Thrustmaster T16000-M "inside view"

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Lobo

Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"

Post by Lobo »

Um update sobre a durabilidade:

Como eu disse em outro tópico, evitei abrir o T16000M e lubrificar, para testar o quanto ele duraria sem folga. Agora após um ano de uso começa a aprecer uma pequena folga na volta à centralização, nada que atrapalhe no uso, mas já abri e lubrifiquei. Foi castigo divino, pois em outro tópico escrevi que estava durando bem sem folga e lubrificação... Hehehe!

Portanto, o "prazo de durabilidade sem lubrificar" é curto, recomendo que desmontem e lubrifiquem logo ao comprar para que fique perfeito por mais tempo.

Abraços!
Last edited by Lobo on 30 Nov 2010 08:10, edited 1 time in total.
User avatar
40_Griffon
Ala
Ala
Posts: 1667
Joined: 17 Dec 2005 21:00
Location: Santos/SP

Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"

Post by 40_Griffon »

Well, pois é, nada é perfeito em si. Demorei até me decidir por ele, review daqui e de lá e acabei optando como alguns sabem pela compra de um T16000m + CH Pro Trottlhe, capaz de ambos chegarem semana que vem... De qualquer forma uma preocupação que me surgiu foi o fato do vendedor me dizer que o último modelo que ele tem em estoque (o meu está vindo em um lote diferente) aparentemente possui um problema no eixo do leme, ele não responde de forma controlada, ou seja, você não pode colocar só um pouco de força, pois ele aplica totalmente o leme, não tem como você dar só aquela “giradinha”, ele coloca tudo, mas conversando com ele, acreditamos que isso seja apenas problema com este modelo. Pedi pra ele que quando as minhas encomendas chegassem (principalmente com o CH Pro Trottlhe) para que ele faça testes para verificar a presença de algum tipo de Spike anormal em ambos os equipamentos. Chega de problemas que nem tive com o X-52 rsrrs.

Em tempo, grato pela dica Lobo, vou ficar ligado quando o meu chegar. Pra este tipo de serviço só existe a graxa de silicone ou teria outra coisa com melhores resultados no mercado?

Grato
Luis Felipy
SK_Griffon
Lobo

Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"

Post by Lobo »

Oi Luis!

Olha, não sei realmente qual a melhor opção, eu usei graxa de silicone, aquela na bisnaga da Implastec, mas de "orelhada", pois realmente não sei qual a solução mais adequada. Quem CERTAMENTE entende disto são o Sokol e o DocFlyer! Hehehe!

Acho que você recebendo e lubrificando legal, deve durar mais de 2 anos fácil sem folga alguma. O meu só deu esta folguinha mínima - fica "frouxo" milimetricamente perto do centro, nada que realmente atrapalhe um joy "normal", mas em um muito sensível como este, com resolução alta, fica a luz chata verde acesa se eu solto ele, não centraliza 100% "hands off".

Mas não deixe de lubrificar, pois internamente o bicho desgasta mesmo sem lubrificação, tinha mais pó branco dentro dele que no Morro do Alemão! :)

Abraço!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"

Post by 21_Sokol1 »

Bem, para lubrificar use graxa para engrenagens de impressora, à base de silicone, Teflon - NUNCA produtos a base de petróleo, pois ataca o plástico a médio prazo.

Agora é preciso bom senso na lubrificação, uma fina camada entre as partes móveis na aréa de contato e só.

Exemplo do que não fazer - neste joy acho que foi usado uma embalagem de graxa de silicone.

Mola pingando graxa:

Image

Aqui a graxa foi aplicada no eixo do grip, numa area que não entra em contato com outras...

Image

Aqui foi aplicada uma generosa quantidade do lado de FORA do eixo do potenciometro - talvez imaginaram que por permeabilidade chegasse no eixo. :lol:

Image

Graxa por fora da coifa, provavelmente para atrair poeira... :P

Image

BTW-Um dos "bugs" do Warthog, falta de fluidez nos movimentos para direita - alias relatada por um Beta tester - tem sido atribuido a má qualidade da graxa empregada (lá na China) para a lubrificação. Vide tópico: http://forums.eagle.ru/showthread.php?t=62564

Sokol1
User avatar
Furias
Manicaca
Manicaca
Posts: 697
Joined: 30 Jun 2008 21:00

Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"

Post by Furias »

S!

