Aviões militares abrem fogo contra manifestantes

Notícias variadas e assuntos distantes da simulação de combate virtual.
Redsoldier

Re: Aviões militares abrem fogo contra manifestantes

Post by Redsoldier »

44_Santo wrote:Puxa, que besteira os soldados fizeram executando o ditador. :|
Acabaram manchando o movimento.
Eles deveriam tê-lo capturado com vida, ele seria preso, julgado pelos seus crimes e condenado vergonhosamente como qualquer criminoso de guerra.
Perderam a oportunidade de saírem por cima.



santo.
Foi por isso que eu comentei lá encima... Tem muita gente "comemorando" a execução dele...
Eu não gostei, pra mim não foi o melhor a ser feito.

Pior: Isso é quase um prelúdio do futuro do país...
User avatar
15_Nymer
Arataca
Arataca
Posts: 2325
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: Rio de Janeiro

Re: Aviões militares abrem fogo contra manifestantes

Post by 15_Nymer »

28_Condor wrote: Tem muita gente que argumenta que a derrubada do regime de Kadafi deve ser condenada por ser uma ingerencia das potências "neo-colonialistas", que a razão é o petróleo, etc.

Mas isso é como ter ficado contra o "Fora Collor!" só porque a Globo&Elites também gritavam a mesma coisa... Teria sido melhor ter deixado o Collor lá por causa disso? :?:
SP!
Redsoldier wrote: Pior: Isso é quase um prelúdio do futuro do país...
É aí que está! Tanto lá como cá, o problema não está somente no antes e no durante e sim no depois.

Concordo que em ambos os casos a situação até então vigente não era boa e precisava mudar, o problema é o rumo. Depois da saída do Collor o que mudou em nosso país? Os mesmo que colocaram ele para fora estão fazendo miséria, coisas muito piores e ninguém se move. Pela quantidade de corrupção e sacanagem "a luz do dia" éramos para ter os Caras Pintadas todos os dias nas ruas... Hoje esses "Caras" só querem saber de dar "pintadas".

A Líbia tem que ficar de olhos abertos, pois um novo movimento está sendo feito e muito complexo. Somando a isso, os EUA e aliados estão fazendo demissão em massa de seus ex-funcionários por justa causa (Saddam, Bin Laden e agora Kadafi). Mundo em crise sem $$$, etc, etc. Falo sempre aqui em casa, estamos a caminho e uma configuração mundial parecida com os tempos difíceis antes da 2ºWW. Não que estejamos a caminho de uma nova guerra mundial, acho que o mundo sente ainda os efeitos e cicatrizes da última, logo deve ter aprendido algo. Mas com certeza virá algo grande nos próximos 10, 20 anos.

Abraços
[b]Dá Raduquem Riu! Dá Raduquem Riu! Da Raduuuuuquem Riu! Filho da P#$@! Aêêêê... [/b]
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Aviões militares abrem fogo contra manifestantes

Post by 28_Condor »

S!

Nymer, vou aproveitar teus conhecimentos sobre o assunto e perguntar: a Sharia é sempre a mesma ou depende da cultura local (como me parece)?

O CNT já está falando em seguir a Sharia, mas não sei se isso significa realmente radicalismo ou não... Dependendo do país, parece que colocam na sharia desde o uso do lenço na cabeça até a abominável operação de extirpação do clitoris feminino (para mim, mais uma "tradição" africana do que muçulmana)...

Para mim esses povos recém-libertos terão futuro melhor se seguirem o modelo turco do que o Iraniano, que vai pela via do isolamento e contra direitos humanos básicos como a de escolha de consciência:

http://www.hrw.org/news/2011/09/30/iran ... n-apostasy


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Aviões militares abrem fogo contra manifestantes

Post by 44_Santo »

O problema é que ser "esperto" no Brasil é "legal", então a maioria das pessoas não se importam muito e outros até se identificam com os políticos brasileiros. :^)



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
15_Nymer
Arataca
Arataca
Posts: 2325
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: Rio de Janeiro

Re: Aviões militares abrem fogo contra manifestantes

Post by 15_Nymer »

28_Condor wrote:S!

Nymer, vou aproveitar teus conhecimentos sobre o assunto e perguntar: a Sharia é sempre a mesma ou depende da cultura local (como me parece)?

