F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
MaGOid

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by MaGOid »

Algumas perguntas: você tem 3 mãos? :-) Como conseguiu tirar as fotos? Foi outra pessoa?

Aceita encomendas?
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by DocFlyer »

Cmte. MaGOid

Tenho um tripé acoplado na câmera.
Estou tentando possibilitar o "Upgrade do F-15 Suncom":
Seria através do envio do joy à Universidade onde eu faria:
-a troca dos pots
-a colocação de uma placa GenJoy
-a ligação de todo joy
-e mais uma saída para um manete com controle duplo de potência e vários controles
-e uma saída para pedaleira com frenagem independente.

Att
DOC
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by 21_Sokol1 »

DocFlyer,

O único porem nesta receita é a tal "lata de driveR", pois mesmo a de drivE 1.44 que é mais fina (~1mm) não sera fácil cortar com uma tesoura comum.
Folha de lata de conserva, lata de óleo... não serve? São de material ferroso, bem fina (<1mm), dá para cortar com tesoura, atraem imãs, mas não sei se com os Gauss necessários.

Tenho 2 destes joys aqui, mais um throttle Sumcom SFS, mas a experiência de colocar um BU0836 na base do Suncom não foi nada animadora, é tudo muito restrito.

Sokol1
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by DocFlyer »

21_Sokol1 wrote:DocFlyer,
O único porem nesta receita é a tal "lata de driveR", pois mesmo a de drivE 1.44 que é mais fina (~1mm) não sera fácil cortar com uma tesoura comum. Folha de lata de conserva, lata de óleo... não serve? São de material ferroso, bem fina (<1mm), dá para cortar com tesoura, atraem imãs, mas não sei se com os Gauss necessários. Tenho 2 destes joys aqui, mais um throttle Sumcom SFS, mas a experiência de colocar um BU0836 na base do Suncom não foi nada animadora, é tudo muito restrito. Sokol1
Cmte.

Realmente é um pouco dificil mesmo com uma tesoura robusta e afiada.
Uma dica seria riscar bem a lata com uma ponta de aço e depois usar a tesoura comum ou dobra-la até enfraquecer.
Outra, seria uma gilhotina de cortar papel. (depois não vai servir pra papel :lol: )
*O que eu indico para quem gosta de DIY, vale a pena comprar uma tesoura de cortar metal tamanho médio pois ela serve inclusive para cortar placas de circuito de fibra de vidro, folhas de aluminio, plástico grosso maleável, etc.. etc... Não é cara e eu dura uma vida.

Quanto ao espaço, eu sei qual o seu principal problema: altura dos conectores e fios

*Dica, use conectores de "flat cable":
Opção A
1-corte no tamanho, aproveitando ao máximo os pinos próximos que dá pra incluir.
2-posicione os fios sobre as "baias em v" ( |V| ) e coloque um duréx pra manter tudo no lugar.
3-precione aquele encaixador que fica atrás destes conectores usando uma morsa, devagar até encostar.
4-antes de tirar da morsa ponha um pingo de "super bond..." nas laterais
5 espere secar, abra a morsa e está pronto.

Opção B (se ainda estiver com pouco espaço)
1 a 3 - faça os mesmos passos.
4-Abra a morsa e remova o encaixador e o duréx com cuidado para não puxar os fios.
5-com um soldador de ponta bem fina e limpa, coloque um pingo de solda em cada "baia em v" ( |V| ).
6-Coloque cola quente para fixar e isolar, está pronto.

DOC
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
Caradeloko

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by Caradeloko »

Ei amigo vc ja tem o preço para fazer um desses....tenho uma placa usb Mjoy 16 64 botões 16 eixos mais não consegui funcionar o censor Hall nela...ela usa aquele programa SV mapper com potenciometros e botoes funciona bem mais com sensor não.
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by DocFlyer »

Caradeloko wrote:Ei amigo vc ja tem o preço para fazer um desses....tenho uma placa usb Mjoy 16 64 botões 16 eixos mais não consegui funcionar o censor Hall nela...ela usa aquele programa SV mapper com potenciometros e botoes funciona bem mais com sensor não.
1-Você tem um F15-Suncom?
2-Qual o modelo de "hall sensor" esta usando?
3-Já tem a lista de materias que expliquei no início deste tópico?
4-Se tem, me fale como está sua montagem ou se puder mande uma foto.

