Freetrack 2.0 - Manual em português

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Post Reply
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Freetrack 2.0 - Manual em português

Post by 21_Sokol1 »

Um convincente vídeo do IL2 com o novo Freetrack 2.0, usando apenas um LED - já que o IL2 não suporta 6DOF.

http://www.youtube.com/watch?v=ez1L37Ci_MU

Acho que se combinado com o SVMapper, estes "degraus" do ZOOM do FOV (caracteristica do game, não do Freetrack) somem, ficando uma transição natural, ou seja um ZOOM.

http://freetrack.online.fr/english/


Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 08 Sep 2007 14:41, edited 1 time in total.
Von_Ammon

Post by Von_Ammon »

Fala Sokol!!! tudo em em riba?

Rapaz, já testei o freetrack, e achei muito bom. Recomendo. Foi o único com o qual eu realmente consegui voar il2.

No meu caso, utilizei apenas 1 led, o qual eu recomendo que seja difuso e não com foco. Também sugiro que seja colocados 3 camadas de filmes fotograficos na frente da webcam, para servir de filtro de luz. Outra coisa foi configurar 2 botões do joy, para atuarem como centralizador da visão e liga/desliga do freetrack. Dessa forma, quando ele desconfigura, rapidamente vc consegue configura-lo novamente.

Na configuração do freetrack, demorei para conseguir um ajuste satisfatório, mas no final, ficou bel legal. Se vcs quiserem eu posto as configurações utilizadas para o il2. Só não consegui ajustar para o FS2004.

abraço
Von_Ammon

Post by Von_Ammon »

Image
Image
Image
Image
Image
Image
robert_br

Post by robert_br »

camarada Vom_

tive problemas para usar o track , quando eu saio do jogo ele trava a maquina , por que sera que isso acontece ?
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Fiz uma tradução "meia-boca" do manual do FreeTrack 2.0, esta disponível no Yousendit até 15.09.07, depois disto é só pedir que renovo o arquivo. Ou se alguem souber de algum lugar para hospedar por mais tempo...

http://download.yousendit.com/D5137B1D27E23855 Edit. Tradução revisada e melhorada, incluindo dicas do forum FreeTrack.

Fiz alguns testes no IL2 Sturmovik 1946, usando um LED emissor de infravermelho retirado de um controle remoto quebrado, e três tipos diferentes de WebCam.

Como filtro de IR na frente da câmera, para reduzir luzes parasitárias do ambiente, usei duas camadas de um pedaço de negativo fotografico velado - aquela parte preta que fica no começo/final de filmes revelados.

Funciona convicentemente, dependendo da WebCam o FPS variou de 25 a 40. Como é interpolado pelo FreeTrack fica quase igual aos 120 FPS do TrackIR4.

O fator de maior influência sera a forma da WebCam, por exemplo com uma D-Link DSB-C110 que veio de brinde junto com o modem ADSL, por ter a lente bem no fundo de um cone, a area de captura ficou pequena, ou seja se mover muito a cabeça a "luz" do LED sai da aréa de captura da camera. Pode ser tambem devido ao LED - que por ser de controle remoto tenha foco direcional e não difuso.

Image

Já com uma A4Tech que tem a lente rente a caixa não houve maiores problemas.

O melhor resultado - 40 FPS, foi com uma destas "tudo em 1" tipo "tekpix", como não estava funcionado direito, foi desmontada e usado a placa de circuito exposta com a lente. :-P

Para o IL2 - que não suporta 6DOF - não é preciso usar a armação com 3 ou 4 LEDs, basta um LED, que pode ser preso na aba de um boné com um clip de chachá por exemplo.
Ou costurado na aba.;)

Exemplo de um suporte feito com um arame de cabide dobrado, para fixar na aba do boné.

Image

Melhor ainda - para não ficar usando boné dentro de casa... é prender na frente do microfone ou na alça do fone de ouvido.

