duvida besta sobre sons

Forgotten Battles, Ace Expansion Pack, Pacific Fighters, 1946 e Cliffs of Dover. Dúvidas, dicas, novidades e debates.
EliotXII

Post by EliotXII »

obrigado

ficou otimo
EliotXII

Post by EliotXII »

ola
santo, que programa vc usa pra fazer esses sons?
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Post by 44_Santo »

Quando chegar em casa eu vejo pra você mas qualquer programa que permita você abrir um arquivo de som e recortar e colar pedaços de sons nele serve.
Isso porque eu prefiro retirar os sons de gravações reais e não criar sons sintetizados.
O segredo é escolher vídeos ou gravações com o som mais nítido e com menos ruídos externos como vento, pessoas falando, carros passando.
No caso da Browning tem muitas pessoas falando e outras Browning atirando, mas o som desse vídeo foi o melhor que encontrei, então eu esperei o momento onde só a principal atira e ninguém fala.
Pra recortar é que é difícil, você tem que achar o início do primeiro tiro e do quarto, dividir o tempo por três pra encontrar o fim do quarto tiro.
Isso porque se você recortar de qualquer jeito a cadência de tiros não fica uniforme, aparecendo tiros mais rápidos ou intervalos entre os tiros.

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
EliotXII

Post by EliotXII »

mais tem programas que limparia esses ruidos de vento pessoas falando etc e deicharia so o som principal nao é?
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Post by 44_Santo »

Se tem eu nunca vi, mas já ouvi falar.
Eu acho que não é bem assim tipo clique aqui e tire totalmente a voz, clique aqui e tire os ruídos.
Mesmo porque os ruídos mais altos fazem parte do barulho da .50, então qual ruído você quer suprimir?
Acho que se aplicam vários tipos de filtros pra se chegar no resultado, porém prefiro começar já corretamente sem outros ruídos e sem vozes, bem mais fácil e confiável.

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Post by 44_Santo »

O programa que eu uso é um tal de WavePad Audio Editor da NCH.
http://www.nch.com.au/wavepad/index.html
Eu uso a versão free.

O bom dele é que você consegue editar byte por byte desenhando o som até mesmo do zero.
Estou até querendo comprar a versão Masters, ta 26,60 dólares via download.

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
EliotXII

Post by EliotXII »

ola
santos, nao é bem o som da .50 que eu queria limpar e sim sons de motores, sempre que eu acho algum bom tem vem ou ruidos de outros avioes ou gente falando ou musica etc
fora que alguns nao estao em sterio ou estao "ocos"

:sad:
Last edited by EliotXII on 24 Jul 2009 15:11, edited 1 time in total.
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Post by 44_Santo »

Bom nesse caso...
Primeiro que o som tem que ser mono, por que no jogo a plataforma do IL-2 vai calcular os volumes das caixas de acordo com a posição do objeto transformando em 3D, ou seja, todo som no universo é mono, nossos ouvidos é que são estereofônicos pra gente poder saber de que lado vem o som. :lol:
Já no caso de som oco ou abafado é apenas uma questão de equalização e praticamento todos os editores de som tem ferramentas para isso, geralmente se aumenta os agudos e graves e diminui os médios, mas só ajustando mesmo pra ver.
Agora pra separar os canais de som eu nunca tentei, só pesquisando na net ou se alguém aqui do fórum souber como faz isso.

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
EliotXII

Post by EliotXII »

achei esse
http://www.youtube.com/watch?v=-sjqir7Y ... re=related
é um pouco alto mais pelomenos ele é "limpo" sem ruidos
Post Reply