F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
=AN=Felipe

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by =AN=Felipe »

Sokol, tirei duas fotos das placas do AV8R, a primeira placa é a central, a segunda placa é a placa do Stick, onde ficam o HAT 2 botões e gatilho, como o AV8R tem muitos botões talvez eu não precise improvisar o HAT, posso usar 4 botões para isso, os do painel, facilitaria muito pois não precisaria desta outra placa ou estou errado?

Placa central
Image

Placa do stick
O botão do meio (esquerda da foto é o HAT), os outros 2 botões (extremidades da placa) são os botoões convencionais, e a fiação (a direita da foto) é a fiação desses botões que é ligada a central.
Image
User avatar
SK_Senshi
Posts: 163
Joined: 06 Dec 2007 21:00

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by SK_Senshi »

A central só sabe que o HAT é o HAT.... ao menos se vc não for reconfigurar tudo.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by 21_Sokol1 »

=AN=Felipe wrote: qual o tamanho de chave ALE que abre o joy?
Se não me engano a chave ALLEN é 1/8" (~3mm).

Um detalhe: estes parafusos ALLEN na parte de cima, no cantos, são apenas enfeites, deixe eles ai.
Na parte de baixo tem 4 discos de borracha, sob eles é que estão os parafusos que abre a base, devem ser tipo Philips.
Mas de qualquer forma precisará da chave ALLEN para abrir o grip.

E a príncipio não desmonte a rótula (cruzeta/gimbal), nem remova os fios que passam pelo cano
(da base para o grip, para HAT e botões), é um "angú" passar os os fios ai, pois saem a 90 graus.
Servirão para extensão dos fios do circuito AV8R ou para puchar novos fios.
Sokol, tirei duas fotos das placas do AV8R, a primeira placa é a central, a segunda placa é a placa do Stick, onde ficam o HAT 2 botões e gatilho, como o AV8R tem muitos botões talvez eu não precise improvisar o HAT, posso usar 4 botões para isso, os do painel, facilitaria muito pois não precisaria desta outra placa ou estou errado?
Como imaginei a uma segunda placa (a de cima) com diodos e resistores, portanto as duas placas precisam trabalhar em conjunto, os fios para o HAt e botões 1 a 4 do F-15 tem que sair desta segunda placa.

Quais as dimensões desta palca Nr.2?
Tem que ver se ela cabe dentro do grip (embunhadura do F-15) o que simplificaria um pouco as coisas - ela tem apenas 6 fios de entrada, se não couber tera que subir vários fios pelo (estreito) cano. :P

No minimo terão que subir estes 6 fios, mais 5 ou 8 fios para o HAT2 do F-15 (para ele use 4 botões da base do AV8R).

Para o HAT são 5 fios, estes que saem dos pontos marcados HL, HU, PO1, HD, HR (esquerdo, para cima, comum, para baixo, direito).

Verifique se no F-15 o HAT usa 1 fio comum mais os fios dos 4 ângulos, se forssim facilita, se não tera que eliminar as trilhas na placa suporte do HAT do F-15 e ligar dois fios em cada contato. De qualquer forma alguma modificação na placa do F-15 (remoção de diodos, corte de trilha) será necessária, a estudar.

Para os outros botões do grip do F-15:HAT 2 + trigger, shoulder, thumb, pickie, se não identificar uma trilha comum na placa Nr.2 para eles, ao invez de 9 tera que usar 16 fios (2 para cada botão)... :devil:

Image

Nesta placa Nr. sera preciso remover estes três swichs (botões) o que significa dessoldar (ferro de solda + sugador), ou com uma micro retífica (tipo Dremel) "extraí-los" pela parte de cima. O switch do gatilho deve estar na parte da frente desta placa.
Em dois dos pontos de cada um destes switchs deste serão ligados fios para os botões 1 a 4 do F-15.

Sokol1
=AN=Felipe

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by =AN=Felipe »

Desculpe Sokol lhe dei uma informação errada... o botão do meio (esquerda da foto) é apenas um botão! O botão do hat é ligado por fios a esta placa e ele não está soldado ele está solto fora da placa, apenas conectado...

