Blenheim

Forgotten Battles, Ace Expansion Pack, Pacific Fighters, 1946 e Cliffs of Dover. Dúvidas, dicas, novidades e debates.
21_Sokol1
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Re: Blenheim

Post by 21_Sokol1 »

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Re: Blenheim

Post by 21_Sokol1 »

Tem uma parte interessante neste guia, sobre o uso do DG (Direcional Gyro) no modo autopilot.
O autopilot funciona de uma maneira peculiar: consulta o DG , verifica qual é o rumo atual e direciona a aeronave para a direção "0" do DG.

Este "0" não é o Norte verdadeiro: É o curso a ser seguido e o piloto pode ajustar + ou - a leitura do DG para fazer a aeronave seguir o rumo desejado.

Normalmente usa-se o Course Setter da bússola para verificar o desvio do Norte verdadeiro e ajusta-se o DG para a mesma leitura da bússola.

Neste caso - usando o DG para direcionar o autopilot - faz-se o oposto. *

. Ajuste o curso desejado no autopilot, ex. 179. Não engaje o autopilot ainda.

1) Direcione a aeronave para este curso (179), checando na bússola.

2) Estando na direção certa (179) ajuste a leitura do DG para o rumo "0".

3) Então, com o DG em "0" engaje o autopilot (Course ou Mode 22). Se precisar o autopilot manobra o leme para manter o DG em sempre em "0".

4) Se o DG não estiver ajustado em "0" o autopilot manobra a aeronave até o DG apontar para "0".

5) Pequenas correções de curso podem ser feitas usando os comandos para aumetar/ou diminuir o ajuste do DG.
Por exemplo se ajustar a leitura do DG 5 graus para a direita o autopilot vira o avião nesta direção 5 graus para manter o DG em "0".

Use a bússola para verificar se é necessário fazer correções (no exemplo ela deverá sempre apontar para 179 - leitura espelhada).
* O entendimento era que o DG devia apontar para o Norte verdadeiro, o que, dependendo do rumo a ser mantido pelo autopilot causava correção excessiva.

Se, como no exemplo quisesse ir para o rumo 179, ao engajar o autopilot ele viraria o avião ~180 graus para manter o DG em "0". O que, se não causasse estol e parafuso terminava colocando o avião na direção oposta.

Resumo da Opéra: Voe no rumo desejado, zere o DG, engage o autopilot. Piece of Cake!

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Re: Blenheim

Post by 21_Sokol1 »

Testado e aprovado usar o DG para enganar o Autopilot (Kurssteurung) - agora até o Condor conseguira usar o Blenheim. :rofl:

Rumo plotado no Map Tools e ajustado no Course Setter - para facilitar pode ser usado o dial na base da Wimperis Mk.IXC, que
é mais visível (principalmente com o FXAA do TF 4.3).

Image

Avião voando "Red on Red"* = "+" da agulha da bússola concidindo com o "N" da escala do Course Setter, "ZERE" o DG (Directional Gyro) - gire até o "0" (de 360-Norte) ficar no centro da escala.

A Rule of the Thumb: O Autopilot(Kurssteurung) segue o Directional Gyro, então se o "0" do Directional Gyro aponta para onde queremos ir, "vai de vento em popa".


Então engage o Autopilot (Kurssteurung) no modo Course ou Mode 22 e tire uma soneca.

Eventualmente corrija com as teclas de ajuste direita/esquerda do Autopilot (Kurssteurung), mas se trimou bem o leme antes quase não precisará.
O profundor pode trimar em subida, assim mantem o rumo e ganha altura.

Image

Quando selecionado o Mode 22 para o "milk run" ao Autopilot (Kurssteurung) cravou 210 MPH e 9100 pés.
Foi só entregar os "latões" e tirar uma foto para a Inteligência - como era bombardeiro de área foi no estilo Port Stanley mesmo. :P
E ajustar o RTB (chegando a 14000 pés).

Image

É importante definer bem o curso previamente, porque se depender de identificação visual na fase do "milk run" ficara difícil, e olhe que Le Havre é um ponto fácil de identificar.

Image

Só tinha um FLAK leve na área.

* Queria saber o porque desse "Red on Red", só "N" do Course Setter é red, e isso porque o TF pintou... ;)

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Re: Blenheim

Post by 21_Sokol1 »

Para que simplificar se podemos complicar...

