F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

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Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by 21_Sokol1 »

O esquema de ligação poderia ser entendido como que está abaixo?
Como você entendeu o esquema, será útil para ligar os botões/HAT's do Suncom F-15.

Em dois que olhei (um made in China, um made in Manaus) aqui não tem Shift Register, é matrix de diodos, então tem que determinar nos fios que descem pelo grip o que é "coluna" o que é "linha".
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airwolf
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Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by airwolf »

Como você entendeu o esquema, será útil para ligar os botões/HAT's do Suncom F-15.
Entendi. Vou comprar uma bateria para o meu multímetro e também vou comprar uma chave allen para abrir o grip e mapear o 'precioso' :rofl: . O meu é stick F-15 é made in China (o Throttle também).

Estou preparando mais umas perguntas. Quero entender como terei que fazer para ligar os pots. O esquema de ligação na arduino tem um monte de letrinhas com números que eu estou tentando decifrar.

BTW: os pots dos eixos X e Y do G-Force (Yoke) são circulares. Mas, na parte da frente (em cima) há um (ou dois, ainda não sei se o outro é pot) deslizante para o Throttle.

Mais uma dúvida (entre outras que eu estou formulando :sweat: ): a fixação do firmware requer alguma habilidade em linguagem de programação?
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Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by 21_Sokol1 »

Situação do pobre Fightsitck aqui: :P

Image

Image
A tomada DB-15 para conectar outro controle.
airwolf wrote:... uma chave allen para abrir o grip e mapear o 'precioso' :rofl:
A propósito, os parafusos Allen que tem por cima do throttle e do joystick são só "enfeite" não precisa tirar, até porque são colados.
Estou preparando mais umas perguntas. Quero entender como terei que fazer para ligar os pots. O esquema de ligação na arduino tem um monte de letrinhas com números que eu estou tentando decifrar.
Pot' é simples, para ligar eixos vai usar - vide esquema:

http://s16.postimg.org/fw3kh4s9h/PROMicro.jpg

Um fio saindo do pino GND para um dos pinos de todos os pot's.
Um fio saindo do pino +5V para um dos pinos de todos os pot's.
Um fio saindo de um dos pinos F4, F5, F6, F7, B6, B5 para o pino central - use um destes pinos para cada um dos pot's, as saidas para eixos ("ADC") são individuais.

Exemplo:

Imageimage upload with preview

Note que liguei os fios GND (preto) e +5V (vermelho) de duas formas diferentes, o GND saindo de um pot' para outro e o +5V separando na saida do pino, para mostrar que pode ligar do jeito que for mais conveniente.

Para facilitar pode imprimir uma etiqueta com os nomes dos pinos e colar por cima do Arduino, pois no Arduino os pinos tem nomes diferentes (A0, A1...) o Mega_MOZG mudou por convêniencia para ele na elaboração do firmware.

Image
Mais uma dúvida (entre outras que eu estou formulando :sweat: ): a fixação do firmware requer alguma habilidade em linguagem de programação?
Não, isso de " gravar firmware" assusta muito iniciante no DIY mas gravar um firmware num chip é igual gravar um video num DVD usando por exemplo o Nero.

Precisa de um programa "gravador" - o JoySetup.
O "video" - o arquivo do firmware.
Selecionar algums parametros pre-derminados - que no DVD seria selecionar a velocidade, se vai finalizar...
Clicar no "gravar".

Estando tudo certo vai gravar e aparece uma mensagem informando.
Se não retorna um errro, é só re-chegar os passos e tentar de novo, não "perde a mídia". :)
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airwolf
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Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by airwolf »

Fiz um desenho do esquema do Throttle para o arduino, é isso?

Image

Fiz também um um desenho de esquema de ligação para o CH Flighstick PRO, com matrix 4X3 (columns X rows) e três eixos, seria isso?

Image

Em relação ao pot deslizante do Throttle, a princípio usa somente dois fios. Teria que acrescentar um terceiro? Onde?

Image

Sokol, estou pensando em adquirir um daqueles flighstick's do ML. Serviria para spare parts ou para eu ir trabalhando enquanto aguardo vc verificar o seu. A propósito, vc acha q vc tem os três pots do seu?

Acho até que não vou inserir o grip do suncom no flighstick PRO. Quando abri o pedal confirmei porque a CH tem uma fama tão boa. Os equipamentos deles são muito bem projetados e contam com um material de excelente qualidade. Percebe-se que os caras têm muito esmero no projeto. O negócio parece pensado até mesmo para permitir a manutenção do equipamento.
E o flightstick PRO tem até mesmo o throttle, o que me permitiria usá-lo com o pedal, enquanto vou mexendo pacientemente no SFS Throttle e no Talon. Isso, além do espantoso hat de 8 posições. Não é a coisa mais bonita do mundo, mas, com certeza, funciona bem.

