A verdade sobre os "piratas" da Somália.

Notícias variadas e assuntos distantes da simulação de combate virtual.
User avatar
17_Vulture
Arataca
Arataca
Posts: 2028
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: Cidade Maravilhosa, RJ

Re: A verdade sobre os "piratas" da Somália.

Post by 17_Vulture »

Ah, tadinhos, eles não têm o que fazer... Então isso justifica qualquer mal que eles façam, inclusive matar ou ameaçar marinheiros que não tem absolutamente NADA a ver com a falta de governo deles.

Menos, né?
[b]Jambock__17 - Vulture

[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]
User avatar
15_Nymer
Arataca
Arataca
Posts: 2325
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: Rio de Janeiro

Re: A verdade sobre os "piratas" da Somália.

Post by 15_Nymer »

Isso só mostra o grau de atraso da região. Novamente, consequências de uma colonização exploratória e uma transferência para governo repressor ditatorial na independência.

Pra completar a partilha da África em países foi feita de forma a gerar eternos conflitos pelas misturas das tribos e etnias. Nunca foi pensado em deixar a região numa situação em que pudesse se desenvolver. Só a África do Sul que se salva em parte ao meio das diferenças sociais e raciais, isso porque os "brancos" resolveram viver por lá.

Entendo o ponto de vista Redsoldier, mas ainda sim não justifica. Não há Estado, não há governo, e a pergunta é: como andam as ações das Nações Unidas? Não deveriam agir de forma a garantir o mínimo de condições humanas no país? Não sei se há alguma ação efetiva ou apenas para tapar o sol com a peneira, mas se está tendo problemas no nível internacional já não deveria ser a hora de tomar atitudes? Já invadiram países por muito menos.

Novamente, o problema está na questão tribal e étnica. Enquanto não for resolvido, ou então sobrar somente uma tribo no país isso vai perpetuar.

Abraços.
[b]Dá Raduquem Riu! Dá Raduquem Riu! Da Raduuuuuquem Riu! Filho da P#$@! Aêêêê... [/b]
Redsoldier

Re: A verdade sobre os "piratas" da Somália.

Post by Redsoldier »

17_Vulture wrote:Ah, tadinhos, eles não têm o que fazer... Então isso justifica qualquer mal que eles façam, inclusive matar ou ameaçar marinheiros que não tem absolutamente NADA a ver com a falta de governo deles.

Menos, né?
Bom, os marinheiros não possuem nada a ver com a falta de governo, mas possuem responsabilidade com a escassez de alimento... Nada ali é justificável, mas uma situação dessas é quase uma guerra por sobrevivência.


Eu concordo que as ações dos piratas são péssimas e extremamente repreensíveis, especialmente os sequestros dos petroleiros. Só não acho que as companhias de pesca deveriam esperar saírem ilesas ao se envolverem num conflito numa das mais miseraveis regiões do país (pq, quer queira quer não, esses barcos pesqueiros acabaram se envolvendo no conflito.).

15_Nymer wrote: Entendo o ponto de vista Redsoldier, mas ainda sim não justifica. Não há Estado, não há governo, e a pergunta é: como andam as ações das Nações Unidas? Não deveriam agir de forma a garantir o mínimo de condições humanas no país? Não sei se há alguma ação efetiva ou apenas para tapar o sol com a peneira, mas se está tendo problemas no nível internacional já não deveria ser a hora de tomar atitudes? Já invadiram países por muito menos.

Novamente, o problema está na questão tribal e étnica. Enquanto não for resolvido, ou então sobrar somente uma tribo no país isso vai perpetuar.

Abraços.
Eu acho que o maior problema do meu comentário anterior é dar a impressão que eu fico satisfeito com a atitude dos piratas na região. Não estou!
Só que não creio que eles poderiam ter sentado e esperado a situação se resolver enquanto suas vidas ficam sob a corda-bamba... A ONU e a comunidade tinha que tomar providência?
Certamente.

Mas eu pessoalmente não espero (digo, não acho que isso seja possível/praticável) que a população ribeirinha fique de braços cruzados ou tome alguma atitude passiva até as medidas cabíveis serem tomadas.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: A verdade sobre os "piratas" da Somália.

Post by 21_Sokol1 »

Este vídeo do YT é tendencioso apesar de baseado em fatos reais.
Alguns fatos, segundo artigo a Wiki.

- Os primeiros ataques foram realmete efetuados por pescadores, cujo modo de vida foi ameaçado pela pesca predatória estrangeira, já que depois da guerra civil a Marinha Somali deixou de existir. Estes primeiros ataques não despertaram interesse na mídia internacional.

Atualmente a maioria dos piratas não são pescadores.
São grupos patrociados pelos "senhores da guerra" locais que viram na pirataria uma atividade lucrativa.

- Já atacaram inclusive navios do World Food Program levado ajuda para a Somalia...

- Sequestram qualquer tipo de barco que caia em seu alcance, inclusive iates particulares, exemplo o Quest cujos tripulantes - americanos - foram mortos.

- A Marinha Indiana interceptou barcos piratas a 600 milhas da costa indiana, ou nas Ilhas Lakshadweep ainda mais perto... Ou seja, longe das aguas territoriais somalis!

