A viagem do "James Caird".

Notícias variadas e assuntos distantes da simulação de combate virtual.
Post Reply
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

A viagem do "James Caird".

Post by 21_Sokol1 »

Perambulando pelo "mundo virtual pós-apocalíptico" do The Long Dark cheguei nas ruínas da estação baleeira "Hibernia" na "Ponta da Desolação".

Imagefree picture uploadcertificity.com

Um comentário no forum do jogo diz que esta estação foi inspirada nas estações baleeeiras da South Georgia (alguns detalhes lembram).

Fiquei curioso com o tema e "google'ei" a respeito, assunto interessante pelo porte destas estações instaladas no início do Século XX lá no "fim do mundo" (funcionaram até 1960's), davam lucro de 100 milhões de Libras por ano, à epóca se fazia margarina com oléo de baleia (e não soja transgênica). :P

Hoje estas estações em ruínas são fechadas a visitação pública, o Asbeto usado na maquinaria tornou o lugar altamente tóxico.

Num dos links diz que a estação de Stroomnes foi o onde o Shackleton chegou depois da "Viagem do James Caird". What? :^)

Image
Stroomnes

A tal "Viagem do James Caird" foi uma fascinante epopéia de sobrevivência - azar e sorte.

Depois que o navio do Shacketon, Endurance ficou preso no gelo na costa norte da Antática em Fevereiro de 1915, durante os próximos 7 meses foi sendo levado pelo gelo derivando para o Norte por uns 500 KM até ser esmagado e afunar em Outubro de 1915.

Imageadult image uploadcertificity.com

A tripulação de 28 homens salvou 3 dos escaleres do navio e as provisões que pode, acampou na placa de gelo e continuou a deriva, até que 6 meses depois em Abril de 1916 a placa de gelo começou a desintegrar.

Então usando os três escaler com dificuldade chegaram na desolada Ilha do Elefante, fora das pouco frequentadas rotas para a Antartica e portanto com zero change de serem encontrados.

Os ventos e a corrente de Oeste para Leste da Passagem de Drake impossibiliva tentarem chegar na ponta sul do Chile a uns 500 Km a Noroeste.

Então o Shackleton e mais 5 tripulantes sairam no escaler de 6,9 metros- batizado de "James Caird" - reforçado com partes do outros para enfrentar o alto mar, para tentar chegar na South Georgia... a 1500 Km a Nordeste, já que nesta direção a corrente e o vento ajudaria.

Imagehosting imagecertificity.com

A partida do James Caird da Ilha do Elefante, registrada pelo fotógrafo da expedição.

Imagepic uploadcertificity.com

Graças a perícia do navegador conseguiram chegar na costa sul da South Georgia depois de 16 dias no mar de pires condições da terra.

Mas chegar na South Georgia, um feito extraordinário para barco e condições, não terminou com as dificuldades, pois estavam na desabitada costa sul, com o leme quebrado e três dos tripulantes sem condições físicas para continuar navegando.

Então o Shacketon e mais dois partiram a pé, atravessando montanhas e glacier para chegaram na estação de Stoomness 36 horas depois.

Image

Quatro meses e três tentativas frustradas depois o Shacketon conseguiu resgatar o restante (22) da tripulação da Ilha do Elefante.

https://www.youtube.com/watch?v=64XIK5_jy4A[/video]

Em 2000's tres experientes montanhistas repetiram esta caminanha e levaram três dias.

Na Guerra das Falklands/Malvinas durante a Operação Paraquet para retomada da ilha um comando do SAS Inglês falhou em fazer uma caminhada semelhante para reconhecer as posições Argentinas em Grytviken.

Em 2013 o aventureiro Tim Jarvis e outros cinco malucos refizeram esta viagem numa réplica do James Caird, usando equipamento semelhante ao da epóca.

Image

http://www.sebcoulthard.com/shackleton.html

https://www.youtube.com/watch?v=QZ2oKdS6KSs
Last edited by 21_Sokol1 on 21 Apr 2017 13:23, edited 6 times in total.
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: A viagem do "Jame Caid".

Post by airwolf »

E hoje em dia as pessoas acham que dificuldade é o jogo da baleia azul...
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
Post Reply