Eu desmonto até o último parafuso e jogo tudo - menos os potenciometros e partes de metal - dentro de uma bacia com sabão OMO e deixo de um dia para o outro, fica "novo". :)
Valeu pela dica, vou fazer isso da próxima vez.
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Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by 21_Sokol1 »

airwolf wrote:Fiz um desenho do esquema do Throttle para o arduino, é isso?

https://lh3.googleusercontent.com/-4j_w ... 25B5es.jpg
Me parece OK, colunas nos BC e linhas nos BR. :)
Fiz também um um desenho de esquema de ligação para o CH Flighstick PRO, com matrix 4X3 (columns X rows) e três eixos, seria isso?

https://lh3.googleusercontent.com/-Ezui ... %2BPRO.bmp
Os eixos estão OK, pode ligar o fio +5V do mesmo jeito que fez com o GND, indo para um pot depois para os outros.

Mas no esquema o Flightstick está com botão a mais, o original tem 4 botões + HAT que são outros 4 botões (1). Assim pode simplificar a matrix para 8 x 1, pode usar até 10x1.

A não se que planeje aumentar os botões como sugeri, ideal é um pinkie para shift e um no lado esquerdo do grip (tipo Combatstick), o que encaixaria na matrix de 10 x 1.

Mas, o equema do jeito que fez, com matrix 8x3 funciona, no caso ligando até 12 botões.

(1) Caso esteja entendendo o HAT como 8 botões por causa das direções intermédiarias NE, SE, SO, NO, o que faz estas direções é o firmware quando detecta que dois botoões, exemplo em cima (N) e direita (E) foram apertados ao mesmo tempo. Assim 4 botões fazem 8 posições.
Em relação ao pot deslizante do Throttle, a princípio usa somente dois fios. Teria que acrescentar um terceiro? Onde?

https://lh3.googleusercontent.com/-dTyH ... 181904.jpg
No pino 1

Image

Ficando assim -o pot esta invertido nesta foto:

Image

Sokol, estou pensando em adquirir um daqueles flighstick's do ML. Serviria para spare parts ou para eu ir trabalhando enquanto aguardo vc verificar o seu. A propósito, vc acha q vc tem os três pots do seu?
Vale a pena, pois supondo que os pot's estejam bons, além de serem impossíveis de achar no comercio, novos custariam 30$ mais frete.

Se não esta com confiança no de "pescoço" quebrado pegue o outro.

A "vantagem" desse modelo é que por ter só 2 botões te forçara a usar o grip do Suncom para ter mais botões/HAT.

Assim não precisará tentar o "pot HALL" do Doc'Flyer - os dois gringos que testaram a idéia e não gostaram foram o Debolesis e o LocNar, que pelo trabalho deles você vê que não são totalmente "amadores" no assunto modificar joy.

O grip do Flightstick de dois botões também terá utitidade por ex. fazer um grip para canhoto, instalando mais um botões/HAT.

No caso do Flighstick "sucateado" aqui, 3 pots eu tenho, alías devo ter mais, só me lembro de ter canabalizado dois pot' de um Combatstick para fazer "pot HALL", também os coitados eram usados deste 1998.
Da CH tenho 4 joys e um pedal daquele de 2 eixos super estreito para o qual não acho utilidade... Ele é tipo pedal de carro, pode apertar os dois pedais ao mesmo, assim tem dois pot's no eixo do leme o que complica usar em controle USB.

Mas nem adianta prometer porque sei que vou demorar a montar o danado. :)

Assim melhor garantir um no M.Livre, principalmente se for comprar o Arduino de lá, pois se for da China (eBay) pode esperar sentado uns 3 meses - por conta da Receita e CORREIOS local "sentarem" em cima da encomenda depois que entrar no Brazil.
Acho até que não vou inserir o grip do suncom no flighstick PRO. Quando abri o pedal confirmei porque a CH tem uma fama tão boa. Os equipamentos deles são muito bem projetados e contam com um material de excelente qualidade. Percebe-se que os caras têm muito esmero no projeto. O negócio parece pensado até mesmo para permitir a manutenção do equipamento.
Sim, hoje em dia pode soar boboca mas os CH são "made in USA" feitos por empresa cuja principal atividade é fazer controles industrial para guindastes, gruas... parece que já fez controles tipo joystick até para a NASA. Joystick para PC fizeram porque um dos donos gostava do genêro, pena que nos modelos atuais não atualizem a eletrônica que continua modelo 1999.
E o flightstick PRO tem até mesmo o throttle, o que me permitiria usá-lo com o pedal, enquanto vou mexendo pacientemente no SFS Throttle e no Talon. Isso, além do espantoso hat de 8 posições. Não é a coisa mais bonita do mundo, mas, com certeza, funciona bem.
Como esse aqui era para MAC removi o circuito e conector tipo mini-DIN e instalei um circuito USB que era de um Leadership cobra e usei por uns dias até perder a paciência com o cirtuito por ser muito ruim com deadzone expressiva até no meio do eixo do acelerador!