O CNT já está falando em seguir a Sharia, mas não sei se isso significa realmente radicalismo ou não... Dependendo do país, parece que colocam na sharia desde o uso do lenço na cabeça até a abominável operação de extirpação do clitoris feminino (para mim, mais uma "tradição" africana do que muçulmana)...

Para mim esses povos recém-libertos terão futuro melhor se seguirem o modelo turco do que o Iraniano, que vai pela via do isolamento e contra direitos humanos básicos como a de escolha de consciência:

http://www.hrw.org/news/2011/09/30/iran ... n-apostasy


SP!
Condor;

Na teoria, o código islâmico deveria ser o mesmo. São duas bases de consulta o Al Corão e os ensinamentos do Profeta Maomé. São chamados de Al Shariah e Al Suna (ou as narrativas que são chamadas de hadith).

O problema é que muito antes do islamismo existiam (e ainda existem) as leis tribais que de certa forma foram adaptadas. Além disso existe a interpretação literal do que está escrito o que leva a entendimentos errados ou desatualizados.

Eu precisaria de um tempo maior para escrever um texto explicando direitinho, com fontes e até consultando outros mais entendidos do que eu. Mas uma coisa posso afirmar é que em lugar nenhum do Al Corão é dito que uma mulher deve ser mutilada, ou então coberta da cabeça aos pés. Diz que a mulher deve andar e se vestir de forma comportada para que construa o auto-respeito.

Pego a Jordânia como exemplo, país onde morei e pude ver a coisa funcionando:

Lá o que rege o país são as leis civis e militares, porém essas leis não ferem a religiosa que tem o seu papel na sociedade. Então há um casamento entre essas visões. Nenhuma prima minha foi mutilada, ou anda com véu cobrindo o rosto. O que vemos lá são duas tradições diferentes: na cidade, onde o povo é mais descolado, parte das mulheres andam sem véu, de calça jeans assim como no ocidente. Já no interior, o povo é mais conservador logo é mais difícil ver alguém andar descolado. Mas tanto na cidade quanto no campo, não serão vistos decotes, marquinhas de biquini, coxas a mostra porque não faz parte da tradição do país. E isso não é estranho, pois em alguns países europeus e até mesmo nos EUA existem regiões onde se uma mulher andar de shortinho na rua é um escândalo. Nesse ponto estamos entrando em tradições e costumes regionais.

Logo, para fechar, as atrocidades que vemos em certos países islâmicos são na verdade interpretações próprias ou a propagação de uma cultura anterior sendo ratificada de forma errada através da religião. O Islã infelizmente tem as "costas largas" e é pouco compreendido. Muito das informações que recebemos no ocidente já vêm com viés político.

Enfim, isso seria um papo para ser levado com calma num Adelfi ;)

Abraços
[b]Dá Raduquem Riu! Dá Raduquem Riu! Da Raduuuuuquem Riu! Filho da P#$@! Aêêêê... [/b]
User avatar
23_LuftDanger
Posts: 428
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Belo Horizonte - MG - Brasil

Re: Aviões militares abrem fogo contra manifestantes

Post by 23_LuftDanger »

Ha pouco tempo acho que o Sokol postou uma foto do Ira na decada de 50 ou 60, mostrando todas as mulheres sem burka, sem nada cobrindo o rosto.
Vi um documentario ha algum tempo sobre a Irmandade Muculmana, grupo fundamentalista extremamente presente em locais de emigracao de muculmanos p.ex Europa. Em entrevista de seu lider na epoca ele assumia que ha um grande incentivo aos emigrantes muculmanos a manterem sua cultura mesmo em paises diferentes e tambem de uso de simbolos como a burka da cultura isla. Em troca, a Irmandade ajuda ate mesmo financeiramente os emigrantes, desde que mantenham as "tradicoes".
No mesmo documentario, fizeram uma montagem com fotos de formados em universidades em NY. Nas primeiras fotos se viam mulheres sem nenhum apetrecho e com o passar do tempo as mulheres cada vez mais aparecem com burkas. Nas fotos mais recentes, a maioria das mulheres tem burka... isso numa universidade americana.
Outra teoria interessante da Irmandade muculmana é que com a emigracao constante para a Europa, e com incentivo de terem varios filhos, diferentemente dos Europeus atuais, que em sua maioria tem poucos ou nenhum filho, aos poucos os muculmanos se tornarao maioria, principalmente se divulgarem sua cultura.
Por esses motivos ja se notam movimentos anti isla em toda Europa, como o noruegues maluco que ficou conhecido recentemente.
SP!
ö
User avatar
15_Nymer
Arataca
Arataca
Posts: 2325
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: Rio de Janeiro

