HOTAS Logitech G940

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
21_Sokol1
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Post by 21_Sokol1 »

Review de uma unidade final - a que o J.Hall testou era pre-produção - d 0 G-940, na LockOnFiles:

http://www.lockonfiles.com/modules.php? ... =0&thold=0

IMHO Logitech did their homework and released a product that mid to hardcore flight simmers would be happy to have as part of their kit. I predict that Logitech will sell a whole slew of G940's to satisfied customers.

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Post by 21_Sokol1 »

Mais um user review (GOZR=testpilot, aerobatic pilot, beta tester for IL2 and beta tester for RoF):

http://www.gozr.net/iocl/viewtopic.php? ... 2174#p2174

Não gostou, não supera o M$ Force Feedback2.

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Last edited by 21_Sokol1 on 08 Sep 2009 22:32, edited 1 time in total.
31_CrossBones
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Post by 31_CrossBones »

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S!
the flying experience is better on my CH pedals, X-45 throttle and MSFFB2. .
A M$ é imbatível em sua linha de Hard. Caros, porém de extrema qualidade. O Mariocar é testemhunha disso com seu headset :)

Infelizmente são dificílimos de se encontrar. Seria bom mesmo aparecer um concorrente à altura.

SP!
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21_Sokol1
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Post by 21_Sokol1 »

Outro "user review" do G940, DavidWa testado no IL-2 durante ~12 horas.

Ele comparou com seu M$ FF2+CH PRO Throttle+CH PRO Pedals, usando um rWindows 64 bits.

Resumindo, gostou.

-A força de centralização pode ser definida no software, coisa que não é possivel com o M$, pois seu software não é compativel com os novos OS.

- Achou a atuação das forças mais suaves que do M$.

- Num hamerhead voce sente o efeito progressivamente, enquanto no M$ receberia avisos curtos.

- Com os 5 "rotators" no joy e no throttle pode trimar o avião para voar "hands off".

Estes rotators não tem posição central, que desgrada uns (caso do sujeito) e agrada outros, pois torna a trimagem mais suave, sem ter que forçar para sair da posição central, comparando, como acontece com o sistema de mola dos joys Saitek.

- Como o Il-2 não suporta dual throttle, usou o segundo throttle como "cheater": controlando os flaps.

- Gunnery (atirando): é aqui que o G940 brilha.

Usando um P-51 NA com a K-14 habilitada.
It is the most stable joy stick for shooting 50 cal in IL2 I have ever used. With some basic trimming and adjusting the elevator trim to a touch nose down you can slide the piper on to your target with little to no waggle and only the minor kicking you get from the 50 cals off the p51 does it move in a small vibration over the target... I am now hitting at 9% and best was 23% in 12 hours. I had 2 fast kills in War-clouds tonight where I hammered the 190s at 500m.
Segundo ele é o joystick mais estavel para atirar com as .50 do IL-2.
Deixando o nariz ligeiramente trimando para baixo, voce pode deslizar o "pipper" da mira sobre o alvo. Que passou a acertar melhor.
"Jantou" 2 FW-190 no War-Clouds a 500 metros.

Como tem outros usuarios reclamando de uma deadzone no G940, disse que é so ajustar no software, o que condiz com o que o Logitech_Mark informou, que não deadzone mecanica.

Fazendo curvas:

Isso voce sabe, fazer curvas da maneira errada resulta num belo "blackout".

Com o FF voce sente que esta puchando forte e alivia, não entrando em blackout. Diz que passou a fazer belas curvas e voce sente quando precisa usar o leme para ajudar a rolar para um Split S.

O pedais, embora ligeitamente mais estreitos que o CH PRO Pedal ele considerou melhores, devido a inclinação para os pés, o que o torna mais conformtavel ao usar, e é bem suave no acionamento. Reclamou do apoio dos pés em metal, pois pilota de meias...

O GoZR - do review anterior - considerou os pedais um "garbage"...

Por fim diz que software do joy pode ser considerado Beta. Apos o inicio das vendas ja soltaram uma nova versão.

Fonte: http://simhq.com/forum/ubbthreads.php/t ... ost2857943

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Post by 21_Sokol1 »

Mais um "user review", ronht no forum Eagle.

Aprovado para o Black Shark, que exige uma trimagem diferenciada.
I've had a couple of days with the G940 and wanted to pass along my thoughts.

First of all, I've had the following HOTAS setups -

Saitek X36
Saitek X45
Thrustmaster Cougar with the IJ Uber mods, hall sensors and Simpad rudder pedals. >>>Isso é que o "state of art" que voce pode conseguir em termos de HOTAS não FF atualmente. Bom, da para incluir um pedal VKB no lugar do Simped. ;)

And for those of you that have been around SimHQ and other forums, I was the creator of the SaitekHelp web site several years ago. That said, I do NOT have any connections to Logitech or Saitek.

