Idéias para um RUD (throttle) D.I.Y. (homemade).

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21_Sokol1
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Idéias para um RUD (throttle) D.I.Y. (homemade).

Post by 21_Sokol1 »

Para construir um РУС = RUS (Joystick) veja aqui:
viewtopic.php?f=49&t=15122
РУД = RUD = "Rukoyatki Upravleniya Dvigatelyami " ~ controle manual do motor, AKA throttle, acelerador. ;)
Ok, a "AAA" doméstica vetou a verba para comprar "aquele" X-52... :sad:

Tudo bem, o seu belo joy ChingLing tem uma rodinha ou alavaca deslizante na base que serve para acelerar.... mas você continua sonhando com um H.O.T.A.S. para acelerar com a mão esquerda ao invéz de no "dedão".

O jeito mais fácil, rápido e barato de "acelerar com a mão esquerda" - os canhotos que me desculpem, mas não são muito considerados pelos fabricantes de periféricos para simulação - é comprar um joystick USB básico e com umas poucas modificações "mecânicas" transforma-lo num acelerador.

99% dos joys do mercado tem o inconveniente de terem um apoio para o dedão no lado esquerdo do grip, o que os tornam incomodos para serem usados pela mão esquerda, mesmo como acelerador. Mas existe uma opção ambi-destra:

O Joy Leadership Pilot PRO, "politicamente correto":

Image

Um joystick Genius transformado em um throttle:

Image

Eventualmente falaremos de como fazer uma conversão deste tipo, mas por hora vamos voltar as idéias para você construir seu próprio RUD.

Já foi comentado que a eletrônica da "coisa" é fácil de resolver: o circuito USB de "doado" por algum joy ChingLing, um MJOY8/16 D.I.Y, uma Controladora Joy,01 um BU0836, etc.
Botões push e chaves toggle são baratos e fáceis de achar, bem como pot's, fios e cabos (joys gameporte usam cabos com ~10 fios internos, ótimos "doadores").

O que complica (dependendo do "skill" do entusiasta pelo D.I.Y.) é a parte que chamaremos mecânica da "coisa": como fazer que a alavanca do manete (acelerador) movimente de forma precisa do potenciômetro e pare na posição desejada?

Com certeza a várias soluções. Pois bem, vamos dar uma olhada em como os fabricantes de produtos C.O.T.S. fizeram:

Um TQS (throttle do conjunto HOTAS Cougar - semi-replica dos controles do caça F-16 real) aberto:

Image

Note que a manopla (parte onde você apoia a mão) esta presa numa "alavanca" lateral, cuja parte de baixo por sua vez esta presa num eixo - o "tubo" na foto acima.

Este "tubo" é preso entre duas meia-lua - metade na parte de cima da caixa, metade na parte de baixo - que mantem o "tubo" alinhado com o pot'. Para que a manopla pare na posição que voce quiser, ex. ~70 de aceleração, existe uma alavanca regulável com uma sapata de borracha que pressiona o eixo, servindo de freio. Tipo um freio de "carrossa" - se é que alguma vêz já viu uma...

Aqui um X-45 'inside", veja que o sistema do eixo é o mesmo:

Image

Resumindo, tudo muito simples. O problema é construir isso com suas ferramentas de hobysta... Você pode fazer belos projetos no AutoCad, Solidworks, SketchUp:

Image

Mas quando passar da teoria para a prática é 90% de chance de desanimar.

Para incentivar os 10% restantes, minha aproximação para o problema:

1 - Usar as ferramentas disponíveis: furadeira manual 3/4", mini retifíca Dremmel, serrote (para madeira), serra para metal - conhecida nestas "longitudes" por cegueta, lixas para madeira e metal. Se suas ferramentas se resumem a um jogo de chaves de fenda de 1,99 e a faca de cortar pão "emprestada" da cozinha, bem, é melhor se juntar aos outros 90%...

2 - Os materiais empregado serem baratos e acessíveis, e possíveis de serem trabalhados com as ferramentas acima - logo metal, a excessão talvez de alumínio de 2/3 milimetros, esta descartado. Usei tubos de PVC e retalhos de madeira, compensado e MDF - ganhados do "leftover" de marcenarias.