Alguém que tenha olhado (além do Condor, duvido, abaixo do Equador provavelmente é o único Paraguaio que um dia voou o Blenheim do CloD :) ) o guia para bombardeiro nivelado com o Blenheim no TG Wiki no mínimo achou complicado, com a "ground speed", "red minutes to fly 60 miles " :^) ...
Eu até havia tentado, mas não consegui sucesso, errava por centenas de metros...

http://www.theairtacticalassaultgroup.c ... nhiem_mkiv

Com o guia do Chuck_Owl postado acima, o autor do guia da Wiki (o ex-piloto de MB326, Mirage, F-18... piloto de A380...do TF) apareceu para defender o uso do seu guia...

Argumentei que o guia na Wiki é complicado para o "Joe Bomber" - estes acostumados a jogar bombas pela chaminés dos navios no il-2'46. :P :rofl:

Mas resolvi tentar de novo e descobri que:

Image

Usar a escala "ground speed/red minutes to fly 60 miles" é só uma maneira complicada de interpretar o que vimos fazendo, pois ao ajustar a Wimperis para 200MPH (IAS) o index do "red minutes" move para 18 (o que indica uma "ground speed" de 168 MPH)... ;)

Usando a QM - Free flight - Hurricane para treinar com o Blenheim o vento default do mapa (3 m/s) requer um ajuste no "slip" da Wimperis de -0,5 graus.

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Re: Blenheim

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Re: Blenheim

Post by 21_Sokol1 »

Condor,

Viu a mecância desta Campanha online do 401.Sqn Blenheim X AI:

http://theairtacticalassaultgroup.com/f ... php?t=9964

Interessante, precisa Recon pre e após ataques.

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Re: Blenheim

Post by 21_Sokol1 »

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Re: Blenheim

Post by 21_Sokol1 »

Testando novamente a polêmica da IAS/TAS no Blenheim.

@ 18.200 pés (limite daWimperis é 20.000):

Image
A primeira bomba caiu no ponto mirado, a segunda um pouco à frente (o X).

- Uns 15 toques no trim do profundor para cima.
- Flaps ~ 5 graus - ajuda a diminuir a velocidade e estabilizar o variometro.
- Se o variometro esta uma variação próxima de 0, ao engajar o Mode 22 o avião não afunda nem oscila na vertical.
- RPM @ 2.200 - passo fino - importante para manter a velocidade e o nível de vôo.

A uma discrepância entre o velocimetro do piloto, o do bombardeador eo da "Wonder Woman"... e se lidos no modo analógico ou digital - vide tabela.

O modo digital (pop-up do mouse), se a agulha do instrumento indica 139 MHP continua a indicar 130, o que parece explicar a regra da IAS+10 acima de 10.000,
abaixo a diferença é pequena. De forma geral - no modo "analógico" - o velocimetro do piloto e o da "Wonder Woman" quase coincidem e são a indicação mais precisa.

A escala da Wimperis (real) usa a velocidade GS (ground Speep = TAS + influência do vento):

Image

O (russo) UAI-Shkab disse no Sukhoi que a altitude do alvo não esta computada - e que o Black Six "censurou" os tópicos relativos (na epóca).

Parece que a MG "calibrou" para IAS...

A precisão não da para "limpar chaminés", mas da para esburacar uma pista (alvo area), afundar um navio (parado no porto :P ).

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Re: Blenheim

Post by 28_Condor »

S!

Comecei a voar de novo no Blenheim, e passei a seguir esse guia. Gostei do truque do DG, funcionou bem. Algumas dúvidas:

- Entro com a velocidade IAS no instrumento? Pelo que entendi no instrumento (não no digital) já se calcula o +10 se necessário.

- Como assim "Flaps ~ 5 graus"? O flaps não tem posições fixas?

- Altitude do alvo: no manual diz para colocar a altitude do alvo no medidor. É pra por ou não? Notei que o medidor de altitude só vai até 500 pés (estranhamente não tem essa limitação em valores negativos ?!!). Se for para colocar só vou bombar bases, já que são as únicas com tabelas de altitude.

- No manual não recomenda zerar os trims. Eu ainda estou fazendo isso. Estranhamente também não recomenda abrir os resfriadores dos carburadores: neste patch não é mais necessário?


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Re: Blenheim

Post by 21_Sokol1 »

28_Condor wrote:S!
- Entro com a velocidade IAS no instrumento? Pelo que entendi no instrumento (não no digital) já se calcula o +10 se necessário.
De forma geral até 10.000 pés use a IAS do instrumento do piloto, acima acrescente 10 MPH.
- Como assim "Flaps ~ 5 graus"? O flaps não tem posições fixas?
Não, o flap do Blenheim varia de 0 a + de 50 graus proporcionalmente, comande descer (V) e comande parar (F) na posição que quiser.
- Altitude do alvo: no manual diz para colocar a altitude do alvo no medidor. É pra por ou não? Notei que o medidor de altitude só vai até 500 pés (estranhamente não tem essa limitação em valores negativos ?!!). Se for para colocar só vou bombar bases, já que são as únicas com tabelas de altitude.
Isso é polêmico, o UAI_Skrab disse que altitude do alvo não esta modelada no jogo... o ATAG_Kling (que usa muito o Blenheim) diz que esta... ??? Então faça a sua "receita". :P