O disco de throttle do Flighstick fica numa posição que faz com que o grip preda seu dedão se estiver acelerando e virando para a esquerda ao mesmo tempo, então é usável, mas prático não.:) No Combatstick moveram o disco uns 2 cm para o lado para evitar isso.

Já empunhadura quadradona cai bem na mão e da a sensação de estar empunhando uma Colt 1911 (apesar de nunca ter visto uma pela frente). :rofl:
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Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by airwolf »

Mas no esquema o Flightstick está com botão a mais, o original tem 4 botões + HAT que são outros 4 botões (1). Assim pode simplificar a matrix para 8 x 1, pode usar até 10x1.
Pensei que o hat do flighstick pro tivesse 8 posições naturais.
Se não esta com confiança no de "pescoço" quebrado pegue o outro.
Pois é. Tá quebrado bem próximo do gimbal. Acho q vai ser meio complicado de recuperar. Mas, se fosse só para spare parts não teria problema.
Assim não precisará tentar o "pot HALL" do Doc'Flyer - os dois gringos que testaram a idéia e não gostaram foram o Debolesis e o LocNar, que pelo trabalho deles você vê que não são totalmente "amadores" no assunto modificar joy.
Se eu botar para funcionar o Flighstick, poderei tentar a solução do DocFlyer com calma.
Também estou pensando naquela solução com o sensor resistivo TLE501x. Mas não compensaria eu adquirir material para confeccionar a placa. Quero ver se acho alguma empresa aqui na minha cidade que confecciona. Aí é só eu comprar os componentes e soldar. Mas, vou ter q orçar tudo primeiro para ver se vale a pena. Só não sei se é viável colocar a PCB do sensor resistivo TLE501x no Stick do Suncom (questão de imã, movimentação do cursor, inversão do eixo q vc comentou, etc.).
No caso do Flighstick "sucateado" aqui, 3 pots eu tenho, alías devo ter mais, só me lembro de ter canabalizado dois pot' de um Combatstick para fazer "pot HALL", também os coitados eram usados deste 1998.
Esse é um risco q eu vou correr com os flighsticks do ML - pode ser q os pots estejam bem usados. O de dois botões parece estar em condição bem melhor. Talvez os pots também.
Da CH tenho 4 joys e um pedal daquele de 2 eixos super estreito para o qual não acho utilidade... Ele é tipo pedal de carro, pode apertar os dois pedais ao mesmo, assim tem dois pot's no eixo do leme o que complica usar em controle USB.
Quais joys da CH vc tem?
Mas nem adianta prometer porque sei que vou demorar a montar o danado. :)
Tem ideia de quanto tempo vai demorar?
Eu havia cogitado até mesmo comprar os dois do ML, para inserir o grip e os botões do PRO no joy de dois botões. Os caras toparam fazer por R$ 50,00 cada (fora o custo de envio).

Mas, não adianta eu ter pressa. Como vc disse, ainda vou depender do tempo de chegada dos componentes.
Como esse aqui era para MAC removi o circuito e conector tipo mini-DIN e instalei um circuito USB que era de um Leadership cobra e usei por uns dias até perder a paciência com o cirtuito por ser muito ruim com deadzone expressiva até no meio do eixo do acelerador!
No meu caso eu posso dispensar o circuito não é? Dependeria apenas da arduino, certo? Ainda bem que a deadzone é na placa da Leadership.
O disco de throttle do Flighstick fica numa posição que faz com que o grip preda seu dedão se estiver acelerando e virando para a esquerda ao mesmo tempo, então é usável, mas prático não.:) No Combatstick moveram o disco uns 2 cm para o lado para evitar isso.
Não havia pensado nisso. Mas, qualquer coisa, eu penso em uma forma de colocar o pot em outra parte da base.
Já empunhadura quadradona cai bem na mão e da a sensação de estar empunhando uma Colt 1911 (apesar de nunca ter visto uma pela frente). :rofl:
É, tirando a parte do peso (massa/alavanca), a empunhadura de um joy até lembra a empunhadura de uma pistola.
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Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by 21_Sokol1 »