Re: Aviões militares abrem fogo contra manifestantes

Post by 15_Nymer »

E vemos isso em outras sociedades, por exemplo: assim funciona também o judaísmo a milhares de anos, com outros propósitos, mas sempre mirando o controle de setores estratégicos de um país: comunicação, entretenimento, finanças, etc. A diferença é que o incentivo pode ser inverso: ou incentivam para a instalação no país, ou quem já está bem instalado envia incentivos ao Estado de Israel.

Por anos, depois da criação do Estado de Israel, judeus do mundo todo enviavam apoio financeiro para fortalecimento. Até hoje tem essa arrecadação.

A questão é que eles fazem bem feito:

1) Mantém fechadas suas tradições (somente a sociedade judaica pode praticar)
2) Faz boas a propagandas pelos meios de comunicação a seus costumes (mesmo que só eles pratiquem), onde vemos por exemplo, o Brasil sendo um país até então Católico, felicitando as comemorações judaicas (não vejo o mesmo para outras religiões como Umbanda, Budismo, Espiritismo e outras...)
3) Como estão inseridos no High Society, fazer um movimento de oposição não é salutar.
[b]Dá Raduquem Riu! Dá Raduquem Riu! Da Raduuuuuquem Riu! Filho da P#$@! Aêêêê... [/b]
Redsoldier

Re: Aviões militares abrem fogo contra manifestantes

Post by Redsoldier »

Os judeus, devemos admitir também, têm a vantagem do tempo de experiência... A religião islâmica é relativamente nova e o islamismo teve de lidar com essa problemática de "como introduzir nossos valores em sociedades distintas?" a menos tempo ainda...
Logo, há algumas "bizarrices" na forma de como as entidades e Estados islâmicos difundem suas tradições e costumes e introduzem estes em outras sociedades.

Na verdade (estou tomando aqui islã na forma institucional, mesmo porque não me cabe discutir a parte metafísica/teológica, por incapacidade, principalmente) o islã teve uma grande má sorte: A palavra do profeta começou a atingir os ouvidos do mundo justamente no apogeu das potências ocidentais cristãs...
Acabou que, por acaso da História, a Igreja Católica, Ortodoxa e as Protestantes se adaptaram muito mais ao trabalho de conversão e divulgação de seus valores, que a religião islâmica...

Já o judaísmo, como o Nymer pontuou, como estava introduzido na alta-sociedade, e como já haviam políticas internas moldadas ao longo de MILÊNIOS, chegaram "bem" na modernidade e contemporaneidade... Já o Islã, ao meu ver, não conseguiu evoluir muito bem, hoje existe uma certa dificuldade no Islã em difundir suas crenças e em adaptá-las aos costumes locais (o que ocorre é o contrário, costumes locais acabam sendo confundidos com o próprio Islã).

Eu gostaria de saber, realmente, como os altos círculos teológicos e institucionais da religião islâmica estão lidando com tudo isso recentemente... A imagem que o Islã está tomando, num geral, pode ser negativa à religião em si, aos seus fieis e às nações que aderiram a essa fé....

Uma questão de reforma institucional religiosa, acredito.
User avatar
15_Nymer
Arataca
Arataca
Posts: 2325
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: Rio de Janeiro

Re: Aviões militares abrem fogo contra manifestantes

Post by 15_Nymer »

Redsoldier wrote:A imagem que o Islã está tomando, num geral, pode ser negativa à religião em si, aos seus fieis e às nações que aderiram a essa fé....

Uma questão de reforma institucional religiosa, acredito.
Nesse adicionaria um fator, talvez o maior de todos, que se chama: "bola da vez". Alguém na História sempre tem que posar como inimigo, principalmente do mundo ocidental.

