Encoder mouse

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Encoder mouse

Post by 44_Santo »

Por favor, alguém saberia me dizer se os encoders encontrados nas rodinhas dos mouses serviriam pra alguma coisa ou tem que ter CI pra controlar.
E como eles funcionam.

Obrigado.

santo
Last edited by 44_Santo on 06 May 2009 19:19, edited 1 time in total.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Bão, não e sim. :D

Tem dois tipos de encoder em mouse: mecânico e ótico.

Já testei um do tipo mecânico, com um circuito USB de gamepade, não funciona direito - não discrimina esquerda de direita.

Já com o circuito USB Mjoy16 - que foi programadado para renhecer encoder funcionou - mais ou menos.

É que o Mjoy16 tem dois tipos de leitura para encoder.
Se girar lento, ele gera um determinado botão (um para cima e um para baixo).
Se girar rápido, ele gera botões diferentes (um para cima e um para baixo).

Isso porque o firmware do Mjoy16 foi criado pensando nos rádios do Flight Simulator.

Porem :-P , com o encoder de mouse quando voce gira lento, ficou pulando um "click", ou seja tem que dar dois piques na roda do mouse para gerar o botão.

Contei o "causo" aqui:
http://www.aerovirtual.org/forum/index. ... oder+mouse

No topico um cara postou um circuito para converter o sinal do encoder do mouse em seiláoque (de circuito entendo lhufas), e disse que precisaria de outro circuito :-? para ler o primeiro...
Vide:
http://www.electronicsinfoline.com/Circ ... 13676.html
http://www.electronicsinfoline.com/Circ ... 13676.html

Esquema:
Image

O BU0836 reconhece encoders, mas não sei se "lê" estes de mouse.

Em foruns russos tem algumas coisas com encoder de mouse, mas lá só entendo as fotos. :-P

Sokol1
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Post by 44_Santo »

Professor Sokol, sua resposta foi uma verdadeira aula.
Dependendo do que eu tiver aqui da até pra usar.
Mas esse encoder aí ta parecendo de mouse de bolinha, será que o da rodinha do mouse óptico não seria diferente?

Brigadão cara.

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Mas esse encoder aí ta parecendo de mouse de bolinha, será que o da rodinha do mouse óptico não seria diferente?
Santo,

O que diferencia os encoders no mouse não é se ele é de bolinha ou ótico, e sim se é mouse barato ou "caro".

Este ai era de um Genius de "10reau". Em modelos mais sofisticados o encoder é otico, neste caso sera preciso montar o circuito mostrado acima, pois a parte que transforma os pulsos luminosos em sinal (ou codigo binario) esta integrada no PCB do mouse.

Sokol1
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Post by 44_Santo »

Não, é o seguinte, os de bolinha também tem 2 encoders óptcos na bolinha e são muito parecidos com o do circuito.
Eu tenho um monte de mouse de 'dé reau' :-P, óptico, estragado no serviço.
Eles tem encoders mecânicos, nesse caso fica mais fácil?

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Entendi.

No caso o encoder da roda do mouse é o mais indicado (o mecanico) pois pode ser ligado num circuito USB que suporte encoder como se fosse um potenciometro. Este encoder da roda tambem pode ser ótico.

Ele e estes a que voce se referiu cai no caso do circuito acima.

Sokol1
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Post by 44_Santo »

Firmeza, Sokol.

Agora entendi também. :lol:

Muito obrigado.

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Post by DocFlyer »

Olá Santo
Tudo na paz?

Vou dar meu palpite também, pois busquei muita informação sobre o assunto e inicialmente até com o Sokol.
Montar um encoder de sucata é um desperdício de tempo, só se seu nick for Sokol, DocFlyer ou algum CrazyRuss. hehehe :lol:
Adquirir um encoder para especificamente alguma das PCB que o Sokol falou é mais prático. Veja que tanto para as PCBs BU0836 ou Mjoy16, os encoders podem ser das marcas Alps, Bourn, ou CTS, mas com as seguintes configuração: Rotary Encoder, Gray, 2Bits, 360°, 10 à 20 Detents.
Alguns já vem com pushbotton, uma parte rosqueável que facilita montagem em caixas, ou terminas pra soldagem direta na PCB.
Estes modelos custam entre 5 e 12R$, são como 2 ou 4 + 1pusbotton. (1 pushbotton custa de 2R$ em diante).
São pequenos, resistentes e suportam muitos cíclos de uso.
O mais importante é que ele serve muito bem para algumas coisas num joystick ou painel de controle. Ex: Seletores de rádio, armas, cowflaps...