BTW - PDF com as etiquetas para colar sobre o Arduino facilitando identificar os pinos.

https://drive.google.com/drive/u/0/fold ... kNPZ1NXV1k
Também estou pensando naquela solução com o sensor resistivo TLE501x. Mas não compensaria eu adquirir material para confeccionar a placa. Quero ver se acho alguma empresa aqui na minha cidade que confecciona. Aí é só eu comprar os componentes e soldar. Mas, vou ter q orçar tudo primeiro para ver se vale a pena. Só não sei se é viável colocar a PCB do sensor resistivo TLE501x no Stick do Suncom (questão de imã, movimentação do cursor, inversão do eixo q vc comentou, etc.).
A questão é TLE501x ou um HALL Sensor como o SS495A1 requer movimento individual do gimbal nos eixos X, Y.
O gimbal do Suncom movimenta nos dois eixos simulataneamente, é um "prato oscilante" (um João Bobo) isso fará com que o imã se afaste e aproxime do sensor, o que provavelmente interroperá/distorcera sua leitura.

No pot' original tem uma haste (alavanca) com uma bola (ball-joint) na ponta que se encaixa num rasgo em "U" (horizontal) nesse "prato", assim quando o prato sobe ou desce e inclina para a direita ou esquerda ao mesmo tempo o "U" desliza sobre a bola para compensar.

Mais ou menos como neste desenho que fiz:

Imageimage hosting 30 mb

PS - Lembrei que esse desenho é de um sistema que bolei e funcionou em testes, mas bem chato de conseguir o movimento adequado, fiz uma "balança" e coloquei o imã na ponta, porém diferente do mostrado no desenho, o sensor fica de lado do imã e não na frente.

O desenho à direita é da patente do gimbal do Warthog que funciona de forma semelhante - ball joint (o do X-55 também) - a diferença é que neles o sensor fica dentro e no centro da bola sobre a qual o gimbal gira.

No Suncom o "ball-joint" é uma bolinha de ~5mm de diâmetro de metal na base do joy (vide no meu desenho no meio a bola amarela embaixo). Por isso o prato não gira em volta do ponto central como no Warthog, mas numa "orbita" mais externa.

É isso que complica outra solução que não a do Doc'Flyer - que é de continuar usando o mecanismo do pot atual.

Os tais gringos reclamaram de atrito/leitura na solução.
Quais joys da CH vc tem?
O CH Flighstick PRO, um F-16 Combatstick (comprado em 1998), um F-16 Fighterstick e um ForceFX que é o grip do Combatstick numa base enorme com motores para ForceFeedback - que só funcionava em ... Windows 95. :P

BTW - Um gringo no Reddit disse que a CH usa um formato tipo F-16 nos seus grips - embora não sejam replica como o (A-10) do Warthog - porque ela fez os grips para os protótipos deste avião.
Tem ideia de quanto tempo vai demorar?
Eu havia cogitado até mesmo comprar os dois do ML, para inserir o grip e os botões do PRO no joy de dois botões. Os caras toparam fazer por R$ 50,00 cada (fora o custo de envio).
Meu problema é que mecher em fiação de joy requer disposição e paciência... coisa que me anda faltando.
Vá se preparando para isso. :)

Mesmo comprando os dois para fazer um compensará, pois fará um joy por 100 e potentiometros extra. Consertando o pino do grip (uma possivel solução é substituir todo o tubo por um de metal, fibra de carbono...) fará dois. ;)
No meu caso eu posso dispensar o circuito não é? Dependeria apenas da arduino, certo?
Sim, remove placas de circuito deixando só os fios.

Esses Flightstick gameporte nem deve ter placa de circuito dentro, pois com uso de matrix de diodos era possível transformar os 2 botões dos 2 joysticks de 2 eixos que os drivers do Windows para gameporte via em até 16 botões (4x4).
Até no Combatstick gameporte era assim, já o Fightersctick gameporte tinha placa de circuito porque usava emulação de teclado para ter mais botões.

Digo para aproveitar os fios porque eles já estão soldados nos botões e HAT e mais importante o cabo já desce pelo tubo vertical - é um angú passar um cabo neste tubo pois em baixo tem que fazer curva de 90 graus - então fica a dica, mesmo removendo os fios dos botões HAT mantenha o cabo no tubo para evitar esse trabalho e use ele depois em novas ligações.

