Ajustando a mira do Hurri/Spit

Forgotten Battles, Ace Expansion Pack, Pacific Fighters, 1946 e Cliffs of Dover. Dúvidas, dicas, novidades e debates.
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Ajustando a mira do Hurri/Spit

Post by 28_Condor »

S!

Hum, catei esta imagem (acho que já vi por aí):

Image
vertically.
guns 1 & 8 170m
guns 2 & 7 180 "
guns 3 & 6 190 "
guns 4 & 5 200 "
Por esse exemplo, o melhor seria setar a convergencia em 170/180?

Me parece que colocar a vert muitos metros a frente do hor daria uma dispersão grande demais não?

Nesse exemplo (com intervalos modestos), o alcance da dispersão é de 30 metros, sendo que um Bf tem 9 metros, me parece já muito disperso. Talvez essa seja uma boa configuração pro hurri (contra bombers).



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Ajustando a mira do Hurri/Spit

Post by 44_Santo »

Mas no 1940 não podemos ajustar o vertical individualmente também?
Caso afirmativo bastaria ajustar cada arma para cair na mesma distância, não?



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Ajustando a mira do Hurri/Spit

Post by 21_Sokol1 »

Sim, no CloD pode-se ajustar a convergência vertical, alem da horizontal.

Condor,

A converência vertical é o ponto onde as balas cruzam a linha central da mira, que não é necessáriamente o ponto onde convergem (a convergência horizontal), por isso para cada par de metralhadora se propõe um valor diferente.

Note que a tela "boresight board" apresenta um V aberto - justamente para o ajuste desta convergência vertical.

http://www.pumaszallas.hu/Private/VO101 ... nge_1b.jpg
A cruz no lado direto da tela é para onde aponta a "gun cam".

É meio confuso visualizar em 2D... :P

http://www.researcheratlarge.com/Aircra ... esighting/

Acredito que se o CloD tivesse sido terminado - pelo Oleg - haveria um modo de levantar a cauda do avião, deixando-o na horizontal para estes ajustes, usando a boresight board.

Sokol1
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Ajustando a mira do Hurri/Spit

Post by 44_Santo »

Não duvido nada se com algum script não daria para levantar a cauda dos aviões para ajustarmos as convergências com esse tal de "boresight board". ;)



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Ajustando a mira do Hurri/Spit

Post by 28_Condor »

S!
Condor,
A converência vertical é o ponto onde as balas cruzam a linha central da mira, que não é necessáriamente o ponto onde convergem (a convergência horizontal), por isso para cada par de metralhadora se propõe um valor diferente.
Ok, é um arco, mas se tenho um bf na minha frente a exatos 200 mts, e coloco o hor e vert a 200 todas as balas caem exatamente nesse ponto, ou não? Eu visualizo o cano da arma sendo girado para esquerda ou direita na hor, para cima para a vert... visualizei errado? O que me confunde talvez é que o vert é um agulo (ou não?), então o cáluco em metros para mim apenas significa dizer para as balas coincidirem com a convergencia hor em um angulo que compense o "drop bullet" e as faça cair no valor da hor... então, o que me confunde é: por que um valor maior, ou muito maior, que a hor?


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Ajustando a mira do Hurri/Spit

Post by 21_Sokol1 »

28_Condor wrote:S!

Ok, é um arco, mas se tenho um bf na minha frente a exatos 200 mts, e coloco o hor e vert a 200 todas as balas caem exatamente nesse ponto, ou não?
Sim, se disparar da distância exata (200mts) todas as balas das 8 metralhadoras vão "passar pelo mesmo buraco". :P
No CloD uma rajada de ~1 segundo do Spit/Hurri nestas circunstâncias arranca o motor de um Do-17.

Mas:
Então, a não ser que voce seja um "Mr.Mk.X" (que depois que o TF impossibilitou o uso do Keygets sumiu do ATAg's...) para disparar no segundo exato esta pode não ser a melhor solução.
Eu visualizo o cano da arma sendo girado para esquerda ou direita na hor, para cima para a vert... visualizei errado?
Não, visualisou certo.

