F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by 21_Sokol1 »

Suas fotos parecem estar numa conta do Google, estão com um link kilometrico e não abrem.

Difícil saber se os sensores da China no eBay são clones ou não, no tópico MMjoy2 no SimHQ alguns disseram ter recebido clones.

O jeito é arriscar, porque comprar da Mouser, Digikey, Newark paga um frete absurdo.

Não conheço nenhum documento específico sobre a relação imã/sensor, o pessoal faz ajuste dos dois na base da tentativa e erro.
O que parece ser mais significativo é a distância entre o HALL e o sensor, se for mais ou menos o sensor parece reduzir seu ângulo e a leitura inverte.
Ex. vai 30, 40, 50, 60, 65, 68... 60, 58...

Esta configuração pucha-empurra é o caso de testar, mas vai complicar mecanicamente*.
Tentei usar deste jeito no pot do Suncom mas os imãs agarravam na caixa metálica e se moviam aos trancos. Talvez um mix com o esquema do Doc.Flyer, que substitui as partes de metal por plástico.
O jeito mais prático até agora é o "Bic" HALL com dois imãs paralelos girando em volta do sensor, mas que não se adapta ao Suncom.

* Quanto mais "mecânica" usar usar mais complicado ficará o ajuste. Veja esse Bic HALL que montei num gimbal de Combatstick.

Image

Foi preciso reduzir o diametro do eixo do pot (a única parte do pot' que aproveitei) para que entrasse justo dentro da seção de Bic, isso permite girar o conjunto dos imãs para acertar o centro.
Como o eixo é de latão da para tornear fácil, até manualmente numa furadeira usando lixas para metal.
Um pedi um cara para fazer no torno mas ele acabou tirando mais do que devia... "normal" neste tipos de serviço já que os caras não entendem a finalidade e acham que fazer do seu jeito é o certo...

Funciona bem, o problema é que a caixa e gimbal do CH por serem plásticos tem várias pequenas folgas/flexões, que fazem com que apenas o peso de sua mão mova alguma coisa fração de milímetro, mas o sensor vai detectar esse movimento. :)
Ai o ajuste do imã em relação ao centro do sensor que estava OK quando regulou com o joy aberto, vai para a cucuías... :P

Diodo para matriz usa-se o 1N4148 ou 1N4004, são baratos.

Re-usar estes botões da base vai ser meio complicado, eles são aperta para ligar e trava, aperta de novo para desligar, mas é caso de testar também.

A não ser em joystick "3in1" eu não sou fã de botões na base do joy, não tem muito uso prático se esta usando um acelerador separado e deixa o joy com cara de "brinquedo". :P :)

Para ligar o LED precisa de botões DP - double pole, dois circuitos, assim um envia o comando para o controlador e o outro liga/desliga o LED.

Os LED's geralmente funcionam con 2 a 3v, depende do modelo, cor. Então precisa de resistor ou os 5v do circuito USB vão queima-los.

Na Internet tem várias calculadoras de valor para o registro.

http://www.hebeiltd.com.cn/?p=zz.led.re ... calculator

Como não tem a especificação da voltagem e corrente que o LED requer começe com um valor menor, e teste, se achar que o brilho esta fraco altere a voltagem na calculadora.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by 21_Sokol1 »

Sim, testa no modo resistência, aplica 3, 5 v num dos pinos e o terra no meio, vai girando e medindo, deve variar até mais ou menos o valor nominal, o 100k.

Acompanhe a progressão da leitura, se o pot estiver bom não haverá saltos expressivo no valor, ou inversão d leitura num determinado trecho.
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by airwolf »

Sokol, finalmente consegui resolver o problema das fotos. Pode voltar no tópico que vai aparecer.

Esse Google compra o Picasa e cria um tal de Google fotos só para confundir (tem q pegar o link pelo Picasa).
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by airwolf »

Difícil saber se os sensores da China no eBay são clones ou não, no tópico MMjoy2 no SimHQ alguns disseram ter recebido clones.
Mas, e se forem clones, não funcionarão?
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by 21_Sokol1 »

Tem dois chips ai o PCB do grip do Suncom, os que já vi nenhum tinha, imagino que esse ai seja se uma série mais antiga, quando a qualidade era melhor.
Mas o Google não acha datasheet de RST7528 ou RTS752B... parece ser Shift Register, que se decifrado facilitaria a nova ligação.
Mas tem outro chip sem código no outro lado do PCB e bem mais do que os 5 fios típicos de protocolo serial usado em Shift Register descendo pelo cano....

Então o mais fácil sera "passar a borracha" em tudo ai, menos os switches e fazer novas ligações com os fios saindo de dois pinos de cada switch.

O gimbal desmontado já da para voce ter idéia do mecanismo "sobe e desce".
Mantendo essa bola branca dentro do rasgo no disco qualquer sistema que inventar tem probabilidade de funcionar.