Como no Caso de um Suncom que USB'erizei achei mais fácil passar o disco de lixa da Dremel nas trilhas do PCB embaixo dos HATS do que decifra-las e soldei fios e diodos direto nos pinos dos switches. Não fica "bonito" mas funciona 100% e nem se vê dentro do grip. :)

Imagescreenshot

Lixei as trilhas mas não removi os HATs/botões porque assim o PCB continua servindo de suporte físico para eles.
Mas não compensaria eu adquirir material para confeccionar a placa. Quero ver se acho alguma empresa aqui na minha cidade que confecciona.
Pelo que ja´cotei fazer PCB no Brasil sairia caro - mais barato pedir na China, mas tem quantidade miníma.

Mas para o PCB do TEL501x que é bem simples o DIY resolve, precisará de uma placa de fenolite de tamanho adequado e solução de percloreto de ferro (compra pronta ou o pó).

Salva o desenho (tem vários no arquivo do MMjoy2) em PDF com alta resolução num pen drive, leva numa loja de impressão e pede para imprimir em preto com impressora Laser em papel fotográfico (ou Couchê).

Usa um ferro de passar roupa :) para decalcar esse desenho no fenolite, joga na solução de percloredo e coloca em Banho Maria numa vasilha com água morna, de vez em quando agita, ~1/2 hora depois tá pronto, é so lavar para remover o papel (vide videos no YT).

Se for usar componentes SMD nem precisará furar com broca de 0,6mm, só de ~1/8 para os parafusos de suporte.
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Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by airwolf »

Só para compartilhar, dá uma sacada com o que o cara fez um gimbal:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=VybOe7vyJQM[/youtube]
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Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by 21_Sokol1 »

Gambiarra do b@ralho, ficou pior que o gimbal do Cougar e do Clone Cobra. :)

Devem ser parentes:

https://www.youtube.com/watch?v=PVdvHXqR1Pg

Este apesar do material ficou bom para o propósito:

https://www.youtube.com/watch?v=F-oXgS4xlqs

O ideal é usar rolamentos nos mancais.

Um "inventor" mais criativo:

https://www.youtube.com/watch?v=8f7LryGqqrU
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Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by 21_Sokol1 »

Matriz de diodos, 110 botões. ;)

http://www.provisionell.de/index.php/de/
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Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by airwolf »

certeza, :D
Este apesar do material ficou bom para o propósito:

https://www.youtube.com/watch?v=F-oXgS4xlqs
ficou mesmo. deve ter dado uma trabalheira!
Um "inventor" mais criativo:

https://www.youtube.com/watch?v=8f7LryGqqrU
Poxa, cara caprichoso!

Ó a gambi desse cara:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=xTLKuvCfHrY[/youtube]
Matriz de diodos, 110 botões. ;)

http://www.provisionell.de/index.php/de/
E eu me achando o tal só porque entendi como funciona a matriz de diodos.

Sokol, o que vc acha da solução do vídeo abaixo?

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=FDoeQvAU6d8[/youtube]
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Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by airwolf »

Sokol, tô pensando em criar uma solução com engrenagens de plástico para transformar o movimento do pot deslizante em circular. Creio q isso facilitaria a transformação para sensor hall.

http://www.ebay.com/itm/60pcs-Type-Shaf ... SwLVZV6TMj
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Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by 21_Sokol1 »

O problema do uso de engrenagens num mecanismo que requer precisão é o "backlash", no caso folgas entre os dentes.

Se você olhar dentro de um drive de CDROM verá que algumas engrenagens são duplas - uma em cima da outra - e tem
uma mola empurrando ou puchando as duas em sentidos opostos, justamente para minimizar o "backlash".

Tipo essa "anti-backlash gear":

Image

Se isso que estiver pensando for para o throttle, é viável o uso, mas seria complicação desnecessária, tem soluções mais simples com linkagem ball-joint para aeromodelos R/C.

Se for no gimbal do joystick, não vejo como - pois precisa entender que o "prato oscilante" dele balança num plano "3D" (horizontal/vertical) e não apenas em "2D", que seria necessário para girar uma engrenagem.

Seria mais fácil fazer um "Gambiarra'gimbal" do que instalar engrenagens no bendito "prato oscilante". :)
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Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by airwolf »

E o q vc acha dessa solução com sensor de luminosidade:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=FDoeQvAU6d8[/youtube]
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Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by 21_Sokol1 »

BTW - Esse forum (é de ~2004 :P ) não entende mais "tag" [youtube], use a . ;)

Esse sistema de "sensor mouse" foi usado num dos joy Force Feedback da Saitek, mas não era grande coisa, de qualquer forma HALL ou MagRez é uma solução mais moderna/adequada. Mas como requer poucas partes pode vale a tentativa.
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