F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Matos

Post by Matos »

S!
21_Sokol1 wrote: DICA: Quem for desmontar um F-15 não remova os fios que descem do grip para a base, pois passar outros fios através do eixo com ponta em L não será nada fácil, os fios originais são mais do que suficientes para as novas ligações aqui descritas. ;)
E isso eu confirmo, FOI OSSO passar aquele monte de fio tuuudo denovo.

Quando estava mexendo nessa parte do joy peguei a pcb de outro f-15 que tenho aqui e "escaneei" na intenção de criar um layout novo de trilhas aproveitando o espaço para utilizar os botões e diodos (um pedaço da matrix só que na placa com o formato da que está no grip), mas devido a falta de s@co deixei a idéia de lado.

Ficaria bonito até :D , além de diminuir relativamente a zona dentro do grip.

É já que eu me coço em mexer com isso. :twisted:


------------------------[EDIT]------------------------

Qual a diferença entre esses dois? (além do valor)
http://www.farnell.com.br/u_Catalogo.ap ... ro=1521678

http://www.farnell.com.br/u_Catalogo.ap ... ro=43K8768

Matos

SP!
MaGOid

Post by MaGOid »

Eu até hoje não consegui colocar a borracha (coifa) do meu F-15 de volta no lugar...
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Matos,

Quero modificar o China HAT do Suncom para 8 ângulos, para isso é preciso mudar o + para um O.

Como voce desmontou o pino do HAT, onde tem uma mola, e principalmente como montou de novo?

O Castle HAT vou deixar em +, para já que comandos diagonais para botões da confusão, serve mesmo é para visão.

Sokol1
Matos

Post by Matos »

21_Sokol1 wrote:Matos,

Quero modificar o China HAT do Suncom para 8 ângulos, para isso é preciso mudar o + para um O.

Como voce desmontou o pino do HAT, onde tem uma mola, e principalmente como montou de novo?

O Castle HAT vou deixar em +, para já que comandos diagonais para botões da confusão, serve mesmo é para visão.

Sokol1
S!

A haste é só encaixada no hat. Pra remover o hat é só puxá-lo.
O HAT é encaixado depois que o grip é fechado, por isso não interfere diretamente no funcionamento da mola.

Image
Image

Matos
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Valeu Matos, tive que colocar uma boa dose de força mas o "chapéu chinês" soltou, deve usar um encaixe cônico.

Se o material de modelagem não fosse caro seria uma boa idéia tirar o molde para reproduzir em resina, fibra...

Sokol1
Matos

Post by Matos »

S!

Depois de um bom tempo sem mexer com o "HOTAS", voltei a fuçar em tudo isso denovo.

A idéia inicial para o Throttle deve ter mudado umas 2732 vezes :lol: :lol:
Saindo do que usava o parafuso como eixo em rolamentos de skate, passei pelo que usava um cano pvc como eixo passando por rolamento de motos. (onde parei)

Não estava muito satisfeito nesse "estágio" tanto com o grip (que não comportaria adequadamente fios e botões na parte interna) quanto com a alavanca (que me pareceu ter ficado muito robusta depois de tanta massa/durepoxi e lixas)

A coisa como estava.

Image

Image

Image

Image

Image

A solução foi começar outro esquema de alavanca e grip :D .
Dessa vez utilizei um cano de pvc com diâmetro maior para o grip.
Criei uma tampa inicial padrão, sem muitas curvas ou outras coisas. (estilo throttle russo)

Image

Image

Para o braço da alavanca usei um pedaço de MDF de ~ 1 cm de espessura. Para sobrar espaços para passar o fio cortei tiras de estireno de 1,5 cm e colei no braço de MDF. Completei as laterais que faltavam com estireno no tamanho adequado.

Para a tampa do braço fiz no mesmo esquema da manete que tinha feito anteriormente. Cortei no formato e criei "sulcos" (travas.... ou seja lá como se chame) para enccaixar no estireno.

Image

No eixo usei o mesmo padrão da manete anterior também, só que dessa vez sem rolamentos. Utilizei daquelas reduções (da primeira idéia que postei) e lixei internamente até que o eixo pudesse passar.

