F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by DocFlyer »

Matos

Ficou muito boa sua montagem. O calço branco que colocou vai gerar mais atravessamento pois fica mais centralizado (como o centro de uma gangorra). Fazer com que o conjunto de imãs encoste e deslize sobre a placa de fundo é o ideal.

Outra dica é verificar se os pots não entraram muito apertados nos rasgos, pois a plaquinha metálica de fundo aumenta a espessura em décimos de milímetro.

ImageImage

Att. DOC
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
=AN=Felipe

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by =AN=Felipe »

Fala gente blzura?

Quero fazer uma modificação em um Joystick desses porém tenho algumas dúvidas e tenho certeza que podem me ajudar!

Primeiro, eu não entendo nada de eletrônica, apenas sou fã de aviação militar e ter um joy desses é muito legal, então, o que vocês me aconselhariam como bibliografia para principiantes?

Segundo, Quero fazer com que o stick fique elevado, entre minhas pernas, como no avião real, que modificação de base poderiam me sugerir ?

Qual a lista de materiais que vou precisar e onde comprar?

Um abraço gente!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by 21_Sokol1 »

=AN=Felipe wrote:Fala gente blzura?
o que vocês me aconselhariam como bibliografia para principiantes?
Foruns, principalmente os russos como Sukhoi, Avia-sim (de quebra vai entender por que eles são os "melhores" pilotos simuleiros do mundo). :lol:)

Em ingles no SimHQ tem muita coisa, mas tem que pesquisar, pois são uns 10 anos de "teorias".
No antigo UBIZ00 (Forum Maddox Games da Ubi) tem um tópico "Sim Pit Builder/Stick Modder Thread" com muita coisa, dos "golden days" do IL-2, mas infelizmente os morons não deixaram colocar com o fixo e por isso esta perdido em algum canto ou foi para o lixo.
Segundo, Quero fazer com que o stick fique elevado, entre minhas pernas, como no avião real, que modificação de base poderiam me sugerir ?
Essa questão é complicada, pois a base do joystick, cruzeta e molas vão sofrer maior carga com uma haste alongada, o que varia de acordo com o modelo do joystick.

O ideal seria pegar um joy barato para experiências, antes de modificar o definitivo.

A "Rule of the thumb" é não passar de ~10 polegadas (25 cm), o que significa deixar a base do joy mais ou menos logo abaixo do assento da cadeira.

Use como referência o artigo que tem nesta Computer Pilot:

http://www.pcaviatornetwork.com/files/CP143MT6FZ6A.ZIP

Para deixar "no chão" o ideal é construir uma nova base/cruzeta, exemplo neste PDF:

http://www.mikesflightdeck.com/download ... Sample.pdf

Também tem a questão de que uma base colocada no piso exigiria um maior deslocamento do grip, o que acabaria conflitando com a mesa, cadeira e joelhos do "piloto de pijamas". :lol:
Qual a lista de materiais que vou precisar e onde comprar?
Cano de PCV ou aluminio para alongar, ferramenta de corte (serra, "cegueta"...), o diametro de ~1 polegada, e outras seções mais finas para encaixar dentro deste até combinar com o "cano" original do joystick (visualize uma antena telescópica).

Cola CA, cola Epoxi (Araldite) e/ou Massa Epoxi

Procure em lojas de material de contrução.

Ferro de solda de ~30 wats para emendar os fios que vão ser alongados.
Fios finos para fazer as extensões.
Fio de solda e pasta de soldagem.
Estilete
"Espaguete" termoretrátil para isolar as emendas dos fios - tambem conhecido como "heat-srink tube".

Isso tem em lojas de material eletrônico.

Sokol1
=AN=Felipe

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by =AN=Felipe »

Fala Sokol, valeu!

Seguinte, como posso modificar as entradas para USB?

Qual seria o método mais simples e útil? Seria necessário modificar o sistema mecânico? Ou apenas recortar a base do Joy igual um colega fez neste fórum e elevar com um pvc ?

Um grande abraço! E obrigado!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by 21_Sokol1 »

=AN=Felipe wrote:Fala Sokol, valeu!
Seguinte, como posso modificar as entradas para USB?
Imaginando que você tem um joystick Suncon, que é do "tempo do onça" - gameporte.

Usar estes adaptadores USB>gameporte "Ching Ling" não é solução pois eles são de baixa resolução (leem poucos pontos - 128/256 - no curso do potenciometro).

