Rússia e China realizam exercício militar conjunto

Notícias variadas e assuntos distantes da simulação de combate virtual.
Post Reply
User avatar
22_Ponte
Engrenado
Engrenado
Posts: 2847
Joined: 06 Apr 2004 21:00
Location: New Zealand
Contact:

Rússia e China realizam exercício militar conjunto

Post by 22_Ponte »

18/08/2005 - 11:39 Outras notícias de Internacional >> Rússia
Rússia e China realizam exercício militar conjunto pela 1a vez

Da Reuters
China e Rússia iniciaram na quinta-feira o primeiro exercício militar conjunto de sua história, num recado aos Estados Unidos de que os ex-adversários estão cooperando entre si e são cada vez mais influentes. Os oito dias de jogos de guerra entre os dois gigantescos vizinhos, que compartilham uma fronteira de 4.300 quilômetros, também representam uma oportunidade comercial para a Rússia, maior fornecedora de armas e tecnologia bélica para a China, segundo analistas. `O principal alvo são os Estados Unidos. Ambos os lados querem melhorar sua posição para barganhar em termos de segurança, política e economia`, disse Jin Canrong, professor de Relações Internacionais da Universidade Popular da China. O propósito declarado da `Missão Paz 2005`, que envolve 10.000 soldados, é reforçar os laços entre as forças armadas dos dois países. Analistas não vêem na operação uma ameaça contra nenhum país em especial. Mas a agência oficial de notícias chinesa, a Xinhua, destacou a importância de `reforçar a capacidade de as duas forças armadas combaterem conjuntamente o terrorismo, o extremismo e o separatismo`. A palavra `separatismo` certamente assustará os moradores de Taiwan, a ilha autônoma considerada por Pequim uma `província rebelde` a ser reunificada, se necessário com o uso da força. Apesar de serem ambos comunistas, Pequim e Moscou eram adversários na época da Guerra Fria. Nos últimos anos, porém, tem havido uma reaproximação, em parte porque a China precisa dos recursos energéticos russos para alimentar sua economia. Os dois governos também participam das negociações sobre a crise nuclear da Coréia do Norte e têm interesses comuns na Ásia Central, pois temem a influência norte-americana na região e acompanham com preocupação as turbulências no Uzbequistão e no Quirguistão. Jin disse que a Rússia manifestou interesse pelos exercícios militares com a China depois da rebelião popular da Ucrânia, no ano passado, que derrubou um governo pró-Moscou acusado de fraude eleitoral. Em julho, a Organização de Xangai para a Cooperação, fórum regional que reúne Rússia, China e os países da Ásia Central, pediu aos Estados Unidos que fixem uma data para desativar suas bases militares na região. A presença de observadores do fórum regional nos exercícios reforça a tese de que a
operação está mandando um recado a Washington. `Isso é acima de tudo um ataque ao mundo unipolar que tão bem serviu a Washington desde o final da Guerra Fria`, disse o jornal russo Nezavismaya Gazeta. Os Estados Unidos disseram que os exercícios favorecem a estabilidade regional, mas demonstraram cautela. `Esperamos que nada que eles façam seja prejudicial ao atual clima na região`, disse Sean McCormack, porta-voz do Departamento de Estado. Os exercícios acontecem até dia 25 de agosto em águas territoriais russas no Pacífico, perto de Vladivostok, e na província litorânea chinesa de Shandong. Analistas dizem que os exercícios não devem causar alarme e sim ser vistos como um gesto de transparência de ambos os países, de acordo com as normas internacionais. `Acho que eles finalmente perceberam que pode ser
útil aprender alguma coisa com os outros`, disse Robert Karniol, editor para a Ásia-Pacífico da revista Jane´s Defence Weekly."


Um dia isto vai dar em merda!!!!
Jambock__22 - Ponte
A próxima frase é verdadeira. A frase anterior é falsa.
Biohazard

Post by Biohazard »

Que nada.. eles mais brigam q se entendem..
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Re: Rússia e China realizam exercício militar conjunto

Post by 31_CrossBones »

:skull:

24_Ponte wrote: Um dia isto vai dar em merda!!!!
Pode ser que já esteja dando.................

