Throttle DIY Clone

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Matos

Throttle DIY Clone

Post by Matos »

Salve!

Resolvi postar algumas fotos do meu "novo" throttle. è o resultado de alguns milhões de MPs atormentando o Sokol.
Tudo isso antes era um Cone Cobra, mas resolvi descloná-lo :D (tá... realmente péssima).

A idéia principal veio de um throttle que o Sokol montou usando outro joy.
Os materiais utilizados foram:

- A carcaça de um footswitch da Marshall
- Cano de PVC
- Botões e potenciômetros
- Cabos e fios de outros controles
- E claro, o Cobra

Aqui, o Frankclone.

Image

Ele está servindo mais como um protótipo pra tudo. Ainda preciso ajeitar a posição dos botões, modificar algumas coisas na manete e no posicionamento dos potenciômetros de trimagem e algumas coisas mais por isso toda sugestão/crítica será bem vinda.

Tentei montar de maneira que facilitasse o máximo caso fosse necessário abrir parar arrumar ou algo do tipo, mas no manete ficou realmente complicado devido aos potenciômetros.

O potenciômetro com o knob preto configurei para a trimagem dos ailerons e o interno, com uma engrenagem como knob, configurei para trimagem dos profundores.

Image

Por enquanto ele está respondendo bem, já que troquei os potenciômetros e configurei SEM o software da Clone, o que melhora bastante as coisas. Só o potenciômetro do leme que não coloquei, já que ainda estou pensando em como montar os pedais e só puxar o fio pra ele.

Mais algumas imagens.

Image

Image

Image


Aqui, o meu HOTAS meia boca com o F-15 Raptor e o ex-clone.

Image

Gostei bastante do F-15. Ele é bem robusto, firme e os potenciômetros respondem legal (dei sorte de conseguir dois F-15 funcionando prefeitamente :D :D ) . O único problema é que não aceita mais de um botão pressionado por vez e os hats só vão em 4 direções. Uma dica para agluém que tenha o mesmo joy e não consiga configurá-lo com todos os hats, é instalar um pacote de drivers dos joysticks da CH Products e configurá-lo como CH Flight Stick Pro.

Image

Mas o F-15 está com seus dias de gameporte contados. Comprei hoje :D o BU0836 pra modernizá-lo, também fazer um throttle no mesmo padrão do Frankstein ali e os pedais. Aos que já usaram esse circuito, qualquer ajuda é bem vinda. Preço sugestões a todos.

Valeu

Matos :s:
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Matos,

É isso ai, não tendo opção de compra acessível o negócio é colocar a criatividade para trabalhar.
Com vários joysticks USB baratos no mercado fica fácil montar um throttle e usar um conjunto HOTAS, que dá outra dimensão à pilotagem.
Gostei do resultado, esta parecido com os throttles de aviões russos, feio :-P mas funcional.

Uma dica, incline o manete (onde apóia a mão) uns 15 graus para cima e outros 15 graus para frente, assim sua mão se apoiará sobre ele sem alterar o ângulo natural da mão. :ok
O cumprimento pode ser diminuído, o ideal é algo entre 8 e 10 cm, para evitar o efeito alavanca quando se deixa a mão na extremidade para usar o HAT.

Já o F-15 - que tem uma excelente ergonometria, se encaixando perfeitamente na mão - sugiro que você modifique o botão grande ao alcance do dedão, que funciona como um botão para o modo usado no real:
Um bptão para frente, outro para trás e o terceiro apertando para baixo.
Fácil de fazer. Vide o mod do GranBichus no forum do Xplane.

Usando um BU0836 e o SVMapper você pode usar os 4 botões da base do joy como slots de programação, criando 4 perfis diferentes para o joy/throttle.

Já o BU0836, basta fazer um esquema de como vai distribuir seus botões e eixos (os eixos não conectados a pots não aparecem no Windows), e ligar de acordo.

A maior dificuldade para estas conversões é encontrar cabos com fios suficientes para interligar o joy ao throttle.
Cabos de joy gameporte são bons, alguns tem 15 fios internos.

;)

Sokol1
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!
21_Sokol1 wrote: É isso ai, não tendo opção de compra acessível o negócio é colocar a criatividade para trabalhar.
E qual seria a opção para um de qualidade? Os da GS são baseados na aviação civil , os Cougar não são vendidos separadamente e a Saytek insiste na linha "Star Wars". :-?

Existe algo que possa ser adquirido na Europa, em lojas?

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Cro$$,

Os throtle do Cougar e o dos Saitek X-52/PRO não são vendidos - e não funcionam - sozinhos, como você mesmo disse.

