOCFLYER
Uso aprox: 220hs

Comportamento:

JOY
-Não apresentou qualquer erro de movimentação e posição (saltos na leitura)
-Ausência de transição de eixo (erro na leitura do sensor em seu ponto central ocasionado pelo retorno da mola e/ou assentamento do mecanismo no caso do HW)
-Resistência contínua e uniforme em todo o curso do joy.
-Retorno ao centro ficou melhor do que quando era zerado (prov. não estava amaciado).
-Não fiz qualquer tipo de lubrificação ou graxa (SE NÂO SOUBER FAZER, NÂO RECOMENDO)
-A meia esfera de articulação apresenta um leve despolimento.
-Botões de disparo ainda duros (acredito que a mola interna seja superdimensionada)
-Hats funcionando perfeitamente

THROTTLE
-Limalha plástica mínima (prov. da abrasão com o sistema de tensão dos manetes)
-Sistema de tensão não funciona bem desde zerado e atualmente está pior (depois da garantia vou tentar um MOD)
-Continua a folga lateral que não afeta a aceleração mas fica aquela sensação que tem algo solto.
-Aquele fecho de porta de banheiro de posto de gasolina (trava dos manetes) continuo achando feio mas coloquei um pedaço de capa de fio preto e ficou melhor o visual.
-Botões de disparo ainda duros
-Chaves e Hats funcionando perfeitamente

Quem puder postar sua avaliação ou a avaliação vista em outros sites, agradeço.

DOC
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
User avatar
VF-1_BRAVO
Posts: 209
Joined: 23 Apr 2006 21:00

Re: HOTAS WARTHOG (Comportamento, Dicas e Opiniões)

Post by VF-1_BRAVO »

O que seria esse sistema de tensão DOC? o meu continua perfeito.... nada de folga, nada de desgaste...
o doc, um amigo meu comprou o HW e o stick dele veio com esas setinahs aqui ó:

Image

o seu veio com essa setinha??? o meu não
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Re: HOTAS WARTHOG (Comportamento, Dicas e Opiniões)

Post by DocFlyer »

Bravo

Agora posso responder com certeza, não é o padrão.
Com estas setas, deve ser de um modelo "anterior" ao mercado americano.
Estranho, pois indicaria o que?
Provavelmente a direção para conectar o grip à base?

O Sistema de Tensão, são duas sapatas de nylon que funcionam como "um tipo de freio" para controlar a força da mão no manete. "Friction"

DOC
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
User avatar
EAKMotorsports
Posts: 4
Joined: 24 Oct 2005 21:00
Location: Curitiba/Paraná
Contact:

Re: HOTAS WARTHOG (Comportamento, Dicas e Opiniões)

Post by EAKMotorsports »

Bem eu acho q o unico jeito de saber se é ou nao modelo anterior ou nao é pelo serial o meu veio com estas setinhas e o serial dele é 07700. abs.
EAK
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Re: HOTAS WARTHOG (Comportamento, Dicas e Opiniões)

Post by DocFlyer »

Fakino wrote:Salve Doc.
Camarada, eu sou o Fakino, tenho comigo um conjunto Wartog da Thrustmaster, e estou precisando de uma ajuda do amigo em relação a um problema que apareceu na manete (Throttle) do meu Wartog. Semana passada de repente enquanto voava no simulador fiquei sem acelereção no Throttle, disconectei, reiniciei, fui verificar a situação do dispositivo no windows e constatei que a manete do Throttle, falhava sistematicamente até parar definitivamente. Tomei a decisão de abrir a manete e depois de desmontá-la integralmente , fui limpando (usei limpa contato ), engraxando as partes móveis (graxa de silicone) e remontando a parte lógica num passo a passo , pois depois pude observar com testes individuais que todos os ítens funcionavam separadamente quando conectados individualmente à placa lógica principal.
Descobri por fim, que tudo funcionava perfeito até conectar a cablagem dos chaves e switchs da manete principal, a partir de então perco todas as indicações dos dois Hall Sensors das duas manetes. Amigo moro aqui em Floripa e agradeceria qualquer ajuda do amigo. Vou postar este relato no fórum tb, mas se puder contar com sua ajuda ficaria grato. Abraço
Fakino
Salve Cmte.