Estou estudando uma forma de apenas ligar os botoões do F15 na placa do AV8R será que reconhece?

Lhe envio as dimensões assim que chegar em casa!

Agradeço!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by 21_Sokol1 »

Estou estudando uma forma de apenas ligar os botoões do F15 na placa do AV8R será que reconhece?
O que voce poderia fazer é ao contrário, ligar apenas os dois eixos do F-15 na placa do AV8R.
Esse jostick Suncom trabalha com emulação de teclado, deve ter um conector DIN junto com o gameporte, se seu computador tem entrada de teclado PS-2 tente arrumar um adaptdor e teste.

Assim, o circuito do AVR controlaria os eixos, e os botões do F-15 enviariam comandos de teclado, inclusive podendo ser programados em 4 modos diferentes com estes botões da base.
No forum X-Plane tem relatos de gente usando desta maneira.

Em relaçao a sua pergunta inicial, ligando dois fios de cada botão do F-15 nas posições correspondentes do AV8R funciona sim.

É preciso entender que o processo de ligação não é "Plug and Play", para minimizar o uso de fios os joysticks usam a chamada matriz (combinação de linha x colunas) par "ler" os botões e HAT, e cada joystick faz de um jeito, já desmontei alguns e nunca vi dois de marcas diferentes usando o mesmo esquema, num é 5x2 outro é 7x3... etc.

Mapear uma matriz seguindo as trilhas e fios é uma dor de cabeça, tive que fazer de um CH Combatstick e levei quase uma semana de tentativas e erro. :P Por isso passo a Dremel sem dó nas trilhas originais, deixo o PCB apenas como suporte físico dos HATS, botões.

Pense no F-15 apenas como botões, HAT's e eixos sem estarem ligados a nada, então faça um esboço de como ligaria nas posições originais do AV8R, então é que pode aproveitar os fios existentes no cano do Joystick.

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by 21_Sokol1 »

Não seria difícil eliminar esta placa:

Image

A foto não esta nitida, mas parece que tem 7 fios na entrada (lado esquerdo) e como no topo do AVR tem 4 botões, os tres visíveis na placa (SW2, SW3, SW4) mais o gatilho e o HAT que na prática são mais 4 botões (HU, HL, HD, HR).
Total de 8 botões.

Deduzo que 5 destes fios vão 4 switchs do HAT, mais 1 fio comum (4 colunas x 1 linha).

Sobram dois, que devem ser linhas que combinando com os 4 fios as colunas do HAT formam os outros botões.

Tente seguir as trilhas onde entra cada um dos 7 fios anotando para onde vão.

Este resistor que tem na placa (R28) serve apenas para limitar a corrente para o LED, ambos serão eliminados.
Os diodos (D1, D2, D3...) seria soldados diretamente num dos pinos de cada botão HAT (HAT são 4 botões juntos) do F-15.

Assim, facilitaria a instalação no grip do F-15.

Sokol1
=AN=Felipe

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by =AN=Felipe »

Sokol infelizmente nao deu certo! A placa do av8r realmente é feita para nao ser usada em nenhum outro lugar! Você tem alguma instrução de como fazer com a plaquinha BU ? Essa comprada no Brasil? Já estou com vergonha de lhe pedir ajuda hehe porque não entendo nada mas quero fazer esse f15 funcionar!

Caso eu compre a plaquinha! Eu consigo somente conectar os fios do F15 nela? 2 fios por botão 3 fios por eixo?

Um abração! E obrigado pelo seu tempo!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by 21_Sokol1 »

=AN=Felipe wrote:Sokol infelizmente nao deu certo! A placa do av8r realmente é feita para nao ser usada em nenhum outro lugar!
Funciona sim, já usei circuito de um joystick em outro, para a placa não faz diferença onde esta instalada, nem o que esta ligado nela.
A não ser que esta ai esteja queimada. Se plugar o cabo USB no micro o Windows reconhece?

