F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Matos

Post by Matos »

21_Sokol1 wrote:Matos,

Veja esta montagem de HALL - do Bauer (Roman):
http://avia-sim.ru/forum/files/p14_317.jpg
http://avia-sim.ru/forum/files/p15_110.jpg
A chave de duas posições momentânes que tem em drivers de CDROM:
http://avia-sim.ru/forum/files/p79_224.jpg
Ele associou alguns componentes ao HALL
http://avia-sim.ru/forum/files/9_1238648680.jpg_237.jpg
Diz que melhorou a resposta, mas não da para entender o porque na tradução do Google...
Resposta:
http://avia-sim.ru/forum/files/p18_223.jpg

Precisa estar logado para ver as fotos.
Tópico:
http://avia-sim.ru/forum/viewtopic.php? ... c&start=15
http://avia-sim.ru/forum/viewtopic.php? ... &start=120

Sokol1
Quando acho que já vi gente que apela nas construções, aparece coisa nova :shock:

Salvei aqui as imagens de como ele posicionou os imãs e o hall. Na tradução fica um pouco complicado. Vou sair caçando as palavras pra ver se decifro o ruski dele.

Depois de tentar hoje o dia todo ajeitar esse imã (aproveitando que fiquei de molho depois de uma bela extração de dentes), acabei não chegando em muita coisa.

Estou com o receio de o curso que deixei para a alavanca do throttle ser muito além do que o hall possa ler.

Vou continuar fuçando mais coisas sobre pra ver como escapo dessa. :roll:

Valeu

Matos
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

A maneira correta de posicionar o hall em relação ao imã é paralel, com o 'quadrado' maior voltado para a face do imã ou perpendicular, com o 'quadrado' menos voltado pra face do imã?!
Aqui o jeito que deu mais flexibilidade de regulagem no gimbal do Suncom foi com a face menor do HALL apontando para o imã.

Isso com imã de CDROM de 5x7x3. Se coloco a façe onde tem letras voltadas para o imã - como se vê na maioria das fotos dos Ruski - eu tenho só a metade do curso no rWindows, ja virei o imâ de tudo que é jeito, coloque 2 juntos... Não sei se é pelo fato do meu imã ter que deslizar ao invez de girar. Ou seja a prática não esta batendo com a teoria. :-P :)

O arranjgo com pedaço de caneta BIC e dois imas girando em torno do HALL ficou muito bom, usei o gimbal de um Cobra para testar e coloquei o eixo como acelerador no IL2, me dá uma resposta de praticamente 1 em 1%.

Quanto ao angulo de movimento da alavanca acho que da para usar uns 20 graus para cada lado em relação ao centro da alavanca.

Dê uma olhada neste post do Viera no forum FN, o imã e os sensores que ele usou são iguais aos seus.

http://www.falcoesdanoite.com.br/index. ... pic=5403.0

Outra coisa, voce esta fazendo a calibração? A resposta muda depois de calibrado e aplicado.

E tambem o afastamento do HALL em relação ao imã influi na resposta.
O Vieira usou 10mm (1cm).

Cacilda deve ser por isso que o meu teste com o SUNCOM leu só a metade, o imã esta muito perto do HALL!!!

Sokol1
Matos

Post by Matos »

21_Sokol1 wrote: ja virei o imâ de tudo que é jeito, coloque 2 juntos... Não sei se é pelo fato do meu imã ter que deslizar ao invez de girar. Ou seja a prática não esta batendo com a teoria. :-P :)
Também tentei :D
O arranjgo com pedaço de caneta BIC e dois imas girando em torno do HALL ficou muito bom, usei o gimbal de um Cobra para testar e coloquei o eixo como acelerador no IL2, me dá uma resposta de praticamente 1 em 1%.
Tentei usar dessa maneira mas não cheguei a tertar direto no eixo do throttle.
Quanto ao angulo de movimento da alavanca acho que da para usar uns 20 graus para cada lado em relação ao centro da alavanca.
Uh-oh!! aqui acho que vai dar zica, porque a alavanca do throttle tem um curso total de +- uns 90°. (lá vou eu caçar algumas engrenagens pra um plano B)
Dê uma olhada neste post do Viera no forum FN, o imã e os sensores que ele usou são iguais aos seus.

