Muitas duvidas...

Debates sobre plastimodelismo e aeromodelismo.
Post Reply
Luiziana

Muitas duvidas...

Post by Luiziana »

S!

Comprei meu 1º Kit e agora estou mais perdido que cusco em tiroteio!
Portanto se poderem me ajudar aí vão as duvidas:
OBS: Moro num fim de mundo e, portanto obter qualquer material relativo a plastimodelismo é praticamente impossível de se encontrar. Tudo tem que ser alternativo, tipo massa rápida automotiva vira massa puty, super bonder vira cola oficial e por aí vai...!!

-Qual cola usar, super bonder dá??? E para os acrílicos qual usar???

- As peças necessitam de fundo??? Tem que usar algum promotor de aderência???

-Como mascarar??? Qual a fita mais indicada???


-Com o que limpar as marcas de cola??? Se super bonder dá pra limpar com álcool isopropílico???

Outra coisa, qualquer referência ou material de pesquisa sobre o Mosquito vai ajudar muito...Obrigado!!!

Todas as dicas serão bem vindas. Valeu a ajuda
User avatar
36_Killer-Ants
Veterano
Veterano
Posts: 3880
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: 1° GAvCaVi
Contact:

Post by 36_Killer-Ants »

S!

Cara, uma bisnaga de cola de poliestireno vem pelo correio num envelope, chega até no Oiapoque.

Não aconselho o superbonder já que é iniciante, só use em pequenas peças que precisma ficar "firmes" uma gotinha apenas, não use em transparências pois deixa opaco! Usa cola branca para colar transparências.

Usa fita veda rosca para mascarar, adere fácil e não mancha ;)

Para pequenas ranhuras e preenchimentos usa liquid paper (dica do Goose ou do Uruba, não lembro :-D )

Tem várias dicas aqui no forum e muito mais ainda no webkits, dá uma conferida:

http://www.webkits.com.br/artigos/art_ferramentas.asp

:drink:
K-A
"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciente!"
M.L.K
01_Urubu
Engrenado
Engrenado
Posts: 2644
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Post by 01_Urubu »

Salve Luiziana!

Então o bixo pousou direitinho aí? ;)

Vamso ver se ajudo um pouquinho.

Cola: Para peças pequenas, como por exemplo o manche ou bancos, o super bonder é excelente. Coloque uma gota do SB num pedacinho de papel e com um palito de dentes passe a cola na peça maior. com cuidado aproxime a peça menor com uso de pinça se necessário e encoste, conte até 5 e pronto.

Para peças maiores, como a fuselagem e asas - peças críticas na montagem - pois dão o "shape" do avião, é necessário algo bem mais substancial que o SB. Este apenas "cola" as peças, portanto, apésar de colar muito bem, facilita sua quebra... Para peças grandes e que necessitam de junção muito forte, se faz necessário uma "solda". Isso se faz com colas de de plastimodelismo, pois elas derretem o plástico nas duas metades que se unem e soldam de verdade.

Particularmente eu uso uma produto odontológico para colar estas peças chamado JET, ou "acrílico auto polimerizável", comprado por 5 reais em qualquer loja de produtos para dentistas (Dental), ou peça ao seu dentista um pouquinho e guerde num vidrinho - de vidro mesmo - e use com um pincel velho. Basta passar na peça e já colou :)

Nas peças trasnparentes, o uso indicado é de cola branca como bem disse o KA, pois é limpa e não corre o risco de deixar a trasnparência opaca. Isso ocorre por conta dos gases dessas colas mais fortes. entretanto, um amigo plastimodelista muito fera que conheço, me disse q estes gases só atrapalham quando há umidade exceciva no ar.... honestamente, não colo as minhas com cola branca não. As vezes dá certo, as vezes caga tudo.... quando a peça tem uma "frame" para ser pintada bem junto à fuselagem, normalmente meto jet ou SB mesmo, pois se der caca, aquela perte será pintada de qualquer forma.