Se estiver funcionado, veja se consegue tirar umas fotos mais detalhadas, de frente e por tras desta placa do HAT e dos conectores para os botões da base, com isso talvez de para te orientar melhor.

É que sem entender como são estas ligações com alguns fios em comum a mais de um botão (matrix) fica difícil fazer.

O BU0836 é vendido por um russo que mora na Inglaterra.
No site ele diz que não envia (mais) para o Brasil e México - provavelmente levou prejuizo com alguns "Gersons"...
Depois que ele colocou este aviso o TcheLoko pediu uma e recebeu. Então se quiser arriscar...

Mas o BU0836 vai apresentar as mesmas dificuldades de ligação pois usa Matriz para botões e HAT, o que requer combinar fios e usar diodos.

Tem o modelo BU0836X, que custa 20U$ a mais e dispensa matriz externa e apesar de usar dois fios por botão, pode ter um fio comum para vários, o que diminui a quantidade final.

Aqui no Brasil a opção é a Stargate-NG da USBInterface - com 24 botões e 6 eixos,
um inconveniente é que com ela tera que passar 24 fios pelo cano do F-15, pois não usa matrix.
Tera que usar fios bem finos para conseguir passar esta quantidade pelo cano. Talvez de fita de HD.
Mas como usa dois fios para cada botão facilita o entendimento de como ligar.

Sokol1
=AN=Felipe

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by =AN=Felipe »

Sokol infelizmente ela deve ter sido danificada ou queimou, provavelmente...

vou esperar um pouco e acabar comprando uma dessas plaquinhas... talvez essa Leo Bodnar Bu-X que não precisa ser soldada nem nada... apenas plugar...

Eu consigo calcular uma ponte mas não sou apto a fazer algo que supostamente é simples, mas não é nenhum pouco haha, de qualquer forma eu agradeço muito sua disponibilidade e tempo que investiu neste post e que em breve estarei comprando uma dessas plaquinhas (gostaria que me indicasse a que seria mais simples, não importando o valor) para poder realmente restaurar esse excelente joystick.

Um grande abraço!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by 21_Sokol1 »

Bem, a "mais fácil" seria o BU0836X = 45 libras.
Aperta uma trava, enfia o fio, esta conectado.

Image

Como tem 12,5 x 5,2 cm não cabe na base do joy (acho que de nenhum), tem
que colocar numa caixa a parte.

OK, mas... ]:)

O problema (sempre tem um :lol: ) é a quantidade de fios resultante entre esta
caixa e a base do joystick, no F-15 nominalmente seriam 30.
Usando comuns para +, -, e saidas para botões/HAT deve dar para reduzir para 17/18.

Acredito que um cabo DB-25 para impressora resolva.

Mas, ]:) montar os dois conectores macho DB-25 requeridos para a interface, na caixa
do joystick e na caixa onde ficara o BU0836X dara mais trabalho que usar um
BU0836, que cabe - apertado - na base do joy e ligando os fios usado diodos segundo
a matrix 6x6 usa uma menor quantidade de fios.

Quando se fala em matrix, o pessoal se "assusta" com este esquema:

Image

Mas ele é traduzido nisto, bem simples:

Image
http://www.escuadron69.net/v20/foro/ind ... eo-bodnar/

E, num josytick não precisa destes conectores Sidal (fichas conexion no desenho), no lugar dele seriam os terminais dos switchs de botões e HAT do joy.

Por isso acho o BU0836 (básico) o mais indicado, e custa uns 20U$ a menos. ;)

Sokol1
=AN=Felipe

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by =AN=Felipe »

Se você que conhece muito (muito mesmo, meus parabéns) indica o mais simples eu acredito que realmente seja a opção mais adequada e de bom senso.

Comprarei a plaquinha do Leo (tentarei entrar em contato com a loja) ou a vendida aqui no Brasil mesmo aí você me ajuda a montar?