I won't go over most of the appearance issues that have already been covered. My impression to-date is that the G940 is a quality product. If there is anything I would physically change with the G940, it would be to make the rudder pedals a bit wider and allow a bit longer throw. The Simped pedals have spoiled me big time.

The G940 has a bit of a learning curve, setting it up with various games as it's seen as 3 separate controllers in some and not others. For instance, the Joy X axis on the joystick is pitch and you may find that Joy X axis is used on the throttle as well when the throttle is seen as a different controller. So it takes a bit of trial and error to get everything set up to your liking if you're not used to assigning separate axis to separate controllers. Also some games require you to invert the axis to get a correct response in game.

The G940 easily adapts itself well to assigning buttons directly through the game, as in Black Shark, LockOn, Rise of Flight, FSX and others, or by use of the Logitech programing software. In addition, you can use a combination of the two - As an example, the Logitech software does things like cycle commands which you can't do with the same DX button in a game, or you can assign a button to one of the in game modifiers (like RAlt) that is used in Black Shark to get more than one command out of a DX button assignment in-game.

It also takes some trial and error getting the Force Feedback and axis sensitivity set up to your liking. As an example, I've set the rudder axis to the lowest sensitivity at full range to get the best response in Black Shark. (which is needed due to the short throw of the rudder pedals causing the rudder response to be oversensitive at any other setting)

One of the biggest issues to understand with the G940 with Black Shark is in order to achieve the correct trimmer stick response you have to put a piece of tape over the optical dead-man switch or the joystick will not hold the trimmed position when you let go of it. This is not a big deal, and in other games you'll find that you'll need to take the tape off. As an example in Rise of Flight, the bumps on the ground are felt through the stick on landing. It's a great effect, but if you let go of the stick with the tape still on, the stick will continue to buck it's way across your desk.

So far I've used the G940 in Black Shark, LockOn, Rise of Flight and FSX and overall I have been very impressed with the immersion that FFB adds and how well the G940 performs. The tactical feedback the G940 provides in game is impressive.

This is THE HOTAS for Black Shark. With the dead-man switch covered (so the stick remains in the trimmed position) Black Shark becomes a whole different game. It may take a bit of re-learning to get to your current comfort level flying in Black Shark, but once you see how the trimmer really is supposed to work and discover the accuracy that the Flight Director mode offers in strafing, attack runs and free flight it will change how you look at this simulation in my opinion.

LockOn, Rise of Flight and FSX also all have a different and more realistic feel - especially with trimming and flying on the edge of the performance envelope. The tactile response the stick provides in these simulations is nothing short of great.

Overall, I'm very impressed with the G940 HOTAS, and would highly recommend it to anyone.

That's my 2 cents anyway.
ronht
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Post by 21_Sokol1 »

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Post by 31_CrossBones »

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S!

Incrível o desempenho dele no IL-2. O joy tem a mesma resposta que o Sidewinder FF durante as forças G.

Gostei muito :ok

SP!
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Post by 21_Sokol1 »

Finalmente os russos do Aviaforum "analizaram"um G940 - inclusive com a tradicional chave de fenda:

http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1256746041
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1256746041
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1256746041
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1256746041
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1256746041
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1256746041

Pela primeira vez em joystick comercial (COTS) foram usados ROLAMENTOS, tem quatro nos mancais da cruzeta nos eixos X e Y.

Mas como sempre "economizaram", nos pedais são usados buchas de plástico, e pior os eixos das engrenagens são de plastico, o que induz "backslash"... :roll:

http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1256976336

O FF dele é bem barulhento:

http://www.youtube.com/watch?v=hJWbiqxy ... r_embedded

Os testes com o Precision Testes não foram animadores:

Com o joy desligado da energia (sem FF) sem retorno ao centro testando so a precisão do gimbal:
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1256935109
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1256935109
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1256935109

Com o joy ligado, mas testando so o retorno ao centro (sem FF):

http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1256935180
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1256935180
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1256935180

Com o joy ligado e FF ativado, melhorou, mas apresenta "ruidos":

http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1256935294
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1256935294
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1256935294

Estes "ruidos" - no IL-2 - atrapalham manter o "piper" sobre o "bogey".

Aqui teste do pedal, note o grafico "serrote"- ruim - o segundo grafico é do pedal VKB Mk18 mais senoidal, para comparação:

http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1256935384
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1256935384

Mais algumas fotos internas:

http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1256969588
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1256969588
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1256969588
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1256969588

Fotos internas do throttle:

http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1257027794
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1257027794
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1257027794
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1257027794
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1257027794
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1257028577
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1257028577

O sensor HALL 3D é o mesmo Melexis usado no Tm T.16000M - feito para massas.