http://www.falcoesdanoite.com.br/index. ... pic=5403.0
Fuçando sobre halls encontrei essa montagem dele e já tá no favoritos pra conferir direito depois. Vi que usou imãs de HD também. Tentarei fazer parecido.
Outra coisa, voce esta fazendo a calibração? A resposta muda depois de calibrado e aplicado.
Éééééééé... isso eu não fiz :o :o
Como o curso não tava lá aquelas coisas pelo gerenciador do windows, já nem fui calibrar. Vou tentar também pra ver se melhora algo
Cacilda deve ser por isso que o meu teste com o SUNCOM leu só a metade, o imã esta muito perto do HALL!!!
:lol: :lol:
o negócio é tentar tentar e tentar...
quero só ver quando for a minha vez de surrar uns "um centímetro" dentro da zona de fios do meu Suncom aqui :lol:


Valeu a ajuda Sokol.

Amanhã espero ter algum proresso e postar aqui

Matos
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Uh-oh!! aqui acho que vai dar zica, porque a alavanca do throttle tem um curso total de +- uns 90°. (lá vou eu caçar algumas engrenagens pra um plano B)
Matos,

Mas este curso de ~90 graus esta exagerado, medi de um Tm TQS e é uns ~40 graus.

Veja o movimento do "gashebel" (Throttle) de um Ta-152:
Image
Vai de Stop a Kurtz-leistung. É uns ~40 graus.

Sokol1
Matos

Post by Matos »

21_Sokol1 wrote:
Matos,

Mas este curso de ~90 graus esta exagerado, medi de um Tm TQS e é uns ~40 graus.
Vai de Stop a Kurtz-leistung. É uns ~40 graus.

Sokol1
Acho melhor então eu ajustar o curso da alavanca de acordo com a sensibilidade do sensor. Uns 40° estariam OK, certo? (o "bom" é que é só fazer um outro batente pra ele)

A propósito, muito legal esse desenho ai do Ta-152

--------------------[EDIT]--------------------

Fiz um batnte pra deixar o curso total em apenas 40 graus mas o resultado final ficou estranho. É pouca coisa. Nos hotas da vida o curso normal é esse mesmo? :-?

Valeu

Matos
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Post by 44_Santo »

Você deve levar em consideração o comprimento (altura) da alavanca.
Quanto maior a alavanca, maior será o curso com os mesmos 40°.
Se a sua for menor que no desenho, obrigatoriamente teria que aumentar o ângulo para ter o mesmo curso.

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Nos hotas da vida o curso normal é esse mesmo?
Bom, como te falei medi o do Thrustmaster TQS, deu ~40 graus, a altura do ponto central do eixo ao ponto central do manete é ~10 cm.

Sokol1
Matos

Post by Matos »

S!

Criei um batente pra 40° de curso mas não fiquei muito satisfeito, então modifiquei o batente antigo pra ficar com 60° e não ~100.

Fui aprendendo a posicionar o imã e ver como fica a leitura. (não sabia que o segredo era ir calibrando pra ver o resultado :-P )

Consegui uma configuração boa que tinha ficado praticamente de 1 em 1% mas quando fui fixar o imã, acabei deslocando e perdi a posição.

Ajustei novamente e consegui, mas não tão boa quanto antes. Ainda vou tentar outras vezes.

Fiz a calibração toda pelo DIView, mas o problema são as tremidas que estão aparecendo.
Configurei lá uma "zona" que achei conveniente pra leitura pois não tinha nenhum salto de leitura, setei o mínimo e o máximo. Ele vai andando legal de 0 até 100% mas quando paro em alguma posição, sempre fica dando pequenas osciladas (inferiores a 1%).

Mexi na "deadband" e "saturation" mas não notei nenhuma melhora.

Testei no IL-2 e funciona legal. Como disse, preticamente de 1 em 1%, mas quando solto, por ex em 50%, ele fica variando entre 49~50~51.

Existe como melhorar isso?

Ainda estou tentando entender aquele esquema ruski. Vou arriscar e tentar fazer igual pra ver se faz alguma diferença. o problema vai ser saber de quanto é aquele capacitor que ele coloca entre o terra e o input. :lol:


Valeu

Matos
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Matos,

Voce usou cabo blindado para ligar o HALL no BU?

