Afeganistão - The "secret"war.

Notícias variadas e assuntos distantes da simulação de combate virtual.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Afeganistão - The "secret"war.

Post by 21_Sokol1 »

Image
http://www.guardian.co.uk/commentisf...dian-editorial
Afeganistão: Relatórios secretos vazam e revelam conflito brutal
Afeganistão: quadro sem retoques (1)
25/7/2010, Guardian, UK (editorial)
Tradução Caia Fittipaldi

A névoa da guerra é excepcionalmente densa no Afeganistão. No momento em que se dissipa, como hoje, com a publicação, pelo Guardian, de excertos de relatos secretos de militares dos EUA, revela-se paisagem muito diferente daquela a que nos habituamos. São relatos de guerra escritos no calor da hora e mostram um conflito no qual reinam a mais brutal confusão e todos os desacertos, sem qualquer plano ou projeto. Há muitas diferenças entre o que mostram esses documentos e a guerra organizada, bem embalada, da versão ‘pública’ dos comunicados oficiais e dos flashes necessariamente resumidos de jornalistas incorporados à tropa.

No material agora publicado há mais de 92 mil relatórios de ações dos militares norte-americanos no Afeganistão entre janeiro de 2004 e dezembro de 2009. Os arquivos foram distribuídos por Wikileaks, website que publica material não rastreável de várias fontes. Em colaboração com o New York Times e Der Spiegel, o Guardian trabalhou durante semanas nesse oceano de dados, até extrair deles a textura oculta e as histórias de horror humano que são o dia a dia da guerra.

Esse material teve de ser tratado como o que é: um relato contemporâneo ao conflito. Alguns dos relatórios de inteligência não têm fonte confirmada: alguns dos aspectos da contagem do número de mortes entre civis não parecem confiáveis. São relatos – classificados como secretos – enciclopédicos, mas incompletos. Foram removidas do que adiante se lê todas as informações que ponham em risco a segurança dos soldados, de informantes locais e de agentes colaboradores.

O quadro geral que emerge é extremamente perturbador. Há relatos de cerca de 150 incidentes nos quais as forças da coalizão, inclusive soldados britânicos, mataram e feriram civis, a maioria dos quais jamais divulgados; de centenas de confrontos de fronteira entre soldados afegãos e paquistaneses, de dois exércitos supostamente aliados; da existência de uma unidade de forças especiais cuja única missão é assassinar líderes Talibã e da al-Qaeda; do massacre de civis apanhados em locais onde aconteçam explosões das bombas de fabricação caseira dos Talibã; e uma longa lista de incidentes nos quais os soldados da coalizão atiraram uns contra os outros, também envolvendo soldados afegãos, com mortos e feridos.

Ao ler esses relatos, é fácil suspeitar de que reine por lá o mais absoluto descaso pela vida de inocentes. Um ônibus que não para para uma patrulha a pé é metralhado (4 passageiros mortos e 11 feridos). Os documentos contam como, na caça a um guerrilheiro local, uma unidade das Forças Especiais executou sete crianças. As crianças não eram prioridade. Relato assinalado “Noforn” (ing. not for foreign elements of the coalition, “proibido para elementos estrangeiros [não da coalizão, locais, portanto]”) sugere que a prioridade daquela unidade foi esconder, o mais rapidamente possível, o sistema de mísseis móveis que haviam usado na ação.

Nesses documentos, as agências de inteligência do Irã e do Paquistão organizam manifestações e tumultos. O Serviço Secreto do Paquistão (Inter-Services Intelligence, ISI) tem ligações com os mais conhecidos senhores-da-guerra. Diz-se que o ISI teria entregue 1.000 motocicletas a Jalaluddin Haqqani, um desses senhor-da-guerra, para serem usadas em ataques suicidas nas províncias de Khost e Logar, e que estariam implicados em sequência impressionante de ações, desde atentados contra a vida do presidente Hamid Karzai até o envenenamento dos carregamentos de cerveja para os soldados ocidentais. São relatos que não há como comprovar e é possível que sejam parte de uma barreira de falsa informação distribuída pelo serviço secreto afegão.