Tintas: Só precisa de "primer" a tinta automotiva, que é masi complexa de usar e não te recomendo agora. Vamso procurar na web um set de tintas da Revell alemã para RAF que será o idel para seu projeto. Aqui na Webkits tinha, mas RAF acabou: http://www.webkits.com.br/loja/produtos ... ria=Tintas

Máscara de pintura: Aí tem muita técnica....tem gente que mascara até com cola branca... Agora vem essa do KA que eu nunca tinha ouvido falar, e deve ser realmente muito boa! Gostei!

No geral, a máscara depende de que forma você vai pintar e como será a união das cores da camuflagem, ex. Um 109E usava camuflagem bem delineada, sem esfumaçamento, assim, usamos fita, que pode ser durex daquele esbranquiçado, meio "leitoso" (fita mágica 3M), pode ser fita crepe de pintura automotiva, que tem pouca cola e é bem maleável, pode ser os famosos "post it" da 3M - aqueles papéis amarelos de lembrete - pode ser a técnica do KA....

Se é esfumaçado o efeito, como num Corsair, pode ser feito a mão livre com o uso de um aeroágrafo ou colocando um papel recortado preso a pequena altura da superfície, com massinha de modelar.

Limpar marca de cola: Lixa d'agua 1500 ou 2000.

Emassar, vai de liquid paper para pequenicas frestas, pode ser super bonder que fica excelente, mas é duro de lixar, pode ser massa própria para tal, como a Tamiya ou humbroll, ou ainda a PPG italiana, que é o que eu uso atualmente. Compra-se em lojas de pintura automotiva e serve para pequenos reparos em carros, tipo risco. é a chamada "Putona", pois é um tubo de putty bem grande e custa baratim

Massina de modelar também serve para camuflagens, lançando a tinta direto sobre ela, mas tem que ser umas atoxicas que não soltam oleosidade. Funfa bunito! ;) :D

Qualquer coisa só perguntar :ok
*Alis Grave Nil*
Luiziana

Post by Luiziana »

S!

Agradeço pelas dicas, mas esqueci de falar, já fiz muita pintura automotiva, portanto a duco, poliester e PU são velhas conhecidas. Meu problema é mais o que usar e não como!!! Vou começar na manha e conforme for surgindo dúvidas vou postando.


Valeu mesmo!!!!!!
01_Urubu
Engrenado
Engrenado
Posts: 2644
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Post by 01_Urubu »

Então vai de duco, mas tem que aplicar um bom selador de plástico antes, senão acontece como no meu 109...solta tudo!

O povo usa a seladora de parachoques mesmo.
*Alis Grave Nil*
Luiziana

Post by Luiziana »

S!

Urubu, olhei a JET(acrílico auto polimerizável) como vc falou, só que tem um detalhe, é vendido o líquido e o pó ( faz uma mistura). Você usa assim mesmo, misturando os dois(formando pasta) ou usa só o líquido??????

To testando varias opções....colei umas partes da sprue com cola para pvc da tigre( cola de cano) e parece que o resultado será bom, funde bem e a cola é um gel, facil de trabalhar....ainda to testanto, se funcionar eu aviso...essa cola é bem barata e facil de achar!!!


Outra coisa, eu não tenho mais onde linkar minhas imagens(nem o avatar aparece)..Você sabe onde eu posso hospedar imagens de gratis?

Abraço!!!
01_Urubu
Engrenado
Engrenado
Posts: 2644
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Post by 01_Urubu »

Amigo, Jet só liquido. Se você misturar o pó e o liquido, sai uma resina moldável. O povo usa inclusive pra duplicar peças pequenas, e os dentistas, pra fazer reparo provisório em dente, salvo engano.

Você só precisa do Jet liquido e de um lincel 0 usado, ou compra um baratinho de 1 real. Pode ir com fé.

Hosedagem grátis conheço não...

O problema dessa cola que você está testando é que ela é grossa e vai criar volume.
*Alis Grave Nil*
User avatar
34_Bodoque
Ala
Ala
Posts: 1630
Joined: 16 Jan 2004 21:00
Location: Minas uai!

Post by 34_Bodoque »

S!

Tudo bem ai Luiziana?
Hopedagem de imagens? Dá uma olhada aqui...Photobucket

SP![/url]
01000001 01101100 11110100 00100000 01000111 01101001 01101100 01100100 01100001 00100001
Post Reply