A solução ideal é instalar nele um novo controlador USB (2.0, de 10 ou 12 bits - 1024/2048 pontos de resolução), opções:

http://www.leobodnar.com/products/BU0836/
http://www.leobodnar.com/products/BU0836A/

O Leo Bodnar diz não enviar mais para o Brasil (zil,zil - os "BR" são "ma persona" na Internet)...

Opção Tupiniquim (meio $$$):

http://usbinterface.com.br/loja/product ... ucts_id=26

Como é orientada (acertadamente) para o mercado do Flight Simulator é meio limitada em numero de eixos e botões - 6 e 24 respectivamente, alem de não ter POV HAT, o que não a impede de controlar o HAT. Apenas ficará sem as diagonais 45, 135, 225, 315 graus.

O Suncom F-15 precisa de 12/13 botões e 2 eixos, dá e sobra.
Qual seria o método mais simples e útil? Seria necessário modificar o sistema mecânico? Ou apenas recortar a base do Joy igual um colega fez neste fórum e elevar com um pvc ?
Imaginando que se refere a alongar o Suncom F-15, a principio instale o controlador USB dentro dele se possível, ou se achar difícil, pois o espaço na base é restrito, numa caixa caixa o mais próximo possível (fios dos pot's compridos pegam "ruídos"), corte o cano abaixo do grip e faça a extensão com PVC (Tigre :rofl: ) do tipo roscável para água fria (branco) que são espessos e resistentes que o tipo soldável (marrom).

Medi o cano de um Suncom F-15 (praga por aqui) e ele tem 18mm de diametro externo.

O cano de PVC de 3/4'' tem 19,05mm de diametro interno, então serve, eventual diferença de diametro entre os dois voce resolve enrolando fita crepe bem apertada no mais fino até encaixar no mais grosso e "soldando" com CA (Super bonder).

Se achar que o joystick ficou com o "pescoço" fino - o diametro externo do PCV 3/4'' é uns 25mm, vista um cano de 1" (diametro interno de 2,6mm) nele, assim o conjunto final ficará com 33,5mm, e bem forte.

Se respeitado os 25 cm de extensão recomendados, entre o piso e a base do joy voce pode fazer uma torre retangular de MDF com as medidas da base do joy para deixar o grip na mão. A pequena base ~15x15cm do Suncon F-15 facilitaria também usar um tubo de PVC tipo esgoto de 20, 25 cm para isso...

A idéia é essa:

Image

Isso usando os potenciometros originais, um tipo com dimensões diferentes de tudo o que se acha no mercado, portando praticamente impossíveis de trocar.

Se não estiverem bons a solução é adaptar sensor HALL/ima de neódimio, como descrito pelo DoCFlyer, o que é facil em teoria, mas difícil na execução.
Na questão de "ligação eletrica" é igual a um pot', liga 3 fios.

Sokol1
=AN=Felipe

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by =AN=Felipe »

Show Sokol!

Bom... ainda sou ignorante nessa área eletrônica, não tenho conhecimento, então, caso pareça ridículo me desculpe haha...

Caso eu compre essa plaquinha http://usbinterface.com.br/loja/product ... ucts_id=26 , eu teria de conectar as peças originais nessa placa e usar normalmente correto?

Outra dúvida, é a questão mecânica dos movimentos, a precisão do sensor HALL é maior porém não sei se saberia montar de primeira, talvez com muitas tentativas e lendo bastante hehe, voltando a questão mecânica, qual seria o ideal? manter o sistema de molas original ou criar um mais "preciso"?

Um grande abraço novamente! E mais uma vez agradeço a paciência.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by 21_Sokol1 »

Eu diria que a "eletronica" que é preciso para mecher com estes "Frankstein" é saber que eletricidade é baseada em positivo e negativo e que os dois não podem se misturar, ou sai fumaça. :lol:

E saber fazer solda, caso ainda não saiba compre o ferro, pasta e solda (material barato) e pratique emendandos fios no Youtube tem muitos vídeos. Fácil.
Caso eu compre essa plaquinha http://usbinterface.com.br/loja/product ... ucts_id=26 , eu teria de conectar as peças originais nessa placa e usar normalmente correto?
Isso mesmo, voce liga nela os fios dos dois potenciometros (3 fios por potenciometro) e dos botões do joystick (2 fios por botão), veja que na placa em vários pinos, são as "tomadas" para eixos e botões.

Ela vem com alguns acessórios usados para ligar os potenciometros e botões.

