Tremedeira no manche.

Forgotten Battles, Ace Expansion Pack, Pacific Fighters, 1946 e Cliffs of Dover. Dúvidas, dicas, novidades e debates.
nilton115

DESISTO.

Post by nilton115 »

Amigos, realmente acho que o meu manche não tem remédio. Acabei de colocar novos pots de 47k ( não achei os de 20K ). O cursor ficou sem tremedeiras e bem no centro. Contudo, depois de duas horas de vôo ele voltou a tremer, e sei que vai piorar.

Sokol1, esse que você recomendou ( Joystick Saitek Cyborg Graphite ) é bom? Eu gostei muito do preço dele.


Um abraço;

Nilton115
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Nilton,

O Saitek Grafitti é um joy básico, eixos X e Y, acelerador HAT e 4 botões.
Tem boa ergonometria, a parte onde fica o HAT e botões pode ter sua inclinação ajustada, o apoio de mão e o acelerador podem ser trocados de lado, caso o usuário seja canhoto. Ideal para o Furias. ;)

Um colega tem um, testei no IL2 e gostei IL2 pois tem um bom curso nos eixos X e Y. O acelerador é com certeza o melhor já colocado num joy tudo em 1.

Este joy é uma simplificação de um modelo anterior a atual linha "Star Wars" da Saitek, ha uma lenda que diz que seu desing foi inspirado nos KG-12/13 da Luftwaffe.

Ele nem aparece na página da Saitek pois nos IUSE é vendido apenas pela Walmart por menos de 20U$, provavelmente o exesso de produção é enviado para o "resto do mundo".

Como ponto negativo, o pouca quantidade de botões e falta do tradicional leme "g@y". :-P

Nesta faixa de preço voe encontra Ching Ling com mais recursos, como o trust GM2550.
http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=GM-2550

A durabilidade, como sempre sera loteria. :oops:

Tem aí um jovem de Santos que já comprou 4 joys de menos de R$ 200,00 ... Mas jura que nem pensa em comprar um mais caro. :D

Sokol1
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Post by 44_Santo »

Eu tenho o GM-2250, o tal de Predator.
Não tenho muitos recursos então foi esse mesmo.
O ruim nele é a sensibilidade que aproveita apenas metade da área de movimento do manche e uma zona morta muito grande no centro.
O que isso acarreta?
Simples, quando você movimenta o manche em uma direção, na metade do curso do manche o avião está com o máximo do movimento causando stall muito facilmente.
E a zona morta vc sente como se estivesse dirigindo um carro onde o volante tem uma folga tão grande que parece até férias. :lol:
Depois de quase dois meses consegui contornar um pouco isso nas configurações de sensibilidade do IL2 e até derrubei alguns zeros na campanha do pacífico offline com realidade no máximo.

santo
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

O ruim nele é a sensibilidade que aproveita apenas metade da área de movimento do manche e uma zona morta muito grande no centro.
O que isso acarreta?
Simples, quando você movimenta o manche em uma direção, na metade do curso do manche o avião está com o máximo do movimento causando stall muito facilmente.
E a zona morta vc sente como se estivesse dirigindo um carro onde o volante tem uma folga tão grande que parece até férias.
Santo,

Isso que voce diz confirma algo que eu suspeitava, os controladores USB destes joys ChingLing é o mesmo, independente da marca.
Tem um tópico sobre o Clone Cobra que descreve exatamente a mesma coisa: leitura do potênciometro termina antes do curso físico, e uma considerável zona morta no centro.
E no acelerador o curso é muito pequeno, usa uns 30 graus do movimento do potenciômetro.

Só servem mesmo para os "pilotos de Boeing" do F.Simulator. :lol:

Sokol1
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Post by 44_Santo »

É Sokol...