Quando aos HALL Chinês deve funcionar, só não sei se bem igual ao original, ou se para uso como leitura analógica faria diferença.
É um tiro no escuro.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by 21_Sokol1 »

21_Sokol1 wrote: Mas o Google não acha datasheet de RST7528 ou RTS752B... parece ser Shift Register, que se decifrado facilitaria a nova ligação.
O que o Theseger diz a respeito do Shift Register:

"... outro (chip) dentro do grip que detecta os botões pressionados e envia o sinal para o PCB na base.
Tive que fazer uma engenharia reversa desta comunicação, porque o chip é muito antigo para encontrar seu datasheet.
Acontece que é um simples conversor de paralelo para serial, (protocolo) que é facilmente manipulado pelo novo controlador (USB).
Isto também elimina a necessidade de substituir o PCB no grip."


Cinco dos fios de ligação que desce do grip e conecta no PCB da base nestes pontos - devem ser identificados e etiquetados:

Image

PR = VCC
D0-D1 = Data (shifted bit)
CS = CLK
Pi-P/S = Start (begin shifting)
Gnd = Gnd

"Os outros 4 fios que descem do grip são para os botões originais da gamepote e não tem mais utilidade.
Existe um pequeno botão (trava ao apertar) no topo do grip, abaixo do POV HAT (China) que alternava entre usar 4 botões do grip no modo gameporte ou através da emulação de teclado controlada pelo PCB na base, esse último modo era o "default" (padrão) ON - o botão desligava a emulação de teclado ligava o modo gameporte (limitado a 4 botões). Assim este botão também não tem mais utilidade (nem o LED acima que indicava a seleção, afinal "grip de caça" que se preze não deve parecer "árvore de Natal" - deixe isso para os "Kosmosimov" HOTAS da Saitek). :P


Apesar desta facilidade proporcionada pela decifração, "Houston, we've got a problem!"
O Mmjoy2 reconhece o protocolo dos Shift Register CD4021 ou 74HC165, não deste chip "Alien". :P

"Its a 16 bit shift register, so if yours is different, you might need to change the code accordingly"

Resumo da Ópera: esse bláblábla acima é mera curiosidade "joystick'ológica" (já tinha digitado quando me dei pelo detalhe). :rofl:

A solução pelo jeito será mesmo "barbear" o PCB do grip.

E também fazer esta modificação para permitir que o HAT POV se mova em 8 direções:

Cortar 2mm nos cantos:

Image

Fazer um arruela de plástico... fina para elevar o "poste" do HAT pouca coisa:

Image

E abrir espaço na tampa para permitir os movimentos diagonais (usou uma lima redonda, fina).

Image

BTW - Vi agora no IL-2 que o MegaMOZG pegou um Suncom F15 e um SFS, quem sabe dê jeito no Shift Regisger... :hainhein:
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by airwolf »

Salve Mestre,

Olha só os códigos dos chips da parte de trás da placa do grip:

1 chip:
14027B
PAA832
Com símbolo 'M' (acho que é da Motorola)

2 chips (mais próximos):
14066B
XAE833
Com símbolo 'M' (acho que é da Motorola)
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by 21_Sokol1 »

Pelos códigos são "flip-flop" switches, touch switches.

Imagino que juntamente com o chip na frente componham o circuito "Shift Register" .

Com os chips atuais, HC4021... isso tudo acima esta num "pacote" só.

Bom resta esperar que o MegaMOZG faça uso disso, pois o importante é como o controlador - no caso o MMjoy2 - usa o sinal serial (código binário) enviado pelo circuito no grip.

Se não... :D
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by 21_Sokol1 »

Airwolf,

Aproveite - parece estar "mint", na embalagem original:

http://www.ebay.com/itm/SUNCOM-SFS-FLIG ... SwV0RXq1qC
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by airwolf »

Puxa, nessas horas é dá mais raiva de viver no Brasil, kkk. Se eu vivesse nos USEI, dava para comprar só para facilitar o trabalho.

O duro é o "May not ship to Brazil". Aí tem q tentar negociar com o vendedor para implorar para ele abrir uma exceção. E, ainda assim, se ele fizer a concessão, o envio pode encarecer demais a oportunidade. E, depois disso tudo, tem a nossa 'querida' receita foderal.

O pior é que se eu comprar esse, depois vou ficar querendo arrumar os que eu tenho, :sweat:

Eu vi uns f-15 sticks para vender na OLX, por R$ 60,00, R$ 80,00. Pensei em te indicar, mas sei q vc tem uma coleção :)

Acho q o negócio é eu adquirir aquele CH flightstick lá do ML.
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by 21_Sokol1 »

Sinceramente aconselho a não comprar mais nada antes de arrumar o que tem, ou vai acabar como eu com um monte de tranqueira desmontada e provavelmente tendo que acabar jogando tudo fora.