O Islã já desempenhou esse papel, ficou esquecido, chegou a ser chamado de aliado (Guerra Fria) e hoje novamente graças a política e propaganda americana é visto como inimigo. Sempre por razões políticas ou estratégicas camufladas por fatores de crença. As Cruzadas, por exemplo, tinham objetivos mais importantes do que a fé, porém é mais fácil convencer as pessoas a lutarem pela fé do que pelos benefícios territoriais e econômicos.

Em nossa era "moderna" as nações que hoje são apontadas como inimigas, até pouco tempo (coisa de 50 anos mais ou menos) eram amigas. Até o Rambo, herói americano, teve simpatia pela causa Talibã e ajudou os caras contra os russos...

O que hoje testemunhamos na primavera árabe é uma mudança de lógica de dominação sobre o povo do Oriente Médio e norte da África pelo ocidente. Os mesmos caras que os EUA hoje estão matando, foram seus ex-funcionários. Os atuais regimes totalitários que estão na mira, foram ferramentas americanas impostas principalmente durante a Guerra Fria. Igualmente no Brasil com os regimes militares. E isso não é de hoje, vem de antes da 1ªWW onde os ingleses (com participações de França, Bélgica, Itália, etc.) dominavam toda a região. São os principais responsáveis pela divisão territorial dos países como conhecemos hoje.

E falando sobre idade das sociedades religiosas, o que o Red Soldier disse sobre o judaísmo está corretíssimo, com o tempo vem a experiência e malandragem. Confundindo com a história da humanidade, há tempos eles possuem pessoas estrategicamente colocadas na sociedade lutando pelos interesses.

Quando o Islã surgiu, causou um certo temor no ocidente pelo poder de conversão da religião, por ter pego uma região carente de unificação. O oriente médio era politeísta e cada tribo tinha a sua crença. No momento que esses povos foram se unindo, ganhando terreno e expandindo isso preocupou muito o ocidente que tinha sua perninha estratégica justo na área ao lado, na Palestina. O tamanho do Império Islâmico, em seu auge já foi desde o sul da Europa (Portugal e Espanha), pegando o norte e centro do continente africano, indo ao leste Europeu (repúblicas da ex-URSS), interior da China e extremo oriente (Indonésia, etc). Com esse tamanho, é lógico que muito da religião se fundiu e confundiu com tradições locais, por isso a diversidade e diferença entre países islâmicos.

Acredito que a religião deve passar sim por uma reforma, eu diria até uma redescoberta, pois hoje já não se segue mais os princípios originais.

Abraços.
[b]Dá Raduquem Riu! Dá Raduquem Riu! Da Raduuuuuquem Riu! Filho da P#$@! Aêêêê... [/b]
Redsoldier

Re: Aviões militares abrem fogo contra manifestantes

Post by Redsoldier »

Eu acho que não há mais o que falar de minha parte :)
Excelente Nymer.
Só espero que os muçulmanos continuem atentos aos seus governantes e mantenham a pressão, diferente de nós, que o Islã e sua liderança passem por mudanças a fim de deixar a instituição mais flexível e atraente, impondo fim (talvez) ao atual regime de propaganda ocidental contra essa religião...

O futuro dos povos islâmicos é bem difícil, mas eu acho que a união que essa religião, em teoria, propicia pode, num futuro distante, fazer a diferença.
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Aviões militares abrem fogo contra manifestantes

Post by 28_Condor »

S!

Acho que o Ocidente deve aprender a ver o Islã como multi-facetado, da mesma forma que o cristianismo (e muitas outras religiões também) o é. No ocidente ninguém vai definir o cristianimso em razão dos Tim Tones da vida, a mesma lógica deveria ser aplicada ao islamismo.

As nações ilsâmicas, por outro lado, não deveriam associar as liberdades ocidentais com libertinagem, elas custaram muito caro para serem conseguidas, tanto as liberdades de pensamento e opinião quanto a da mulher. Espero que a Primavera Árabe faça esse povos verem isso, e não as associaem mais com o pé-no-saco que são EUA & Cia (me refiro aos governos, não aos povos de lá).


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Aviões militares abrem fogo contra manifestantes

Post by 44_Santo »

A História já provou que Estado e religião não combinam, quem tem dois senhores sempre acaba pendendo mais para um do que para outro e acaba prejudicando um em favor do outro.



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Post Reply