Freetrack. WebCam compatíveis.

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Freetrack. WebCam compatíveis.

Post by 21_Sokol1 »

Peço aos usuários do Freetrack que postem aqui os modelos de WEbCam usados, para montarmos um banco de dados.
Bem como se fizeram a modificação de retirada do filtro IR e se usam LEDs coloridos ou Infravermelho.

:ok

Sokol1
User avatar
Shinke
Marraio
Marraio
Posts: 1075
Joined: 14 Mar 2007 21:00
Location: Canoas/RS
Contact:

Post by Shinke »

~S~

Bem, minha webCam é leadership Go Tec

uso 1 led vermelho(estou montando um com 3 leds) lixado na ponta;

3 lâminas de negativos usados sobrepostos; usava dois, mas pra configurar a captação da luz emitida pelo led, 3 ficou melhor...

Não retirei o filtro IR.

;)
Abraços,
Krauthein
daniel_luccas

Post by daniel_luccas »

A minha é uma Extreme Ex4000

uma das melhores que achei no Rio de Janeiro, custa cerca de 80,00 zerada e no mercado livre uns 65,00.....
Rasgabucho

Post by Rasgabucho »

Uma MultLaser..

Image

Pego 28 FPS com ela... uso 1 LED agora, antes eu usava 4 para usar o 6DOF, mas agora desliguei os outros e estou so com um... estou pensando em religalos.... uso 2 pilhas AA durão muito tempo!!
User avatar
33_Costa
Arataca
Arataca
Posts: 2451
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Curitiba

Post by 33_Costa »

Dá até medo em digitar "webcam" no MercadoLivre, tem umas que se olhar de longe parece um disco voador com as luzes ligadas.

Eu entendi que o FPS influencia, mas e a resolução? Essas VGA tem uma imagem horrivel, não seria melhor pegar uma de no minimo 1.3? Ou não faz diferença?

Tem desde 30 reais até 300 e caralhada. Mas essas baratas são tudo Clone, Leadership e outras marcas ching-ling, será que presta?
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Eu entendi que o FPS influencia, mas e a resolução? Essas VGA tem uma imagem horrivel, não seria melhor pegar uma de no minimo 1.3? Ou não faz diferença
A resolução não faz diferença, já que vai captar luz mínima.

BBB são as da A4tech.

Das listadas acima, a GoTec e a MultiLaser são ChingLing, mas atingem o objetivo.

Sokol1
GGA

Post by GGA »

Pessoal,

utilizo uma A4 Tech PK-333MB. Foi a melhor opção encontrada no "boadica" dentre aquelas homologadas/sugeridas no site do free-track, uns 65 reais - quando eles dizem que a cam é "cheap", pra gente não é assim tão "cheap", não...

Há, também, no site um tutorial para retirar o filtro IR dessa câmera - o quê, aliás, depois de haver efetuado, achei desnecessário.

Para obter uma melhor captura, lixei a ponta do led.

Abração,

GGA.
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Post by 44_Santo »

Eu usava um chingling, mas como meu micro é meio antigo, ela ocupava 30% do processamento.
Então troquei por uma microsoft VX-1000 e o processamento caiu para 5%.
Tenho um P4 2.8 e com a chingling ficava muito ruim jogar com o Freetrack ligado.
Estou muito feliz com essa câmera, mas só consegui fazer ela pegar 24fps e ainda assim usando uma ferramenta que desbloqueia os botões em cinza de qualquer aplicativo para poder diminuir o tempo de exposição, porque os drivers dela não habilitam essa opção.
Nos fóruns da vida os caras conseguem 30fps com ela.
Estou usando apenas um led de mouse normal com bateria de placa mãe ligado com três pedaços de sobra de fibra óptica pra fazer 3 pontos para o 6DOF.
A desvantagem do led normal é que tenho que fechar a janela para escurecer o quarto de dia, talvez com led azul melhore um pouco.
Porque led normal? Simples, não quero inutilizar minha câmera novinha, posso usá-la normalmente. :lol:

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
MadMax
Posts: 91
Joined: 21 Apr 2003 21:00

Post by MadMax »

Eu utilizo a A4 Tech PK-333MB, otimo custo beneficio, nao precisa tirar o filtro IR, da pra regular a autoexposiçao, funciona muito bem, mas recomendo pra quem quer uma coisa profissional comprar um wiimote, fica um espetaculo, é facil de configurar e da de 10 em qualquer webcam.
User avatar
32_Mariocar
Engrenado
Engrenado
Posts: 2717
Joined: 18 Jan 2005 21:00
Location: Rio de Janeiro

Post by 32_Mariocar »

Estou com a Microsoft Life Cam VX-3000. No micro antigo o fps ficava muito baixo, mas depois do upgrde ficou ótimo. Não consigo mais voar sem o Freetrack. Segundo o painel do software o fps da câmera fica em 20, mas é o suficiente para voar bem. Já li em alguns fóruns que o pessoal consegue 30 com essa câmera, mas eu nunca consegui.

:)
SP!
Mariocar
User avatar
36_Killer-Ants
Veterano
Veterano
Posts: 3880
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: 1° GAvCaVi
Contact:

Post by 36_Killer-Ants »

S!

Estou começando a mexer no Freetrack e veio uma dúvida:

Tem como ao invés de pendurar aquele monte de led na cara, instalar um emissor de IR direto na webcam e apenas colar adesivos refletores, por exemplo no headphone?

Image

Já tem algum esquema disponível na NET?

A minha câmera é uma creative e já tem um led verde prá indicar on/off. Seria só o caso de trocá-lo.

:drink:
K-A
"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciente!"
M.L.K
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

:roll:

Até o TrackIR para ficar ótimo precisa de "LED's pendurados na cara"...
O TrackClip PRO, cujo esquema é usado no Freetrack: um triângulo de LED's.

Image
TrackClip PRO (34,95U$) - com LED's.

Alem disto os LED's são menores que os refletores:

Image
TrackClip - com refletores.

Teve um cara que montou o Freetrack usando refletores, mas com uma camera diferente, daquelas de vigilância, que precisa de placa de captura no micro. Acho que esta no Youtube.

Sokol1
User avatar
MadMax
Posts: 91
Joined: 21 Apr 2003 21:00

Post by MadMax »

Aqui ta o site do cidadão que o sokol mencionou

http://www.cerol.org/logmac/DIY-Trackir/
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Post by 44_Santo »

Com uma placa de tv também da pra usar câmera de vigilância?
Ela tem entrada RGB.

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
BR_Nilo

Post by BR_Nilo »

Sim, é possivel usar com câmera de vigilancia.

Camera + Placa de Captura fica um pouco mais caro que uma WebCam de boa marca.
O bom é que não existem fios ligados e a montagem é mais facil.

O Link é esse mesmo que o MadMax passou. ;-)

[]s
=BR= Nilo
Post Reply