Tenho também uma Mjoy16 e funciona perfeitamente.

DOC
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
User avatar
SK_Senshi
Posts: 163
Joined: 06 Dec 2007 21:00

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by SK_Senshi »

Alguém tem uma dessas manetes da suncom pra vender????
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by 21_Sokol1 »

Bem, a manete do HOTAS da Suncom é bem rara - o primeito throtle (acelerador) duplo - que atualmente é moda - lançado no final da decada de 1990:

Image

Eventualmente acha-se no eBay.

Já o joystick (ou grip, manche) é mais fácil de achar, tem uns tres modelos, baseados no grip do F-15 Eagle, com pequenas variações, como ter ou não botões na base:

Image

Ou com uma "lanterna" vermelha no lugar do China HAT, assim:

Image
Este modelo da foto, o Suncon SFS FC saiu USB, já no final da "vida" da Suncom, por isso é mais raro que o manete (throttle), nunca vi à venda, nem no eBay.

Outro detalhe: existem os modelos originais da Suncom, feitos na China e alguns modelos fabricados em Manaus depois que a Suncom faliu, estes de qualidade inferior.

O josytick costuma aparecer no Mercado Livre.

Como a maioria é gameporte (não suportada no Window7) só tem utilidade para quem pretende modificar para USB.
Se for este o caso, PM me :) tenho uns quatro ''collecting dust''.

Sokol1
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by 31_CrossBones »

:Skull_anim:

S!

Cara, não conhecia esse throttle da SunCom. Muito bom, hein? :o

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
User avatar
SK_Senshi
Posts: 163
Joined: 06 Dec 2007 21:00

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by SK_Senshi »

Então Sokol, no último mês já passaram 2 manetes pelo Ebay, mas sempre o frete torna a aquisição proibitiva. Estou tentando fazer uma manete e o stick para o F-5EM, por isso estou interessado em uma dessas ou similar.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by 21_Sokol1 »

Eu comprei um deste throttle (manete) SFS no eBay, começo do ano passado, custou 11 U$ + 38U$ de frete, não achei caro o frete, pouca coisa diferente de um SEDEX por aqui.

Sokol1
User avatar
SK_Senshi
Posts: 163
Joined: 06 Dec 2007 21:00

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by SK_Senshi »

Então, o problema é que os dois que eu vi estavam juntos com o manche, daí só o frete ficou em 51 US$. :sweat:
Matos

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by Matos »

S!

Vivo caçando um desses pelo ebay, mas sempre que acho o envio é só praquele hemisfério...

Já o stick mesmo tenho o que coloquei o BU0836, e mais dois que comprei pro "estoque". Um com falso china hat e outro com china hat normal, como no meu.

Tava vendo com o TriggerHappy69 da DCS pra me vender um, mas o frete da Noruega até aqui é pesado |(

Continuo na procura.

Matos
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by 21_Sokol1 »

..daí só o frete ficou em 51 US$
Se voce analizar bem, este frete por um throttle e um joystick não esta caro.
Compare com os 38 U$ que paguei só pelo throttle.

Para enviar um pacotinho com dois micro controladores Stickworks, coisa de 10cm cada
pesando menos de 100 gramas, que estou vendendo para um gringo, o Correio local vai me
cobrar 21U$.

Mesmo que vendedor do eBay diga que não envia para o "resto do mundo" pergunte -
uns são ''mericanos'' típicos e nem conversam - mas alguns concordam em enviar,
comprei um CH F16 Fighterstick de gameporte de um destes que a principio não
postavam para fora dos IUSEI.

Sokol1
User avatar
SK_Senshi
Posts: 163
Joined: 06 Dec 2007 21:00

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by SK_Senshi »

sim, eu mesmo já comprei um F-15 Hawk e algumas outras coisinhas no ebay, mas o lance são os US$ 50,00 de limite da receita.
Enfim, vou continuar a pesquisa e ver se encontro algum pra me servir como base.... mas enquanto isso vou começar a adaptação da empunhadura das manetes com alguns joys antigos.
Post Reply