E fora das linhas comerciais não existe nada, mesmo lá fora, a não ser modelos tipo aviação cívil e mais caros do que os citados.

Aqui, os da GS, em minha opnião, não valem o (muito) que custam, pois alem dos eixos sao limitados de botões, sem capacidade de programação agregada.

Mas para que tem um joy tipo M$ Sidewinder FF e quer uma pilotagem HOTAS a opção:

1 - O CH PRO Throttle USB, que funciona e é vendido em separado.

Seu único inconveniente é não ter "rotaries", como o TQS do Cougar ou o throttle dos Saitek X-52, mas isso pode ser contornado usando um dos 4 HATS que o CH PRO tem, e seu poderoso software de programação, o CH Mannager.

2 - O novo Saitek Quadrant USB, que custa uns ~50U$.
Tem 3 eixos com alavancas, cujos knobs podem ser trocados - vem inclusive um apoio de mão tipo T, e 6 botões programáveis.
E qual seria a opção para um de qualidade?
E quem falou que nossas gambiarras não tem "qualidade"!!! :-P

Sokol1
Nabakov
Marraio
Marraio
Posts: 1320
Joined: 01 Jan 2007 21:00

Post by Nabakov »

Isso ai me lembra alguma coisa... não é Sokol1...? :lol: :lol: :lol:

Já o F-15 Matos, eu ganhei um que nunca foi usado, pois o conector não entra no meu PC. Se o Sokol não quiser ficar com ele, eu vendo. :-D
User avatar
MadMax
Posts: 91
Joined: 21 Apr 2003 21:00

Post by MadMax »

Cross, respondendo a tua pergunta pode pegar um desses daqui, o preço é salgado $149.95, mas vale cada centavo, sokol ta ai pra confirmar.

Image

http://www.chproducts.com/retail/t_pro_throttle.html
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!
MadMax wrote:Cross, respondendo a tua pergunta pode pegar um desses daqui, o preço é salgado $149.95, mas vale cada centavo, sokol ta ai pra confirmar.
Obrigado MadMax :)
21_Sokol1 wrote: 1 - O CH PRO Throttle USB, que funciona e é vendido em separado.
Mais uma pergunta titio Sokol:

Corro algum risco se alguém comprar lá fora um desses e enviar para mim?

O Quadrant segue a mesma linha "aviação civil" que os demais e tem jeito de ser bem frágil.

21_Sokol1 wrote: E quem falou que nossas gambiarras não tem "qualidade"!!! :-P
Sokol1
Qualidade tenho certeza que tem, o problema é onde consigo um desses, já que a Sokol Industries Corporation não tem sede própria e você é igual ao monstro do lago Ness: todo mundo sabe que existe mas ninguém nunca viu :lol: :lol: :lol:

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Corro algum risco se alguém comprar lá fora um desses e enviar para mim?
Bom, corre o risco de cair na mão de um fiscal CDF e ai vais pagar:
60% de II (dependendo do estado mais ICMS), sobre o valor da NF + o frete. Se vier via DHL, FeeDEX (Couriers) o risco é 100%.

Então peça para mandarem via Air Mail em nome de pessoa física, como presente, de preferência fora da caixa original (diga para seu amigo dobrar ela e mandar num envelope separado, se fizer questão). O resto é sorte.

Veja o preço no Ebay, costuma ser mais barato.

Eu e um amigo daqui - que é torneiro mecânico, tem uma oficina bem equipada com tornos e fresas, gosta de avião, já construiu alguns aviões experimentais - pensamos em montar para vender um throttle simples - tipo do Mig21 - usando o controlador USB MJoy, mas desistimos pois o valor para venda seria de R$ 200/250, caro para os padrões locais, que aliado ao preconceito (local) por coisas que não sejam "COTS"...

Sokol1


Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

...pois o conector não entra no meu PC."
Uai, passa vaselina no seu... digo coloque uma placa de som PCI tipo SB Live com gameporte (digital) que ele "entra".:D

Sokol1
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!
21_Sokol1 wrote:
...pois o conector não entra no meu PC."
Uai, passa vaselina no seu... digo coloque uma placa de som PCI tipo SB Live com gameporte (digital) que ele "entra".:D

Sokol1
Isso ainda vai dar em casamento!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!
21_Sokol1 wrote: Eu e um amigo daqui - que é torneiro mecânico, tem uma oficina bem equipada com tornos e fresas, gosta de avião, já construiu alguns aviões experimentais - pensamos em montar para vender um throttle simples - tipo do Mig21 - usando o controlador USB MJoy, mas desistimos pois o valor para venda seria de R$ 200/250, caro para os padrões locais, que aliado ao preconceito (local) por coisas que não sejam "COTS"...