Para o batente da manete fiz essa "peça" de estireno com um parafuso passante. Não tirei fotos da montagem dela, mas foi basicamente desenhado o esquema para que o batente fosse no ângulo que planejei, com tiras de estireno e pedaço das reduções fui colando sobre o desenho e montando tudo com alguns reforços internos. Pra finalizar completei os espaços com durepoxi e tampei com estireno dos dois lados.

Image

Por fim o pré-throttle aqui. Creio que agora não mudarei mais de idéias :lol: :lol:

Image

Esta tampa circular dá acesso ao outro lado do batente que inicialmente tinha utilizado um parafuso fino que passava pelo esquema inteiro e era necessária a abertura para a colocação da porca, mas agora utilizei um parafuso de "maior calibre" (pq "mais grosso" não pega bem), mas ainda assim mantive a tampa caso troque de parafusos por conta de desgaste ou o que for.

Ainda estou pensando em modificar a tampa do throttle para algo menos reto, e criar um epaço para um botão ao alcance do polegar embaixo do grip (igual ao grip anterios). Para a tampa sem problemas pois é só criar outra independente do grip, mas para esse espaço adicional, pensarei antes de sair metendo a dremel em tudo :twisted:

Peço denovo a ajuda da turma com idéias/críticas/sugestões

Valeu

Matos

SP!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Matos,

O primeiro modelo estava ficando bacana, principalmente a parte da manete.
Deve ter colococado uns 5 pocotes de massa expoxi naquela alavanca,
poderia ter colocado um pino de aço no ligar daquele MDF que ficaria
rigído e resistente, alem de menor espessura.

Bom, este novo modelo voce vai usar sobre a mesa, ou ao lado da cadeira?
Estou achando o comprimento da alavanca excessivo para usar sobre a mesa.

Mesmo com o maior diamentro não aumenta muito a quantidade de botões na tampa, pelo que andei testando dois botões e um HAT é o máximo para não interferir um com outro.
Este formato reto - aka ruski - dificulta colocar muitos botões.

Veja neste throttle da OTO, para colocar um segundo rocker fizem uma extensão para baixo:

Image

A posição do botão embaixo - tipo throttle do Mirage - esta bem funcional, use aquela mesma.

O ideal é voce difinir primeiroque botões/funções quer colocar no throttle para então procurar lugar.

Sokol1
Matos

Post by Matos »

S!

Algum progresso

Troquei a tampa. Mais um "floreio" do que mudança funcional.
Image

Dei uma baseada de acordo com o throttle do Su-35. (foto ruinzinha, mas dá pra ver)
Image

O sulco ficou bem mais fundo, mas não é problema. estou pensando se compensa criar um espaço para um botão (possivelmente daqueles quarados ou switch) na parte de cima da tampa ao alcance do dedo indicador.

Image

O botão embaixo segui a mesma idéia do rip anterior, mas agora com um raio maior pra poder parafusar sem problemas e com menos "curvas" pra economizar durepoxi :-D

Matos

SP!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Matos,

O (espanhol) Hill's esta montando outro throttle, usando sensores HALL e optoacopladores para os botões toggle, assim não precisa de fonte de alimentação externa.

http://www.serafimov.com/public/phpBB2_ ... php?t=2433

Sokol1
Matos

Post by Matos »

21_Sokol1 wrote:Matos,

O (espanhol) Hill's esta montando outro throttle, usando sensores HALL e optoacopladores para os botões toggle, assim não precisa de fonte de alimentação externa.

http://www.serafimov.com/public/phpBB2_ ... php?t=2433

Sokol1
Sokol, não entendi o que esses optoacopladores fazem... :-?

Lembro que vi na construção do F-15 do ranBichus (acho que esse o nome) mas não entendi o que eles fazem.

Valeu

Matos
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Post by DocFlyer »

Matos

Os optoacopladores servem para emitir um pulso como um botão tactil.