Seul e Washington iniciam manobras militares apesar de críticas

A uma semana da retomada das negociações sobre o programa de armas nucleares norte-coreano, a Coréia do Sul e os EUA iniciaram nesta segunda-feira manobras militares conjuntas e simulações informatizadas, apesar das críticas de Pyongyang.

Cinco mil soldados dos 32.500 que os Estados Unidos mantêm mobilizados na península junto a outros cinco mil procedentes de suas bases no exterior participam da simulação de operações militares, segundo autoridades militares sul-coreanas. No entanto, não foi revelado o número de unidades do Exército local envolvidas.

O principal objetivo da 31º edição destas manobras anuais é enfrentar um eventual ataque norte-coreano. A Coréia do Norte, que tinha sido informada sobre esta simulação pelos EUA, considera que esta operação militar conjunta faz parte dos preparativos para lançar um ataque preventivo contra seu país.

"Trata-se de um exercício em grande escala para desencadear uma guerra nuclear contra nós", disse no domingo o regime norte-coreano através da agência de notícias KCNA.

Embora habitual, esta reação da Coréia do Norte ganha uma maior importância, já que acontece uma semana antes da retomada da quarta rodada de negociações multilaterais sobre seu programa nuclear, de que participa junto a EUA, Coréia do Sul, Japão, Rússia e China.

As manobras conjuntas serão realizadas até 2 de setembro, e contam com uma importante parte concentrada em uma simulação informatizada, totalmente alheia ao combate real.

O Ministério da Defesa sul-coreano afirmou que com estes exercícios procura não somente desenvolver a coordenação conjunta diante de uma eventual situação de guerra, mas também diante de um possível ataque terrorista ou de catástrofes naturais.

Há dez dias, Pyongyang também criticou duramente Seul em uma reunião de trabalho entre as delegações dos dois países e descartou a realização de uma nova reunião militar de generais entre as duas Coréias, destinada a diminuir a tensão militar na península.

Pouco depois, através da KCNA, o país comunista criticou os EUA por causa do começo dessas manobras hostis a seu país, em meio ao diálogo para buscar uma saída para a crise nuclear.

Pyongyang acusou Washington de utilizar as manobras como um meio para fomentar um ambiente a seu favor para executar sua "injusta proposta" de desmantelar todo o programa nuclear norte-coreano, inclusive o destinado ao uso pacífico.

A Coréia do Norte também vê este ato militar como um obstáculo para desenvolver as relações intercoreanas, que nos últimos dias alcançaram avanços substanciais por causa da celebração conjunta do 60º aniversário da independência da península do Japão.

Há uma semana, representantes governamentais norte-coreanos realizaram uma histórica visita ao cemitério nacional e ao Parlamento sul-coreanos. Foi o maior gesto de reconciliação dos dois povos, que vivem em um estado técnico de guerra desde o fim da guerra da Coréia (1950-1953), quando assinaram um armistício, em vez de um tratado de paz.

Representantes das duas Coréias, EUA, China, Japão e Rússia retornarão às mesas de negociações no dia 29 de agosto, em Pequim, para tentar alcançar um acordo que ponha fim à tensão na região por causa da ameaça nuclear norte-coreana.

A maior divergência entre Pyongyang e Washington está no uso da energia nuclear com fins pacíficos, exigido por Pyongyang, mas a que as autoridades de Washington se opõem por temer que estes materiais sejam utilizados em algum momento para fabricar armas nucleares.

Seul é favorável a reconhecer o direito do regime norte-coreano ao uso civil do material nuclear, se o vizinho do Norte desmantelar seus programa de armas nucleares e retornar ao Tratado de Não-Proliferação Nuclear.

O ministro sul-coreano de Exteriores, Ban Ki-moon, está em Washington para coordenar esta questão com as autoridades americanas antes de retornar às negociações. :

Agência Efe

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
Post Reply