Mãos a obra:

Um pedaço de ~12 cm tubo de PCV de ~12 mm OD é usado como eixo.
Um retângulo de madeira dura (ou compensado) de 12 cm x 4 cm x 5mm (AxLxE) é usado para a alavanca lateral.
Um pedaço de ~10 cm tubo de PVC de 40 mm OD é usado para a manopla.

O retângulo de madeira precisa ser furado próximo a uma das extremidades para receber o tubo de 12 mm OD do eixo.

-Problema: a furadeira 3/4 não aceita brocas de 12 mm de diametro...
-Solução: fazer vários furos com uma broca de 3 mm - um lado lado do outro - remover o "miolo" central e acertar o diâmetro com um rebolo de lixa da Dremmel - pois é, a turma dos "90%" devem estar rindo... :roll:

A seguir o tubo de 12 mm é encaixado no furo, alinhado a 90 graus com ajuda de um esquadro e colado com CA (AKA Super Bonder)

Para prender o tubo da manopla na alavanca de madeira, foi usada um pedaço de madeira dura de 4cm x 2 x 5mm com as ponta lixadas de forma encaixar justo dentro do tubo de 40 mm, onde foi colado com CA e recebeu um parafuso de cada lado para reforço.

Assim a alavanca lateral pode ser aparafusada na lateral do tubo da manopla e o conjunto pode ser desmontando para modificação/manutenção. Após descer os fios da manopla para a parte de baixo entrando pelo tubo do eixo, a lateral receberá uma tampa, ocultando estes fios.

Resultado:

ImageImageImage

Note que a manopla esta inclidada ~15 graus para cima e para frente, mais ou menos a inclinação usada na manopla do TQS - cujo design e estudos de ergonometria devem ter custado alguns milhares de dólares ao contruibuinte americano. Estas inclinações fazem com que a mão se apoie de maneira natural sobre a manopla.

Este conjunto manopla/alavanca/eixo entra por um furo na lateral de uma caixa de MDF, alinhado com seu tampo, e para servir de guia para o eixo foi usado um pedaço ~5 cm de tubo de PVC 12mm OD com uma fatia cortada longitudinalmente, de forma que visto de lado tem a forma de um C.

Este C faz pressão contra o tubo do eixo - imagine um O dentro do C - de forma a dar a frição necessária para que a manopla pare na posição desejada, ex. ~70% de aceleração. O Tubo em C foi colado entre dois tarugos de madeira na parte de cima da caixa, novamente observando um alinhamento de 90 graus.

Visão interna da "coisa":

ImageImage

Thats all! O resto é acabamento e pintura o gosto do freguês e instalação da parte eletronica, pot, chaves e botões, também a gosto.

Obviamente o nosso RUD não terá um milésimo da beleza plástica do TQS, mas também não ficara devendo muito para o RUD dos caças russos (reais) :

Image

Este blá-blá-blá foi para mostrar que embora trabalhoso não é "difícil" de fazer seu RUD.

Depois continuo... :-P
Edit- Neste tópico um exemplo prático de contrução DIY de um Throttle, pelo Matos:
viewtopic.php?f=49&t=15052

E neste um HOTAS DIY, pelo Tche_Loko:
viewtopic.php?f=49&t=15122
Aqui upgrate do anterior, com novo throttle duplo, F-15 lookalike.
viewtopic.php?f=49&t=18154
Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 15 Aug 2009 13:28, edited 4 times in total.
Matos

Post by Matos »

S!

:shock: :shock: :shock:

Era de umas imagens dessas que eu precisava! :D :D
Amanhã mesmo já começo a fazer a segunda parte do hotas!

Sokol, esse throttle é aquele que você ja postou a algum tempo aqui ou é um novo?
Muito legal mesmo!

Vou acompanhar

Matos
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Post by 21_Sokol1 »

Continuando a "novela" do RUD, mais opções para o D.I.Y.

Desenhos de um projeto mostrado em um forum russo, para um uso mínimo de ferramentas. Material usado: parafusos, porcas, rolamentos, abraçadeiras adquiridos em lojas de ferragens sendo o trabalho juntar tudo e aparafusar dentro de uma caixa plástica (que evita a fase de acabamento e pintura da caixa de madeira).

ImageImageImage

Note que a junção entre o parfuso/eixo e o pot' é feita com um tubo de plástico, cuja flexibilidade compensa eventual ( desde que mínimo) desalinhamento entre eles.