As vezes acho que eu jagava melhor com o mouse usando PPJoy. :lol:
Pelo menos era muitíssimo preciso o movimento. :-D
O ruim era que num momento de desespero com as traçantes cruzando sua cabeça, você pode acabar perdendo a referência do ponto 0x0.
Aí já era, você não sabe se está puxando ou empurrando, se está pra direita ou esquerda.
Mas com o mouse eu até arriscava uns dogfights online e dava muito trabalho... :lol:

santo
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
gady

Post by gady »

Cdt_Klinke wrote:
gady wrote::-D Eu sou 1 dos felizes proprietarios de um MSFFB2 e....'e espetacular!!; tenho a + - 5 anos nunca deu nenhum tipo de problema... uma pena q a Microsoft nao fabrica mais...Bom espero q ele dure pelo ao menos mais 5 anos hehehehehehe!!



Abraço a todos


Eduardo

somos dois hehehehe só q o meu tem uns 7 acho, faz taaaantoooooo tempppoooooo eahuahehuaehu
:D...hehehehehe...<font color="red"><i>só</i></font> quem tem sabe o qto ele 'e bom !!...Agora ...so preciso comprar o trackIr ...e rezar pro MSFFB2 nao pifar !!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

O ruim era que num momento de desespero com as traçantes cruzando sua cabeça, você pode acabar perdendo a referência do ponto 0x0.
No caso do Clone Cobra, me lembro que alguem aqui relatou que trocando os potenciometros originais por estes de ~R$ 2,99 minimizoui/resolveu problema da pequena leitura do curso. Vou procurar o tópico.

Sokol1
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Post by 44_Santo »

21_Sokol1 wrote:No caso do Clone Cobra, me lembro que alguem aqui relatou que trocando os potenciometros originais por estes de ~R$ 2,99 minimizoui/resolveu problema da pequena leitura do curso. Vou procurar o tópico.

Sokol1
Muito obrigado, Sokol.
Nesse caso então a zona morta poderia ser por conta do potenciômetro também, com a trilha começando em atraso, pois quando começa a dar sinal, ele começa no 1 e vai até 255 com precisão e sem tremer nem um pouco sequer, porém num curtíssimo espaço o que torna muito difícil de controlar.
Estou começando a ter esperanças com esse manche. :-D
Vou parar de só pilotar B-17 com bomba de 5000. :lol:

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
nilton115

PROBLEMA RESOLVIDO.

Post by nilton115 »

Problema resolvido. Sabem o que fiz? Eu abri os pots de 100k num procedimento quase cirúrgico. Descobri que dentro deles há dois braços de metal bem pequenos que deslizam sobre um disco.

Primeiro que esse disco estava totalmente sujo. Passei um cotonete com alcool isopropílico e e a ponta de algodão ficou preta.

Segundo que percebi que esses braçinhos não estavam exercendo a pressão necessário sobre o disco. Acho até que em alguns momentos, eles não deviam tocar o disco. Então eu os torci delicadamente para aumentar essa pressão.

Fechei tudo e pronto. Não há mais nenhuma tremedeira, parece novo. No entanto, não sei quanto tempo vai durar. Acho que esses pots são de má qualidade ou são armazenados de forma indevida nas lojas.

Outra coisa, tive de usar os pots de 100k, porque os de 47k estavam presentando problemas. O cursor não corria de forma constante, ele andava um pouco e parava, andava um pouco e parava à medida que eu mexia no manche. Tinha também uma zona morta bem no centro como o Santo falou.

Mesmo assim, vou comprar um novo manche só de garantia.



Um abraço a todos;

Nilton115.
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Post by 44_Santo »

To pego! :-(

Esse manche da trust foi feito com mini potenciômetros, daqueles de plástico preto quadradinhos, e aqui em São José dos Campos não consigo encontrar.
O problema é que eles encaixam perfeitamente e seria inviável adaptar outro tipo de potenciômetro.
Hoje vou abrí-lo novamente e vou ver o que posso fazer.
Se alguém souber onde eu posso comprar esse tipo de potenciômetro eu agradeço muito.
Ele é quase quadrado, 11x9x4mm.

