F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Post Reply
Matos

F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by Matos »

Salve pessoal.

Depois de fuçar muito na internet e de ver que o meu F-15 da Suncom não "dava tudo que ele podia", desolvi modernizá-lo com o BU0836 do Leo Bodnar. Minha intenção é fazer algo parecido com o que vi no Xplane, mas fazer o hotas completo. O throttle que ainda não sei como fazer, e por enquanto meu trhottle frankCLONE Cobra vai me servir de base.

Ja fiz algumas coisas no joy e tenho algumas fotos. (não desde o início porque a cãmera estava sem pilha).

As modificações que fiz de início foram:

- "Gastar" a parte dos HATS que eram em forma de "+" e impediam que dois botões fossem apertados ao mesmo tempo (por ex. 45º no hat de visão)
- Tentei aproveitar ao máximo o circuito original pra evitar de ficar passando um tolete de fios imenso pela haste do joy, que já era complicada de trabalhar, mas precisei gastar algumas trilhas em determinados lugares pra que a ligação fosse da maneira que o circuito precisa.
- No botão no lado esquerdo (com aquelas ranhuras, aletas, sei lá) fiz como o Sokol me sugeriu, de um cara no xplane que adicionou mais dois botões ali.


Pra evitar de fazer uma placa somente para a matriz de diodos, e também para evitar usar o dobro de fios, usei os diodos saindo direto dos botões na placa original. Depois de dois dias olhando praquela zona de fios, solda e botões consegui organizar uma maneira que me pareceu eficiente.

Diodos direto nos botões
Image

Tudo preso e na esquerda um dos botões novos.
Image

Um close no marvado.
Image

O segundo botão (que precisou de uma ajuda na altura)

Image

Consegui fazer as duas últimas linhas da matriz de diodos dentro do corpo do joystick (se fosse pra ligar direto seriam 24 fios diretos ou 14 com algumas "gambs", com mais algumas gambs, da maneira que ficou, foram 8 fios). Mais alguns fios foram juntos mas não para essas linhas nem para essa finalidade (led, e os dois novos botões).


Zona de fios (que só faz sentido pra quem fez :D )
Image

Zona de fios
Image

Depois de alguma luta, enfim tudo fechado
Image

Teste drive no led pra verificar as ligações (partezinha chata!)
Image

Para a terceira linha da matriz vou usar os dois botões adicionais mais os quatro que ficam na base do controle.
Aqui me surgiu uma dúvida em relação aos leds, que eu gostaria de manter como no F-15 original.
Vi no forum do Leo Bodnar um cara com a mesma dúvida mas não entendi direito o que sugeriram. O Bodnar fala que o curcuito consegue alimentar de 20 a 30 leds ligados de maneira correta com os resistores adequados. No meu caso seriam 4 leds (a princípio) com resistor de 100 Ohms, já que os leds tem 3V e 20mA.
Matutando o que ele tinha sugerido lá, resolvi desenhar pra ver se dava certo. (está assim porque criei um tópico no forum do Bodnar com essa mesma dúvida)

Image

Outra dúvida que apareceu foi em como o circuito alimentaria os leds. O Sokol me disse que eu poderia usar o 5+ e o terra dos pinos destinados para os potenciômetros, mas gostaria de saber se posso fazer a ligação da alimentação dos leds + potenciômetros no mesmo pino.

Image

Vocês poderiam me dizer se eu posso fazer as ligações dessa maneira?(tanto nos botões e leds quanto nos pinos)

Por enquanto é isso. Tentarei ir postando imagens do progresso da coisa, conforme for construindo. Depois também postarei algumas fotos de um rabisco de rudder pedal que fiz aqui.
Last edited by Matos on 07 Sep 2011 16:09, edited 7 times in total.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Matos,

Veja o esquema eletrico do BU0836:

Image
Note que a alimentação (saida) de +5V sai apenas do pino 1. (E o negativo - GND - do pino 8 ).
No circuito tem vários pinos +5V, 8 para os eixos, e mais 2 auxiliares, porque isso facilita a ligação dos eixos - basta usar uma tomada de 3 pinos (aquelas incluidas no kit), mas poderia ter apenas um ponto, já que todos compartilham o +5V do pino 1.