Eu testei usando o Mjoy que é bem sensivel a interferencias, principalmente nos eixos que não tem nada ligado - que no BU0836 são desabilitados automaticamente - não ficou com "spike" que seja visivel no jogo.

Outra coisa que influência é o comprimento do cabo, tente usar o menor que for possível.

Quanto aos valores do esquema do Bauer, mande uma MP em ingles para ele lá no forum deles, estes caras são gente boa, sempre respondem.

Sokol1
User avatar
41_Tche-Loko
Manicaca
Manicaca
Posts: 954
Joined: 18 Mar 2009 21:00
Location: Santa Maria - RS

Post by 41_Tche-Loko »

Matos wrote:S!

Fiz a calibração toda pelo DIView, mas o problema são as tremidas que estão aparecendo.

Matos
Aonde consigo o DIView?
'Nao acreditar em si e o principio do fim'
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Ia falar de um tal de Gugol... :-P mas como postei isso hoje no UbiZ00:
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Post by DocFlyer »

Cmtes.

O capacitor e o resistor do esquema russo, funciona como estabilizador para pequenas variações no campo eletromagnético que ocorrem por uma mínima folga no conjunto de eixos.
http://avia-sim.ru/forum/files/9_1238648680.jpg_237.jpg
O ruído e estática, que também é variação do campo eletromagnético, é provocado pelo material metálico do conjunto.
Como o Sokol recomendou, muito cuidado com a distância e fio com malha aterrada no Gnd.
Outra recomendação é cuidado com fios velhos. Observem se aparece oxidação nos fios ou conectores. (rezíduo esverdeado, que sai em papel toalha). Compre fio novo, não vale a pena o incômodo.

Att. DocFlyer
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Na figura acima o resistor é de 100 ohm (OM).

Segundo este calculador:
http://www.weethet.nl/english/hardware_ ... ulator.php
Suas cores são marrom - preto - marrom.
Para tolerância de 5% a ultima barra deve ser dourada (gold).

O capacitor (cerâmico) é 0,1uF (мкФ).
O código dele é 104... "I think"... :-P

Sokol1
Matos

Post by Matos »

S!

Consegui! :shock: hehe

Depois de lutar um pouco pra aprender a ajeitar toda a coisa, consegui acertar a leitura do eixo do Throttle.

Os "spikes" diminuiram muito depois que eu usei cabos de audio de cdrom pra ligar o hall. Pelo DIView ainda aparece um ou outro mas testando pelo IL-2 não fica evidente. Não consigo testar os eixos naquele "joy tester2", não sei qual o problema.

Realmente muito melhor a coisa com hall. Bem mais sensível. Como o bloco do hall está colado sob a chapa de plástico que usei pra tampar a base do throttle, se eu aplicar qualquer força sobre ela, ele já faz leitura. Isso foi um das coisas que estavam atrapalhando o ajuste.

Pra calibrar consegui usar uma quantidade boa da leitura total que aparecia no DIView. No il-2 ficou de 1 em 1%.

Como sugeriram, diminui um pouco a alavanca e deixei com o curso total de 60 graus.

Agora chegou a vez dos botões, mas talvez ainda eu incorpore o capacitor e o resistor no hall para ver se apresenta alguma melhora.


Valeu.

Matos
Matos

Post by Matos »

S!


Falta pouco.

Terminei a versão final da "tampa" com o posicinamento de botões. Sem perceber segui a mesma idéia do throttle do Mig-29. Só depois, quando achei na sorte uma foto boa dele que vi um botão numa posição parecida ao alcance do indicador.

O conjunto

Image

Colocado no corpo da manete. Dá pra ver que diminui o tamanho da alavanca.

Image

Image

Test-drive :D :D

Image

Pensei em colocar um botão no corpo da manete na posição do dedo médio ou indicador pra usar como rádio ts, ventrilo... etc

Acho que já é o suficiente de botões pra manete.

Consegui chaves alavanca pulsantes para um lado na "soldafria".

Agora vou fazer os furos pra botões na base, cortes para os conectores e passar primer em tudo. (pode não parecer mas o acabamento tá ok... sem fendas marcas de emenda, buracos...:lol: o resto o primer revelará)

Valeu

Matos
Post Reply