As chaves geralmente são para fechar contato entre as I/Os em controles (joysticks). Seria o mesmo que você ficar segurando indefinidamente um botão. G........... o trem de pouso ficaria subindo e descendo enquanto vc não soltasse o botão.
As chaves alavanca tipo não momentânea ON-OFF, mantem esse I/O fechada durante todo tempo até que vc volte ela para posição OFF.
Se eu quero apenas gerar um pulso, coloco um optoacoplador na chave e alguns componentes.
É o esquema do Granbichus Image

DocFlyer
Matos

Post by Matos »

dr_aviador wrote:Matos

Os optoacopladores servem para emitir um pulso como um botão tactil.

As chaves geralmente são para fechar contato entre as I/Os em controles (joysticks). Seria o mesmo que você ficar segurando indefinidamente um botão. G........... o trem de pouso ficaria subindo e descendo enquanto vc não soltasse o botão.
As chaves alavanca tipo não momentânea ON-OFF, mantem esse I/O fechada durante todo tempo até que vc volte ela para posição OFF.
Se eu quero apenas gerar um pulso, coloco um optoacoplador na chave e alguns componentes.
É o esquema do Granbichus Image

DocFlyer
S!

Agora entendi :D
Valeu pela luz. Talvez eu tente colocar no F-15, mas já comprei algumas chaves alavanca do tipo momentânea, então vou ver direito como ficaria melhor.

Agora eu gostaria de uma ajuda do pessoal que manja de HALL aqui :-D

Montei a parte do eixo e posicionei o bloco do hall no final do eixo.

Image

Agora gostaria de saber qual seria a melhor posição para o hall e o imã.

Image

Image


Pensei em só deixar o hall perpendicular à face do eixo em que vou colocar o imã e posicionar o imã no centro do eixo. Não entendi direito como é o posicionamento do sensor e imã para o caso de estarem girando.

Também pensei em colar uma arroela (ou alguma peça em metal) na ponta do eixo pra poder fixar o imã, ficando livre pra mudar de posição caso precise "recalibrar"

Matos
Valeu!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Bom, agora é que verá porque a porca torce o rabo. :)

Centrar o HALL é osso, não que seja dificil, mas devido as pequenas dimensões, se voce move o HALL ou o imã 0,05 graus o cursor parece andar 5... :-P

O metal no eixo para mover o ima não da muito certo, so para pequenos movimentos, ou a força de atração insiste em reposicionar o imã.

Melhor fixar o imã, deixar o controle na posição central e posicionar o HALL aproveitando a flexibilidade de suas pernas, paralelo ao imã, afastado 1,5/2mm ate achar o centro da leitura, pelo wizard do rwindows ou com um multimetro, quando ler 2,5v.

Se for usar um ima de HD teste desta forma:

Image

Cole o ima com cola quente - para o caso de precisar mudar a posição.

Talvez devido ao diametro do seu eixo seja preciso colocar o ima mas para o centro, para diminuir o percurso do mesmo. Só vai saber na pratica.

Mas o resultado compensa. :ok

Sokol1
Matos

Post by Matos »

Sokol, essa sua sugestão foi a que mais chegou perto de dar certo.

O problema é que esse fidamãe é sensível e quando giro um pouco ele já vai tudo no controle do windows.

A maneira correta de posicionar o hall em relação ao imã é paralel, com o 'quadrado' maior voltado para a face do imã ou perpendicular, com o 'quadrado' menos voltado pra face do imã?! :-?

to testando vários meios aqui mas não achei nada muito certo. Tentei fazer igual ao TH69 mas não funcionou... ão sei se foi erro meu

Valeu

Matos
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Matos,

Veja esta montagem de HALL - do Bauer (Roman):
http://avia-sim.ru/forum/files/p14_317.jpg
http://avia-sim.ru/forum/files/p15_110.jpg
A chave de duas posições momentânes que tem em drivers de CDROM:
http://avia-sim.ru/forum/files/p79_224.jpg
Ele associou alguns componentes ao HALL
http://avia-sim.ru/forum/files/9_1238648680.jpg_237.jpg
Diz que melhorou a resposta, mas não da para entender o porque na tradução do Google...
Resposta:
http://avia-sim.ru/forum/files/p18_223.jpg

Precisa estar logado para ver as fotos.
Tópico:
http://avia-sim.ru/forum/viewtopic.php? ... c&start=15
http://avia-sim.ru/forum/viewtopic.php? ... &start=120

Sokol1
Post Reply