Então tanto faz de qual pino você tirar o +5v para o LED.

Particularmente eu preferiria uma alimentação para os LEDS fora do circuito, como por exemplo da tomada USB, sem passar pelo circuito.
Mas se o Bodnar disse que o circuito suporta LEDS não a porque complicar. ;)

O esquema com a chave toggle DPDT parece correto, de um lado aciona o botão, do outo liga o LED.

Pelo visto seu F-15 vai virar um X-15 (trocadilho com a "aberração" visual do X-52). :-P

Sokol1
Matos

Post by Matos »

A primeira parte do hotas está praticamente terminada.
Falta ainda uma correção nos dois primeiros fios da coluna e da linha, que na afobação pro primeiro teste acabei ligando ao contrário.

O resultado foi que o hat "chapéudechinês" ficou como o "hat oficial" e ao colocar pra esquerda, no pc lê-se pra baixo e vice-versa.

Fora isso, preciso agora encontrar uma maneira de fixar o circuito dentro dele deixando o plugue da usb de maneira fácil.

Testando no IL-2 percebi de cara a diferença, mas nem fiquei mexendo muito em botões pois foi só um reconhecimento.

Algumas fotos.

Tensão antes de ligar, e...

Image

... eles devem estar querendo se comunicar conosco
Image


Chaves que não podiam faltar e a "chave de contato" na lateral.
Image


No "vindos"
Image

No "vindos" 2
Image


Fixando o circuito e fechando o controle de vês, preciso arrumar uma maneira de fazer um throttle.

Encontrei esse no youtube esses dias
http://br.youtube.com/watch?v=lHAHdhjFZhs

Alguem tem mais informação? parece interessante, mas estranha a maneira que usou os canos. Enfim.. uma boa alternativa.

Valeu


Matos
User avatar
09_Guerra
Posts: 1294
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Campo dos Afonsos - RJ
Contact:

Post by 09_Guerra »

Show em

Interessante ... ;)
SP!

Jambock__09 Guerra
Conhecimento é poder. Ter paciência para alcançá-lo é fundamental.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Matos,

Um throttle é teoricamente simples: uma alavanca girando um potenciometro. O que complica (um pouco) é a parte "mecânica" da coisa.

Este vídeo do Youtube mostra que com criatividade e uns trocados pode se ter um prático (embora feio a beça) e funcional. O cara levou em consideração até a ergonometria da mão, com aquela inclinação para frente e para cima do manete (~15 graus).

Depois vou postar umas fotos de soluções "mecânicas" para throttles D.I.Y.

Sobre seu novo Joy: como se comportaram os pots originais (100K) do F/X-15 com o BU0836?

Tenho um joy destes desmontado para 'modar', mas como estou tentando usar sensores HALL no lugar do pot' ainda não achei um jeito de colocar os imas no lugar dos pot's para serem acionados com a alavanca do disco da base.

Sokol1
Matos

Post by Matos »

21_Sokol1 wrote:Matos,

Sobre seu novo Joy: como se comportaram os pots originais (100K) do F/X-15 com o BU0836?

Tenho um joy destes desmontado para 'modar', mas como estou tentando usar sensores HALL no lugar do pot' ainda não achei um jeito de colocar os imas no lugar dos pot's para serem acionados com a alavanca do disco da base.

Sokol1
Pelo aplicativo do windows eles se mantêm normal. Não ficam com bizarrices de ficar pulando ou qualquer outro comportamento estranho. Pelo que eu percebi no primeiro teste no IL-2 estão BEM melhor do que antes.


Matos
Pensei que teria problemas com o valor da resistência, atingindo o fim antes do esperado, ou não chegando ao fim. (pois tinha uma imagem dos pots com um valor de 120, acima do "recomendado". Acho que foi você que postou em algum forum "pitbuilder").

Até queria colocar sensores Hall nele mas achar isso aqui nessa terra é complicado. (torcer pra que tenha na multcomercial da próxima vez que eu for a São Paulo).

