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Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Posted: 02 Aug 2016 19:28
by Ecosta
Sokol
Qual o tipo de imã a usar para os sensores hall e outros sensores de posição magnética?

[]`s

Ecosta

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Posted: 02 Aug 2016 20:04
by 21_Sokol1
Imã de Neodimium (popularmente chamados super-imã).

Ultimamente para os "magneto resistores" MaRS, MagRez, MMSens... o pessoal invocou com o circular 6x3,6 (DxA) com furo de 3m, ou sem furo, magnetizado diametricamete.

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Se colocar dois de lado vão se atrair pelas bordas e não como duas moedas empilhadas, devem ser difíceis de encontrar aqui nestes "fim de mundo".

https://www.youtube.com/watch?v=hpTXfgOQ2Fw

http://www.ebay.com/itm/10-Neodymium-Ma ... DyiNZT2Obw

Esse ai do Ebay parece grande para o propósito.

Mas no Gladiator com MaRS usaram o tipo retangular, provavelmente por ser 0,0$ mais barato.

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Posted: 02 Aug 2016 20:17
by Ecosta
Valeu mestre!

[]`s

Ecosta

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Posted: 03 Aug 2016 15:34
by 21_Sokol1

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Posted: 05 Aug 2016 12:42
by 21_Sokol1
21_Sokol1 wrote: Se for no gimbal do joystick, não vejo como - pois precisa entender que o "prato oscilante" dele balança num plano "3D" (horizontal/vertical) e não apenas em "2D", que seria necessário para girar uma engrenagem.
Aproveitando uma discussão do DCS sobre gimbal com uma mola x duas molas para o "feel simulator" deles.

Mais ou menos o que acontece no gimbal - uma mola - do Suncom é isso:

Imageupload gif from url

Quando inclina o grip - por exemplo picando (Y) - o prato oscilante inclina e move a bola vermelha na cabeça do pot no eixo Y, gerando o comando só no profundor - 2ª figura.

Ao mesmo tempo esta inclinação faz o prato girar em volta da cabeça do pot' do eixo Y, o azul, que fica no mesmo lugar.

Agora, se quiser manter picando (Y) e comandar aileron para a direita (X), o prato fará a bola azul subir, e ao mesmo tempo vai girar em volta da bola vermelha (Y) mantendo posição do profundor.

Isso na teoria, porque na prática esse sistema acaba misturando um pouco os eixos, caracteristica não desejável num vôo de precisão.

Outro ponto negativo disso - presente também no sistema Saitek e Tm Warthog, T.1600M:

Suponhamos que a força para cabrar (Y) seja 10N, necessários para comprimir a mola helicoidal do gimbal.

Porém quando comandar o aileron (X) a força necessária será próxima a zero (0) N, pois a mola já esta comprimida e não os 10N que seria se comandasse apenas aileron. Isso tende a gerar comando exessivo no segundo eixo, pois a mão não sentira a esperada resistência da mola no segundo comando.
Confirmei isso num Saitek Cyborg aqui. Claro que para muitos na prática acostuma-se com isso e nem percebe o "defeito". :)

É o que os gringos estão brigando no tópico, sobre o gimbal do Warthog não prestar (para alguns) para vôo de precisão (ex. reabastecimento em vôo) devido a mistura de eixos, cancelamento de forças.

http://forums.eagle.ru/showpost.php?p=2 ... count=1286

A terceira figura (à direita no desenho) é o que eu tinha pensado como alternativa para o Suncom, transformar o movimento sobe/desce da bola numa inclinação e assim girar um imã no eixo deste braço, mas os diferentes comprimentos de alavancas vão gerar diferente velocidade angular... Tem testar na prática, o que involve criar um sistema mecânico para isso...

E, isso não quer dizer que um sistema com duas molas - uma para cada eixo X,Y (ex. gimbal CH, VKB Gladiator) seja perfeito - pois este sistema gera um "clunck"* acentuado ao passar pela posição central - quando molas ficam em repouso - (também aconteçe com uma mola só) e se torna mais pesado nos movimentos em diagonal, pois estará movendo o grip contra a força de duas molas. :P

* O uso de CAM nos gimbal BAUR, VKB (MFG, SLAW) minimiza esse "clunck", dependendo do perfil da CAM usada.

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Posted: 05 Aug 2016 21:59
by airwolf
Essa sua explanação é uma aula de conhecimento sobre o gimbal.
É o que os gringos estão brigando no tópico, sobre o gimbal do Warthog não prestar (para alguns) para vôo de precisão (ex. reabastecimento em vôo) devido a mistura de eixos, cancelamento de forças.

http://forums.eagle.ru/showpost.php?p=2 ... count=1286
Essa solução do debolestis seria excelente então?

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Eu ainda acho q vou adquirir aquele conjuntinho de engrenagens lá no Ebay. Tá bem em conta; acho a vale a pena arriscar. Olha só o que eu pensei:

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Me parece que não vai gerar tanto efeito backlash. Talvez valha a pena arriscar. claro que eu tenho q pensar como implementar efetivamente, Mas com as engrenagens em mãos fica mais fácil.

BTW, olha só o que eu peguei essa semana:

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aqui, depois de tudo lavado (deixei de molho no omo, como vc sugeriu):

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Olha só a solução para o pino quebrado (emenda espigão de metal de 1/4" para mangueira (R$ 3,80), entrou como uma luva - vou fazer um furinho para inserir um pino ou parafuso, de forma que não solte):

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Tô querendo muito adquirir aquele outro joy da CH, o flighstick. Seria um excelente spare parts ou até mesmo para eu inserir o grip da Suncom com um extensor e com as molas que o debolestis colocou.