Tem praticamente 01 ano que estou usando o T-16000. Agora posso postar minhas impressões :

Prós :

precisão dos eixos X e Y - o grande diferencial . os demais eixos tem resolução de apenas 256 , mas nada comprometedor .

- ambidestro - afinal ser canhoto é F...

- botões de fácil alcançe. 05 no grip contando o hat ( que não uso) e 12 na base .

- base muito estável .

Contra :

-não gosto do desenho do grip .

Levei uns 03 meses para me adaptar ao joy . O ponto forte é a precisão , conforme ressaltado . Configurei os settings do joy para 100 em todas as escalas . No default pra mim ficou a resposta muito lenta .

Acredito que ele preste um bom serviço por mais um ano . Até agora sem problemas nos botões e eixos. Apenas o desgaste normal e que não compromete o desempenho . Um ano de uso e ainda não usei nenhum programa para recalibrar .

Conclusão : um joy bem preciso para a categoria dela , com durabilidade normal , tendo em vista que é um produto descartável.

SP!
Lobo

Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"

Post by Lobo »

Aqui no meu eu improvisei uma coifa (para não entupir de poeira) e coloquei graxa até a base do eixo, pois ali tem um desgaste bem visível. Com a lubrificação tinha ficado bom, mas hoje resolvi apertar MESMO o suporte da mola, com um trava rosca de aeromodelo que tinha aqui de bobeira, e ficou show! Novinho, centralizando perfeito. Como desgaste, este "aperto extra" resolveu 100%!
User avatar
Furias
Manicaca
Manicaca
Posts: 697
Joined: 30 Jun 2008 21:00

Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"

Post by Furias »

S!

Agora já sabemos como não lubrificar o joy :lol:

A questão é sendo eu um analfabeto em eletrônica , como fazer a manutenção do joy sem destruí-lo heheheheh ??

Posso abrir um Top gun que tenho aqui para fazer, digamos testes de bancada :)


SP!
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"

Post by DocFlyer »

Cmte. Furias

Só há 2 formas de aprender:

Com alguém que faça manutenção em aparelhos eletrônicos e esteja disposto a te ensinar sem cobrar.

Outra forma é sozinho.
-Sempre desmonte um pequeno conjunto por vez, para não se perder na montagem e sobrar um monte de peças e parafusos. (tirar fotos de cada etapa é uma boa ajuda)
-Desmonte devagar observando principalmente onde estão presas. (ex: um lado não soltou, veja que ele pode estar preso por algum tipo de encaixe por pressão geralmente de plástico) ---Trabalhe sobre uma mesa ampla e clara e se alguma mola ou peça saltar, não se preocupe, procure onde ela se encaixaria ou teria alguma função.
-Como chines é doido por cola quente, você vai encontrar por todo lugar. Evite remover a frio. Use a ponta de uma pistola de cola quente e uma colher de chá para remover. (cuidado na movimentação dos fios, tire fotos para ver a posição e cor)
-Nunca trabalhe com ele conectado. Feche, teste, se for necessário abra novamente. Até ficar ok

Quanto a você ser canhoto, na aviação é pior que no futebol. Tem de aprender chutar com os dois pés. Em 70% dos vôo num ULM "Águia" meu instrutor me jogava para direita.
Outra opção é pedir para o Che-Loko fazer um joy de resina para adaptar no seu controle.

Att. DOC
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
User avatar
Furias
Manicaca
Manicaca
Posts: 697
Joined: 30 Jun 2008 21:00

Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"

Post by Furias »

Rssss

Oi Doc, então aprendi a chutar com os 2 pés . No il-2 é claro ;)

O manche em si não tem grande problemas , basta ter grip pra ambidestro . Agora um Hotas ...aff

obrigado pelas dicas. Devagarinho vou aprendendo .

SP!
User avatar
40_Griffon
Ala
Ala
Posts: 1667
Joined: 17 Dec 2005 21:00
Location: Santos/SP

Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"

Post by 40_Griffon »

Como diria nosso EX-PRESIDENTE...