Quanto ao posicionamento dos halls, não seria possível colocar "uma parte" naquela cavidade onde fica a cabeça do joy e a "outra parte" onde fica o potenciômetro mesmo? (já que quando o joy está parado elas ficam frente a frente). Acho que ficou meio complicado falando
:-? :-?
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Até queria colocar sensores Hall nele mas achar isso aqui nessa terra é complicado. (torcer pra que tenha na multcomercial da próxima vez que eu for a São Paulo).
Sensor HALL - Honeywell SS495A tem na www.farnell.com.br - custa uns r$ 12,00 cada, o que é mais barato que um bom potenciometro.

Porr. exemplo achei o pot Spectrol 357 - A "Ferrari" dos potenciometros na www.casadosreles.com.br, sai por R$ 51,00. cada.

Mas curiosamente sai mais barato comprar ambos com o Leo Bodnar - se quiser rachar um frete pedindo dele é só avisar. ;)

Colocar um sensor HALL em qualquer joy é até mais facil que colocar um potenciometro que não o original - que as vezes não se acha.
Mas no Sucon F-15 é complicado pelo tipo de interface ente o disco da base - que segundo o GranBichus lá do Xplane é o melhor sistema de 'gimbal' já visto em joystick, por exemplo não tem o defeito do repouso do cone dos Saitek, nem a transição dos Cougar - pois o ima só pode mover uns 10~12 mm frente ao sensor HALL.

Eu perguntei para o GranBichus como ele colocou no dele, mas ele desconversou... :roll:

Sokol1
User avatar
Shinke
Marraio
Marraio
Posts: 1075
Joined: 14 Mar 2007 21:00
Location: Canoas/RS
Contact:

Post by Shinke »

~S~

Agora danosse :roll: to pensando em incluir um throttle no meu projeto de cockpit. Sokol onde consigo um projeto da parte mecânica? e mais, normalmente, quais botoes/funções contém um throttle? ;)

em breve o desenho do projeto

:)
Abraços,
Krauthein
Matos

Post by Matos »

21_Sokol1 wrote: Mas curiosamente sai mais barato comprar ambos com o Leo Bodnar - se quiser rachar um frete pedindo dele é só avisar. ;)
Estou pensando aqui em até comprar mais um BU0836, dai faria o pacote completo :D . (o problema é passar de U$50)

Colocar o hall no F-15 pode até ser chato, mas depois de toda essa encrenca que eu fiz aqui, fui procurar algum bom lugar pra por o circuito e...

Não tem :-? :-? :-?

Ele é largo demais pra caber da maneira normal e a base do joy vai afilando pra cima. Até caberia "de pé", mas ai a fixação e os plugues seriam o problema. Não sei como farei agora. Pensei colocar o circuito sozinho e ligar tudo nele por cabo DB15 e DB25 mas seria inviável por causa dos cabos e tudo mais.

A hipótese que me pareceu com menos enroscos foi em colocar o circuito em alguma caixinha a parte e "anexar" essa caixinha à base do joy. (fiz algo parecido no throttle com o clone.

Achei que hoje já ia voar com ele, mas enrosquei mesmo... :-(
GC

Post by GC »

Não sei se alguem aqui acompanha a série, mas este Joy deve ser bom mesmo, pois na série de Sci-fi Battlestar Galactica eles usam este "manche" nos Vipers!!!

:shock:
1GDA_Afonso

Post by 1GDA_Afonso »

eu conheço o cara do trotlhe
o nick dele é Ivan_Kozedub.. esta todo dia no vt
ele fez um pedal replica do bf109 tb..
Matos

Post by Matos »

S!
1GDA_Afonso wrote:eu conheço o cara do trotlhe
o nick dele é Ivan_Kozedub.. esta todo dia no vt
ele fez um pedal replica do bf109 tb..
Mandei uma mensagem pra conta dele pelo youtube mas acho que não viu... não sei :-?

Ja tinha visto esse throttle no frugal's. Achei bem legal, mas simples. Eu precisaria incorporar alguns botões... enfim, é aquela história da mecânica da coisa. E eu pretendia fazer da maneira que fosse o mais "desmontável" possível pra futuras manutenções e etc.