Já estou em Bragança Pta. - SP após 20 anos em SC, más ainda tenho parentes de minha esposa por lá e muitos amigos.
Desculpe um pouco a demora na resposta e vou dar alguns dicas e cuidados:
1-Mantenha a calma e não pense no pior, sei que é um brinquedinho caro mas vai dar tudo certo.
2-Leia uns posts atrás onde discutimos sobre aterramento, alimentação e uso dos conectores USB no lugar certo.
3-Antes de de tentar mexer no hardware(abrir o bicho), esgote as tentativas no software:
a-Faça uma cópia das preferências ou das pastas e arquivos do Hotas Warthog
b-Desinstale tudo referente a ele (se tiver programas limpadores de registro tipo c-cleaner use pra finalizar a limpeza)
c-Baixe os últimos "drivers e firmware" no site do fabricante para evitar corrupção de arquivos.
d-Instale todos (atenção para os pedidos de liberação, como administrador e antivírus).
e-Agora teste primeiro no "Gerenciador de Jogos do Windows" depois no "TARGET"
4-Bem, agora eliminada o software vamos para o hardware:
*DESLIGUE O JOY POIS É INDEPENDENTE DO THOTTLE, VOCÊ NÃO VAI PRECISAR PARA OS TESTES
*LEMBRE-SE DE SEMPRE DESLIGAR DA USB PARA TRABALHAR NA PARTE INTERNA PARA DEPOIS RELIGA-LO
Você disse que: "tudo funcionava perfeito até conectar a cablagem dos chaves e switchs da manete principal, a partir de então perco todas as indicações dos dois Hall Sensors das duas manetes"
a-As swichs do painel funcionam?
Se sim continue, teste > swichs do painel + swichs do manete - os sensores do manete.
b-Se os dois funcionam? ok, senão desligue os dois e teste apenas os sensores do manete.
Se o manete funciona sozinho, ok
c-Agora, swichs do painel + manete. Ok?
5-Como você aparentemente percebeu que manete + swichs do manete continuam falhando:
b-Abra o manete, *fotografe para poder remonta-lo
b-Olhe se tem algum fio desligado
c-Agora com cuidado (se você tem alguma habilidade em eletrônica) desolde cada swich ou controle e teste no computador novamente com o manete.

Caso não tenha familiaridade com eletrônica procure um amigo que tenha...

Aguardo sua resposta.

Boa Sorte, DocFlyer
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
User avatar
Göcking
Posts: 259
Joined: 18 Jun 2010 21:04
Location: Santa Luzia - MG

Re: HOTAS WARTHOG (Comportamento, Dicas e Opiniões) - Parte1

Post by Göcking »

-Software de Configuração e Programação "T.A.R.G.E.T" com modos Simples e Avaçados incluindo uma configuração básica para o "IL-2 1946".
Senhores,

devido aos problemas ja relatados a repeito do H.W. na duvida melhor perguntar pra não fazer besteira.

Essa Programação tambem serve para o Cloud?

Se serve, como preecher o Creat association?

Title - IL-2 Sturmovik Cliffs of Dover

Path -(steam://........)

Associate configuration - é necessário preencher?

Obrigado!
"Que homem é o homem que não faz o mundo em que vive melhor."
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: HOTAS WARTHOG (Comportamento, Dicas e Opiniões)

Post by 21_Sokol1 »

Gocking,

A programação feita no TARGET para o IL-2 1946 não vai servir adequadamente para o IL-2 CloD, este tem muito comando diferente.
Mas pode servir de base para modificar de acordo com o CLoD.

