A verdade sobre os "piratas" da Somália.

Notícias variadas e assuntos distantes da simulação de combate virtual.
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

A verdade sobre os "piratas" da Somália.

Post by 31_CrossBones »

:Skull_anim:

S!

Zylan compartilhou esse vídeo no facebook e achei interessante compartilhar aqui também.



SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: A verdade sobre os "piratas" da Somália.

Post by 44_Santo »

Fantástico documentário! :clap:

Essas verdades me dão até náuseas! :puke:
A imprensa é tão manipuladora que colocam assim: "TRÊS MIL ESTUDANTES DA USP PROTESTAM EM GREVE!"
E depois assim: "MAIS DE MIL ESTUDANTES DA USP FECHAM PAULISTA EM PROTESTO!"

A maioria das pessoas não sabe que na USP tem mais de 75 mil alunos e acaba pensando que esse lixo é maioria sendo que até os amigos deles querem mais que eles se lasquem. :D

Pelo menos a esperança é que enquanto menos de 5% da próxima geração protesta contra a polícia, as leis e a favor das drogas, do vandalismo e de se graduar sem estudar, outros mais de 95% estão estudando e lutando por um futuro melhor. :P



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: A verdade sobre os "piratas" da Somália.

Post by 28_Condor »

S!

Não duvido nada que já não estejam fazendo isso por aqui, isso em relação ao lixo tóxico. Quanto á pesca, não dá pra concorrer com a pesca predatoria que já é feita aqui :P





SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Redsoldier

Re: A verdade sobre os "piratas" da Somália.

Post by Redsoldier »

Foda, na minha opinião a pirataria somali só é mais um retrato de um quadro geral trágico: A Somália hoje vive, social, política e economicamente, na mesma situação que a Europa vivia no século 12!
Sem Estado, sem paz, praticamente sem nenhuma vantagem médica e sanitária que a tecnologia atual tem a oferecer...

Aí junte a isso um monte de companhias, países e organizações que exploram o país aproveitando-se do caos e você tem o agravamento da miséria, do desespero e, consequentemente, da violência...
Sinceramente, eu pessoalmente não consigo pensar "F* esses piratas, mais que morrer mesmo..." porque numa situação dessas, de tão poucos horizontes, num país (e numa região) quase medievais....

Ah, náusea, enjoo... Esses documentários, mesmo não sendo "gráficos", são pesados :(
User avatar
17_Vulture
Arataca
Arataca
Posts: 2028
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: Cidade Maravilhosa, RJ

Re: A verdade sobre os "piratas" da Somália.

Post by 17_Vulture »

OK, é um outro lado da estória, mas há contradições tb.
Se a intenção dos piratas é só acabar com pesca e despejo de lixo ilegais, poque não concentrar os ataques somente nestes alvos? Porque os navios de pesca não são saqueados e sua carga distribuída entre a população? Porque pedir resgate, se deixam-se os navios "livres" para voltar e continuar fazendo o que fazem?

Se os ataques fossem a alvos específicos, com intenções específicas, seria muito mais fácil do mundo perceber as tais reais motivações.
[b]Jambock__17 - Vulture

[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]
Redsoldier

Re: A verdade sobre os "piratas" da Somália.

Post by Redsoldier »

17_Vulture wrote:OK, é um outro lado da estória, mas há contradições tb.
Se a intenção dos piratas é só acabar com pesca e despejo de lixo ilegais, poque não concentrar os ataques somente nestes alvos? Porque os navios de pesca não são saqueados e sua carga distribuída entre a população? Porque pedir resgate, se deixam-se os navios "livres" para voltar e continuar fazendo o que fazem?

Se os ataques fossem a alvos específicos, com intenções específicas, seria muito mais fácil do mundo perceber as tais reais motivações.
Eu acho que nesse quesito falta organização... Na verdade a ideia é até "boa", já que, teoricamente, os navios que estão protegendo as rotas comerciais e os petroleiros não estão suficientemente próximos da costa somali para protegerem os navios pesqueiros estrangeiros.

Mas dadas as características destes "piratas", eu diria que falta organização para eles começarem a fazer isso em larga escala.
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: A verdade sobre os "piratas" da Somália.

Post by 44_Santo »

Os caras mal têm o que comer, fica difícil ter um pensamento estratégico de pessoas simples e sem conhecimento, é mais no desespero mesmo, na falta de opção.



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
17_Vulture
Arataca
Arataca
Posts: 2028
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: Cidade Maravilhosa, RJ

Re: A verdade sobre os "piratas" da Somália.

Post by 17_Vulture »

Hmmm, e os caras que mal têm o que comer são conscientes quanto ao despejo de lixo nuclear? E convenhamos, nem é um pensamento tãããão complexo assim: você tem um bando de caras fortemente armados em lanchas rápidas e morrendo de fome; o que você ataca, um barco cheio de peixe ou um cheio de petróleo?
[b]Jambock__17 - Vulture

[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: A verdade sobre os "piratas" da Somália.

Post by 44_Santo »

O que dá mais dinheiro. :P
Da para comprar comida e armas melhores, hehe. :D
Aliás, tanto faz, qualquer navio que invadir as águas da Somália pode ser atacado.


santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Redsoldier

Re: A verdade sobre os "piratas" da Somália.

