F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Jagua
Posts: 25
Joined: 03 Jun 2016 23:08

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by Jagua »

Não alterei o PCB do grip, apenas interliguei alguns pontos para o GND, acrescentei um resistor e inverti o LED, como pode ser visto aqui:

Image

Mapeei todos os botões e liguei em um multiplex de 16 bits. Assim o número de fios do grip diminuiu de 22 para apenas 8: VCC, GND, S0, S1, S2, S3, Z e LED.

Na base retirei as placas, cortei a placa dos botões e dessoldei todos os componentes da placa que restou, mantendo somente os botões, leds e resistores:

Image

Assim ficou uma montagem mais limpa e aproveitando o que já existia...
Jagua
Posts: 25
Joined: 03 Jun 2016 23:08

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by Jagua »

Fiz uma modificação também em um Yoke e Pedal da CH, também com um Pro Micro.

O pedal funciona com o leme ativado o tempo todo, e os "toe brakes" só aparecem quando os dois pedais são pressionados simultaneamente, mantendo o diferencial entre os pedais para controlar os brakes e o leme.

Pode ver aqui:

https://youtu.be/YXmOpzhqQDA
Jagua
Posts: 25
Joined: 03 Jun 2016 23:08

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by Jagua »

Mais fotos de como ficou a placa multiplex no manche do Raptor:

Image

Image
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by airwolf »

Fiz o update de um F-15 Raptor, mas sem trocar os pots.

Utilizei um multiplex de 16 portas e um Pro Micro. Eu mesmo fiz o programa, com filtro de média móvel e curva de resposta exponencial.

O botão abaixo do POV duplica a função de todos os botões do manche, incluindo o POV, e acende o LED quando está acionado. Os botões da base podem ser utilizados para mudar o perfil ou como shift, o que dá um total de 80 funções, fora o POV.


Não alterei o PCB do grip, apenas interliguei alguns pontos para o GND, acrescentei um resistor e inverti o LED

Mapeei todos os botões e liguei em um multiplex de 16 bits. Assim o número de fios do grip diminuiu de 22 para apenas 8: VCC, GND, S0, S1, S2, S3, Z e LED.

Na base retirei as placas, cortei a placa dos botões e dessoldei todos os componentes da placa que restou, mantendo somente os botões, leds e resistores:
Fiquei interessado nessa sua implementação. Algumas perguntas:

Você montou algum diagrama de conexões?
Desciam 22 fios do grip? Tenho dois F-15 Talons da suncom e não descem tantos fios do grip.
Você ligou os fios do grip no multiplexador e deste na placa de leds e botões/arduino? Não fez um desmultiplexador?
Você fez o software de programação do arduino? Não usou o MMJoy2? Se sim, qual linguagem de programação? Poderia disponibilizar o código fonte?
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
Jagua
Posts: 25
Joined: 03 Jun 2016 23:08

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by Jagua »

Boa noite Airwolf,

Respondendo as perguntas:
1. Não montei diagrama, apenas anotei a sequencia de conexão dos botões para identificá-los dentro do programa;
2. Sim desciam 22 fios, pois é um Raptor antigo que não tinha nenhum shifter no grip e tinha 3 placas na base;
3. Agora estou com um Talon para modificar e é bem diferente;
4. Liguei todos os botões do grip no multiplexador. Os botões são demultiplexados pelo programa;
5. Fiz o programa e ele é codificado de acordo com o tipo de joy que estou utilizando. A linguagem é Arduino mesmo (C++). Já utilizei para modificar CH Yoke, CH Pedal, Suncom, etc. Mas para cada um faço adaptações "na mão". Bem diferente de um MMJoy ou um FreeJoy, que são bem mais complexos e tem um programa de configuração.

Parte do código (filtro de média móvel) também utilizo em um projeto que vou lançar comercialmente: O TrackIMU.com, um head tracker inercial, que já desenvolvo há 5 anos e utilizo há 2 anos, no lugar do TrackIR, e agora já está na fase final:

Image

Image

Em breve vou fazer um vídeo mostrando o funcionamento.
Jagua
Posts: 25
Joined: 03 Jun 2016 23:08

Re: F-15 Suncom SOLUÇÂO 100% - Hall Sensor

Post by Jagua »

Boa noite!

Segue um vídeo do uso do TrackIMU e do Suncom modificado no DCS:

https://youtu.be/BGllrkhcnZc
Post Reply