Freetrack Tutorial Passo a Passo - de leigo para leigo

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
User avatar
32_Mariocar
Engrenado
Engrenado
Posts: 2717
Joined: 18 Jan 2005 21:00
Location: Rio de Janeiro

Re: Freetrack Tutorial Passo a Passo - de leigo para leigo

Post by 32_Mariocar »

Não lembro, mas estou portando as fotos da minha "frankcâmera" com a lente adaptada. :D

Image

Uploaded with ImageShack.us


Image

Uploaded with ImageShack.us

Image

Uploaded with ImageShack.us

Image

Uploaded with ImageShack.us
SP!
Mariocar
User avatar
Göcking
Posts: 259
Joined: 18 Jun 2010 21:04
Location: Santa Luzia - MG

Re: Freetrack Tutorial Passo a Passo - de leigo para leigo

Post by Göcking »

Beleza Mariocar, obrigado!

Göcking
"Que homem é o homem que não faz o mundo em que vive melhor."
User avatar
32_Mariocar
Engrenado
Engrenado
Posts: 2717
Joined: 18 Jan 2005 21:00
Location: Rio de Janeiro

Re: Freetrack Tutorial Passo a Passo - de leigo para leigo

Post by 32_Mariocar »

Putz, um cara descobriu que basta limpar a lente com removedor que o filtro IR sai! :@

http://www.sas1946.com/main/index.php/t ... 977.0.html
SP!
Mariocar
Helberth10

Re: Freetrack Tutorial Passo a Passo - de leigo para leigo

Post by Helberth10 »

http://www.gsprodutos.com/trackclippro.shtml

Isso deve funcionar bem com o controle de WII?
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Freetrack Tutorial Passo a Passo - de leigo para leigo

Post by 21_Sokol1 »

Acredito que deva funcionar sim, pois estes clips com LED's para o Freetrack foram baseados no TrackClipPRO. Mas não deve apresentar nenhuma vantagem sobre uma montagem DIY (bem feita) com
LED's. Em todo caso de uma pesquisada ou pergunte no forum do Freetrack.

Edit - achei algo a respeito, uma configuração do Freetrack para a geometria de LED's do TrackClipPRO.
http://gotbush.org/forums/index.php?topic=7236.0

Sokol1
Helberth10

Re: Freetrack Tutorial Passo a Passo - de leigo para leigo

Post by Helberth10 »

Opa.

Obrigado pelo retorno, Sokol.
Vou comprar pra testar.
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Freetrack Tutorial Passo a Passo - de leigo para leigo

Post by 44_Santo »

Não se esqueça que tem que ser o controle do wii original, porque o "ching ling" só reconhece dois pontos.



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Helberth10

Re: Freetrack Tutorial Passo a Passo - de leigo para leigo

Post by Helberth10 »

44_Santo wrote:Não se esqueça que tem que ser o controle do wii original, porque o "ching ling" só reconhece dois pontos.



santo.

Hum... dessa eu não sabia... já ia comprar um "genérico" no ML mesmo :/

hehhehehehehe
User avatar
41_Tche-Loko
Manicaca
Manicaca
Posts: 953
Joined: 18 Mar 2009 21:00
Location: Santa Maria - RS

Re: Freetrack Tutorial Passo a Passo - de leigo para leigo

Post by 41_Tche-Loko »

Image

Alguém poderia me dizer a medida X (em vermelho).
'Nao acreditar em si e o principio do fim'
ecosta

Re: Freetrack Tutorial Passo a Passo - de leigo para leigo

Post by ecosta »

Tomando com base o centro do eixo articulado: 6,8 Cm
[]`s
Ecosta

41_Tche-Loko wrote:Image

Alguém poderia me dizer a medida X (em vermelho).
User avatar
41_Tche-Loko
Manicaca
Manicaca
Posts: 953
Joined: 18 Mar 2009 21:00
Location: Santa Maria - RS

Re: Freetrack Tutorial Passo a Passo - de leigo para leigo

Post by 41_Tche-Loko »

ecosta wrote:Tomando com base o centro do eixo articulado: 6,8 Cm
Valeu! :y:
'Nao acreditar em si e o principio do fim'
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: Freetrack Tutorial Passo a Passo - de leigo para leigo

Post by airwolf »

Olá Pessoal,

Montei o meu Freetreco. Segui os passos do site http://www.free-track.net/english/

Eu queria usar uma playstation 3 eye, mas é muito difícil a pessoa que vende saber se é o modelo é antigo (fácil de remover o filtro) ou o novo (muito difícil de remover o filtro).

Por isso passei a ver outros modelos da lista. Os modelos da logitech são difíceis de encontrar um igual seminovo.

Então fui para os modelos da microsoft, que produz hardwares muito bons. Achei a VX-1000, que tem para vender seminova. Paguei R$ 41,90, completa com a caixa, manual e CD. Esta é uma câmera bem fácil de se tirar o filtro de IR.

O segundo ponto foi tentar achar os leds IR e saber qual a corrente de trabalho. No ML os vendedores até informam, mas é cerca de 19,00 só de frete.
Fui nas eletrônicas da minha cidade. O problema é que os balconistas não saber dizer as especificações. Então comprei assim mesmo e comprei os resistores com base em uma estimativa de corrente que eu havia feito (utilizei informações dos vendedores do ML). Comprei os resistores, três modelos de leds diferentes para garantir (três de cada modelo), três faixas de resistores (22 omhs, 27 omhs, 70 omhs, os dois primeiros de 1/4 de W e o último de 1/8 de W - cada faixa vem o mínimo de 10 resistores), mais o suporte de pilhas, 1 metro de fio vermelho, 1 metro de fio preto e a chave liga desliga. Total: R$ 22,68, incluídas duas passagens de ônibus para ir nas lojas.

Para montar o suporte do boné, eu utilizei fio 10mm usado e cintas plásticas. Utilizei os resistores de 22 omhs.

A parte da calibragem deu bastante trabalho. A princípio eu não quis mexer na câmera e tentei fazer funcionar sem tirar o filtro IR. Deu bastante trabalho e até funcionou, todavia, com o ambiente escuro. Quando ligava o simulador e lançava luz sobre mim, dando umas travadas pelo fato de o reflexo da luz do monitor interferir na câmera.

Então, finalmente, resolvi tirar o filtro IR. O filtro IR dessa VX-1000 é bem fácil de tirar e tem até um passo a passo no site do Freetrack (http://www.free-track.net/english/hardw ... vx1000.php).
Com o filtro removido, as coisas ficaram muito melhores. Com a luz do meu escritório acessa (tenho duas lâmpadas fluorescentes de 40w) consegui calibrar para captar apenas o sinal da luz dos leds. Nem precisei instalar o filtro pró IR (filme fotográfico ou película de disquete).

Depois de vários acertos nas demais calibragens (sensitivity, smoothness, dead zone, etc), ficou excelente!
Testei e funcionou em: IL-1946 12.2 com o Vip modpack, Lock On, Falcon 4.32 BMS e Flight Simulator 2004.

Hoje, na amazon, vi o TrackIr 5 por U$ 149.99 (dólares) (https://www.amazon.com/TrackIr-Premium- ... B0029M6VKA)
No ML, por R$ 999,00 (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -jogos-_JM)

O Freetreco custou: R$ 64,58.

Image
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Freetrack Tutorial Passo a Passo - de leigo para leigo

Post by 21_Sokol1 »

Legal, e fez "wireless". :))

Depois veja se arruma pack bateria de lítio recarregáveis - destes mini-helicopteros e etc - não pesa nada e a carga dura bastante tempo.
Post Reply