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Ajustando a mira do Hurri/Spit

Post by 28_Condor »

S!
que depois que o TF impossibilitou o uso do Keygets sumiu do ATAg's...
ui! :lol: Sei que isso vai dispersar o assunto, mas como isso funciona? :geek:

Quanto à convergencia vert, pois é, eu queria uma cobertura razoável sem perder poder de fogo, senão acerto mas não levo :P

Vou ir tentando e experimentando :|


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Ajustando a mira do Hurri/Spit

Post by 21_Sokol1 »

28_Condor wrote:S!
que depois que o TF impossibilitou o uso do Keygets sumiu do ATAg's...
ui! :lol: Sei que isso vai dispersar o assunto, mas como isso funciona? :geek:
O Keygets permite que voce extraia arquivos internos do jogo, modifique e "empacote" de novo, foi usado nos primeiros dias do (desastre) do CloD para modificar as texturas, diminuindo o "peso" do jogo, mas pode ser usado para "outros fins".

Por exemplo, tem um video no YT de um G-50 com FM de Su-26... |(

Já fiz esta extração (dump) e vi por exemplo que para modificar o "bendito" AFTERBURNER que aparece quando acionado o "WEP" dos aviões alemães é só editar um arquivo de texto (o GUI.ini) na pasta i18n (a que pedi para o Oleg deixar liberada...)
Quanto à convergencia vert, pois é, eu queria uma cobertura razoável sem perder poder de fogo, senão acerto mas não levo :P

Vou ir tentando e experimentando :|
De uma olhada neste texto, explica como espalhar este ponto de convergência (que não é exatamente um ponto por causa da dispersão - uma mesma metralhadora não manda todas as balas exatamente no mesmo lugar) aumentando a possibilidade de acertos sem perder eficiência.

http://trainers.hitechcreations.com/con ... gence3.pdf

No CloD basta furar os radiadores do 109, depois de ~2:30 minutos o piloto fica a pé. ]:)

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Ajustando a mira do Hurri/Spit

Post by 21_Sokol1 »

Enquanto o TF não se prope a ajustar a convergência default na GM-2 do Spit/Hurri setada - sabe-se lá porque - em 400 jardas, um quebra galho para "automatizar" o ajuste, que é um s@k0 nas QM air starter.

A invéz de usar o comando "Toggle gunsight light" use "Increase gunsight light" e "Decrease Gunsight light", na prática este ajuste é proporcional nos aviões alemães (0,5 20,70...100%) e nos ingleses é 0 ou 100% (ou seja o faz o mesmo que o "toggle"), defina estas funções em botões do joystick*.

Usando o software de programação do joystick ou um keymapper qualquer crie duas macros:

Uma para a tecla definida para "Increase - sight distance" e outra para Decrease -..." de modo que estas teclas sejam envidas em sequencia 8 vezes.

Designe os mesmos botões do joystick usado para "Increase/Decrease gunsight light" para acionar estas macros.

No jogo, quando acionar o botão para iluminar o gunsight a luz vai ligada e a distancia da convergência ajustada para 250 jardas (as 8 repetições das macros, ajuste conforme a preferência).

Desligando a luz, a convergência volta para 400 (isso é necessário para manter a sequencia na próxima ligada).

Image

Da mesmo forma pode-se criar macro para ajustes de envergadura pre-determinados, por exemplo os 74 pés do He 111 exigem uma repetição de 15 vezes.

* Na falta de botões/hats no josytick, throttle testei com o Hidmacros, que permiter uma tecla enviar outra tecla ou combinações (ideal é usar um segundo teclado, transformando-o em um "button box"), mas este software - apesar de usado por outros jogadores - deu um efeito estranho no CloD aqui, o Control as vezes ficava acionado...

Sokol1
Post Reply