O que eu quero fazer talvez facilite... como eu já tenho um throtle duplo (X65F) eu continuaria usando ele. No F15 eu queria usar somente os botões do Stick ou seja eu queria usar os botões como botões simples que serviriam como "HAT", assim como o Matos fez se não me engano. Dessa forma eu teria que soldar um diodo em um dos pinos do botão, ligando um fio, e o outro fio no outro pino, e esses dois fios conectados a nova placa, seria essa a ideia ?

Resumindo, não usarei a base do joy nem os botões dela, apenas os botões do Stick (o que deve reduzir a quantidade de fios pra menos da metade prevista, será?). Cortarei o "miolo" da base (onde fica o mecanismo X e Y eixos, o quadrado menor) e usarei como se fosse um Whartog, vai ficar do mesmo modelo... usarei um tubo para eleva-lo até a altura de um joystick de um F15 real e seria isso em "tese".

Um grande abraço!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by 21_Sokol1 »

=AN=Felipe wrote: Comprarei a plaquinha do Leo (tentarei entrar em contato com a loja) ou a vendida aqui no Brasil mesmo aí você me ajuda a montar?
Bom, o Bu0836 só é vendido na Inglaterra através do site linkado, não se acha em loja, já que é para um mercado muito restrito.
O que eu quero fazer talvez facilite... como eu já tenho um throtle duplo (X65F) eu continuaria usando ele. No F15 eu queria usar somente os botões do Stick ou seja eu queria usar os botões como botões simples que serviriam como "HAT", assim como o Matos fez se não me engano.
Veja, juntando os botões e os HAT* da parte de cima (grip) do F-15 temos um total de 12 botões.

*"HAT" é apenas 4 botões reunidos debaixo de um "chapéu", cada um destes botões é ligado da mesma forma que um botão de gatilho por exemplo.

São 4 botões de apertar (push button/momentâneos) mais os 8 distribuidos em 2 HATS - assim não a o que simplificar na ligação deles (além do que já é simplificado com uso da matriz linhas x colunas).
Dessa forma eu teria que soldar um diodo em um dos pinos do botão, ligando um fio, e o outro fio no outro pino, e esses dois fios conectados a nova placa, seria essa a ideia ?
Sim, com o BU0836 cada um dos dois pinos de cada botão precisara de um diodo - coisas simples, significa fazer uma solda a mais por conexão, vide o desenho do espanhol.
Resumindo, não usarei a base do joy nem os botões dela, apenas os botões do Stick (o que deve reduzir a quantidade de fios pra menos da metade prevista, será?).
Nas minhas contas não considerei estes botões da base - não acho práticos de usar em nenhum joystick, e tendo em vista que pretende um joystick "alongado" seria ainda menos prático ligar estes botões da base, que ficariam abaixo do nível do assento da cadeira. Guarde para algum futuro projeto de "button box". ;)

Portando são 12 botões x 2 fios cada = 24 fios.
2 potenciometros x 3 fios cada = 6 fios.

Temos os teóricos 30 fios - que serão reduzidos com a matriz.

No caso do BU0836 (básico) para o grip bastarão 4* (fios) colunas x 3 (fios) linhas = 7 fios (é o que acontece nesta placa do AV8R).

*Se quiser que o gatilho apareça para o Windows como botão 1 serão 5 colunas (fios), com 4 aparecerá como botão 3, o que na pratica não faz diferença.
Cortarei o "miolo" da base (onde fica o mecanismo X e Y eixos, o quadrado menor) e usarei como se fosse um Whartog, vai ficar do mesmo modelo... usarei um tubo para eleva-lo até a altura de um joystick de um F15 real e seria isso em "tese".
Quando desmontar a base vera que nem sera preciso cortar nada, o módulo do gimbal (rótula) - que tem ~ 9 x 9 cm de lado - se separa da caixa, tipo Warthog, facilitando montar do jeito que voce quer.

Estava esquecendo, este cabo gameporte do F-15 deve ter uns 8~10 fios internos, guarde ele que sera útil.

Sokol1
=AN=Felipe

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by =AN=Felipe »

Fala Sokol!