Post by Redsoldier »

17_Vulture wrote:Hmmm, e os caras que mal têm o que comer são conscientes quanto ao despejo de lixo nuclear? E convenhamos, nem é um pensamento tãããão complexo assim: você tem um bando de caras fortemente armados em lanchas rápidas e morrendo de fome; o que você ataca, um barco cheio de peixe ou um cheio de petróleo?
mmmm... Mas talvez haja outra pergunta tb..
O que dá mais mídia: Ataques a parcos realizando pesca ilegal na costa da somália, ou a petroleiros passando por uma rota comercial movimentada?
User avatar
17_Vulture
Arataca
Arataca
Posts: 2028
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: Cidade Maravilhosa, RJ

Re: A verdade sobre os "piratas" da Somália.

Post by 17_Vulture »

44_Santo wrote:O que dá mais dinheiro. :P
Da para comprar comida e armas melhores, hehe. :D
Aliás, tanto faz, qualquer navio que invadir as águas da Somália pode ser atacado.
Pois é... só que um petroleiro passando pelo Golfo de Aden e contornando o "chifre" pra descer a costa africana em direção ao Atlântico está em uma ROTA COMERCIAL, não está invadindo nada. Logo, é um ataque ilegal.

Redsoldier wrote:
17_Vulture wrote:Hmmm, e os caras que mal têm o que comer são conscientes quanto ao despejo de lixo nuclear? E convenhamos, nem é um pensamento tãããão complexo assim: você tem um bando de caras fortemente armados em lanchas rápidas e morrendo de fome; o que você ataca, um barco cheio de peixe ou um cheio de petróleo?
mmmm... Mas talvez haja outra pergunta tb..
O que dá mais mídia: Ataques a parcos realizando pesca ilegal na costa da somália, ou a petroleiros passando por uma rota comercial movimentada?
Mas os caras querem mídia, querem comer ou querem acabar com a exploração ilegal do país?
[b]Jambock__17 - Vulture

[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]
Redsoldier

Re: A verdade sobre os "piratas" da Somália.

Post by Redsoldier »

17_Vulture wrote:
44_Santo wrote:O que dá mais dinheiro. :P
Da para comprar comida e armas melhores, hehe. :D
Aliás, tanto faz, qualquer navio que invadir as águas da Somália pode ser atacado.
Pois é... só que um petroleiro passando pelo Golfo de Aden e contornando o "chifre" pra descer a costa africana em direção ao Atlântico está em uma ROTA COMERCIAL, não está invadindo nada. Logo, é um ataque ilegal.


Mas os caras querem mídia, querem comer ou querem acabar com a exploração ilegal do país?
Não não, o que eu quero dizer é: Pode ser muito bem que eles já estejam realizando ataques e saqueando os navios pesqueiros sem que isso seja amplamente divulgado...

Mesmo porque, eu não sei muito bem como uma companhia de pesca operando de forma totalmente irregular poderia reclamar de saques, etc. Acho que seria impossível algo como: "Tem piratas roubando nossos carregamentos irregulares de peixes que conseguimos legitimamente pescando de forma não-declarada e irregular nas águas territoriais somalis... Alguém poderia nos ajudar?"



Além disso, tem que lembrar-se que quando armas chegam às mãos de ignorantes a coisa degringola fácil...
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Re: A verdade sobre os "piratas" da Somália.

Post by 31_CrossBones »

:Skull_anim:

S!

O exagero desse documentário é igualá-los à Robin Hood e tentar justificar atos ilegais por conta disso. Num país devastado por uma sangrenta guerra civil era apenas questão de tempo até que grupos armados encontrassem uma fonte de renda "alternativa". Os pescadores somalis apenas deram um "empurrãozinho".

Mas existe o outro lado da estória sim. Não somente os mares da Somália sofrem com esses "ataques". Costa do Marfim, Nigéria, Congo ou Benim, também servem de lixeira tóxica de países industrializados europeus e asiáticos. Durante 10 anos essas corporações agiram impunemente e nada foi feito. Não sei se as informações desse documentário são 100% concretas, mas confesso que fiquei chocado com essa situação.

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
User avatar
15_Nymer
Arataca
Arataca
Posts: 2325
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: Rio de Janeiro

Re: A verdade sobre os "piratas" da Somália.

Post by 15_Nymer »

Nada justifica ações criminosas (seja por dinheiro ou comida). Não há nada de heroico pois os motivos são individuais no final. Porém o que mais gostei no vídeo é a atenção que ele chama mostrando que nada mudou desde a época de colonização (mesmo que todos saibam, as vezes essas coisas ficam no subconsciente). O comentário Cross vai de encontro com o que penso.
31_CrossBones wrote::Skull_anim:
Mas existe o outro lado da estória sim. Não somente os mares da Somália sofrem com esses "ataques". Costa do Marfim, Nigéria, Congo ou Benim, também servem de lixeira tóxica de países industrializados europeus e asiáticos. Durante 10 anos essas corporações agiram impunemente e nada foi feito. Não sei se as informações desse documentário são 100% concretas, mas confesso que fiquei chocado com essa situação.
[b]Dá Raduquem Riu! Dá Raduquem Riu! Da Raduuuuuquem Riu! Filho da P#$@! Aêêêê... [/b]
Redsoldier

Re: A verdade sobre os "piratas" da Somália.

Post by Redsoldier »

15_Nymer wrote:Nada justifica ações criminosas (seja por dinheiro ou comida). Não há nada de heroico pois os motivos são individuais no final. Porém o que mais gostei no vídeo é a atenção que ele chama mostrando que nada mudou desde a época de colonização (mesmo que todos saibam, as vezes essas coisas ficam no subconsciente). O comentário Cross vai de encontro com o que penso.
Sem querer polemizar muito, mas, o que eles poderiam fazer, já que na Somália não há Estado, não há governo? Ou fogem do país, ou lutam por comida, ou entram na Guerra Civil... As 3 opções são péssimas e implicam em sério risco de perder a vida.
Post Reply