Obrigado.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Esse manche da trust foi feito com mini potenciômetros, daqueles de plástico preto quadradinhos,
O Clone Cobra e a maioria dos joys ChingLing usam o mesmo tipo de pot'. quadrado. Não vai achar avulso no comércio.

BTW-O Vishay Spectrol 249 tem o mesmo formato, e é de 1ª linha, veja o datasheet aqui:
http://www.leobodnar.com/products/BU0836A/

Na www.farnell.com.br tem o de 25k por R$ 27,00.
http://www.farnell.com.br/u_Catalogo.ap ... ro=9609253

No caso da adaptação mostrada aqui foram usados aqueles redondos de ~10mm com eixo recartilhado de R$ 2,99.

Tem que cortar uma das meia lua do eixo e encurtá-lo um pouco, bem como bolar um suporte para a traseira do pot. Ex. um L em alumínio.
Coisa fácil.

Foi postado pelo NiltonAC neste tópico:
http://www.gavca.com/modules.php?name=F ... ight=cobra

Mas como ele usou o Photobuck para hospedar as imagens já "Elvis"...

De uma olhada nas dicas sobre sensor HALL no mesmo tópico, de repente é a solução.

Voce tambem pode fazer o inverso: colocar alguma coisa que limite o movimento da alavanca de forma a coincidir com o movimento do pot' original.

Sokol1
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Post by 44_Santo »

Valeu professor Sokol. :-D
Os potenciômetros são perfeitos!
21_Sokol1 wrote:De uma olhada nas dicas sobre sensor HALL no mesmo tópico, de repente é a solução.
Também me interessei muito pela solução com o sensor HALL.
O legal é que quando a estrutura do Trust começasse a dar pau, eu poderia aproveitar os potenciômetros adaptados para fazer um manche de verdade. 8)
Mas onde eu compraria o sensor e os imãs e quanto ficaria essa brincadeira?

Muito obrigado.

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Dê uma olhada neste tópico, tem links sobre imãs (neódimio), sensores HALL - o Allegro A1321EUA-T custa uns R$ 10,00 na Farnell.
E um .PDF de um asutraliano - traduzido - sobre sensor HALL.

http://www.gavca.com/modules.php?name=F ... highlight=

Sokol1
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Post by 44_Santo »

21_Sokol1 wrote:Dê uma olhada neste tópico, tem links sobre imãs (neódimio), sensores HALL - o Allegro A1321EUA-T custa uns R$ 10,00 na Farnell.
Beleza! 8)

Por esse preço a coisa muda de figura!
Vai valer a pena investir num manche bixeira como o meu. :lol:
Vou modificá-lo e vou usando até dar pau na mecânica dele.
Assim vou tendo tempo de começar com um projeto home made.
Se o projeto terminar antes do manche eu destruo ele pra aproveitar os hall e os switches. :lol:
Acho que tenho dois drives de CD pifados aqui, vou tentar achar os imãs deles.
Também tenho um hd.

Valeu Sokol!
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
nilton115

ARREBENTOU DE VEZ!

Post by nilton115 »

Arrebentou de vez! O meu Genius perdeu sete botões e ficou impossível utilizá-lo. Pena porque eu tinha resolvido o problema com os pots.

Pequei emprestado por um dia um Clone Cobra, mas achei ruim. A leitura do pot dele termina antes do curso físico, e uma considerável zona morta no centro. É só levar o manche numa direção para a superfície de comando do avião ir ao máximo, muitas vezes estolando. Simplesmente HORRÍVEL.

Sokol1, esse que você me indicou ( Joystick Saitek Cyborg Graphite ) tem esse problema? Além deste, quais outros que não possuem esse problema?

Santo, quero usar meu mouse enquanto estou sem manche. Como você configurou o seu mouse para jogar? Eu entrei em "controls" para fazê-lo mas não consegui. O que é PPjoy?

Um abraço;

Nilton115.
Post Reply