A história por trás do cartaz “Keep Calm”

Notícias variadas e assuntos distantes da simulação de combate virtual.
Post Reply
User avatar
saraiva
Manicaca
Manicaca
Posts: 632
Joined: 08 Jul 2009 21:00
Location: Joinville, SC.
Contact:

A história por trás do cartaz “Keep Calm”

Post by saraiva »

Se você ainda não viu uma das várias paródias do cartaz “Keep Calm and Carry On”, você provavelmente é novo aqui na internet. Caso você já tenha visto, mas nunca soube por que este cartaz é uma das obras que melhor define o século atual, está na hora de você descobrir.
O ano era 1939, início da Segunda Guerra Mundial. A Grã-Bretanha estava sendo ameaçada pela Alemanha de Hitler e uma invasão era iminente. O Ministério das Informações britânico então começou a produzir uma série de três cartazes com o intuito de aumentar a moral do público inglês.

Durante as primeiras semanas de guerra, dois cartazes foram produzidos e distribuídos por toda Grã-Bretanha: “A liberdade corre perigo. Defenda-a com todas as suas forças” (“Freedom Is In Peril. Defend It With All Your Might“) teve 400 mil cópias impressas, e “Sua coragem, sua alegria, sua resolução nos levará a vitória” (“Your Courage, Your Cheerfulness, Your Resolution Will Bring Us Victory“) teve 800 mil impressões. Os cartazes eram simples, com uma tipografia amigável e de fácil leitura, e continham o Selo Real (a coroa do então Rei George VI).
Image

Muitos naquela época não estavam a par do terceiro cartaz, que teria sido distribuído caso a Alemanha conseguisse furar o cerco de proteção e efetivamente invadisse a Grã-Bretanha. O cartaz, com fundo vermelho e seguindo a mesma linguagem visual dos outros cartazes, tinha uma só mensagem. A mensagem tinha como objetivo assegurar a população de que tudo iria se resolver, de que o governo estaria ainda protegendo-os e que em breve tudo voltaria ao normal.

Essa mensagem era: “Mantenha a calma e siga em frente” – “Keep Calm and Carry On“.

Image

Felizmente, o temido nunca ocorreu; a ilha sobreviveu ao blitzkrieg nazista e as várias tentativas de ocupação pela Alemanha de Hitler e o cartaz nunca viu a luz do dia. Pelo menos, até o ano de 2000.

Em 2000, 55 anos após o término da Guerra, uma das poucas cópias do pôster foi descoberto num sebo britânico ao norte da Inglaterra. A dona do sebo gostou tanto do cartaz que mandou emoldurá-lo. O cartaz fez sucesso na loja e logo os donos do sebo mandaram fazer re-impressões para seus clientes.

O cartaz tornou-se uma febre em pouco tempo e espalhou-se pela internet. Como que algo do século passado pode influenciar tanto nos dias de hoje? Talvez seja a simplicidade ou o design atemporal, mas provavelmente é devido a frase retratada, que até nos dias de hoje ela é reconfortante e inspira à confiança nas pessoas durante os tempos difíceis. “Mantenha a calma e siga em frente” representa uma necessidade atual.

E como não é de se espantar, logo começaram a surgir as paródias (como o cartaz “Now Panic and Freak Out“), chegando quase a obscurecer o original. O cartaz “Keep Calm” virou uma febre na época digital atual, e agora você já sabe por que.

Image

Mais em: http://design.blog.br/design-grafico/a- ... -keep-calm
A morte de qualquer homem me diminui, porque eu sou parte da
humanidade; e por isso, nunca procure saber por quem os sinos dobram,
eles dobram por ti. - John Donne
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: A história por trás do cartaz “Keep Calm”

Post by 28_Condor »

[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: A história por trás do cartaz “Keep Calm”

Post by 21_Sokol1 »

Image

Because:

Image

:P
Post Reply