Para isso é preciso mandar tornerar a ponta do parafuso M6 para o mesmo diametro do eixo do potenciomento, geralmente 6mm, para colocar um tubo plastico entre os dois servindo de "cardã". Provavelmente tal serviço vai custar uma "1/2 dúzia de cervejas"...

OBS - Usando um sensor HALL esta interface é simplificada, pois basta colocar o super-imã na ponta do parafuso e alinhar o HALL na sua frente.

Nestas lojas tem vários tipos de abraçadeiras que podem ser usadas para suporte do eixo:
http://www.lojadolar.com/Departamento,1002,0.aspx
http://www.progeral.com.br/prod_abrac_tipou.html

Sokol1
Matos

Post by Matos »

S!

Achei mais algumas imagens de um R.U.D. por dentro.

http://www.povrr.com/hotas%20cougar/thr ... 0issue.htm

Estou pensando uma maneira de fazer como no "de verdade" com aquele regulador de tensão. 8)

Matos
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Shinke
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Post by Shinke »

~S~

Matos, qual a seleção de botões que vc vai usar na manopla?

no meu projeto pretendo colocar os controles de flaps(up/dow)...

abs
Abraços,
Krauthein
Matos

Post by Matos »

Shinke wrote:~S~

Matos, qual a seleção de botões que vc vai usar na manopla?

no meu projeto pretendo colocar os controles de flaps(up/dow)...

abs
S!

Ainda estou em dúvida sobre como vou dispor os botões :D. Na manopla estou pensando em colocar o trim de aileron e de profundor (em forma de eixos), um botão para rádio/teamspeak, um para speedbrake. Talvez coloque também o "zoom" na gunsight, mas acho que deve ser mais funcional usar isso no stick mesmo. Na base fica o trem de pouso, flaps, trim do leme.

Ainda estou pensando no que vou colocar, mas por enquanto é isso. Se mais alguém tiver sugestões, são bem vindas. :-D

Aquele cara (do video do youtube que eu postei de um throttle com uns canos) me respondeu com um link no 4shared com fotos da "mecânica" dele. Não sei se ele frequenta o GAVCA e se eu posso postar aqui, mas perguntarei pra ele. (aproveito e pergunto sobre como ele organizou os botões na manopla)


Matos
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Post by 21_Sokol1 »

My 0,02$

Tenho um TQS (igual este do Cougar) e ele tem dois 'rotáries' (eixos) inclusive um com parada central, mas não acho pratico trimar - no caso com o dedão, o outro eixo, ao alcance do indicador evetualmente é passo de helice.

Uma (boa) trimagem do profundor requer um controle preciso - o ideal seria um potenciometro multi-voltas - manipulado cuidadosamente com vários dedos. Acho que na frente/ lado da caixa seria mais prático.

Pratico são comandos como flap up/ flap dow, PTT para voice, WEP, lançar foguetes e soltar bombas - acho um despedicio estes dois últimos comandos no joy - afinal SE voce tiver a oportunidade de usá-los será por frações de segundos. :-P

Bom, teste ai e deixem suas opniões. ;)

Lembrem-se que quanto mais comandos colocarem no manete, mais fios terão que subir pela alavanca.

Sokol1
Matos

Post by Matos »

S!

Estou fazendo aqui da segunda maneira, com parafuso e rolamentos, mas agora cheguei naquela bendita parte do potenciômetro. No outro throttle consegui fazer umas "mágicas" pra funcionar, mas o circuito era outro, então tive que restringir o movimento do potenciômetro no começo e no fim (potenciômetro deslizante) já que com o rotativo eu teria o problema de quantos graus ele gira e quantos a alavanca pode fazer.

Nesse também pretendia colocar um deslizante, que apesar de não parecer tão prático, acabou se saindo melhor no circuito anterior. Alguém ai que já mexeu com o BU0836 saberia me dizer qual é o "comportamento" dele com potenciômetros. No site do Bodnar está escrito que podem ser utilizados potenciômetros de 10k até 100k. Qualquer um dentro dessa faixa funcionará? Independente do valor, ele lê 0% no "começo físico" do pot e 100% no "fim físico" do pot? (digo isso porque no circuito do outro joy, se colocasse qualquer valor abaixo de 7k ele não alcançava 100% no computador, e se colocasse algo maior que 7k ultrapassava o 100% antes do fim do potenciômetro, por isso a restrição). Para usar potenciômetros rotativos eu teria que utilizar engrenagens e coisas do tipo, ficando bem mais complicado.
Depois coloco algumas fotos de como a coisa tá ficando.