O resto do joy mantem componentes comuns - como os pots - aos joys já conhecidos. Mais um joy "Logitech"...

Enfim, como eu já disse, vai ter muito gringo chorando daqui a uns seis meses... :-P

Não relacionado mais interessante, é que disseram lá que a VKB deve mesmo lançar um joy semi-replica dos grips de caças russos, Su-27, etc... com sensores MaRS, rolamentos... provelmente no segundo semestre de 2010. A fase de prótotipo toma muito tempo (~10 meses).

E, para agradar a galera por estas "longitudes":

TT on
E se você comparar o G940 com o X52 com pedais Saitek?
Qual é melhor?

São conjuntos um pouco diferentes, já que muitos estavam esperando o o kit completo do G940 com ForceFeedback. O X-52 não tem ForceFeedback.

Em princípio, se o X-52 tiver os imãs reposicionados * , e retirado a "cortina de plástico" :-? dos pedais Saitek, é um bom conjunto e como mostra o Precision Tester, o G940 não é concorrente para o Saitek MODificado.

O pedal Saitek desenha uma onda senoidal no Precision Tester, em comparação com o "serrote" do G940.

NTT -* O MOD de reposicionar os imãs reduz a falta de linearidade da resposta do X-52 - desde que voce tenha culhões para fazer isto. :-P
TT off

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Matos

Post by Matos »

S!

Já que aparece algum finlandês maluco substituindo esse conjunto inteiro do centro em "párstico" por peças em metal feitas por ele no quintal de casa com algumas das singelas ferramentas que tem. :lol: :lol:


Valeu

Matos
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Post by 21_Sokol1 »

Bem, que estiver pensando em pedir ao bom velhinho para incluir um g-940 na lista do próximo natal, é bom pensar tres vezes:

http://forums.logitech.com/t5/PC-Gaming ... d-p/400826
http://forums.logitech.com/t5/PC-Gaming ... d-p/391136

O tal Mark - gerente do projeto - que promovia o G940 nos foruns de simulação pode ser considerado MIA...

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Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!
21_Sokol1 wrote: O tal Mark - gerente do projeto - que promovia o G940 nos foruns de simulação pode ser considerado MIA...
Sokol1
Lamentável. Pensei que a Logitech tivesse tomado vergonha na cara e lançado um produto de qualidade.

SP!
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DocFlyer
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Post by DocFlyer »

Pois é Cmtes. :sad:

Eu desconfiei dos milagres de qualidade e funcionalidade.
Sinceramente se fabricassem algo pra durar a empresas de Joys iriam falir. Esta é uma das melhores funções deste fórum, ajudar a consertarmos as "cgdas" deles.
DocFlyer wrote: Eu tenho um "FFB" da ThrustMaster e já testei o Sidewinder, é uma bomba e mecanismo interno frágil, ruím de centralizar e mais atrapalha que ajuda numa simulação. Qual a avaliação "não tendenciosa" desse critério pelos foruns?
Como piloto afirmo que não existe nada ainda que responda como manche real até porque os próprios simuladores são limitados por uma série de fatores. Principalmente o hardware necessário que muda muito em pouco tempo.
DocFlyer ;)
Por isso continuo num segundo projeto de mecanismo do Hotas Cougar...
Modificando um Hotas Cougar http://www.gavca.com/modules.php?name=F ... highlight=
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
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Post by 21_Sokol1 »

Bem, até agora só decepção com o G940:

Um cara postou no Eagle Forum
14-10-2009: All in all I don’t regret buying the G940, I like it (I am extremely picky and demanding for HOTAS, mind you). It gives me more possibilities than my X52 and handles the best of all sophisticated HOTAS I ever owned. Blablabla...
E em
23-01-2010: After the months since I bought it, it started having reliability issues. Throttle travel causes spikes on R1 and R2 rotaries, They are now almost useless. Throttles are very inprecise, same travel causes different imputs, and it takes about 1cm of travel to see the difference in input, too much. Also thanks to its crummy and barely programable software, I cannot recommend this HOTAS to anyone at this time.
after the premature end to my new logitech g940 ( two months use )rudder pedal failure like somebody else on these forums :-( . shame as i was beginning to like it .
:roll:

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Re: HOTAS Logitech G940

Post by 21_Sokol1 »

Sairam os novos drivers (5.08) que prometem resolver os problemas notados pelos usuarios
do G-940 (Black Shark, IL-2...), deadzone, perda do feedback... A alguns relatos positivos
sobre estes novos drivers.

http://logitech-sjca.navisite.net/web/f ... lgs509.exe

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Re: HOTAS Logitech G940

Post by 21_Sokol1 »

Exemplo de problemas do G-940:

http://www.falcoesdanoite.com.br/forum/ ... 800.0.html

Sokol1
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