Mas a resposta da Casa Branca ontem – que negou que o exército paquistanês seja tão direta e especificamente ligado aos guerrilheiros locais – basta, para que se tenha de definir como inaceitável o status quo na guerra do Afeganistão.

Para a Casa Branca, os “paraísos seguros” para “terroristas” em território paquistanês continuam a ser “ameaça intolerável” às forças dos EUA. Sejam ou não, esse não é um Afeganistão que EUA ou Grã-Bretanha estejam a alguns meses de entregar, embrulhado em papel de presente e fitas cor-de-rosa, a um governo nacional soberano em Cabul. Antes, exatamente o contrário. Depois de nove anos de guerra, o caos, sim, ameaça tornar-se incontrolável. Guerra ostensivamente feita para conquistar corações e mentes afegãs não será vencida do modo como as coisas parecem estar, por lá.

Fonte: http://www.viomundo.com.br/voce-escr...to-brutal.html
Sokol1
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Re: Afeganistão - The "secret"war.

Post by 31_CrossBones »

:Skull_anim:

S!

Essa máscara de defensor da humanidade carregada pelos EUA saiu de moda à muito tempo. Alguém acredita que eles invadiram o Iraque para garantir "a paz mundial"?

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Afeganistão - The "secret"war.

Post by 28_Condor »

S!

Assistam ao filme "O homem que queria ser rei" e vocês verão como essa região já há muito tempo era dificíl. Inviavel instalar lá um governo tipo ocidental no supetão. Vão sair do mesmo jeito que os soviéticos |(

Mas há algumas coisas que não se entende, como Bin Laden passear daqui pra lá sempre pelos mesmo lugares e nunca pegarem o homem... ou não querem, ou são incompetente demais, o Mossad faria isso com um pé nas costas.

Acho que os caras até tinham direito de detonar o talibans, mas deveriam ter saído e deixado esse povo se virar de novo. A ocupação foi uma tolice.



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
15_Nymer
Arataca
Arataca
Posts: 2325
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: Rio de Janeiro

Re: Afeganistão - The "secret"war.

Post by 15_Nymer »

28_Condor wrote:ou não querem
Você já respondeu sua pergunta :lol:
[b]Dá Raduquem Riu! Dá Raduquem Riu! Da Raduuuuuquem Riu! Filho da P#$@! Aêêêê... [/b]
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Afeganistão - The "secret"war.

Post by 28_Condor »

15_Nymer wrote:
28_Condor wrote:ou não querem
Você já respondeu sua pergunta :lol:
Mais provável. Acho que virou um icone cultural :P



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Afeganistão - The "secret"war.

Post by 44_Santo »

Morei 4 meses no Iraq, e o que percebi foi que os EUA estavam apenas esperando um bode expiatório para roubarem os poços de petróleo do Iraq.
A vida lá era tranqüila e normal, não tinha violência e nem terrorismo, mas como toda pessoa ruim é muito burra (se fosse inteligente não seria ruim), Saddan não ficou satisfeito em ser ditador do Iraq e deu exatamente o que os EUA precisavam para invadir e saquear o Iraq.
Engraçado é que o Iraq tinha muitos blindados e muitos Migs, nos desfiles militares Bagdá ficava totalmente ocupada por blindados por todas as ruas, não era possível sair de carro, somente a pé.
Voltei antes de estourar a guerra, eu tinha 12 anos.
Meu pai ficou mais 2 anos por lá e foi obrigado a fugir pela fronteira com a Síria.

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
15_Nymer
Arataca
Arataca
Posts: 2325
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: Rio de Janeiro

Re: Afeganistão - The "secret"war.

Post by 15_Nymer »

Santo: Isso foi na primeira ou segunda guerra do Golfo?

Em 1991, 1ª Guerra do Golfo, eu estava na Jordânia e estava com 12 anos também (completando 13 em abril). Morei uns 3 anos por lá, frequentei escola e tudo. Na verdade se não tivesse acontecido a primeira guerra do Golfo talvez nem teria voltado ao Brasil (e nem entrado para o Gavca :D ).