Algo que vai aparecer também é por onde passo os fios, já que com parafuso não tem como esconder tudo e passar direto pela alavanca e eixo, mas nisso penso depois. :D


Matos
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Post by 21_Sokol1 »

Alguém ai que já mexeu com o BU0836 saberia me dizer qual é o "comportamento" dele com potenciômetros. No site do Bodnar está escrito que podem ser utilizados potenciômetros de 10k até 100k.
Matos,

Para circuitos USB quanto menor o valor do potenciometro melhor, ele sera menos sujeito a "ruído", um de 10 ou 20 k esta bom. Lembre que tem que ser linear (tipo B).

Uma forma de aproveitar todo o curso do potenciômetro, típicamente 270 gaus é usar engrenagens ente o eixo da alavanca e o pot', geralmente numa relação 3 - 3.5/1.

Mas se voce ligar direto, e girar a alavanca do manete so ~70/90 graus, o circuito "decora" esta faixa, e depois de calibrado no rWindows fica em 0 a 100.

Durante a calibragem voce vera a cuz se deslocar so um pouquinho, mas depois de calibrado ela preenche todo o curso.

A vantagem de usar todo o curso do potenciometro é que voce esta aumentando a resolução da leitura, conseguindo uma variação no jogo quase de 1 em 1 % .

Obs. Usando pot' deslizante, movimentado pela alavanca, observe que devido ao movimento da alavanca ser rotativo, e o do pot' linear, havera uma difereça de velocidade entre eles.

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Post by 33_Costa »

Uma vez, a long time ago, eu fiz a manete moldada naquelas espumas de poliuretano, é firme é bem moldavel com lixa etc, é da para fazer varios canais para passar fio.

Tem que pessar em um tipo de selador somente.

Oque eu não consegui fazer foi justamente esse eixo.
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Shinke
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Post by Shinke »

~S~
manete moldada naquelas espumas de poliuretano
:taptap: :yeye: isso me deu idéias :D

quanto ao selador, é selador próprio para poliuretano...

aqui

abs
Abraços,
Krauthein
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Post by 32_Mariocar »

SP!
Mariocar
Matos

Post by Matos »

S!

Esse do mechwarrior ja tinha visto. Impressionante o resultado final da manete.

Gostei do cara do 190. São aqueles comandos da Tarmac ou esse ele fez na raça mesmo?


Estou fazendo algumas coisas aqui na manete, aos poucos está ficando como espero (depois de alguma massa plástica, alguns furos e pintura). Ainda não tenho muita certeza de quantos comandos colocarei na manete então gostaria de pedir sugestões.

PTT, flaps, WEP, e mais alguns outros que pensei, e que por mais que não ache utilidade, pode ser que em outro simulador tenha alguma serventia.
No total pensei em 6 botões na manete.

Estava pensando também em fazer um tipo de "SHIFT" ou "CONTROL" como tem no Saitek. Seria uma chave que, por exemplo, alternaria os botões entre uma linha e outra (por exemplo, 6 botões podendo ser da linha 1 ou da linha 2 da matriz, mudando a chave)

Não poderia usar botões da linha 1 e da 2 em conjunto, mas "economizaria" 6 botoes.
Ja tenho a idéia, mas ainda resta decidir se é algo interessante de fazer ou se seria só enfrescuramento. :-?

Aceito sugestões.

Matos
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Post by 21_Sokol1 »

Gostei do cara do 190. São aqueles comandos da Tarmac ou esse ele fez na raça mesmo?
Estes controles da AEROPITS não são da TarmacAces, eles tambem estão fazendo para vender.

O Manche KG13-N já esta a venda na http://www.simw.com/index.cfm?fuseactio ... s&pid=2014

Ainda caro - 550Euros, mas substancialmente mais barato que os da Tarmac-Aces. Pelo que vi tambem usa sensores HALL.

A versão do manche deles não pretende ser replica como o da Tamac, e sim ser baseado do KG-13N (O da Tarmac é o KG-13B), mas esta muito bem feito.

Gostei do sistema modular que integra o manche com o pedal. :ok

Matos,

Quantos botões voce tem disponíveis no BU, que possam ser usados no throttle?

Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 02 Aug 2008 00:57, edited 1 time in total.
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