Padrão brasileiro, como sempre

Notícias variadas e assuntos distantes da simulação de combate virtual.
Post Reply
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Padrão brasileiro, como sempre

Post by 21_Sokol1 »

... criado para beneficiar um lobby! Típicamente braZileiro.

Ano passado foi divulgado por propaganda paga o novo padrão "brasileiro" de tomadas, com formato hexagonal, que iria padronizar, ser mais seguro e piriripororo.

http://www.inmetro.gov.br/qualidade/plu ... uvidas.asp

Outro dia precisei ligar um carregador de bateria emprestado numa extensão, a qual por algum motivo obscuro não tinha mais a mini-régua de 3 tomadas para pinos chatos ou redondos, de dois ou tres pinos na ponta. "Sumiram" com a dita.

Ok, fui na loja de material elétrico mais próxima e pedi uma tomada para colocar na ponta da bendita extensão. O vendedor me vendeu uma dizendo que já era do padrão brasileiro...

Fui montar a tomada no cabo e percebi que o plug do carregador não iria encaixar nela, pois não entrava dentro do tal hexagono.

Image

Voltei na loja para trocar, o sujeito disse que só podem vender deste "novo" modelo, e sugeriu que eu comprasse a outra parte da tomada e trocasse no carregador.

Ora, como carregador não era meu, disse que que não podia fazer isso.

Então, ele disse que iria adapta-lo, e usando do "famoso" jeito brasileiro :roll: pegou uma faca e cortou fora o tal encaixe de proteção...

Assim o plug do carregador encaixou na nova tomada, que ficou igual aos modelos antigos... e isso porque os pinos do carregador eram de um modelo antigo, cujos pinos são redondos, pois se fossem chatos não encaixaria nunca.

Uai, cadê a tal padronização???

Tem que trocar os pinos dos seus eletronicos todos? Como é que voce vai trocar o pino de um carregador de celular, que é embutido no proprio carregador... :-?

Obviamente isso foi um bom negocio para fabricantes que oferecem um adaptador do padrão antigo para o "novo"...

Nem este aqui, para padrões europeus resolvem o caso:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... uk-etc-_JM

Brasil,zil, zilllllllll.

:P

Sokol1
User avatar
17_Vulture
Arataca
Arataca
Posts: 2028
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: Cidade Maravilhosa, RJ

Re: Padrão brasileiro, como sempre

Post by 17_Vulture »

Tem duas coisas improtantes aí:
21_Sokol1 wrote:Voltei na loja para trocar, o sujeito disse que só podem vender deste "novo" modelo
Isso tem maior cara de mentira de vendedor pra te empurrar o "novo", "padronizado" e, provavelmente, mais caro. Eu comprei literalmente DEZENAS de tomadas pro meu apartamento nesses dois últimos meses e as lojas têm o padrão novo, mas tem também o universal (aquele que tem os pinos redondos junto com os chatos).


A segunda é que esse padrão é uma idéia de M* total... Imagina você comprando um notebook, um camera fotográfica, uma filmaora, um celular, enfim, virtualmente QUALQUER COISA QUE TENHA ENERGIA lá fora e tendo que fazer um garrancho ou plugar num adaptador pra usar na sua casa? E quando (se) o padrão efetivamente pegar no Brasil? Todo mundo vai ter que trocar todas as tomadas de casa? Deixar metade de cada jeito?
[b]Jambock__17 - Vulture

[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Post by 44_Santo »

Na verdade isso é aquela velha história de reinventar a roda...
Se no Brasil não existia nenhum padrão e o mais usado era o americano, então pra que reinventar a roda se alguém já inventou? :-?
Bastava adotar o padrão americano de três pinos com os pinos chatos e redondos juntos como nas tomadas do sistema de canaletas "X". :oops:
E todos viveriam felizes para sempre. 8)
Mas enquanto o mundo corre para unificar tudo, alguns tentam nadar contra a correnteza e ser diferente de tudo. Argh! :-(
É o país adolescente. :-P
Essas coisas só o Brasil proporciona pra você. :lol:

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Post Reply