Ah, adquiri três arduinos e os conectores PCI. É só aguardar chegar, daqui a alguns meses :rofl:

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Posted: 05 Aug 2016 22:33
by 40_Griffon
Olha ai wolf, tem alguns a venda a preços razoáveis no ML.

http://lista.mercadolivre.com.br/ch-products#D[A:ch-products]

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Posted: 05 Aug 2016 22:46
by 21_Sokol1
Te falei que emendar o cano não seria complicado, e ficou mais forte do que novo. :)

E ainda da para passar bom numero de fios ai, ex. 7 fios da uma matrix de 5x2 = 10 botões, mas veja como está a matrix nesta fiação ai. EDIT - pelo conector é 8x1 (9 fios).

O aspecto geral esta bom, o coitado deve ter caido da prateleira e quebrado o "pescoço".

O que tenho aqui não tem estas buchas brancas na cruzeta, este ai deve ser mais recente, esta parecendo Nylon, o que fica melhor.

Essa idéia de molas do Debolesis bate com a teoria do gringo "F-18" lá, tem que ver isso na prática.

Para não variar, uma vez fiz um protótipo deste jeito usando partes de um gimbal de um joy barato, mas nunca testei na prática. :P

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Posted: 05 Aug 2016 22:55
by airwolf
Opa LuisF, tudo certo? Valeu pela dica!
Ei vi esses lá. Pena q estão fora do meu budget. Eu vi uma dica sua em outro post (acho q foi sua) de um throttle e um fighterstick por 200,00. Pena q era de 2014 ;(

Tô de olho em um flighstick, vai caber no bolso.

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Posted: 06 Aug 2016 21:23
by airwolf
O aspecto geral esta bom, o coitado deve ter caido da prateleira e quebrado o "pescoço".
Acho que deve ter sido isso. O resto tá bom mesmo.

Sokol,
Aproveitando a sua sugestão em relação ao pot do suncom, pensei em outras duas possibilidades:

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Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Posted: 06 Aug 2016 21:36
by 21_Sokol1
Só que o imã fixo nesse lugar não vai mover só no eixo Y, vai mover também do X, e acho que Z também - para falar a verdade o movimento será meio "6DOF", então precisaria de um sensor "3D". :)

Quando desmontar a base do Suncom vai entender a geringonça do gimbal - e provavelmente joga-lo fora. :lol:

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Posted: 06 Aug 2016 21:52
by airwolf
Na primeira hipótese acho que somente se movimentaria para cima e para baixo, mas, de forma circular em vez de retilínea.
Quando desmontar a base do Suncom vai entender a geringonça do gimbal - e provavelmente joga-lo fora. :lol:
Cara, tive vontade de jogar fora já lá em 1999 (provavelmente), quando deu problema no pot, :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Posted: 08 Aug 2016 12:50
by airwolf
Sokol,

Vi esse vídeo do youtube em que um cara mostra a calibragem com o sensor hall. Atrás tem uma plaquinha com um potenciômetro que ele também usou na calibragem:

https://www.youtube.com/watch?v=EHM3ahJ8FYQ[/video]

Dei uma procurada no Ebay e achei esse módulo de sensor hall, com o potenciômetro:

http://www.ebay.com/itm/Hall-Magnetic-S ... SwgyxWU-HE

E aí, o que vc acha?

i

Posted: 08 Aug 2016 13:29
by 21_Sokol1
É um trim-pot (pot' de ajuste fino), usou para colocar a leitura no display em ~1023.

Mas no joystick não precisa disso, pois na verdade estará alterando a leitura do HALL, adicionando resistêmcia no valor.

A montagem dos imã que ele usou copia a idéia do "Bic" HALL: campo magnético perpendicular ao sensor.

Acho que por isso é que os Russos preferem o imã magnetizado diametricamente, o efeito é o mesmo, porém a montagem resulta mais simples (1 imã x 2 imãs).

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Posted: 14 Aug 2016 12:12
by airwolf
Olá Sokol,

Fotos da part interna do grip do F-15:
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Fotos do F-15 talon:

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Fotos do pot e gimbal do F-15:

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Foto do CH Flighstick Pro consertado:

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Sokol, esses sensores hall do Ebay são equivalentes aos originais?

A1302
http://www.ebay.com/itm/2pcs-Original-A ... XQBg5RteKk

SS495A1
http://www.ebay.com/itm/5pcs-SS495A-SS4 ... SwMmBVn82O

Você tem algum descritivo desses sensores que mostre qual é o ângulo ou distância que os imãs devem percorrer para criar a variação de tensão (0 - 5v)?

O debolestis menciona uma configuração push-push (http://forums.eagle.ru/showthread.php?t=138821&page=16) e no sítio da Allegro tem um guia de aplicações com várias informações, mas acho que isso somente se aplica aos sensores dela.

BTW: Qual é o modelo do diodo para criar as matrizes?

Estou pensando em aproveitar os botões da base do f-15 talon. Como ficaria a ligação com o led? Tenho que adicionar o resistor? Tô tentando ver o que o debolestis fez, mas pela imagem fica meio difícil (http://forums.eagle.ru/showthread.php?t=138821&page=13)

É confiável testar os pots com o multímetro?