NUNCA NA MINHA HISTÓRIA DA SIMULAÇÃO TIVE UM JOYSTICK TÃO PRECISO. :D :lol:
Pela primeira vez acertei na compra de equipamentos de simulação (também depois de tanta pesquisa e pentelhação com o Sokol e com o Cross, tinha que dar certo :lol: )
Meus equipamentos (T16000m+CH Pro Throttle) chegaram neste Sábado, tive pouco tempo pra testar, mas até aonde testei posso dizer que este conjunto HOTAS que montei dá de 10x0 em qualquer X-52. É impressionante ver que o CH Pro Throttle não possui um spike sequer, o “mini-stick” é perfeitamente preciso para usar tanto quanto visão no cockpit tanto para designação de alvos no LOCK ON. Tive que fazer apenas algumas mudanças com o programa da CH, mas foram coisas para deixar do meu agrado.
Voltando ao T16000m, a precisão dele é algo que eu nunca havia experimentado. Logicamente por questão de gosto e apreciação, fui logo pegando um Pony 20D-NA para justamente fazer um teste com a mira K-14 (BTW, nunca havia executado um tuneaux tão preciso como o que fiz com o T16000m) e o que mais me chamou a atenção foi o maior controle que tenho agora para colocar a mira no ponto que eu quiser da aeronave inimiga, coisa que com um X-52 Vanilla da vida eu não conseguia.

Agradeço também a turma aqui deste post que ajudou e muito na minha escolha, a gente parece chato perguntando, perguntando e perguntando, mas é que pra este tipo de “hobby” é necessário certa pesquisa, pois o investimento geralmente é um pouco alto. Um thanks especial para o meu grande amigo Cross e ao Sokol que tiveram a divina paciência de responder as minhas perguntas quanto aos equipamentos. :lol:

Grande abraço.
Luis
SK_Griffon


PS: Os dois equipamentos (CH Pro Throttle + T16000m) foram adquiridos por mim na loja do Jean que é o CO da ala do IL-2 dos Falcões da Noite (FN_Macbare). Atendimento de primeira. :)
https://www.macbare.com.br/product_info ... cts_id=614
MaGOid

Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"

Post by MaGOid »

LuizF, eu dei uma olhada e na loja dele não tem nada da CH Products.
User avatar
40_Griffon
Ala
Ala
Posts: 1667
Joined: 17 Dec 2005 21:00
Location: Santos/SP

Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"

Post by 40_Griffon »

Produtos da CH só por encomenda. Paguei R$ 550,00 no Pro Throttle.
Lobo

Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"

Post by Lobo »

Luis, se você se animar a serrar o teu 16000m e fazer um alongamento nele, vai ficar de cara como a precisão absurda que fica.

Eu quando comprei o meu também fiquei bobo como era preciso o "negócio de plástico vagabundo", mas quando li uma matéria em uma revista que o Sokol1 postou, comprei uns pedaços de PVC, alonguei o bicho, e ficou espetacular. Mas eu paguei uma merreca nele, pois comprei lá fora, então serrei sem dó nem piedade!

Vale muito a pena! Abraço!
User avatar
40_Griffon
Ala
Ala
Posts: 1667
Joined: 17 Dec 2005 21:00
Location: Santos/SP

Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"

Post by 40_Griffon »

Lobo, eu gostaria de saber no momento como você fez o protetor da coifa pra ele? Hoje estou usando o saco de fábrica no qual ele veio embalado para fazer a proteção, fica uma coisa muito feia na minha mesa. Gostaria de saber o que você usou e se possível, você poderia tirar uma foto?

Grato desde já.

Luis Felipy
Lobo

Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"

Post by Lobo »

LuisF wrote:Lobo, eu gostaria de saber no momento como você fez o protetor da coifa pra ele? Hoje estou usando o saco de fábrica no qual ele veio embalado para fazer a proteção, fica uma coisa muito feia na minha mesa. Gostaria de saber o que você usou e se possível, você poderia tirar uma foto?

Grato desde já.

Luis Felipy
Pior que a sua: pedaço de sacola de supermercado e fita crepe! Hahahaha!

Tenho vergonha de tirar foto, mas meu "cockpit" parece um barraco de uma favela indiana, chei o de fios e gambiarras dependurados, então está compondo o "estilo"!

Mas funciona, ao menos não entra poeira e não atrapalha o movimento! E ajudo a natureza mantendo este pedaço de plástico! :clap:

Abraço!
Post Reply