Image

Voltando ao F-15, alguém sabe o nome daquelas travinhas que usam pra prender placa mãe? (serviriam no bu0836?) Aqui onde moro já é complicado achar as coisas, e sem saber o nome então, fico desenhando no ar pro cara entender e falar que não tem. :evil:


Matos
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Voltando ao F-15, alguém sabe o nome daquelas travinhas que usam pra prender placa mãe? (serviriam no bu0836?) Aqui onde moro já é complicado achar as coisas, e sem saber o nome então, fico desenhando no ar pro cara entender e falar que não tem.
Matos conheço como suporte/prendedor para placa mãe - tem de metal para prender com um parafuso e de plastico com encaixe de pressão.
Sim a placa do BU é furada para usar este tipo de suporte.
Vá numa loja de informatica e diga que precisa de 4 deles.
Os de metal com parafuso são mais praticos do que os de plastico de encaixar (são dificeis de soltar na eventualidade de precisar remover o circuito).

Um dos Mjoy16 que montei, fiz com uma placa reduzida para caber dentro da apertada base do Suncom F-15, e como o ATMEGA16 é maior que o PIC do BU a placa ficou ligieramtne maior do que este, mas cabe dentro da base do joy.

Provavelmente voce tera que fazer um suporte onde colocar os prendedores de placa mae de forma a colocar o BU se que as tomadas dos fios "colidam' com alguma coisa. "Faz parte". ;)

Sokol1
Matos

Post by Matos »

S!

Consegui encontrar desses parafusos de placa mãe. Depois de muito matutar olhando pra dentro da base do joy consegui uma maneira de colocar o circuito. Precisei mesmo fazer uma base pra prender o circuito e só então prender a base no controle. Ficou meio apertado, forçando alguns fios, mas sem problemas. Não consegui colocar a entrada USB direto na parede do joy, então o cabo literalmente entra no controle. Quando estava fazendo achei até que ficaria algo "não muito elegante" mas ficou bom. Posso conseguir alguma tampinha ou algo do tipo e colar um "remove before flight" :D :D .

Agora está tudo ok funcionando (arrumei os fios trocados) e os hats estão respondendo da maneira qe tinha planejado.

Fui testar o "F-15 plus" junto com o throttle da clone e tive um certo "conflito".

Se eu ligo só o F-15, no Input do IL-2, a janelinha do joy responde aos movimentos que eu faço. Se eu ligo o F-15 e o throttle a janelinha não responde ao F-15 e sim ao X e Y do throttle.

Fui até o Hotas Control e coloquei aileron e profundor configurados pelos eixos do F-15 (que no jogo é lido como ID2) e mesmo assim, na janela do input o "quadradinho" não responde aos movimentos do F-15, e sim do throttle. Fui para um vôo qualquer e os comandos respondem ao F-15 (apesar de no input não).

Acho que o conflito está no jogo configurando o throttle como joystick um e o F-15 como ID2. Alguém saberia como eu colocaria o F-15 como o principal? (fui no controladores de jogos o windows e deixei o BU0836 como dispositivo padão, mas a coisa se manteve nisso)

Se alguém puder me dar uma luz.

Valeu

Matos
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

A questão do throttle no lugar do joy é devido a peculiaridade do engine do IL2.

Ele enumera os controladores (joy e etc) ligados no mico como ID0, ID1, ID2, ID3 - reconhece até 4 diferentes.

Eta enumeração é baseada na ordem alfabética que os controles são visto pelo rWindows. No caso o Cobra aparece antes do BU.

Não tem como mudar isto - já que esta gravado no firmware de cada controle.

Mas não tem maiores inconvenientes, basta reassignar os eixos dentro Controls seção Hotas do IL2, vai ficar, ex. power (Cobra) ID0, aileron ID1 (F/X-15), etc. Idem pr botões.

Depois salve uma cópia do seu User (for do jogo), pois se clicar em Reset as default dentro do Controls vai ter que fazer tudo de novo... :-P

Para testar e alterar as curvas de resposta use o IL2joyControl do OlegBS que tem na mission4today, melhor e mais flexivel que o aplet in game do IL2.

Sokol1
Post Reply