Quem inventou o termo (em CFS) eu não sei, lembro que a maioria dos jogos dos 90's vinha com opções de "dificuldade", mas alguns chamavam estas opções de "realismo".
Agora quem tornou isso uma praga foi o Oleg Maddox com o IL-2 Sturmovik.
Os settings do BoBp release tornou possível discernir contatos a longa distânciam - amplifica o LOD, como os bombers a ~60Km do exemplo acima, mas a curta distância e contra terreno coberto de árvores não mudou*, então muitos reclamaram.
Ai saiu o "hotfix B" - que o Han diz ser o mais "realista" possível com o engine do jogo e os recursos disponíveis (PC, tamanho de monitores, VR, bláblablá...) que reduz o alcance do boBP mas ao mesmo tempo é uma melhora do limite anterior ao BoBp, a bendita "bolha de 10 KM".
Mas ai que gostou de ver bombers longe reclamou - menos os pilotos de bombers em servidor MP.
A 777 torrou a paciência e liberou o "hotfix C", que volta o sistema do BoBp como padrão para o SP "normal" e deixa o "hotfix B" como padrão no SP "expert" e ambos opcionais no SP "custom" e servidores MP.
E lembrando que o sistema de "dot" (.mp_dotrange) do 1946 era fácil de configurar à vontade do freguês.
* Se não me engano no ARMA3 e tenho impressão que no CloD também é aplicado um "halo" discreto na silhueta dos aviões quando contra background complicado (floresta, mar), que desaparece quando o avião esta contra o céu.