Guardei o fio gameport, talvez eu tenha pensado em utilizar os fios internos que são da mesma espessura dos "originais" e são bemmm cumpridos, era isso?
No caso do BU0836 (básico) para o grip bastarão 4* (fios) colunas x 3 (fios) linhas = 7 fios (é o que acontece nesta placa do AV8R).
Até a parte dos 30 fios eu entendi perfeitamente, assimilei, o que preciso entender agora é a tal matriz, vi o esquema e preciso entende-lo para poder aplicar no F15. (Como era fácil resolver a matrizes de álgebra e de resistência dos materiais no cálculo de treliças, mas matriz de fios??? nunca pensei ser tão "complicado" heaihaeiuh")

A placa do AV8R foi reconhecida pelo Windows, porém quando eu conecto o eixo X por exemplo no local adequado o eixo não funciona, eu estou achando que essa placa só funciona se tudo estiver conectado (conforme original) como eu não entendo eu ainda tenho essa impressão.

Um abração!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Braz

Post by 21_Sokol1 »

=AN=Felipe wrote: Até a parte dos 30 fios eu entendi perfeitamente, assimilei, o que preciso entender agora é a tal matriz,
Esta "matrix" voce entende é na prática, começe ligando um botão e depois mais um, vai endender a lógica da coisa.
Tempos atras fiz este esquema para um gringo do SimHQ ligar um Tm FCS no BU0836, no caso do F-15 é a mesma coisa, só vai acrescentar mais um fio saindo das linhas (ROW) do BU0836 para o segundo HAT, os fios verde, azul claro, azul escuro, roxo vão tambem apara o segundo HAT. Fácil. :)

http://i47.tinypic.com/15pjz4o.jpg

Obs. os diodos nao precisam necessariamente serem soldados num dos terminais dos switchs (botões), pode ficar no meio do fio...
A placa do AV8R foi reconhecida pelo Windows, porém quando eu conecto o eixo X por exemplo no local adequado o eixo não funciona, eu estou achando que essa placa só funciona se tudo estiver conectado (conforme original) como eu não entendo eu ainda tenho essa impressão.
Bem, os botões e HAT são "circuitos normalmene abertos" (NA), ou seja só funcionam quando voce aperta um (igual ligar uma lampada), assim para o circuito não importaria se estão conectados fisicamente ou não.

Os potenciometros, dependendo de como o circuito foi projetado até poderia ser, mas não é comum.
O BU0836 por exemplo controla até 8 eixos. Se voce conecta apenas dois potenciometros (ex. X e Y) ele desativa os outros seis eixos e no Painel de Controle do Windows aparece apenas 2 eixos.

Quando voce diz que "conecto o eixo X" esta ligando o potenciometro ogiginal da Saitek ou o do F-15?

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by 21_Sokol1 »

Em relação a compra de uma nova placa USB.

No caso do Bu0836 tem que comprar "no escuro" - não adianta mandar email, que o Bodnar não vai responder, o "raça" simuleiro é um bicho bem encrencado, provavelmente teve problema com alguns "morons" alem dos "Gersons" :lol:

Tambem não envia numero de postagem para "tracking".

Eu comprei BU0836 em quatro ocasiões, mas todas antes do aviso "Não envio para Brazil", bem como sei de mais de uma 6 dúzia que comprou, mas isso não garante que vai mandar novamente...

De qualquer forma o PayPal te dá ~30 dias para pedir o estorno do pagamento caso não receba, ai entra o "fator" CORREIOS, pois embora da Inglaterra para cá leve uns 4 dias, o tempo para entregar na sua casa ninguem sabe...

Talvez até pedidos de cancelamente de pagamento devido atraso do Correios é que levou a colocar o "Brazil" na lista negra...

Lembrei desta outra opção, o Njoy32 - desenvolvido pelos russos para upgrate no joystick (russo) Defender Cobra, vendida no ocidente por uma empresa da Holanda, tem até recursos mais avançados que o BU0836 - não necessários para o "Projeto F-15":

http://flightsimcontrols.com/store/joys ... er-njoy32/

Sokol1
Post Reply