Image

Att. DocFlyer
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Post by 44_Santo »

Legal, cara!

Não sabia que eram tão baratos.
Eu estava pensando em usar um encoder no lugar de dois botões.
Por exemplo: subir e descer trem de pouso manual.
Assim eu poderia usar uma manivela acoplada num encoder e talvez até uma engrenagem pra dar um clique a cada volta.
Seria algo não muito funcional, mas bem real.
Outro exemplo: subir e descer flaps.
Colocaria uma alavanca acoplada a um encoder.
Assim não seria necessário usar um eixo.
E os eixos ficariam disponíveis para funções de maior precisão como a trimagem por exemplo.
Essa seria a idéia.

Muito obrigado.

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Post by DocFlyer »

Santo

O "Rotary Encoder" é ideal em situações de multi-seleção, exemplo:
Selecionar armas > Arma1, 2, 3, 4...
Selecionar frequência do rádio > girando como um botão sintonizador
Trimers > ajuste fino das superfícies de controle (ailerons, leme, profundor)
Ajustar instrumentos > Altímetro, Relógio...

Para seleções simples como o trem de pouso "GEAR" que poderia ficar em apenas duas posições, recolhido ou baixado, use uma chave alavanca ou 2 mini-switchs. Imagem abaixo.
Image

Ok :ok
DocFlyer
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Post by 44_Santo »

Sim, já pensei nisso, mas estou falando do trem levantado manualmente, onde é necessário apertar quase umas dez vezes simulando a quantidade de voltas na manivela.
É o caso do F4F e também em caso de falhas no automático de um trem atingido.
Também estava pensando em usar nos flaps, onde se tem apenas quatro posições (raise, combat, take off e landing) utilizando apenas dois botões (sobe e desce) controlados por encoder.

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

mas estou falando do trem levantado manualmente, onde é necessário apertar quase umas dez vezes simulando a quantidade de voltas na manivela.
Rá, rá, são 51 vezes. ;)

Santo,

Voce esta certo em usar um encoder para estas funções citadas - pode inclusive controlar o radiador, usando o MOD BombBayDoor's, que define uma tecla para abrir (R) e uma para fechar (que voce define).

Mas, voce precisa de um circuito USB que entenda encoders.
Mjoy16 aceita 4
Bu0836 aceita até 16 - desde que não se use botões.

Circuitos de joys e gamepades não reconhecem.

Sokol1
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Post by 44_Santo »

Isso mesmo, mas quando for apenas duas posições da pra usar apenas um micro switch ou dois ligados em paralelo no mesmo botão.
Quando a chave passa pelo meio aciona o botão.
Assim economizo botões e eixos.
Vou tentar achar um circuito que emule o sinal de dois botões quando girar o encoder pra poder ligar direto em duas posições de botões na placa.

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Post by DocFlyer »

Santo

Passou despercebido, mas agora entendí sua proposta do Trem de Aterrizagem. 51 voltas, haja realismo e fôlego. hehehe :plane:

Isto aqui realmente não entendí.
Vou tentar achar um circuito que emule o sinal de dois botões quando girar o encoder pra poder ligar direto em duas posições de botões na placa.
Estas montando um cockpit?

Att. DocFlyer
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Post by 44_Santo »

Na verdade estou ainda começando um projeto, estou pesquisando muitas idéias. Já consegui os imãs de CD e a cruzeta de câmbio.
Vou comprar a placa e os sensores hall.
Estou conversando com pessoas perto de mim, mas como tenho pouco tempo o negócio pode demorar.
Mas já percebi que o mais difícil é a montagem mecânica da coisa.
A parte que você não entendeu é o seguinte:
Na medida que eu giro para um lado ele vai dando cliques no botão 30 e na medida que eu giro pro outro lado ele da cliques no botão 31.
Assim posso usar uma alavanca com 4 posições para os flaps sem matar um eixo da placa e utilizando apenas 2 botões (up e down).

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Post Reply