Só tenho mesmo um CH F16 Fighterstick e um CH Combatstick ~95% prontos. :P

Mandei uma PM para o BAUR sobre o gimbal para usar no Suncom, mas ou o cara não entendeu nada ou esta enrrolando, deu uma meia resposta sem pé nem cabeça mostrando um desenho e mais nada... sem referência de preço, de frete como eu havia pedido, e olha que não é a primeira vez que pergunto.

E tem a nhaca que para enviar o valor tem que ser pela Western Union, que deve cobrar uns 30/50$ pelo serviço... :(
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by airwolf »

Sinceramente aconselho a não comprar mais nada antes de arrumar o que tem, ou vai acabar como eu com um monte de tranqueira desmontada e provavelmente tendo que acabar jogando tudo fora.
É bem isso q eu quero evitar. Eu já tenho um SFS Throttle, um F-15 stick, um CH Pro Pedal, Um G-Force Yoke, um CH Flightstick PRO e muita trabalheira pela frente. É muita coisa.

Se eu fosse adquirir o CH Flighstick, seria melhor abandonar de vez a conversão do F-15 e passar o manete deste para o Flighstick. Mas aí eu fico pensando: não poderia fazer isso direto no Flighstick PRO? Poderia :^) . Por outro lado, se eu pegar o Flighstick, terei spare parts; mas, vai ocupar espaço. Difícil...
Mandei uma PM para o BAUR sobre o gimbal para usar no Suncom, mas ou o cara não entendeu nada ou esta enrrolando, deu uma meia resposta sem pé nem cabeça mostrando um desenho e mais nada... sem referência de preço, de frete como eu havia pedido, e olha que não é a primeira vez que pergunto.
Eu acho q não vai ser muito acessível. E tem esse lance do Western Union que é outra josta... ;(

Sokol, vc tem ideia de como é o gimbal deste joy?

Image
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by 21_Sokol1 »

airwolf wrote: Se eu fosse adquirir o CH Flighstick, seria melhor abandonar de vez a conversão do F-15 e passar o manete deste para o Flighstick. Mas aí eu fico pensando: não poderia fazer isso direto no Flighstick PRO? Poderia :^) . Por outro lado, se eu pegar o Flighstick, terei spare parts; mas, vai ocupar espaço. Difícil...
Arrume o Flightstick primeiro, será bem fácil, depois gostando do gimbal poderá instalar o grip do F-15 nele.
Sokol, vc tem ideia de como é o gimbal deste joy?

http://img.olx.com.br/images/19/1945129942.jpg
É sistema de pinça similar ao do CH Flightstick. Veja que tem até os discos de trimagem deslocando o centro dos potênciometros (o que tinha utilidade nos tempos DOS), igual no CH

Este joy me fez lembrar: Um conhecido aqui tinha um, ai teve a "brilhante" idéia de desmontar para ver como era o gimbal ele, um mecânico e serralheiros fizeram um joystick "1:1" baseado no sistema, com o cano fazendo um S de quase meio metro, com um pedal na base, revestida de chapa cromada, deve pesar uns 15 kilos, ficou uma jost@, tem mais de 1 cm de folga para cada lado no centro, pois não usaram rolamentos.

Quando muito servia para voar no FSX.

E para não variar esta encrenca foi largada aqui anos atrás, o cara ficou de comprar um BU0836 para colocar USB (é de gameporte), mas perdeu o interesse nos "aviões virtuais" e apesar de já ter cobrado dele diversas vezes não veio buscar. Recentemente tirei o grip, que era de um Top Gun e o resto vou jogar fora. :P
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by airwolf »

Olá Sokol,

Olha o painel que esse cara fez (veja lá pelos 4 min):

https://www.youtube.com/watch?v=XZQfZNzZUDc[/video]
https://www.youtube.com/watch?v=XZQfZNzZUDc
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by airwolf »

Sokol, perguntei quanto sairia o envio daquele conjunto da Suncom. Olha a resposta:

"The controllers, etc in their original crate weigh APPROXIMATELY 12 TO 13 pounds and according to the calculator at usps.com Priority Mail International to Brazil would cost APPROXIMATELY $87.00 USD and take 6 - 10 business days "to many major markets.*" Priority Mail Express International would cost APPROXIMATELY $115.50 USD and take APPROXIMATELY 3 to 5 days "to many major markets.*" The package would weigh a bit less without the original crate and most likely the cost would be slightly less as well. I hope that gives you some guidance. I am sorry I cannot be more definite until I know whether the buyer wants the original crate which will require a larger carton or just the contents of the crate plus the other items.

Thank you for your inquiry!

Sincerely,
Jennifer"

O duro é que ainda tem a receita. Melhor deixar pra lá mesmo.
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
Post Reply