Sokol1


Sokol1
Já pensaram em produzir sob encomenda?
21_Sokol1 wrote:mas desistimos pois o valor para venda seria de R$ 200/250, caro para os padrões locais, que aliado ao preconceito (local) por coisas que não sejam "COTS"...
Caro em que sentido? Os trottle da GS custam mais que isso e não temos mais nada no mercado nacional.

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
Nabakov
Marraio
Marraio
Posts: 1320
Joined: 01 Jan 2007 21:00

Post by Nabakov »

Uma dica para agluém que tenha o mesmo joy e não consiga configurá-lo com todos os hats, é instalar um pacote de drivers dos joysticks da CH Products e configurá-lo como CH Flight Stick Pro.
Matos,


Com esse pacote da CH Products, eu não precisaria instalar o driver do F-15, não é isso?

Sokol1
Eu e um amigo daqui - que é torneiro mecânico, tem uma oficina bem equipada com tornos e fresas, gosta de avião, já construiu alguns aviões experimentais - pensamos em montar para vender um throttle simples - tipo do Mig21 - usando o controlador USB MJoy, mas desistimos pois o valor para venda seria de R$ 200/250, caro para os padrões locais, que aliado ao preconceito (local) por coisas que não sejam "COTS"...
e o prazo de entrega seria de 2 anos ou mais :lol: :lol: :lol: :lol:
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Uma dica para agluém que tenha o mesmo joy e não consiga configurá-lo com todos os hats, é instalar um pacote de drivers dos joysticks da CH Products e configurá-lo como CH Flight Stick Pro.


Com esse pacote da CH Products, eu não precisaria instalar o driver do F-15, não é isso?
Nab@,

Se o seu joy for o mesmo modelo do que o do Matos, basta instalar o driver da CH, pois não existem drivers da SUNCOM para o WinXP. Esta empresa faliu por volta de 1999...
Veja que o driver do CH Fligstick permite 3 eixos (usa 2 no caso do F-15), HAT e 4 botões. Mas facilita ligar e testar se o joy esta OK.

Existem umas 3 variações do Suncom F-15, a mais simples só tem um HAT funcional (os outos dois são falsos), pela foto o do Matos é a versão completa. Esta versão alem de ligar na gameporte tem um cabo que liga no luga no lugar do teclado, vai precisar de um adaptador DIN >PS2.
e outro PS2>DIN para ligar o teclado do micro no SUNCOM (ou usar um teclado USB).

Ligando assim basta instalar o SUNCOM como um joy de 2 eixos e 2 botões e calibrar no Windows.

Os outros botões e HAT vão emular teclas de teclado: aperta o botão e a tecla correspondente, que é gravado na memória interna (por isso liga no lugar do teclado). Cada um dos botões vermelhos da base é um slot de programação, permitindo que cada botão possa ser programado em até 4 funções (teclas diferentes).

Sokol1
Matos

Post by Matos »

41_Nabakov wrote:
Uma dica para agluém que tenha o mesmo joy e não consiga configurá-lo com todos os hats, é instalar um pacote de drivers dos joysticks da CH Products e configurá-lo como CH Flight Stick Pro.
Matos,


Com esse pacote da CH Products, eu não precisaria instalar o driver do F-15, não é isso?

Como o Sokol disse, usei esse driver porque nõ existem mais drivers da própria Suncom que faliu. Dei a sorte de conseguir um F-15 com um "manual" que apontava essas duas possibilidades de instalação do driver, porque senão só configurando pelo windows mesmo como Joystick de 2 eixos e 4 botões.

Mas esse meu F-15 é um modelo do meio. Os dois hats são reais (o castle switch usado como ângulo de visão e o hat switch que no caso conta como mais dois eixos como está em uma figura que postei antes). Antes desse joy existe um F-15 que os hats são falsos e o último que é semelhante ao meu mas tem uma entrada para plugar o teclado e emular teclas pelo joy ou algo assim.

Quando eu colocar o BU0836 nele, terei que fazer algumas modificações no hats que só aceitam ir para vertical e horizontal impedindo o "45°".


Matos
Nabakov
Marraio
Marraio
Posts: 1320
Joined: 01 Jan 2007 21:00

Post by Nabakov »

Olha aí o menino, se é falso ou verdadeiro... :lol: :lol:

Image

Image
Last edited by Nabakov on 18 Jun 2008 11:27, edited 1 time in total.
Post Reply