Nessa época tínhamos um comércio na cidade de Irbid e por conta das tensões entre Iraque e EUA a vida financeira da Jordânia ficou conturbada. Meu pai vendeu a loja e voltou em dezembro de 1990 ao Brasil para arrumar as coisas por aqui. Enquanto isso eu e minha mão fomos amparados com nossos parentes (nos mudamos para cidade deles) e ficaríamos por lá até meu conseguir arrumar minimamente as coisas aqui no Brasil.

Porém, 15 dias depois dele ter viajado a guerra estourou (mais ou menos 16 de janeiro). Aí o cenário mudou, mesmo a Jordânia não fazendo parte do conflito toda área ficou tensa. Um dos programas noturnos da cidade era ficar olhando para o céu e contando quantos SCUDs passavam em direção a Israel. Teve uma noite que contei uns 12, fora outros que passavam mais ao sul do país e não dava para ver. Alguns acertavam cidades que ficavam atrás de uma montanha (que separava a Jordânia de Israel) e dava para ver o clarão. Os Patriots de nada serviram, paraciam palitos de fósforo jogados ao ar.

A imagem era assim: passava uns "foguinhos" e quanto estavam sobre Israel via-se um porrilhão de "foguinhos" menores tentando abater o "foguinho" maior. O "foguinho" maior dava um foda-se e seguia tranquilo ao alvo, transformando-se num "fogão". Sabíamos que o ataque estava vindo ao ver a emissora israelense dar o toque de recolher e sair do ar.

O espaço aéreo ficou fechado na Jordânia (só transitavam mísseis :lol: ) e não podíamos comprar passagens de volta ao Brasil. Íamos fazer o mesmo esquema de tentar sair pela Síria ou subir mais no mapa, mas no final de janeiro conseguimos comprar as passagens.

Mesmo depois da primeira guerra o Iraque se recuperou bem, anos depois meus primos cresceram e entraram para a faculdade. Alguns deles estudavam nas universidades iraquianas e eram consideradas muito boas. Porém o dano causado nessa segunda guerra foi muito maior e o país foi devastado. As escolas, universidades, hospitais, enfim toda infra-estrutura foi destruída (foram poupadas apenas as instalações das empresas petrolíferas e bancos internacionais). Não foram alvos ao acaso, foram ataques coordenados para atrasar em 1000 anos o país.

Abraços
[b]Dá Raduquem Riu! Dá Raduquem Riu! Da Raduuuuuquem Riu! Filho da P#$@! Aêêêê... [/b]
User avatar
13_Diniz
Arataca
Arataca
Posts: 2107
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Rio de Janeiro - RJ

Re: Afeganistão - The "secret"war.

Post by 13_Diniz »

15_Nymer wrote: As escolas, universidades, hospitais, enfim toda infra-estrutura foi destruída (foram poupadas apenas as instalações das empresas petrolíferas e bancos internacionais). Não foram alvos ao acaso, foram ataques coordenados para atrasar em 1000 anos o país.
Vai ser difícil se reerguerem.
“Gol de letra é injúria; gol contra é incesto; gol de bico é estupro.“ Armando Nogueira
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Afeganistão - The "secret"war.

Post by 44_Santo »

Exatamente Nymer! Essa guerra foi uma farsa total, mas o Saddan foi muito imbecil, os EUA estavam só esperando isso mesmo.
Onde já se viu?! Eu visitei o Museu Nacional de Bagdá, o museu de história antiga mais lindo que já visitei e depois os americanos bombardearam-no, para quê? A resposta é óbvia... :(
Não poderiam bombardear a indústria do petróleo porque elas já tinham donos para depois da guerra. :P
Eu estava lá um pouquinho antes de estourar a 1a. Guerra do Golfo.
Todos andavam pelas ruas tranqüilamente sem preocupação nenhuma, as únicas coisas diferentes eram muitos retratos de Saddan (éca :puke: :D ) e soldados iraquianos guardando as ruas.
Mas eu ainda acho que a vida era muito melhor por lá antes, agora é um caos total.
Saddan foi um tirano mesmo, um assassino e muito burro, mas os americanos transformaram aquele país num inferno. |-)
Também visitei as ruínas restauradas da Babilônia, fantástica! :o
Espero que não tenham sido destruídas também.
Quando voltei, morei um bom tempo com meus tios até meu pai conseguir voltar depois de 2 anos, mas então fui morar com a minha avó. :lol:

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Afeganistão - The "secret"war.