- 03 Cabos Flat (16 vias) com conector
- 06 Alojamentos (3 vias)
- 20 Terminais para pinos

Como a placa tem mais eixos e botões (2 e 12) do que vai precisar voce pode aproveitar os que sobrar para um "button/trim box".
Outra dúvida, é a questão mecânica dos movimentos, a precisão do sensor HALL é maior porém não sei se saberia montar de primeira, talvez com muitas tentativas e lendo bastante hehe, voltando a questão mecânica, qual seria o ideal? manter o sistema de molas original ou criar um mais "preciso"?
A principio tente manter a mecanica original, inclusive os potenciometros, para deixar o projeto o mais simples possível. Não exagerando no comprimento da extensão a mola original da conta do recado. Deixe a adaptação do sensor HALL para uma segunda fase.

Construir um novo mecanismo, como fez o TcheLoko é só para quem tem ferramentas avançadas - furadeira de bancada, solda para metal... Neste caso a solução mais prática é como os projetos do Bauer (Roma) do Avia-Forum, mandar cortar a laser.

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by 21_Sokol1 »

A idéia da extensão com o cano de PVC é esta:

Image

Em escuro é o cano original do joystick - que alias não deve ser cortado - em azul o cano de PVC de 3/4" encaixa nele, e dentro deste cano vai um pedaço de ~9 cm de cano de 1/2" (em verde) para encaixar no grip do joy onde a parte escura encaixava. Em vermelho seria a fita crepe enrrolada no mais fino para ajustar o diâmetro caso seja necessário.

O comprimento de 25 cm é sugerido, pode ser maior ou menor.

Sokol1
=AN=Felipe

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by =AN=Felipe »

Que legal heim Sokol!

Agradeço muito sua paciência!

Vou lhe perguntar sobre mais uma possibilidade, eu guardei um joy meu que eu quebrei por besteira, um saitek av8r para pc, ele funciona perfeitamente, porém sem querer fiz uma besteira no sistema mecânico dele e ele travava nos movimentos, não move suave, tudo funciona, placa, fios, potenciômetros etc... teria como utilizar esta placa do av8r que possui vários botões, 5 eixos (2 aceleradores, x , y e z), 1 hat view, 8 botões, 1 mode switch (3 posições), 1 gatilho, e 3 botões para disparo.

Talvez seja uma possibilidade o que acha?

Um grande abraço
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by 21_Sokol1 »

Sim, voce pode usar a placa do AV8-R no Suncon.
Como tem HAT, 12 botões da e sobra, já que o F-15 precisa de HAT mais 8 botões.

Vai sobrar 3 eixos e 4 botões, se quiser use para fazer um "button/trim box" ou até mesmo um throttle.

O inconveniente é que a placa do AV8R não cabera na base do F-15 (custa caber um BU-0836 55 x 32mm)
então coloque numa caixa externa, que deve ficar o mais próximo possível da F-15.

Quando desmontar o AV8R não corte os fios, observe primeiro se na placa onde vai o HAT tem diodos/resistores (pequenos retangulos)
soldados nela, o que indica que é uma matrix - um indicativo é se subir só 4 ou 5 fios da base para o topo.
Neste caso tera que ligar os fios dos HATS e botões do F-15 nesta placa.

Sokol1
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by 44_Santo »

Daria para fazer um throttle externo e colocar a placa nele, ligando o manche via cabos.
Eu acho que cabos de rede CAT-5 ou CAT-6 são bons para esse tipo de ligação, já que são pares trançados projetados para evitar interferências e são relativamente baratos.
Talvez 2 cabos seriam suficientes, cada um tem 8 fios.
O único porém é que eles não são muito flexíveis, mas são bastante resistentes.



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
=AN=Felipe

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by =AN=Felipe »

Valeu gente! assim que o F15e chegar, vou tentar modificar a placa e entro em contato para dar um feedback!

Mais uma vez agradeço a paciência!

Um abração!
=AN=Apache

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by =AN=Apache »

Muito bom .. estou acompanhando e ja deu o lance em dois SOMCOM pra fazer modificações tb... Vou acompnhar e ja i aprendendo....
=AN=Felipe

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by =AN=Felipe »

Gente chegou! Veio zerado! acho que dei sorte!

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Agora vou estudar para poder conectar a fiação e botar ele pra funcionar!

Vou botando as fotos e tirando as dúvidas! Um abração gente!
=AN=Felipe

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by =AN=Felipe »

Sokol1 qual o tamanho de chave ALE que abre o joy? Vou comprar um joguinho novo, as que eu tenho aqui não abrem e daqui a pouco espana o parafuso aí já era!

Um abração!
Post Reply