Se for usar e o alvo não estiver numa base use a altitude de uma base próxima - assim como se fazia na RL em certos casos. ;)
- No manual não recomenda zerar os trims. Eu ainda estou fazendo isso. Estranhamente também não recomenda abrir os resfriadores dos carburadores: neste patch não é mais necessário?
O trim do profundor é por default uns dois graus para baixo, mas dar para decolar assim de boa com 1000 lbs de bombas, então ajuste "a gosto".

O "esquentador de ar dos carburadores" era necessário quando tinha a "Era do Gelo" no jogo, foi removida no TF 3.0 (foi bugado nun dos patchs oficials da MG - uma nuvenzinha a 300 pés congelava tudo...) agora, a não ser que vá a uns 25000 pés, não precisa. Nos Patchs TF clicar neles com o mouse não funciona, mas funciona com teclas/botões.

BTW- Para bombardeiro de nível use fusível 0 ou as bombas podem quicar e explodir longe do ponto de impacto.
As vezes consigo melhor agrupamento lançando as 4 bombas manualmente em sequencia rápida do que usando "salvo", neste caso tem uma dispersão meio biruta. :P

E não se esqueça do fator vento, consulte a torre no inicio da missão e ajuste com a "Rule of the Thumb" do triângulo. :)

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Re: Blenheim

Post by 28_Condor »

S!
Isso é polêmico, o UAI_Skrab disse que altitude do alvo não esta modelada no jogo... o ATAG_Kling (que usa muito o Blenheim) diz que esta... ??? Então faça a sua "receita". :P
OK, mas você faz o que?
E não se esqueça do fator vento, consulte a torre no inicio da missão e ajuste com a "Rule of the Thumb" do triângulo. :)
Acho que li algo acima sobre vento mas não entendi como se chega ao cálculo :worried:



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Re: Blenheim

Post by 44_Santo »

Caso a altitude do alvo não estiver modelada na mira isso quer dizer que na verdade ela está fixa, em zero por exemplo, e nesse caso deve-se considerar a altura do avião na mira, que é a altitude atual menos a altitude do alvo, para dar certo.
Ex:
altitude do alvo: 500m.
altitude do avião: 6000m.
altitude fixa do alvo na mira: 0m.
altitude do avião na mira: 6000m-500m=5500m.



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
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Re: Blenheim

Post by 21_Sokol1 »

Mas é isso que o russo diz não estar modelado, altitude do alvo. Sabendo que o Luthier estava por trás disso não duvido. :P

A maioria das vezes eu esqueço deste detalhe da altitude e pelo menos nestes bombardeios
de "aréa" tenho acertado.

O detalhe do vento o melhor a fazer é usar um emulador online de E6-B, CR-3 - através do STEAM browser fica overly sobre o jogo, permitindo usar em tempo real. O detalhe é que requer a velocidade em TAS para calcular a "ground speed".

O emulador converte IAS em TAS - mas no mundo do "Dr. Who'leg" o fator de correção não bate com nenhum destes instrumentos, seja E-6B, CR-3, DR-2/3...

A tabela de TAS que vem no "manual" do CloD não usa um fator constante, muda conforme a altitude - isso se os bombsights do jogo estiverem corretamente calibrados para esta tabela. Isso também ficou por conta do Luthier. :P

O fator vento esta na segunda ou terceira função neste:

http://www.csgnetwork.com/e6bcalc.html

E usar a variação encontrada para ajustar o slip da mira.

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Re: Blenheim

Post by 28_Condor »

21_Sokol1 wrote:Para que simplificar se podemos complicar...

Usando a QM - Free flight - Hurricane para treinar com o Blenheim o vento default do mapa (3 m/s) requer um ajuste no "slip" da Wimperis de -0,5 graus.

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Tenho que voltar a reler estes posts :P

É mais ou menos o desvio que tive de dar... mas esse vento default existe mesmo quando no FMB a gente deixa em 0?




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Re: Blenheim

Post by 21_Sokol1 »

Condor,

Melhor peguntar isso sobre o vento pro Buzzsaw no ATAG, em não lembro mais... :P

Mas de forma geral você esta pegando o jeito, assim como o UAI_Skrab fez, vá criando uma tabela de parametros próprios para o "Dr.Who'leg's World." :)

As regras (IAS/TAS, E6-B) do mundo real não se aplicam muito bem neste "world". :P
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