Post by 44_Santo »

Só para completar...
Vocês sabem qual a diferença entre a guerra do Panamá, a invasão de Cuba e a Guerra do Iraq?
Simples... Na invasão de Cuba os americanos se deram mal. :lol:

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Re: Afeganistão - The "secret"war.

Post by 31_CrossBones »

:Skull_anim:

S!
15_Nymer wrote: Na verdade se não tivesse acontecido a primeira guerra do Golfo talvez nem teria voltado ao Brasil (e nem entrado para o Gavca :D ).
Maldito seja Saddam Hussein :rofl: :rofl: :rofl:

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
User avatar
07_Phantom
Veterano
Veterano
Posts: 6802
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Re: Afeganistão - The "secret"war.

Post by 07_Phantom »

31_CrossBones wrote::Skull_anim:

Maldito seja Saddam Hussein :rofl: :rofl: :rofl:

SP!
Neguinho perde o amigo mas não perde a sacanagem!
SP!
Phantom
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Afeganistão - The "secret"war.

Post by 28_Condor »

13_Diniz wrote:
15_Nymer wrote: As escolas, universidades, hospitais, enfim toda infra-estrutura foi destruída (foram poupadas apenas as instalações das empresas petrolíferas e bancos internacionais). Não foram alvos ao acaso, foram ataques coordenados para atrasar em 1000 anos o país.
Vai ser difícil se reerguerem.
Burrada pela qual estão pagando agora, não conseguem deixar o pais em pé e o extremismo corre solto...

Eita, como era burro esse Bush :@



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
15_Nymer
Arataca
Arataca
Posts: 2325
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: Rio de Janeiro

Re: Afeganistão - The "secret"war.

Post by 15_Nymer »

Burrada não Condor, eu diria "acertada". Bush não era um completo burro/idiota, ele foi prepotente o que leva a burrices e descuidos.

Com o país no caos, sem infraestrutura e com extremismo é muito mais fácil manter a posição atual e a comunidade internacional a favor. É a tal desculpinha... O governo atual mantém a mesma política, porém passam KY-Gel antes de penetrarem.

Saddan Hussein era ditador, sanguinário, cometia crimes contra a humanidade, mas também mostrou que no Iraque existem mais de 150 etinias diferentes e que se não resolver essa questão o país desanda, como está hoje (tudo bem, ele optou pela violência). Cada etinia reivindica seus centímetros de terra achando que tem direitos por antepassados, e olha que nem falei sobre as diferenças religiosas.

Bom, não vou remoer história senão o post não acaba, a minha opinião sobre a situação atual é que quanto mais caos melhor. Os pontos de interesse estão controlados ao custo de milhares de soldados americanos mortos nessa campanha e não divulgados oficialmente. Todos os dias tem pelo menos uma baixa. Fica na relação custo benefício (soldado x geolocalização+pertóleo, simplificando os interesses ao máximo é claro).

Aqui no nosso jornalismo pseudo-americano-e_outra_influência_que_prefiro_não_comentar essas informações não são divulgadas, mas quando se pesquisa em outros jornais (não precisa ser em redes árabes) estas informações aparecem. Até a Europa possui mais informações fidedignas que as nossas.

Abraços
[b]Dá Raduquem Riu! Dá Raduquem Riu! Da Raduuuuuquem Riu! Filho da P#$@! Aêêêê... [/b]
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Afeganistão - The "secret"war.

Post by 44_Santo »

Realmente, o Bush foi muito é esperto isso sim!
Ganhou muita grana às custas de sangue iraquiano e americano.
Seu legado acabou, mas os mesmos poderosos para quem o Bush trabalhava continuam ganhando da mesma maneira.
No dia que o exército americano se retirar, as guerrilhas podem atacar alvos realmente importantes e de maneira mais organizada.
Aí está o problema americano...

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Post Reply