Na minha opinião nenhum destes dois sim's exigem estas programações no TARGET, basta configurar os botões, HAT's, eixos do joystick e throttle diretamente no Setup do jogo.

O que o TARGET faz é fazer com que os botões/HATS emulem teclas ou combinação de teclas.
Exemplo, no jogo barra de espaço lança bombas, no TARGET voce programa o botão 2 do joy
para emular a barra de espaço e lançar as bombas...
Qual a vantagem disto, se pode fazer diretamente pelo DirectImput - com botão gerando o comando diretamente para o jogo?

Configurando os botões diretamente no Setup do jogo tem a vantagem de poder mudar algum comando durante o jogo, basta dar ESC (o jogo continua rodando) ir no Setup e mudar.

Simuladores com muitos comandos, como Falcon, LOMAC, PMDG para FSX... que acabam usando combinações complexas de teclado, tipo LCTRL+LALT+X+Y... é que se beneficiam e precisam destas programações no TARGET.

Nem o IL-2 1946, nem o IL-2 CloD fazem uso disto, embora a programação do TARGET possa ser utíl para situações específicas, como programar o mouse do throttle para controlar o Zoom no CLoD, que por default é feito apenas pelo mouse.
Ou por exemplo criar uma macro que faça a seleção de tanques, coloque o throtte em 5% e ligue o motor, abra o radiador com apenas apertar um botão, tipo faz a "mágica" tecla I no 1946.

Mas veja só, no Banana's tem um tópico sobre o Zoom no CLoD, e uns gringos estão testando programações do Warthog para controlar o zoom já alguns dias, criando scripts no TARGET.

Um sujeito, que não conhecia o keymapper JoyToKey, baixou este programa e configurou a mesma coisa, disse que levou cerca de 3 minutos, incluindo baixar o programa. ;)
O JoyToKey tambem em a vantagem de poder ser iniciado depois do jogo e de ser reconfigurado durante o jogo. É K.I.S.S. :)

Veja que não estou dizendo que voce não precisa do TARGET, apenas mostrando que tem alternativa (IMO até mais prática) se não
tem intimidade com profiles, scripts. Particularmente não gosto de botões modificados com o botão shift - assim um mesmo botão faz tres coisas diferentes, pois num dogfight acaba-se usando a função errada.

De qualquer forma, no http://www.warthogworld.com voce baixa profiles criados no TARGET especificamentes para o CloD.

http://www.warthogworld.com/hangar/down ... o=cat&id=9

O profile do Bayne ficou assim:

Image

Tem bobagens como "rockets" no botão 2 - Nenhum avião do CloD é armado com eles. :P
Ou o comando de FOV 30/70/90 no botão na lateral esquerda dos throttles - este é um comando que deve ficar no joystick, de preferência próximo ao POV HAT.
Seleção de magnetos nos botões da base do throttle - no CLoD isso não tem utilidade prática, é apenas cosmético, só para ficar "bonito nos filmes".

Sokol1
User avatar
Göcking
Posts: 259
Joined: 18 Jun 2010 21:04
Location: Santa Luzia - MG

Re: HOTAS WARTHOG (Comportamento, Dicas e Opiniões)

Post by Göcking »

21_Sokol1 wrote:Na minha opinião nenhum destes dois sim's exigem estas programações no TARGET, basta configurar os botões, HAT's, eixos do joystick e throttle diretamente no Setup do jogo.

Estou configurando aqui manualmente para o IL2 1946, mas não estou conseguindo o Thorttles (acelerador), como se faz?
As demais teclas até que estão indo.

Também, para aqueles que estão utilizando o Warthog, poderiam postar aqui como ficaram suas configurações, para podermos comparar e utilizar as melhores opções.

Desde ja, obrigado!!!!

Göcking
"Que homem é o homem que não faz o mundo em que vive melhor."
Post Reply