Homeopatia não funciona, diz estudo.

Notícias variadas e assuntos distantes da simulação de combate virtual.
Post Reply
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Homeopatia não funciona, diz estudo.

Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!

Esta matéria é polêmica, mas concordo com ela, pra mim isso é pura bobagem.

"A revista científica The Lancet publica um artigo nesta sexta-feira que diz que não existem provas de que os remédios homeopáticos funcionam mais do que placebos.

Os autores do artigo dizem que chegou a hora de parar com as pesquisas sobre a homeopatia e que os médicos deveriam ter honestidade com seus pacientes e revelar a "falta de benefícios" da homeopatia.

Uma pesquisa realizada em parceria entre Suíça e Grã-Bretanha, que analisou 110 estudos sobre tratamentos e remédios homeopáticos, não encontrou provas convincentes de que estes medicamentos tinham efeitos melhores do que placebos (pílulas sem efeito que são usadas em estudos comparativos e dadas aos pacientes como se fossem remédio).

Análise
Segundo o professor Matthias Egger, da Universidade de Berne, e seus colegas da Universidade de Zurique, além de uma equipe britânica da Universidade de Bristol, a homeopatia até hoje não apresentou provas de sua eficácia.

Eles compararam 110 testes feitos para o tratamento de asma, alergias e problemas musculares.

Os pesquisadores afirmam que nos testes realizados com menos controle de qualidade, a homoeopatia mostrara efeitos benéficos.

No entanto, eles dizem que quando são feitos testes em maior escala, com um controle mais rigoroso, os medicamentos homeopáticos não mostraram efeitos melhores do que placebos.

"Estudos maiores e melhores da homeopatia não mostram a diferença entre seus efeitos e os efeitos de placebos, enquanto que no caso dos remédios tradicionais, ainda observamos efeitos", disse Egger.

Egger afirmou que algumas pessoas relatam que se sentem melhores depois de tomar remédios homeopáticos. Ele acredita que isto se deve mais a fatores psicológicos, já que em um tratamento homeopático os médicos destinam muito mais tempo e atenção ao pacientes do que normalmente o fazem médicos alopatas.

"Não tem nada a ver com a pequena pílula branca", disse.

Polêmica
A polêmica a respeito da homeopatia é longa. Em 2002 um ilusionista americano, James Randi, ofereceu US$ 1 milhão (cerca de R$ 2,39 milhões) para quem conseguisse provar, em testes de laboratórios, que medicamentos homeopáticos podem realmente curar as pessoas.

Até o momento, ninguém ganhou o prêmio.

Na Grã-Bretanha, a homeopatia está disponível para usuários do sistema público de saúde. Alguns afirmam que deveria ter o uso mais difundido enquanto outros sustentam que não deveria ser usada de maneira nenhuma.

Em 2000, o Comitê Parlamentar Britânico sobre Ciência e Tecnologia divulgou um relatório sobre medicina complementar e alternativa.

Segundo o relatório "qualquer terapia que alega ser capaz de tratar condições específicas deve ter provas de ser capaz de conseguir este resultado em níveis acima do efeito conseguido por placebo".

A revista The Lancet também cita que um relatório anterior a respeito de homeopatia, feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que contraria o trabalho dos cientistas suíços e britânicos.

O relatório da OMS afirma que a maioria dos trabalhos científicos publicados nos últimos 40 anos demonstraram que a homeopatia tem efeito superior ao de placebos.

Afirma também que a homeopatia é um tratamento equivalente aos alopáticos em humanos e animais.

Edzard Ernst, professor de medicina complementar na Escola de Medicina de Exeter, disse porém que os testes citados pela OMS "não são os mais rigorosos, nem os mais recentes", afirmou.

Uma porta-voz para a Sociedade dos Homeopatas afirmou que "muitos estudos anteriores demonstraram que a homeopatia tem efeito acima dos placebos".

"Foi estabelecido, além de dúvidas, e aceito por muitos pesquisadores, que testes aleatórios e com resultados comparados a placebos não são ferramentas apropriadas para testar a homeopatia", disse."

BBC Brasil

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
User avatar
JambockCardoso
Posts: 178
Joined: 05 May 2003 21:00
Contact:

Post by JambockCardoso »

Discordo. No ano passado comecei a me tratar com a Homeopatia devida a uma suspeita de câncer. Havia um caroço de mais de 1cm na articulação do meu dedo anelar esquerdo; esse caroço vinha se desenvolvendo há quase 1 ano. Desapareceu depois de 3 semanas do tratamento homeopático (e nenhum outro remédio complementar).
O caso é que se formos levar ao pé da letra nehum remédio cura doença alguma.
Todos acham que Homeopatia é uma questão de crença, estão redondamente enganados. Você não precisa acreditar no oxigênio para respirá-lo nem num analgésico para se livrar de uma dor de cabeça.
" ... Infeliz foi aquele que colocou insígnias num avião ... " (Do livro O Grande Circo de Pierre Clostermann)
Post Reply