- O despejo de lixo tóxico é feito por companhias estrangeiras ligadas a Mafia italiana, que teriam negociado o despejo com os "Senhores da Guerra" somalis, pagando 2,50U$ por tonelada...
http://en.wikipedia.org/wiki/Radioactiv ... Ndrangheta

Montagem com fotos dos piratas durante seu "trabalho" - mais parecem traficantes do RJ do que pescadores pobres...

Image

Seu treinamento foi proporcionado por companhias de "segurança" ocidentais, como a Som Can...

Atualmente existe até uma "bolsa futura" para financiar suas atividades:

"The funding of piracy operations is now structured in a stock exchange, with investors buying and selling shares in upcoming attacks in a bourse in Harardhere."

"Yo-ho-ho and a Bottle of Rum"

:P

Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 27 Nov 2011 10:42, edited 1 time in total.
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Re: A verdade sobre os "piratas" da Somália.

Post by 31_CrossBones »

:Skull_anim:

S!
21_Sokol1 wrote: - O despejo de lixo tóxico é feito por companhias estrangeiras ligadas a Mafia italiana, que teriam negociado o despejo com os "Senhores da Guerra" somalis, pagando 2,50U$ por tonelada...
http://en.wikipedia.org/wiki/Radioactiv ... Ndrangheta

Sokol1
Parasitas são organismos que vivem em associação com outros dos quais retiram os meios para a sua sobrevivência, normalmente prejudicando o organismo hospedeiro, um processo conhecido por parasitismo.
Sem sombra de dúvidas o homem age como um parasita. Destroi, polui, envenena e acaba com qualquer ser que habite o planeta Terra.

Fico pensando no que restará para essa garotada que aí está.........

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: A verdade sobre os "piratas" da Somália.

Post by 44_Santo »

Puxa! Ninguém presta, a única esperança para alguém de bem que viva por lá é fugir daquele país.
Aliás, no Brasil não é muito diferente... :?:



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
17_Vulture
Arataca
Arataca
Posts: 2028
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: Cidade Maravilhosa, RJ

Re: A verdade sobre os "piratas" da Somália.

Post by 17_Vulture »

Redsoldier wrote:Bom, os marinheiros não possuem nada a ver com a falta de governo, mas possuem responsabilidade com a escassez de alimento... Nada ali é justificável, mas uma situação dessas é quase uma guerra por sobrevivência.
Marinheiros de petroleiros, navios contêiner, iates particulares etc. tem O QUÊ a ver com a escassez de alimentos na Somália???

Atacar navios de pesca ilegal é completamente diferente de atacar qualquer embarcação que passe por ali.
[b]Jambock__17 - Vulture

[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]
Redsoldier

Re: A verdade sobre os "piratas" da Somália.

Post by Redsoldier »

17_Vulture wrote:
Redsoldier wrote:Bom, os marinheiros não possuem nada a ver com a falta de governo, mas possuem responsabilidade com a escassez de alimento... Nada ali é justificável, mas uma situação dessas é quase uma guerra por sobrevivência.
Marinheiros de petroleiros, navios contêiner, iates particulares etc. tem O QUÊ a ver com a escassez de alimentos na Somália???

Atacar navios de pesca ilegal é completamente diferente de atacar qualquer embarcação que passe por ali.
Mas eu não estava me referindo a estes em momento nenhum :?:
Apenas aos navios pesqueiro, não procurei "justificativa" para os outros ataques...
21_Sokol1 wrote:Este vídeo do YT é tendencioso apesar de baseado em fatos reais.
Alguns fatos, segundo artigo a Wiki.
.
.
.
:P
Sokol1
Ainda é possível que agora que o negócio começou a dar retorno, os primeiros piratas não tenham mais permissão de agir, afinal competição nunca é bom pros negócios... :\
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: A verdade sobre os "piratas" da Somália.

Post by 28_Condor »

S!

Sokol fez um negócio que pouca gente que navega na internet faz: foi checar a validade das fontes que estava vendo, e ainda por cima comparou umas com outras.

Nunca confiem em nada que está na internet, essa é a arena do copia-distorce-cola :P

Principal dica para detectar falsidades/bobagens: todas apelam para um ângulo preto no branco, geralmente apoiadas em teorias da conspiração. Quase sempre o mundo ocidental caucasiano é o responsável por todo o mal no mundo, o do outro lado só há gente boa tentando se defender. Ah claro o lado inverso (promulgado por entidades meigas como o Tea Party) mas esse é um lado que pouco vemos por aqui, abaixo da linha do equador :P


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: A verdade sobre os "piratas" da Somália.

Post by 21_Sokol1 »

User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: A verdade sobre os "piratas" da Somália.

Post by 28_Condor »

S!

Vi hoje uma matéria do NetGeo sobre a Somália que diz que um sequestro desses rende uns 10 milhoes de dólares em media, mas que apenas uma ínfima parte fica com o piratas somalis. Para onde vai o resto? Para as máfias internacionais que negociaram o sequestro. Bem, óbvio, como o Sokol também apontou, não seriam esse pobres pés-de-chinelo que iam fazer essa transação.

O reporter entrevistou piratas na prisão, e, de fato, a maioria é de ex-pescadores que ficaram sem sustento e que acusam a pesca predatória. Mas não é isso que sustenta ou motiva a pirataria, que é um negócio internacional no qual eles não se meteriam sem o aliciamento dessas máfias.



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Post Reply