A dica para checar o six sem precisar olhar " de esgueio" para o monitor é mover a cabeça lateralmente, sem girar, pois assim o LED estara sempre apontado para a câmera da melhor forma possível.

Impressão geral: não é "plug and Play" pois requer testes e ajustes, mas é perfeitamente funcional como headtrack. E se já tiver uma WebCam gastar uns r$ 10,00 para o LED e bateria - usei uma CR-2032 de 3 volts tipo moeda. A alimentação pode vir da fonte do micro - usando resistores para limitar a corrente, de uma destas fontes multi-voltagem "de camelô" ou até de uma porta USB, embora não recomende esta opção para noobies, pois um erro podera provocar um curto que danificara o controlador USB da placa mãe.

Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 08 Sep 2007 15:06, edited 3 times in total.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Um interessante exemplo de suporte de 3 LEDs, imitando o TrackClipPRO do TrackIR, para ser preso na lateral do fone de ouvido:

Image

Image

Image

Sokol1
robert_br

Post by robert_br »

:shock: Sokol vlw camarada ficou show a traduçao
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!

Belíssima aula, Sokol :ok

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
Bruno

Post by Bruno »

Skol, poderia disponibilizar novamente o manual?

Estou pensando em comprar uma webcam para montar uma gerinconça dessas... poderia me dar uma dica na compra? Estava pensando em comprar uma D-link C320 mas não conheço nada sobre webcams...
MaGOid

Post by MaGOid »

Comprei uma A4tech PK-635M só para usar esse Freetrack e funciona muito bem. Ela gera entre 28 e 30 FPS e não precisa de filtros na frente da lente pra funcionar.

Quanto aos leds ir, eles são baratos, não passando de 1 reau. Um teste rápido pode ser feito com uma pilha de placa mãe. O positivo da pilha fica com a perna mais comprida do led. Use o Freetrack para ver o resultado. O led acaba rápido com a pilha, acho que não passa de 2 horas de uso.

Eu uso o programa Joytokey para fazer com que o botão 3 do meu joystick simule o botão do meio do mouse e assim possa zerar a posição central do Freetrack.

Seria bom traduzir o pdf que explica como fazer o suporte de 3 pontos dos leds IR. Eu fiquei sem o fio de telefone de 4 fios e estou com medo de usar só um resistor e um led na porta USB.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Bruno,

Tá "upado" novamente - até 29/02/2008.

FreeTrack_manual_Br.rar

MaG0ID,

Acabou o LED em duas horas? Não seria a pilha? :-?

Não acho boa idéia ligar na USB - pelo menos para iniciantes - um erro pode danificar a placa mãe. :-P

Mais seguro ligar num dos molex da fonte +5V, usando um fusível no cabo. Ou comprar um destas fontes de várias voltagens, de camelô.

Um colega daqui mandou fazer a armação de 4 LEDs numa serralheria - usaram aço de 3 mm - e costurou um porta pilhas (2 AA) no boné, resultado: o boné esta pesando 1 kilo. :lol:

Sokol1.
Bruno

Post by Bruno »

Valeu!! :ok Vou ver o que consigo aprontar aqui...
User avatar
36_Killer-Ants
Veterano
Veterano
Posts: 3880
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: 1° GAvCaVi
Contact:

Post by 36_Killer-Ants »

S!

Ganhei um led USB para iluminar o teclado. É forte pacas, mas com um filtro serve para essa bagaça.

:drink:
K-A
"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciente!"
M.L.K
Nilton

Post by Nilton »

Como faço para ativar o Freetrack no IL2? Fiz um boné com 4 leds acesos pelo USB e ajustei o programa, mas nada acontece no IL2. Não tem uma linha que tem de ser adicionada no arquivo conf do simulador? :-?
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Nilton,

Tem sim, você tem que que ativar o suporte ao TrackIR no il2, mude a linha abaixo - no con.ini - de 0 para 1.

trackIRUse=1

Sokol1
Post Reply